Qual é a melhor época para ir para Itália?

A Itália é fantástica o ano todo, sem dúvida, mas há quem a prefira nas estações mais quentes e outros naquelas mais geladinhas. Hoje elaboramos um post especial para você montar o seu roteiro no período que mais te agrada!

20 85.867

Qual é a melhor época para ir para Itália?

Devido seu formato e sua posição no Mediterrâneo, o clima na Itália apresenta uma grande variedade de condições de temperatura, que vai desde o clima subtropical (característico de certas regiões do litoral das ilhas principais e no sul do país), até climas mais típicos de continente. Contudo, o clima predominante em toda a bota é do tipo mediterrâneo. Mas afinal qual é a melhor época para ir para Itália?

Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Podemos afirmar que é possível viajar para a Itália em qualquer período do ano, basta saber exatamente aquilo que você deseja curtir (clima quente ou frio). Em cada estação do ano a vontade de viajar nunca acaba, mas qual é o período ideal para sair de viagem pela Itália? Aqui vamos abordar esse assunto e te ajudar a programar a sua viagem para Itália e  Se vale a pena contratar uma Consultoria Especializada em Viagens pela Itália!

1) Qual é a melhor época para ir para Itália? CONHEÇA OS MESES ACONSELHÁVEIS!

De forma geral, a melhor época para visitar as principais cidades italianas vai de março a junho e de setembro a outubro. São os meses aconselháveis, pois as temperaturas são amenas em quase todo o país – embora na região sul o inverno também seja agradável. Veja também nossos posts: Qual é o melhor período para viajar na Itália e Qual o melhor mês para se viajar para a Itália.

Ana Patricia Italia - Roteiros PersonalizadosQue tal viajar e economizar ao mesmo tempo?
VIAJE MELHOR E PAGANDO MENOS!

Receba o roteiro ideal para suas férias - ou o seu dinheiro de volta!

Curta mais sua viagem, conheça os segredos de cada cidade, tenha vantagens nos pontos turísticos e locomova-se pela Itália como um nativo.


Quero o meu roteiro!

O período perfeito para visitar a Itália

A primavera (da metade de abril até o fim de maio) é a época perfeita para vir para Itália. Isso porque além de as temperaturas serem agradáveis, os dias são mais longos e ensolarados, quando a natureza se desperta e as árvores estão floridas, agregando mais beleza na paisagem (que já é linda).

O inverno gelado e a escuridão acordam para a luz, com o renascer das cores, do verde e das flores. Outro elemento importante que não deve ser subestimado é a facilidade de viajar nas temporadas menos frias. Com as malas mais “leves”, nós podemos passear sem muito volume ou complicação, por vestirmos roupas mais frescas e alegres. Se você tem dúvidas para arrumar as malas, leia nosso Post: As estações na Itália! Como fazer as malas?

DICA DE OURO

Se você quer gastar menos e não se importa com frio e chuva, te aconselho a viajar durante o outono ou inverno. Lembre-se de que, dependendo da cidade escolhida, há diversas atrações em espaços fechados como prédios históricos, museus, vinícolas entre outros.


2) Qual é a melhor época para ir para Itália? CONHEÇA OS MELHORES DESTINOS!

Destinos de primavera na Itália: das arte-cidades ao agroturismo. A primavera, como já dissemos, é um belo momento para viajar para Itália: as temperaturas estão mais altas, os campos têm mais flores e também há menos turistas do que no verão. Dentre os destinos mais populares na primavera sem dúvidas estão as arte-cidades, como Florença, Veneza, Roma e Milão.


Assista esse vídeo e saiba: Qual é o gasto médio em um dia na Itália? 

Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!

Quer fazer compras na Itália?

Aproveite os saldos! As promoções são excelentes e a maior parte das lojas vendem seus produtos com até 70% de desconto!

Quando acontecem essas promoções? Os saldos de inverno começam, normalmente, logo após o Ano Novo, na primeira semana de Janeiro; já os saldos do verão começam logo em Julho e Agosto! Sim! No meio da alta temporada! Vale a pena? DEMAIS! Pois os descontos são, de fato, ÓTIMOS!

Já quem prefere programar um dia dedicado à história e à enogastronomia pode ir para Nápoles, Costa Amalfitana ou então Palermo. Muito apreciado também é o agroturismo em Úmbria e na Toscana. Ao final da primavera é uma ótima época para as excursões e até dá para colher flores do campo, ou visitar feirinhas e festivais. Se você é fascinado por enogastronomia leia também esses Posts: Enogastronomia na Toscana e Enogastronomia do Vêneto.

3) Qual é a melhor época para ir para Itália? NA PRIMAVERA!

Por que viajar para Itália na primavera? São inúmeras as vantagens de se viajar para Itália durante a primavera. Em primeiro lugar: você evita o calor e a multidão de turistas que invade as cidades no verão. Depois você encontra reservas com preços mais razoáveis, tem mais horas com a luz do dia e é possível participar das procissões da Semana Santa e dos festivais de primavera. Esses ritos da Semana Santa são cultivados principalmente nos lindos vilarejos (que a Itália tem de monte), onde as tradições são o orgulho de cada um deles.

4) Qual é a melhor época para ir para Itália? NO OUTONO!

Por que viajar para Itália no outono? Outra época muito boa para viajar para a Itália é durante os meses de setembro e outubro. Nesse período os dias são agradáveis e de bastante sol – é capaz de chover bastante em Outubro, mas ainda assim a temperatura é agradável.

No outono alguns lugares são ainda mais bonitos, as folhas das árvores tomam uma coloração diferente, com uma paleta interminável de tons que variam de planta para planta. Nesse específico período do ano os destinos preferidos dos turistas são os vilarejos, onde a natureza, os perfumes e os sabores aquecem o coração.

Qual a melhor época para ir para Itália?

As Feirinhas de Natal

Sem falar das inúmeras feirinhas de Natal, que do final de outubro até o início de dezembro deliciam os olhos e o paladar com um clima de conto de fadas. As feirinhas de Natal são uma tradição romântica e secular que nos envolvem com seu ar profundo. Elas são uma verdadeira pintura, emoldurada pelas mais belas praças, igrejas, e centrinhos da cidade.

As cidades se transformam para receber nas próprias ruas as barraquinhas de artesanato, produtos culinários, enfeites de Natal e brinquedos para as crianças. Lugares onde é fácil se perder e deixar influenciar pela emoção, com serenidade no coração e alegria na alma, graças a esse clima de paz e de luz que toda cidade é capaz de oferecer.

Fique Ligadinho

Milhares de viajantes a cada ano partem em busca dessas cidades encantadas, para descobri-las (ou “redescobri-las”) através de um véu com clima iluminado e de verdadeira alegria. Afinal, o Natal não consiste só de árvores enfeitadas e luzes coloridas, mas sobretudo é partilha e amor.

Outubro e Novembro costumam ser meses cinzentos e chuvosos em toda a Itália, embora não falte sol no Sul. Leia nossos Posts Especiais Aonde ir para ceia do Natal e do Ano Novo na Itália? e O que fazer no Natal nas principais cidades italianas?

Bom saber…

Algumas atrações apresentam filas durante o ano todo. Entre elas podemos citar, por exemplo, o Coliseu. Então, mesmo com o ingresso ‘salta fila’, em algumas atrações pode ser que você pegue uma pequena fila em qualquer período do ano: tenha paciência, pois geralmente a fila anda rápido e é causada pelo controle de segurança feitas nas atrações. Veja o post: Como comprar ingressos para os principais monumentos da Itália?

Se estiver viajando durante a alta temporada, leve em consideração de que alguns serviços ficam mais caros, por isso organize seu orçamento com um estratégica ‘folga’ para não passar apertos, ok?

Qual a melhor época para ir para Itália?
Feirinhas Natalinas na Itália

5) Qual é a melhor época para ir para Itália? NO VERÃO E NO INVERNO!

O verão e o inverno na Itália? O verão de junho a agosto é, no geral, bem ensolarado e quente, principalmente nos meses de julho e agosto. De qualquer forma, fica sempre lotado de turistas em cidades como Roma e Florença – naturalmente quem não gosta de calor já está avisado. As regiões dos Alpes também podem ser visitadas no verão.

No inverno para andar de esqui a neve é garantida entre o mês de fevereiro e a metade de março (e os dias são mais longos, comparados com dezembro e janeiro). Leia também nossos posts: O que fazer na Itália no Inverno? e Esquiar na Itália no Inverno.

6) Qual é a melhor época para ir para Itália? VISITANDO AS PRAIAS!

Para aproveitar a praia a melhor época é julho e agosto no Centro-Norte, no Sul também é bom entre junho e setembro. No mês de junho normalmente o tempo é bonito, mas o mar pode ser um pouco gelado (não passa de 24° e 25° graus – como acontece em julho e agosto). Se você curte praias paradisíacas não deixe de ler o Post: Quais as 10 Cidades mais visitadas no sul da Itália.

Qual a melhor época para ir para Itália?
Sardenha

Veja o vídeo: Qual é o melhor período para viajar para a Itália? Vantagens e desvantagens de cada estação!

Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!

GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Bom saber…

Eu sempre aconselho aos meus clientes a realizar suas reservas com antecedência, especialmente se forem viagens durante alguns períodos específicos como a alta temporada, a temporada ‘bianca’ (que é a temporada para os amantes dos esportes de inverno), e em períodos festivos – como Natal, Ano Novo e Páscoa.

Mesmo que você não viaje durante estes períodos, é bom saber que, quanto antes você realiza suas reservas, mais em conta elas ficam! Por isso sempre digo: planejamento é tudo! Se organize com antecedência, ok?

Outra vantagem? Você pode escolher o quarto que quer ficar ou, se disponível, aquela mesa com uma vista incrível – o que não acontece caso você deixe para fazer a reserva em cima da hora! O mesmo vale para voos!


Assista esse vídeo e saiba: É POSSÍVEL FAZER A VIAGEM PERFEITA PARA A ITÁLIA? CONHEÇA A CONSULTORIA DA ANA PATRÍCIA!

Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!

Conclusão

Qual é a melhor época para ir para Itália? Partindo do pressuposto de que os lugares para visitar na Itália são vários e de todos os tipos (mar, montanha, vilarejos nos Apeninos), escolher a estação acaba sendo uma questão de gosto. 

Na Itália há lugares apropriadíssimos para a primavera, por exemplo, quando o sol sai e as praias ainda estão limpas e calmas. Também tem lugares bons para se visitar no outono. Qualquer que seja a estação, seja verão ou inverno, a Itália oferece o melhor de si em cada época do ano.

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.

O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!