As Principais Comidas Típicas de Roma

Está em Roma e quer experimentar comidas típicas? Então esse post é pra você! Hoje vamos te contar quais são os pratos imperdíveis da nossa magnífica capital italiana.

0 628

As Principais Comidas Típicas de Roma

Quando falamos de gastronomia, a Itália não brinca! FATO! Uma das gastronomias mais admiradas e reproduzidas do mundo, a comida italiana é, realmente, muito especial e oferece opções para todos os gostos. Cada região possui uma gastronomia especial e, por incrível que pareça, cada cidade prepara seus pratos de maneira única, mesmo que sejam parecidas. Hoje vamos saber quais são as principais comidas típicas de Roma, nossa querida Cidade Eterna, nossa amada e admirada Roma. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Um pouco mais sobre Roma

Roma é uma cidade impressionante em todos os sentidos. Cidade histórica, clássica, elegante, linda e, claro, com uma gastronomia impecável! A cozinha romana nos oferece pratos deliciosos e, muitas vezes, super simples, mas cheios de sabores e aromas quase mágicos! Roma oferece a seus visitantes experiências gastronômicas divinas e, tenha certeza, você come muito bem na maior parte da cidade e, o melhor de tudo, nem precisa gastar tanto, pois há opções para todos os bolsos. Democrática, Roma nos oferece restaurantes incríveis, pratos magníficos e valores excelentes! Por isso, sem mais delongas, hoje vamos conhecer os pratos típicos imperdíveis de Roma!

1) As Principais Comidas Típicas de Roma: CARBONARA

Símbolo da gastronomia romana por excelência, a massa a Carbonara é um esplendor! É um prato muito simples, porém extremamente saboroso. O molho é preparado com ingredientes baratos e o resultado final é surpreendente! Possui um sabor único e intenso, e segundo os próprios romanos, é um dos pratos mais reproduzidos de maneira errada mundo a fora, já que suas variações não lembram, nem de longe, a tradicional e clássica Carbonara romana. Os tipos de massa mais comuns que recebem o molho a base de ovos e queijo são o espaguete e rigatoni. O molho leva ovos, bacon e pecorino romano. Nunca, jamais e em hipótese alguma utilize pancetta, alho, cebola e outros condimentos além do sal.

2) As Principais Comidas Típicas de Roma: TRIPPA ALLA ROMANA

Não é um prato ‘fácil’ de agradar a todos os paladares, mas é um dos pratos preferidos e um dos mais queridos pelos romanos! É um prato tradicionalíssimo e causa certa carinha de ‘eca’ para quem não está habituado, embora seja delicioso! Por seu um prato mais pesado, sugiro que deixe para provar no almoço, assim você tem tempo de fazer digestão até a hora de se deitar. A Trippa alla Romana consiste em, claro, tripa, feita com diferentes partes do estômago bovino e, na receita tipicamente romana, é cozida em um molho de tomate bem incorporado, saboroso, bem temperado e leva, ainda, algumas folhas de hortelã, que oferecem certo frescor ao prato.

 3) As Principais Comidas Típicas de Roma: SPAGHETTI CACIO E PEPE

Depois da ‘pasta em bianco’ (massa com manteiga e sálvia), talvez seja um dos pratos mais simples do universo, mas tem um sabor tão especial, mas tão especial que: MEU DEUS! É a simplicidade que chama atenção nesse prato, tanto em seu modo de preparo quanto em seu sabor. Mas, infelizmente, não são todos que conseguem reproduzir essa delícia em casa, pois os chefs de cozinha possuem seus segredinhos especiais para fazer o molho cremoso com pecorino e pimenta e deixar a massa no ponto impecável!

4) As Principais Comidas Típicas de Roma: ABBACCHIO SCOTTADITO

Cordeiro! Carne deliciosa, elegante e muito especial! O cordeiro aqui é a peça chave desse prato incrível e é muito utilizado em todas as festas romanas. A receita do scottadito consiste em um rápido cozimento da carne que a torna crocante por fora a mantendo macia por dentro. Na hora de comer, não faça cerimônias: é com a mão mesmo! Tradição romana, queridos! O sabor não é forte, há que o tempero usado não é super forte, normalmente basta um pouco de sal e pimenta, e a textura da carne fica impecável.

5) As Principais Comidas Típicas de Roma: AMATRICIANA

Difícil não gostar desse prato ESPLÊNDIDO! Com ingredientes mais do que simples, o prato fica uma delícia, saboroso e agrada até mesmo os paladares mais exigentes. Os ingredientes para o preparo do molho são simples: guanciale de Abruzzo e pecorino romano, porém, com o passar do tempo, foi acrescentado à receita o tomate, o que deixou tudo ainda mais deliciosos! E assim temos: a massa all’amatriciana. A massa utilizada, normalmente, é o bucatini, que é um espaguete mais grosso com um furo no meio! Você também encontra o prato com o nome Bucatini alla Gricia.

6) As Principais Comidas Típicas de Roma: CARCIOFI ALLA ROMANA / CARCIOFI ALLA GIUDIA

Alcachofra é um prato que ou amam, ou odeiam! Não há um meio termo! As alcachofras são um vegetal de flores e são muito populares na Itália, especialmente em Roma. Na Cidade Eterna você encontra duas ‘versões’ com base de alcachofras: as “alcachofras alla giudia” e as “alcachofras alla romana”. A alcachofra alla giudia é um prato tradicionalmente judaico que consiste em alcachofras fritas inteiras em azeite quente; já a alcachofra alla romana é cozida em um caldo de legumes e temperada com salsa, menta, alho, sal e pimenta. Tanto um quanto o outro são saborosíssimos e, se você gostar, claro, de alcachofras: é, literalmente, um prato cheio!

7) As Principais Comidas Típicas de Roma: SALTIMBOCCA ALLA ROMANA

Porque um clássico É um clássico, senhoras e senhores! O Saltimbocca alla romana são deliciosas fatias finas de vitela recheadas e cozidas, fechadas com um palitinho de dente. O detalhe dessa delícia: deve, obrigatoriamente, ser frita na manteiga. Seu nome, Saltimbocca, já diz tudo: os pedaços de carne ‘saltam na boca’, de tão deliciosos. É um dos pratos favoritos da criançada, pois tem um sabor delicioso, são pedaços macios e pequenos. Eles amam!

8) As Principais Comidas Típicas de Roma: CODA ALLA VACCINARA

Nossa deliciosa Rabada tem sua versão italiana… ou a Coda alla vaccinara tem sua versão brasileira? Não importa! O que importa é que esse é um dos pratos mais saborosos do mundo! O rabo de vitela é cozido lentamente em um molho de tomate e fica MUITO, MUITO, MUITO macio! Os romanos dizem que, quando esse prato é bem feito, você não precisa nem de faca para cortar a carne, já que ela se desprende do osso sem nenhuma dificuldade. É um dos pratos favoritos dos romanos, mas não muito pedido pelos turistas que, muitas vezes, não tem nem conhecimento da existência dessa ‘divindade’ na Terra.

Olha a SOBREMESA!

Olha, ir para Roma e não provar o autêntico, único, saboroso, lindo, super recheado e INCRÍVEL Maritozzo, pode ser considerado um verdadeiro crime! O Maritozzo é um doce típico da região do Lazio e sua aparência lembra muito o nosso Sonho. A massa desse doce, porém, é assada no forno e, depois de frio, o doce é recheado com natas batidas em ponto de chantilly e que recheiam ABUNDANTEMENTE esse pedacinho do céu! É um espetáculo, pode acreditar!

Pessoal, claro que hoje apresentei para vocês alguns dos pratos típicos romanos, mas há inúmeros, sem contar os pratos de outras regiões que, conforme cruzam fronteiras, recebem outras variações.

Uma coisa importante que devo dizer a vocês…

Evite pedir pratos típicos de outras regiões na região que você está visitando. Confuso? Vou explicar: evite, por exemplo, pedir uma Bisteca à Fiorentina (prato típico de Florença) em Roma. Eles se sentem bem ofendidos, pois pensam que os pratos deles não são suficientes; tanto que, não à toa, há alguns pratos de outras regiões que você não encontra nos cardápios de alguns restaurantes espalhados pela Itália, somente em restaurantes tradicionais e em determinada área. Evite também acrescentar condimentos no prato recebido! Sei que tudo isso parece ‘frescura’, mas os italianos prezam DEMAIS seus pratos típicos, sua gastronomia e ficam super tristes quando acrescentam algo no prato entregue e feito com tanto carinho. Isso é cultural, gente! Não é nada pessoal, O.K.?!

Vai se hospedar em Roma? Então siga nossas dicas exclusivas de Hotéis!!!

Aqui você encontrará gratuitamente indicações de hospedagem para não cair numa furada e não ficar em uma zona distante das atrações na Itália!

A seguir, não deixe de ler nossas dicas e conselhos sobre os bairros de Roma e onde se hospedar. Aqui você encontrará o melhor bairro e o tipo de hospedagem que mais se encaixa no perfil de sua viagem;)

Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.

Hospedagens que aconselho perto do Centro Histórico

Se você é apaixonado pela arte e gostaria de ficar no centro onde poderá se deslocar a pé, assim como ter inúmeras possibilidades de lugares para almoçar/jantar ou lanchar te aconselho a ficar no centro histórico. Podem ser consideradas “centro histórico” as regiões perto da Fonte de Trevi, do Coliseu, do Fórum Romano, Fórum Imperial e da Villa Borghese, da Piazza Spagna e da Piazza Navona. São as áreas mais caras, porém estará próximo de tudo, literalmente!

Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um bom hotel, tenho três opções que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho perto da Região de San Giovanni

Para quem deseja encontrar alternativas mais econômicas em áreas tranquilas, mas ao mesmo tempo perto dos meios de transporte para o centro, sugiro a região de San Giovanni ou do Monti (perto das estações de metrô San Giovanni, Castro Pretorio e Circus Massimo) – que é um bairro mais residencial; portanto, mais econômico e tranqüilo! E com apenas 15 minutos de metrô estará no centro também!

Tenho duas opções de Hotéis que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Tenho duas opções de Pousadas que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho perto da Cidade do Vaticano

Uma zona interessante para se hospedar e um pouco mais econômica que o centro histórico é a zona do Vaticano (Museus do Vaticano) que está muito bem conectada com tudo.

Tenho duas opções de Pousadas que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um hotel, tenho três opções que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho perto da Estação Termini

Para quem prefere ficam em bairros que tenham um bom acesso ao resto da cidade e com um preço melhor, então deve escolher uma acomodação nas intermediações da Estação Termini (de onde parte uma densa rede de meios públicos de transporte, que serve tanto o povo local quanto os turistas).

Tenho 3 sugestões boas de hotel em Termini, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere pousadas tenho 2 sugestões boas, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho em Trastevere

Para quem prefere “saborear” a Roma autêntica e característica, não há nada melhor que reservar um hotel no Trastevere (nos arredores do histórico rio da cidade), pleno de história e tradições tipicamente romanas, conhecido pelas ruas tortuosas de pedras sampietrini e pelos centros habitacionais em estilo medieval.

O bairro fica no centro histórico e à direta do rio Tevere, em meio a uma paisagem espetacular, onde cada visitante pode observar as inúmeras igrejas e praças (como a de Santa Maria in Trastevere). Além disso, este bairro oferece vários restaurantes locais e cantinas para quem deseja experimentar a típica culinária romana.

Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um bom hotel, tenho duas opções que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)


Assista esse vídeo e saiba: Como é morar em Roma? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

As Principais Comidas Típicas de Roma – Comer em Roma é, de fato, uma experiência ÚNICA! Com pratos para todos os paladares, nos oferece pratos simples, mas cheios de sabor. Em Roma os aromas e os sabores se misturam de uma maneira impecável, o que encanta e faz com que nosso paladar receba um pequeno presenta a cada garfada!

Está inseguro para viajar?

Se mesmo assim você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem;)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!