Roteiro de um dia em San Gimignano na Toscana

San Gimignano é uma das cidadezinhas mais famosas e bonitas da Toscana. A aproximadamente uma hora partindo de Florença – de carro – a cidade nos encanta com suas cores, torres e panoramas únicos. Hoje nós vamos para San Gimignano.

0 132

Roteiro de um dia em San Gimignano na Toscana

Quando falamos de Toscana algumas cidades pipocam na nossa mente quase que instantaneamente e, uma delas, sem dúvida é San Gimignano. Essa pequena cidade medieval é famosa por suas torres e se apresenta de forma magnífica aos seus visitantes. Vamos ao nosso post do dia? Roteiro de um dia em San Gimignano na Toscana. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!


Assista a esse vídeo belíssimo de San Gimignano feito com um drone!

(Fonte: Italomania)


Localização e atrações em San Gimignano

San Gimignano fica localizada no coração da Toscana , entre Siena e Florença, e é conhecida também como a “Manhattan Medieval”, isso porque, em seus tempos de ouro, a cidade contava com 74 torres; cada torre foi construída por uma família nobres da época e simbolizam, justamente, a própria riqueza. Hoje, no entanto, podemos ver somente 14 delas, mas a atmosfera medieval é impressionante e nos envolve assim que colocamos os pés nessa cidade fantástica!

As torres que podemos ver ainda hoje são:

Campanile della Collegiata di San Gimignano, Torri degli Ardinghelli, Torre dei Becci, Torre Campatelli, Torre Chigi, Torre dei Cugnanesi, Torre del Diavolo, Torre Ficherelli, Torre Grossa, Torre di Palazzo Pellari, Casa-torre Pesciolini, Torre Pettini, Torre Rognosa e a Torri dei Salvucci. A mais alta delas fica bem no centro da vista panorâmica da cidade: é a Torre Grossa. Essa torre começou a ser erguida em 1300, logo após acolher o exílio Dante Alighieri, e foi concluída somente em 1311; possui 54 metros de altura e é uma das poucas com interiores visíveis, onde se pode subir ao topo. Abaixo um mapa para que você possa visualizar as torres de San Gimignano.  Vamos conhecer a enogastronomia Toscana?

Roteiro de um dia em San Gimignano na Toscana
Fonte: Chianti Life via Google.
Que tal uma Excursão por San Gimignano, Siena e Chinati? (clique aqui) Em apenas um dia você pode conhecer esses 3 lugares incríveis e imperdíveis na Toscana!
E agora, sem mais delongas, vamos começar nosso passeio pela incrível San Gimignano…

1) Roteiro de um dia em San Gimignano na Toscana: VISITE A PIAZZA DELLA CISTERNA

Partimos da Piazza Della Cisterna, que é a praça considerada a mais bonita da cidade. Cercada por casas nobres e as torres medievais, foi batizada, lógico, por conta da cisterna em formato octogonal que foi construída no centro da praça em 1273. A Praça é conectada por uma passagem com a Piazza del Duomo e, a partir dali, você pode acessar toda a cidade com facilidade. É aqui também o coração comercial da cidade: bares, restaurantes, hotéis, lojas e outros estabelecimentos que efervescem a cidade.

O Vicolo dell’Oro

O Vicolo dell’Oro nos apresenta uma belíssima visão da Praça toda e, antigamente, era aqui que os “battiloro”, artesãos especializados em ouro trabalhavam; o trabalho deles era bater o metal para fazer finas lâminas que serviam para enfeitar as imagens dos Santos que ficavam nos altares das igrejas. Saindo daqui, vamos para outro local de grande importância em San Gimignano: a Piazza Duomo, claro!

2) Roteiro de um dia em San Gimignano na Toscana: VISITE O DUOMO

Chegando a Piazza Duomo vamos visitar o Duomo de San Gimignano, talvez seja um dos mais simples da Itália, mas sua fachada não condiz com sua riqueza interior. Quando entramos, notamos que a Colegiada de Santa Maria Assunta está dividida em três naves que preservam, com perfeição, verdadeiras obras-primas. Podemos observar dois ciclos de afrescos que cobrem totalmente as paredes e nos apresenta de forma magnífica as histórias do Novo e do Antigo Testamento. Os afrescos daqui foram pintados por famosos artistas da escola de Siena do século XIV; eles nunca passaram por restauração, apenas alguns retoques e, o que impressiona, são suas cores vivas e brilhantes, mesmo depois de tanto tempo.

A Capela de Santa Fina

Dentro da igreja também temos um excelente exemplo de arte renascentista de um arquiteto, Giuliano da Maiano; de um escultor Benedetto da Maiano e de um pintor, Domenico Ghirlandaio. Estamos falando da Capela de Santa Fina, que foi dedicada à santa mais amada da cidade. Sua história conta que, após descobrir uma doença grave, Fina decidiu passar o resto de seus dias em uma mesa e, no momento de sua morte, a mesa ‘brotou’ violetas amarelas.

3) Roteiro de um dia em San Gimignano na Toscana: VISITE O PALAZZO DEL POPOLO

Saindo do Duomo, siga para o Palazzo del Popolo, que junto com o Duomo, a Loggia del Comune e suas várias torres, formam o belo complexo arquitetônico da Piazza del Duomo como conjunto. Atualmente, o Palácio abriga o Museu Cívico de San Gimignano aonde podemos ver a belíssima cisterna do ano de 1361 logo na entrada. Ali você também pode admirar os afrescos de Sodoma e encontra também a Pinacoteca: atrações imperdíveis!

O Palazzo é um dos edifícios mais fascinantes da cidade e abriga a Sala del Consiglio, também chamada de a Sala di Dante em homenagem à visita do próprio, em 1299. Essa sala apresenta diversos afrescos impressionantes. Deste palácio você pode chegar até a Torre Grossa, a mais alta da cidade, e observar um panorama deslumbrante de San Gimignano. Nos dias mais claros, ao longe, você pode ver os Alpes Apuanos e Pistoianos – no extremo norte, e o Monte Amiata, que fica na fronteira com o Lácio, ao sul.

4) Roteiro de um dia em San Gimignano na Toscana: VISITE A FORTALEZA DE MONTESTAFFOLI

Do Palazzo siga para a Fortaleza de Montestaffoli. Esse é o lugar com a vista mais linda de toda a cidade. Do alto você tem uma visão 360° de todas as torres da cidade e de Val D’Elsa: é de tirar o fôlego e deixar qualquer cenário hollywoodiano morrendo de inveja! Para chegar até lá saindo da Piazza Do Duomo, cruze a Piazza delle Erbe – fique tranquilo, pois a cidade é muito bem sinalizada. Essa fortaleza, no início da Idade Média, era de propriedade do bispo de Volterra e havia sido erguida no Poggio di Montestaffoli. Depois que a cidade foi submetida a Florença, ela ‘mudou de função’ e se tornou uma fortaleza que servia para proteger a cidade dos ataques de Siena. Nos dias de hoje há pouco da fortificação e somente uma torre pode ser visitada, porém é a torre que nos presenteia com a vista incrível que eu citei anteriormente.

Durante o verão, é aqui que a cidade ganha vida…

É um lugar muito procurado para realização de eventos, shows, festas e eventos culturais. Se estiver de passagem no verão, lembre-se que nos últimos anos também se tornou o local mais procurado para festas, concertos e eventos culturais. Ah, por aqui também, no museu que é dividido por andares, você pode viver uma experiência imersiva na história da cidade: cada área aborda um tema, então você vai encontrar uma sala com a história centenária de Vernaccia di San Gimignano, outra sala com a história de seus poetas, uma sala que nos fala mais sobre o território, sobre a agricultura, a vindima e o processo de vinificação, tudo contado através de imagens, vídeos, hologramas, filmes e documentos. É demais! Mesmo! Vale muito a pena visitar!

5) Roteiro de um dia em San Gimignano na Toscana: VISITE O MUSEU DO VINHO

Para concluirmos nosso passeio, vamos para o Museu do Vinho! Isso mesmo! San Gimignano possui um museu do vinho FANTÁSTICO chamado Vernaccia di San Gimignano Wine Experience – O Museu do Vinho. Idealizado pelo consórcio de Vernaccia di San Gimignano, é um local pensado e construído da maneira ideal para conhecer e degustar este vinho único tornando-o uma experiência inesquecível.

Um pouco mais sobre o museu…

O museu fica na Rocca di Montestaffoli e é administrado por produtores locais que utilizam tecnologia de última geração para oferece uma experiência imersiva e cheia de detalhes. Aqui você pode fazer degustação e os rótulos disponíveis são 16, mas eles mudam constantemente para que os vinhos de todos os produtores regionais estejam sempre presentes; a zona conta com a produção de mais de 200 vinhos e, além do Vernaccia, você também pode apreciar, por exemplo, um Toscana IGT- San Gimignano DOC Red, o Rosé e Vinsanto- Chianti DOCG: todos majestosos!

As degustações são realizadas sempre acompanhadas por sommeliers  que contam a história do vinho, informam sobre as melhores harmonizações, aproximam o visitante do território e nos apresentam um verdadeiro show de conhecimento, cultura e sabor, encantando – até mesmo – os degustadores mais experientes.

Eis o mapa, a pé, do nosso trajeto – como você pode notar, é tudo bem perto e você não terá grandes problemas para conhecer a cidade a pé:
Roteiro de um dia em San Gimignano na Toscana
Fonte: Google Maps


Dica para quem vai de carro…

Uma dica preciosíssima para quem vai de carro para San Gimignano: antes de tudo, não beba! Se você vai de carro, sugiro que utilize ou transporte público ou contrate um motorista particular; se você for de carro e não bebe, deixe o carro no estacionamento P1-Giubileo. Você vai pagar 1,50 euros por hora (ou 6 euros a diária). Na alta temporada, você pode deixar o carro ali e utilizar o transfer que sai e chega do estacionamento, O.K.?! Leia também VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROS

Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.

Vai viajar pela Itália de carro?

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Importante Saber…

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?

Como chegar a San Gimignano utilizando transporte público?

Não é difícil! Vale lembrar que o trem não chega até aqui, então eu sugiro que você desça em Poggibonsi e de lá utilize o ônibus 130 da empresa Tiemme. De Siena, você pega o ônibus 130 / A – mas preste atenção e pergunte para saber se você vai precisar trocar de ônibus em Poggibonsi. Para horários e maiores informações, CLIQUE AQUI! Saiba aqui Como ir até San Gimignano a partir de Florença e saiba também Onde dormir em San Gimignano.


Assista esse vídeo e saiba: Novo roteiro de viagem para Itália. Se inscreva em nosso canal e recebe mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Roteiro de um dia em San Gimignano na Toscana. Visitar San Gimignino em um dia não é o ideal, afinal a cidade nos oferece uma atmosfera que precisa ser, de fato, vivida, porém com nosso breve itinerário apresentado neste post, dá para se ter uma ideia da beleza, magia e poesia que essa cidade tem a nos oferecer! É uma cidade inesquecível e te deixará marcas na alma e no coração para sempre.

Está inseguro?

E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!