Os lugares mais lindos da Calábria?

Ainda pouco conhecida pelos brasileiros, a Calábria é uma das regiões mais estonteantes da Itália. Vamos conhecê-la?

0 5.858

Os lugares mais lindos da Calábria?

Hoje nós vamos listar as cidades mais lindas dessa região cheia de belezas naturais, praia, montanha, cultura e história! Em 2017 o New York Times listou a região em seu TOP 50 de lugares imperdíveis e mais lindos do mundo. A região aparece na lista no 52° lugar! E, detalhe, foi a ÚNICA região italiana que apareceu na lista. Vamos conhecer os lugares mais lindos da Calábria? Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Se você acha que tem muito para conhecer da Itália e não quer pensar em muitos detalhes para organizar essa viagem, leia após as Conclusões: “E agora quem poderá me AJUDAR?”


Assista a esse vídeo incrível sobre a minha bela Calábria! Minha terra querida♥


Nossa Introdução

A Calábria é uma região italiana localizada no sul da Itália; para se ‘localizar’: ela é a ‘ponta’ da bota do mapa da Itália. Cheia de praias impressionantes, a Calábria ainda não se firmou completamente no circuito turístico e, confesso, isso é uma pena, pois a região é BELÍSSIMA e há tanto a oferecer aos turistas que é quase um ‘crime’ não viajar para essa região pelo menos uma vez na vida! Vivo nessa região há 14 anos onde me formei em turismo e onde formei uma família:) agora vou te apresentar o meu TOP: Os lugares mais lindos da Calábria? No final do post me responda se ela é linda ou não?

1) Os lugares mais lindos da Calábria? TROPEA

Tropea é conhecida como a Pérola do Tirreno e está localizada em um terraço natural, a 70 metros acima do nível do mar. É, sem dúvida, uma das cidades mais famosas da Calábria é caracterizada por muralhas, torres, portões e um centro histórico medieval belíssimo! É terra também da cebola vermelha, produto que trouxe fama para esse lugar mágico!

A História de Tropea

A história de Tropea começa nos tempos romanos e por causa da sua posição com vista para o mar, Tropea teve um importantíssimo, tanto na época romana quanto quando esteve sob o domínio dos sarracenos, além de também ter sido dominada pelos normandos e pelos aragoneses. Com o fim das dominações desses povos, a cidade foi cercada por muros. Entre os séculos IX e XI, Tropea foi ocupada alternadamente por bizantinos e árabes. Por volta do século XII, a catedral normanda foi construída. Durante estas décadas e graças ao clima muito ameno e ao porto que colocou a cidade em contato com os principais territórios do Mediterrâneo, Tropea tornou-se a sede de uma grande e rica classe nobre. Com o passar dos séculos a nobreza migrou para outras regiões e Tropea se tornou uma estância, principalmente, turística.


Assista esse vídeo com imagens de Tropea

(Fonte: Explore Calabria)


2) Os lugares mais lindos da Calábria? SCILLA

Bonita e misteriosa, Scilla é o local ideal para passar as suas férias! É uma cidade de origens bem antigas, e atrai por sua beleza natural e por seu nobre passado. Na antiguidade a cidade era conhecida como istmo de Scylla e Charybdis, e hoje é um centro de grande interesse histórico e econômico para a Calábria.

A Veneza do Sul

O monumento ‘cartão postal’ da cidade é o belo Castelo de Ruffo, de origem normanda, localizado na rocha com vista para a cidade. O centro histórico é outro ponto importante da cidade: possui numerosos palácios e igrejas de grande beleza. A cidade é chamada de a Veneza do Sul e as casas que ‘contornam’ o mar, de um azul único, atraem nossos olhos e parecem nos hipnotizar! Graças à sua posição geográfica, Scilla é uma excelente opção de cidade para se visitar! Na parte do calçadão de Scilla, você encontra inúmeras lojas de produtos artesanais. O difícil aqui é escolher onde fazer suas compras e, claro, o que levar! Em 2016 fizeram um concurso em um famoso programa italiano de televisão dedicado ao turismo (Kilimangiaro) e Scilla apareceu em 8° lugar sendo considerada um dos vilarejos mais lindos da Itália.


Assista esse vídeo com imagens de Scilla

(Fonte: Explore Calabria)


3) Os lugares mais lindos da Calábria? STILO

A cidade de Stilo está entre os mais belos da Calábria. A posição, espetacular, dessa cidade presentei seus visitantes com vistas de tirar o fôlego. Stilo é a cidade do filósofo Tommaso Campanella, um dos mais renomados quando falamos de Itália. É em Stilo também que fica a charmosa Cattolica, uma das igrejas bizantinhas mais importantes do mundo. Além de todas as belezas naturais, Stilo tem um prato típico muito famoso: a massa caseira temperada com molho de tomate. Aliás os tomates são secos no sol e depois cozidos em forno a lenha; além de tantas outras delícias, Stillo oferece excelentes frios e queijos, carne de javali e de caça e, nesses pratos, as carnes são acompanhadas de batatas grelhadas. Entre os doces típicos, o pitta com nozes, figos secos e uvas conquista até o paladar mais exigente.


Assista esse vídeo com imagens de Stilo

(Fonte: Explore Calabria)


4) Os lugares mais lindos da Calábria? MORANO CALABRO

Morano está no topo de uma colina e tem como pano de fundo o belo maciço de Pollino. As casas brancas lembram uma cachoeira que desce ao longo da colina e, no topo, fica o belo castelo. Morano é uma aldeia de origem antiga cujo nome aparece pela primeira vez em um marco do século II a. C. encontrado em Polla, no Vallo di Diano. Na etimologia do nome, várias hipóteses surgiram, mas não há notícias certas.

A História de Morano

A ideia mais aceita parece ser a que deriva o termo Morano do verbo grego meruo que significa ‘unir, juntar’ ou do substantivo meruma em referência às casas construídas coladas umas às outras. Com um novo sistema administrativo ordenado pelo general Championnet, em 1799, Morano se tornou município. Após a unificação da Itália, por decreto de junho 1863 assinado por Vittorio Emanuele II, o nome Morano foi adicionado ao adjetivo ‘Calabro’ para distingui-lo de Morano Sul Po (Alessandria).

Morano também é uma terra de grande tradição gastronômica e, além de salsichas (deliciosas) de porco, você precisa provar a massa caseira da cidade como o nhoque chamado cavateddri; rascateddri, que é um macarrão com molho de salsicha; o tagliolini com feijão ou grão de bico entre alguns pratos exclusivos de Morano, como o stoccu , pateni e stoccafisso com batatas e pimentas secas. Em mais um concurso do programa Kilimangiaro, dessa vez em 2018, Morano Calabro ficou entre os 20 vilarejos mais lindos da Itália.


Assista esse vídeo com imagens do Castello di Morano Calabro

(Fonte: Antonio Bartocelli)


5) Os lugares mais lindos da Calábria? GERACE

Outro lugar belíssimo é Gerace! O nome da cidade deriva de ‘gavião-pardo’, em memória da ave de rapina que, segundo a lenda, teria indicado aos habitantes de Locri o local exato (hoje Gerace) para reconstruir a cidade depois de um ataque sarraceno. Para outros, a explicação do nome vem do antigo nome bizantino e significa ‘pico sagrado’.

A História de Gerace

A cidade, fundada no século VIII-VII a.C por colonos gregos vindos de Locri, é pequena, mas suas belezas são imensas! Sua herança histórica se deve à dominação de diversos povos: árabes, normandos, Anjou e até franceses. Entre Serre e Aspromonte, a cidade surge entre os lampejos prateados das oliveiras e o azul do jônio que pode ser vislumbrado à distância! A Catedral da cidade é uma obra de arte e está entre as mais importantes do sul da Itália. Consagrada em 1045 passou por terremotos ou enchentes. Seu interior é dividido em três grandes naves por uma dupla fileira de finas colunas em mármore dos templos da Magna Grécia. Seu estilo primitivo se combina entre os estilos românicos e o normando. Merece, muito, uma visita!


Assista esse vídeo com imagens de Gerace

(Fonte: Explore Calabria)


6) Os lugares mais lindos da Calábria?  COSENÇA (COSENZA)

O escritor inglês George Gissing definiu Cosenza com precisão impressionante: ‘Cosença tem interesses e maravilhas que dão a tentação de passear por ali o dia todo. É inadequado chamá-la de pitoresca; a cada passo, desde o início da estrada principal, no sopé da colina, até o Castelo Medieval, que coroa seu cume, é surpreendente e admirável.

A História de Cosença

A cidade não deixa de surpreender! Ela é cheia de monumentos e lugares de interesse histórico e artístico, além de ser uma das cidades mais vibrantes do sul da Itália. O maior símbolo da cidade é Catedral de Santa Maria Assunta, que é patrimônio UNESCO. Construída em meados do século XI, apresenta, graças à sua longa história, diversos estilos arquitetônicos, mesmo que sua estrutura de cruz latina seja tipicamente românica. Outro importante e interessante local é o centro histórico, cheio de vida, bares, restaurantes e diversas construções históricas. No alto do monte Pancrácio fica o belo Castelo Normando e, nas diversas ruelas da cidade, é possível comprar artesanatos muito charmosos. A cidade também é cheia de parques e jardins urbanos.

O pequeno parque La Villa Vecchia é o pulmão verde mais frequentado pelos habitantes de Cosença e foi construído no século XVIII. O Parque possui diversas árvores centenárias, estátuas e fontes monumentais. Já na chamada Villa Nuova, parte ‘nova’ da cidade, construída em 1932 fica a sede do Memorial da Guerra e é caracterizada pela presença de pinheiros e palmeiras.


Assista esse vídeo com imagens de Cosenza

(Fonte: Marco Talarico)


7) Os lugares mais lindos da Calábria? LE CASTELLA

Localizadas próxima a Isola di Capo Rizzuto, Le Castella é uma das estâncias balneares mais famosas da costa jônica da Calábria. É uma vila conhecida por sua sugestiva fortaleza aragonesa que domina a baía a partir de uma pequena ilha voltada para o continente. Foram os gregos que deram ímpeto aos pequenos centros populacionais e, na era, arcaica, a Castella era frequentada por diversos povos que extraíam o tufo das pedreiras e construíram as primeiras muralhas, hoje encontradas no mar sob a fortaleza aragonesa.

Um Pouco mais Sobre Le Castella

Ao longo do tempo, 2 das 3 ilhotas que rodeavam Le Castella acabaram no mar, levando consigo a Castra Hannibalis. Depois disso a vila foi ocupada pelos árabes, no século IX a.C., e retomada dois séculos depois pelos aragoneses. No século 15 ocorreu grande parte da reconstrução da fortaleza, ordenada para defender a vila constantemente atacada. Finalmente no século 16 os espanhóis equiparam a fortaleza de poderosos bastiões quadrangulares. A área circundante de Le Castella é rica em história e evidência arqueológicas. O Parco Arqueológico e o Museu Arqueológico, com a Torre Não ficam ao norte da cidade. Entre os melhores resorts à beira-mar na Calábria, Le Castella merece destaque e, além de tudo, Le Castella é o lar da Reserva Marinha de Capo Rizzuto.


Assista esse vídeo com imagens de Le Castella, Capo Rizzuto

(Fonte: Explore Calabria)


8) Os lugares mais lindos da Calábria? SANTA SEVERINA

Na província de Crotone fica Santa Severina, uma das mais bonitas aldeias italianas. A aldeia é hoje um dos lugares turísticos mais interessantes da Calábria e é onde fica Castelo de Santa Severina, erguido em frente á Catedral de Santa Anastácia, erguida em 1274. O castelo monumental abriga um museu que exibe os achados das escavações e outros materiais arqueológicos, além de coleções do território vizinho e é o lar do ‘Centro de Estudos e Documentação dos Castelos Fortificações Calabreses’. O local também recebe exposições, shows e eventos.

Em Santa Severina não deixe de visitar o Batistério Bizantino, o único, pelo menos em Itália, que apresenta um plano circular com quatro apêndices. O centro histórico é outra atração a parte: você vai ser ‘transportado’ para outros tempos e vai adorar! Em 2015, também em um concurso do programa Kilimangiaro, a cidade ficou em 3° lugar, sendo considerado um dos mais lindos de todo o país.


Assista esse vídeo com imagens de Santa Severina

(Fonte: GioZip)


9) Os lugares mais lindos da Calábria? REGGIO CALABRIA

Reggio Calabria tem um mar inconfundível! É ideal para quem gosta de praia e natureza. Casa dos Bronzes de Riace  (considerados 12° maravilhas do mundo pelos históricos da Arte) e do Museu Arqueológico Nacional da Magna Grécia, a cidade é uma joia italiana! Andando pelo centro encontramos o Duomo e a Capela do Santíssimo Sacramento.

Suas Atrações

Repleta de igrejas a cidade é encantadora e agrada a todo tipo de turista. Não deixe de passar pelo Corso Vittorio Emanuele III, Praça da Independência e Piazza Garibaldi. Entre os palácios mais famosos estão Palazzo Spinelli e o Palazzo Zani. Outro ponto imperdível é o Anfiteatro Arena dello Stretto, além dos vários sítios arqueológicos. A cidade é cheia de museus como o Museu Têxtil, Museu da Seda entre outros. Reggio Calabria é também a terra das pimentas e apresenta pratos fantásticos com essa iguaria única!


Assista esse vídeo com imagens de Lungomare Falcomatà – Reggio Calabria

(Fonte: Explore Calabria)


Gostaria de conhecer a belíssima Calábria ?

A Calábria se estende ao sul da Itália, território montanhoso entre o Mar Jônico e o Mar Tirreno. Após os Gregos, vieram os romanos, os bizantinos, normandos, suábios, angevinos e aragoneses. Justamente por isso, essa terra é tão diversificada e em cada parte do território calabrês encontraremos uma herança cultural e artística diferente!

Saiba mais sobre essa região através do meu outro blog feito especialmente para minha Calábria “Viajando para a Calábria


MAIS UM POUCO DAS BELEZAS DA MINHA CALÁBRIA


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Poderíamos ficar horas falando da Calábria! É uma terra belíssima com panoramas únicos e histórias sensacionais! Inclua no seu roteiro pelo menos uma dessas cidades, você não vai se arrepender e lembre que sou a única guia em língua portuguesa no território da Calábria. Com a contratação dos nossos serviços, você poderá usufruir de tudo o que essa região tem de mais belo, espetacular e fascinante! Nossos serviços oferecem qualidade, excelência e a garantia de uma viagem inesquecível pela Calábria.

Conheça agora todas as nossas propostas de passeios em Cosenza, Tropéia e Reggio e com partida de Cosenza, Tropéia e Reggio. Basta entrar no link a seguir e pesquisar de acordo com a cidade onde você estará hospedado.

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!