As Principais Comidas Típicas de Nápoles

Nápoles é uma cidade espetacular em termos gastronômicos, mas você conhece seus pratos típicos? Vamos saber mais?

0 630

As Principais Comidas Típicas de Nápoles

A gastronomia italiana é esplêndida e cada cidade se orgulha, e faz questão, de zelar por seus próprios pratos típicos como uma mãe zela por seus filhos e, hoje, vamos conhecer os pratos típicos de uma das cidades mais fantásticas de toda a Itália: Nápoles. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Introdução

Quando falamos de Nápoles e de gastronomia, é impossível não salivar! O brilho nos olhos surge quase automaticamente e, quase, podemos sentir sabores e aromas conforme falamos dos pratos incríveis que Nápoles oferece. Famosa por sua pizza, Nápoles vai além de nos oferece opções incríveis de pratos típicos, deliciosos e, o melhor, super em conta. Hoje trago para você algumas comidas típicas de Nápoles. Leia também: os melhores bate e volta de Nápoles.

1) As Principais Comidas Típicas de Nápoles: A PIZZA

Símbolo dos símbolos da gastronomia napolitana, claro, merece lugar de destaque!  As pizzas estão por todo mundo, mas a TÍPICA PIZZA ITALIANA é napolitana! Há pizzas para todos os gostos, claro, mas as duas mais tradicionais são a marinara, que leva tomate, orégano e alho; e, claro, a já famosa Margherita, nossa pizza tricolor que leva tomate, mozzarella e manjericão. A origem do recheio mais tradicional do mundo foi criado por Raffaele Esposito, cozinheiro da pizzaria Brandi, e foi uma homenagem a Margherita di Savoia, que visitou a cidade em 1889. Mas, há evidências de que esta pizza existia bem antes e que o nome foi dado por conta do ‘desenho’ da mozzarella, que lembrava o formato da margarida. Leia também: as cinco melhores pizzarias de Nápoles?

2) As Principais Comidas Típicas de Nápoles: A FRITTATA DI PASTA

Nossa clássica omelete, em Nápoles, é feito com macarrão! Isso mesmo! Há uma longa tradição napolitana de produção de massa de trigo duro e, até hoje, algumas das melhores fábricas de massas italianas ficam na cidade. O espaguete é um dos símbolos de Nápoles e uma das preparações mais famosas da cidade é a Frittata di Pasta. Feita com as sobras do macarrão, mistura-se a ele queijo, salame e, evidente, ovos; tudo vai para uma frigideira com azeite e, está feito! É uma delícia!

3) As Principais Comidas Típicas de Nápoles: O SPAGHETTI PUTTANESCA

Em Nápoles também recebe o nome de “aulive e cchiapparielle”. O puttanesca é um molho típico de Nápoles à base de tomate, azeitonas pretas de Gaeta, alho, alcaparras e orégano. A principal massa que recebe o molho é, claro, o espaguete, mas pode ser feito com todos os tipos de massa. Há algumas teorias sobre o surgimento do prato e umas delas conta que o dono de uma casa de encontros no Bairro Espanhol teve a ideia deste molho para agradar seus clientes, enquanto outros dizem que o prato faz referência às cores usadas pelas prostitutas para atrair clientes. Seja qual for a sua origem o prato é um dos queridinhos de Nápoles e é de um sabor e de um aroma incríveis!

4) As Principais Comidas Típicas de Nápoles: O RAGÙ NAPOLETANO

No dialeto é chamado de “O rrau”, que é título também de um poema de Edoardo De Filippo. Estamos falando do magnífico ragù napolitano que, junto com o bolonhês e o potentino formam o tríplice de melhores molhos italianos! Embora não haja um ‘acordo’ sobre o melhor tipo de carne a ser utilizada em seu preparo, nem sobre o tipo de tomate, o processo é sempre o mesmo: temperos e cerca de SEIS horas de cozimento. A carne, neste ragu, é inteira, não picada e nem moída e o molho fica com um sabor impressionante! Um verdadeiro clássico!

5) As Principais Comidas Típicas de Nápoles: A PARMIGIANA DI MELANZANE

Embora seja um prato muito famoso na Sicília, Nápoles também nos oferece uma berinjela a parmegiana MARAVILHOSA! Hoje também existem versões light da Parmigiana, com berinjelas grelhadas em vez de fritas, mas sem alterar em nada seu prestigioso sabor. A receita original exige que as berinjelas sejam fritas duas vezes: uma só cortada em rodelas e na segunda vez empanada com farinha e ovo. Às berinjelas fritas colocamos molho de tomate, mozzarella, parmesão e manjericão! Não preciso dizer mais nada, não é mesmo?!

6) As Principais Comidas Típicas de Nápoles: A PASTA E PATATE

Massa e batata é uma das ‘comfort foods’ mais deliciosas do mundo! Sabe aquela sopinha de avó? Pois bem: pasta e patate pode ser comparado a isso! Antigamente era considerado um prato das classes mais pobres, mas o sabor e a simplicidade receberam várias releituras ao longo dos anos, porém sem perder sua essência de ‘comida de vó’! Seu nascimento remonta ao século XVII, quando os mais pobres não tinham muito opção para se alimentarem e faziam um grande cozido de batatas e temperos e, depois, acrescentavam a massa. Os mais ‘ricos’ passaram a acrescentar ao cozido carne e, assim enriqueceram o prato.

7) As Principais Comidas Típicas de Nápoles: O CASATIELLO

Pode ser comparado ao nosso pão de torresmo, mas o Casatiello é feito com banha, farinha, ovos, queijo e “cicoli” (ciccioli – ‘torresmo’ em italiano). Prato típico, principalmente, nas festas napolitanas (em especial a Páscoa), as origens deste pão rústico remontam a antes do século XVII, embora nunca tenham confirmado, de fato, sua origem. Seu formato tradicional lembra a coroa de espinhos do Cristo crucificado e ainda há quem o faça no forno a lenha. Na massa pode-se colocar também mortadela ou presunto. É um espetáculo!

Olha o doce vindo ai! Vamos as sobremesas….

Sfogliatella

Vamos de doces? A gastronomia napolitana é incrível no quesito doces! O mais tradicional é a deliciosa Sfogliatella, que é uma das comidas mais representativas de Nápoles, mas é bom saber que há dois tipos desse doce: os ‘cacheados’ de massa folhada e os de massa ‘quebrada’. O berço desta sobremesa foi o mosteiro de Santa Rosa da Lima, na costa de Amalfi, no século XVIII e tudo aconteceu porque uma freira queria usar um pouco de massa de sêmola que sobrou, então misturou com frutas secas, limoncello, açúcar e a embrulhou em uma massa folhada. Quando tirou do forno, veio a surpresa: a massa estava toda ‘desenhada’ com finas ‘camadas’ no topo. Porém, foi só em 1818 que um cozinheiro conseguiu colocar as mãos na receita e, depois de mudá-la um pouco ali e aqui, a ‘lançou’ para o público em geral.

Struffoli

Comida napoletana típica do Natal e do Carnaval, mas encontrado todo o ano na cidade, Struffoli são bolinhas de massa fritas em óleo e cobertas com mel e granulado colorido. A massa dos struffoli é muito simples e leva ovos, farinha, banha, licor de anis e um pouco de açúcar. Mesmo que seja típica da região da Campânia, é muito difundida em todo o sul italiano. Suas origens remetem à época da Magna Grécia, embora muitos defendam a tese de que, na verdade, foi inspirado na cozinha de Andaluzia. Seja como for, é, sem dúvida, um dos carros chefes napolitanos!

Babà

Perdoem-me o trocadilho, mas esse doce é de babar! Hahaha… Esse doce é tipicamente napolitano, porém suas origens vêm da Polônia e da França. Até onde sabemos, o Babà foi criado por Stanislao Leszczyński, um rei polonês que gostava de comer bem, mas tinha alguns probleminhas dentários e, por isso, não podia comer alimentos muito duros; então ele teve a ideia de banhar o doce em um vinho húngaro o deixando macio e suculento. Há quem diga que, na verdade, ele pegou um pedaço do bolo e o mergulho em um copo com rum, e que a ‘experiência’ deu tão certo que os cozinheiros do palácio adotaram a ‘receita’. De lá a sobremesa teria ido para Paris pelas mãos do famigerado confeiteiro francês Nicolas Stohrer, que criou uma versão com frutas e a batizou de baba savarin. Quando a receita chegou a Nápoles, no século XIX, ele teria feito muito sucesso com o doce e a cidade ‘adotou’ o doce como um de seus doces típicos.

Pessoal, como sempre digo:

Evite pedir pratos típicos de outras regiões na região que você está visitando. Por exemplo, pedir uma massa Carbonara em Nápoles, é a morte para eles! Eles se sentem bem ofendidos, pois pensam que os pratos deles não são suficientes para te agradar; tanto que, não dificilmente, há alguns pratos de outras regiões que você não encontra nos cardápios de alguns restaurantes espalhados pela Itália, somente em restaurantes tradicionais e em determinadas zonas. Evite também acrescentar condimentos no prato que o garçom posicionar à sua frente! Sei que parece ‘frescura’, mas os italianos prezam DEMAIS seus pratos típicos, e ficam super tristes quando alguém acrescenta algo no prato entregue e feito com tanto carinho. Isso é cultural, não é nada pessoal!

Vai se hospedar em Nápoles? Então siga nossas dicas exclusivas de Hotéis!!!

Aqui você encontrará gratuitamente indicações de hospedagem para não cair numa furada e não ficar em uma zona distante das atrações na Itália!

A seguir, não deixe de ler nossas dicas e conselhos sobre os bairros de Nápoles e onde se hospedar. Aqui você encontrará o melhor bairro e o tipo de hospedagem que mais se encaixa no perfil de sua viagem;)

Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.

Hospedagens que aconselho no Centro Histórico

O Centro Histórico, entre outras coisas, oferece uma grande variedade de acomodações, desde os hotéis mais elegantes localizados em prédios históricos até os mais acessíveis. Além de hotéis existem outros tipos de alojamento, como charmosas pousadas, os famosos B&Bs.

As opções de apartamentos e B&B que aconselho com ótimo custo benefício são:
As opções de Hotéis que aconselho com ótimo custo benefício são:

Hospedagens que aconselho no Calçadão de Nápoles

Outra área perfeita para parar e dormir é o Calçadão de Nápoles.Uma das áreas mais amadas, não só pelos turistas, mas também pelos próprios napolitanos. O Calçadão, chamado de Lungomare, é um dos melhores lugares para dar às suas férias um toque mágico e emocionante.  Os hotéis nesta área são particularmente luxuosos e bonitos, também porque oferecem quartos com vistas panorâmicas e serviços exclusivos, naturalmente a preços bastante elevados. Como é uma área predominantemente de pedestres, você não será perturbado pelo tráfego e pelo barulho.

As opções de apartamentos e B&B que aconselho com ótimo custo beneficio são:
As opções de Hotéis que aconselho com ótimo custo benefício são:

Hospedagens que aconselho no Chiaia

Chiaia não é um bairro cheio de atrações, mas é agradável passear pelas suas ruas requintadas, onde existem boutiques, restaurantes e cafés de classe, pequenos hotéis de luxo e B&B localizados em suntuosas mansões. Os valores dos lugares nesta área são muito mais elevados do que as do centro histórico, mas por outro lado você está perto de tudo em uma área segura e elegante.

As opções de apartamentos e B&B que aconselho com ótimo custo beneficio são:
As opções de Hotéis que aconselho com ótimo custo benefício são:

Hospedagens que aconselho no Posillipo e Vomero

Se você quiser desfrutar do espetáculo natural oferecido pelo Golfo de Nápoles, então o lugar certo para ficar é entre as colinas que hospedam os bairros de Posillipo e Vomero, as áreas mais evocativas da cidade. Bem conhecido e famoso por todos, hoje eles se tornaram particularmente populares também como lugares ótimos para se hospedar. São lugares cheios de romance, onde é agradável passear pelas pequenas ruas e descobrir vilas cercadas por vegetação, lojas de artesanato e muitos mercados que povoam esses bairros.

As opções de apartamentos e B&B que aconselho com ótimo custo beneficio são:
As opções de Hotéis que aconselho com ótimo custo benefício são:

Assista esse vídeo e saiba: Visitar a Costa Amalfitana a partir de Nápoles, é possível? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

As Principais Comidas Típicas de Nápoles –  Comer em Nápoles, como em toda a Itália é fazer uma viagem incrível na descoberta de sabores, cores e aromas. Tantos pratos salgados quanto os pratos doces, irão te surpreender!   A gastronomia napolitana apresenta pratos para todos os gostos e, o melhor, nenhum dos pratos apresentados acima custam uma fortuna! Está indo para Nápoles? Permita-se e experimente, pelo menos, dois pratos desta lista! Você não vai se arrepender!

Está inseguro para viajar?

E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!