Por que conhecer a Calábria?

Calábria, uma terra selvagem, onde o mar, o sol e as montanhas são os “patrões”, misturando cores e tradições em um mix mais que extraordinário. Hoje vamos dar todos os motivos para você colocar em seu roteiro essa região extraordinária, a Calábria!

4 4.410

Por que conhecer a Calábria?

Calábria, terra de suor, de sacrifício e amor autêntico, terra de dominações, terra de tantas lutas! Calábria terra com um coração grande e que te saberá surpreender com o perfume do mar,  com a luz do seu sol, com a magia das suas cores, com as suas maravilhas naturais, com a tranqüilidade e paz dos seus burgos, com os sabores dos seus produtos e principalmente e com o calor do seu povo. Com uma mistura impressionante de mar e montanha, a Calábria parece ter sido desenhada por mãos divinas! Cheia de encantos naturais, é o destino ideal para quem ama o contato com a natureza, mar azul e brisa fresca. Mas afinal por que conhecer a Calábria? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Não é uma coincidência que a etimologia do nome Calábria, decorrente do grego, significa “faço o bem” e terra fértil, ainda hoje, toda a área costeira é rica de vastos olivais, plantios de laranja e de produtos típicos tais como: o bergamota e o cedro. Além disso são numerosos e de valor inestimável, os traços que as civilizações grega e romana deixaram no território, mas infelizmente o povo Calabrês não é plenamente consciente de sua maravilhosa história. A Calábria, portanto, oferece uma grande variedade de paisagens, é possível admirar o mar límpido (o Mar Tirreno a oeste e o Mar Jônico a leste) que circunda praticamente toda a região das montanhas do Pollino, o planalto e os maravilhosos lagos de Sila. Leia também Quais são os dez lugares imperdíveis para se conhecer na Calábria!

Essa região foi influenciada por várias povos que ao longo dos séculos a dominaram: gregos, romanos, normandos, aragoneses, assim como foi notável a influência do Reino das Duas Sicílias até a unificação da Itália. Portanto, viajar pela Calábria será conhecer e testemunhar as influências que esses povos deixaram na região! Gostaria de conhecer a belíssima Calábria? Saiba mais sobre essa região através do meu outro blog feito especialmente para minha Calábria Viajando para a Calábria

1) Por que conhecer a Calábria? PORQUE SUAS ATRAÇÕES SÃO IMPERDÍVEIS

Entre as atrações principais podemos citar o Castelo Aragonês em Reggio Calabria, o castelo normando-Suábia em Cosenza, o Castelo Angioino Aragonês em Pizzo Calabro, o Católica (Igreja) no burgo de Stilo com a sua importante arquitetura bizantina. Entre os sítios arqueológicos não podemos deixar de lembrar do Templo de Hera Lacinia em Crotone, a antiga cidade de Sybaris uma das mais prósperas cidades da Magna Grécia, assim como  Locri, Medma e outros sites arqueológicos menores espalhados pela Calábria.

Católica de Stilo

Forte é também a presença de edifícios religiosos, especialmente as igrejas que estão localizadas nas principais cidades e nos burgos medievais. Entre os lugares de cultos mais importantes, recomendo uma visita a Católica de Stilo, considerada um dos exemplos de arquitetura bizantina mais importante do sul da Itália, a Abadia Florense em San Giovanni in Fiore, o Duomo de Cosenza, o Santuário de San Francesco, em Paola, o Santuário de Santa Maria delle Armi perto de Cerchiara Calabria e o monumento nacional da Igreja de San Bernardino de Siena em Amantea, isso somente para mencionar alguns dos complexos religiosos mais importantes.

Reggio Calabria

Não posso deixar de recordar a primeira colônia grega na Calábria, a cidade de Reggio Calabria, que hoje é considerada uma das mais bela da região, seja do ponto de vista histórico, arquitetônico quanto natural: Reggio Calabria, é conhecida em toda a Itália pela sua orla espetacular, pelo Corso Garibaldi, repleta de lojas, bares e restaurantes e principalmente pelo seu museu, que hospeda os famosos bronzes de Riace, duas estátuas de bronze de origem grega, em ótimo estado de conservação, elas são consideradas obras-primas da escultura grega arcaica, uma das poucas esculturas daquele período da história que ainda existem hoje no mundo (praticamente intactas), justamente por isso são tão importantes!

Por que conhecer a Calábria?
Catedral de Reggio Calábria

Cosenza

Uma outra dica é a visita de outra importante cidade, Cosenza, entre as suas belezas a ser vistas, o Duomo, reconhecido pela UNESCO, o Castelo Suábio, importante fortaleza milenar que hospedou o rei Federico II, o Palazzo Arnone,  sede uma Galeria Nacional e que abriga o ícone de Nossa Senhora de Pilerio (matrona da cidade), a  Stauroteca, uma relíquia que contém um pedacinho da cruz de Cristo, que foi doada para a cidade por Frederico II.

Outras Aldeias belíssimas são…

Entre as belezas dessa região, não posso deixar de citar algumas aldeias, que embora sejam poucas conhecidas, escondem grandes tesouros que valem a pena ser explorados: Altomonte, Morano Calabro, Gerace, Bova e Scilla, Tropea (super famosa), Stilo (famosa pela Catolica), Santa Severina (amo e amo!!)  e Amantea, Scalea, Scilla, essas aldeias valem a pena serem descobertas não somente pelos seus belos centros históricos super valorizados e conservados, mas também para conhecer as suas tradições culturais e gastronômicas!!

Por que conhecer a Calábria?
Morano Calabro – Calábria

Parques Nacionais da Calábria

A Calábria possui alguns parques nacionais que foram muitos valorizados nos últimos anos, como o Parque Nacional de Sila, o Polino e o Aspromonte, esses parques são metas ideais para o turismo de montanha, entre as varias atividades que aconselho são trekking nas várias trilhas, o Raffing, etc. Além disso poucos sabem, mas o Parque de Sila possui também uma pista de esqui que durante o inverno se transforma em uma maravilhosa meta para o turismo “bianco”!!!

Imperdíveis também são as praias…

A Calábria atualmente é uma das metas preferidas dos italianos para o turismo “sol e mar”. Metas como Tropeia (a perola do Sul), Pizzo, Isola Capo Rizzuto, Diamante, Scalea, Capo Vaticano se transformam a cada ano de Junho até Setembro na meta preferida de milhares e milhares de italianos e europeus. As belezas das costas calabresas são famosas em toda Europa, por isso se você estiver vindo nesse período não deixe de conhecer as metas que citei!! Leia também nossa seção sobre Clima na Itália!

2) Por que conhecer a Calábria? PORQUE A GASTRONOMIA DA CALÁBRIA É A MELHOR

Os vários povos que viveram na Calábria deixaram não somente riquezas culturais, mas deixaram também tantas tradições culinárias, a autenticidade e o sabor inconfundível dos seus produtos são reconhecidos no mundo! Conheça nossa seção sobre Alimentação na Itália!

A cozinha calabresa oferece uma grande variedade de produtos locais, tais como o famoso ‘Nduja de Spilsby, a cebola vermelha de Tropea, o Pecorino del Poro, azeite virgem extra, vinho e licor de ervas e as frutas cítricas da Calábria. Assim como tantas especiarias, incluindo a famosa pimenta calabresa, os saborosos tomates secos, enfim, o resultado de antigas tradições, transmitidas de pai para filho, combinados com as ótimas condições meteorológicas e uma  geografia invejável fazem dessa região uma das que possuem uma das melhores enogastronômicas da Itália. Por isso uma viagem a Calábria é também uma viagem em busca de sabores que ficarão para sempre na mente e no palato! Conheça aqui um Roteiro enogastronômico pela Calábria!

Por que conhecer a Calábria?
Capo Vaticano – Mar da Calábria

Assista esse vídeo e saiba: Qual transporte utilizar na Itália: carro ou trem?  Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

O que mais posso dizer dessa terra? Terra bonita, simples, humilde e perfumada; uma terra antiga, iluminada pelo sol e “abraçada” pelo mar. A sua costa é tão fascinante, ao ponto de ser chamada “Costa dos deuses” ou “Costa Bella” . Quero defini-la não apenas como a ponta da bota (Itália é conhecida geograficamente pela forma de uma bota), mas principalmente como trampolim para a Sicília, outra região maravilhosa do sul da Itália e que falaremos no próximo mês!.

Concluo, queridos leitores, dirigindo-me ao seu espírito de explorador do mundo, me dirigindo aos milhares de descendentes calabreses do meu Brasil, te convidando a vir descobrir a beleza desse povo, porque tenho certeza que essa terra saberá rapinar o teu coração, como de resto fez com o meu há tantos anos atrás! Calábria terra do meu coração!

Blog Brasileiras no Mundo

Esse texto você encontrará no blog Brasileiras no mundo, onde a cada mês faço um texto super especial. Aproveite para conhecer o blog da minha parceira Ann, garanto é super bem feito!! Leia o texto aqui!

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


para sua viagem perfeita!

CONSULTORIA

Guias 100% customizados e dentro de seu orçamento!

Planejamento de Viagem

MINICURSO

Apenas para inscritos em nossa newsletter!

 

Aproveite melhor suas férias! Aprenda a planejar com segurança e eficiência sua viagem pela Itália. Curso grátis!