Por que viajar para a Val d´Orcia na Toscana?
A Toscana é sem dúvida uma das terras mais bonitas e fascinantes para se visitar. O ideal é organizar uma bela viagem para descobrir o Val d’Orcia. Amplo vale entre as províncias de Grosseto e Siena, o território do Val d’Orcia sse estende ao redor do monte Amiata, próximo ao confim com a Umbria. O vale é marcado pela passagem do rio Orcia do qual pega o nome e é renomada pela excepcional beleza e pelas pequenas aldeias medievais que surgem sob suas colinas. Vamos ao nosso post do dia? Por que viajar para a Val d´Orcia na Toscana? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Assista a esse vídeo belíssimo da Val D´Orcia

(Fonte: Sandrino Luchetti)
Nossa Introdução
O Val d’Orcia é um esplendido mosaico de arte e natureza que sempre fascinou artistas, escritores e poetas. De fato, já na época renascentista os maiores pintores imortalizaram as paisagens naturais de Val D’Orcia que se transformaram no símbolo de prosperidade e pureza. Existem aldeias, abadias, fortalezas, termas e jardins, mas também panoramas e passeios encantadores e árvores monumentais. Leia também Os cinco castelos imperdíveis na Toscana?
Ir ao Val D’Orcia é fazer uma viagem de outros tempos à descoberta de lugares mais fascinantes que esse território oferece. Poucas paisagens são mais doces que as colinas do Val D’Orcia, supervisionada por aldeias e poderosas torres medievais. As paisagens, a natureza, os vinhedos e a história dão a essa terra um fascínio extraordinário. Atravessada pelo rio Orcia, que lhe dá ao nome, é caracterizada por vários centros de origem medieval, duas das quais muito notáveis como Pienza e Montalcino. Leia também Vamos conhecer a enogastronomia Toscana?
Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO
O vale é também um importante parque, natural e artístico e cultural, e foi reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, pelo estado de conservação excelente do panorama, o qual teve uma notável influencia sob muitos artistas do renascimento. Leia também Roteiro do vinho em Val d’Orcia?
O Val D’Orcia e suas Cidades
O Val D’Orcia é rico de fascinantes cidadezinhas que merecem ser visitadas como Pienza, Montalcino, Castiglione d’Orcia, Radicofani e San Quirico d’Orcia, Bagno Vignone, Montepulciano. Enfim, são tantas cidades, mas nesse post falaremos somente sobre algumas, as principais. O Val D’Orcia porém não é conhecida somente pelos panoramas de sonho mas também para sua ótima tradição enogastronomica. Entre os produtos para saborear absolutamente temos: os embutidos de Cinta senese, o mel de Val D’Orcia, o queijo pecorino de Pienza e o mítico Brunello de Montalcino (vinho tinto). Depois dessa pequena introdução, vamos conhecer algumas das esplendidas cidadezinhas. Começamos por Pienza e depois Montalcino. Que tal um tour pela Val D´Orcia bem tranquilo? Clique aqui para saber mais!
1) Por que viajar para a Val d´Orcia na Toscana? PORQUE PIENZA É O CENTRO MAIS RENOMADO
Pienza, a cidade ideal desejada por Pio II, provavelmente é o centro mais renomado e de maior importância artística de todo o Val D’Orcia. A história da cidade é estreitamente ligada àquela de Enea Silvio Piccolomini, nascido em Pienza e tornou-se Papa em 1458 com o nome de Pio II. Grande humanista, Pio II quis transformar sua Pienza nativa de uma aldeia medieval em uma residência do Papa em estilo renascentista. Grande parte do relevante patrimônio histórico-artístico de Pienza se concentra na fascinante praça dedicada ao pontífice Pio II, personalidade que tanto deu à cidade. Não perca Rotas do vinho na Toscana?
2) Por que viajar para a Val d´Orcia na Toscana? PORQUE MONTALCINO É ENCANTADORA
Outra cidade importante do vale é Montalcino, se localiza a noroeste do Monte Amiata, ao fim de Val D’Orcia, no confim com a província de Grosseto, essa cidadezinha surge em uma encantadora colina. O nome da cidade deriva das palavras latinas mons (monte) e ilex (azinheira), ou seja, “monte das azinheiras”. O território municipal foi habitado desde a Idade do Bronze e foi sede de um assentamento etrusco onde estão os restos de um templo ou fortaleza em Civitella. Relevante é a Abadia de Sant’Antimo, maravilhoso complexo considerado um extraordinário exemplo de arquitetura românica lombardo-francês, construída em ônix e alabastro. Em todos os casos Montalcino é famosa, acima de tudo pelo Brunello, um vinho tinto DOCG que pode ser considerado, junto ao Barolo, o vinho tinto italiano de maior longevidade.
3) Por que viajar para a Val d´Orcia na Toscana? PORQUE SAN QUIRICO D´ORCIA É UMA CIDADE DE ANTIGAS ORIGENS ETRUSCAS
Falamos agora de San Quirico d’Orcia, uma cidade de antigas origens etruscas. O passado medieval da cidadezinha é provado pela muralha. São em parte, visíveis ainda catorze torres, algumas das quais incorporadas em outras estruturas. San Quirico tem algumas igrejas relevantes do ponto de vista histórico-artístico, entre eles a mais importante é com certeza a Collegiata dei Santi Quirico e Giuditta, que era uma antiga igreja com um batistério do século VIII. Em San Quirico, no círculo de muros antigos, são muito diferentes os Hortos Leonini, um exemplo bem conservado do clássico jardim italiano. Não perca Agroturismo na Toscana

4) Por que viajar para a Val d´Orcia na Toscana? PORQUE CASTIGLIONE D´ORCIA É EMPOLEIRADO EM UMA COLINA
Outro lugar desse mágico vale toscano é Castiglione d’Orcia, situado ao centro de Val d’Orcia, empoleirado em uma colina. O território de Castiglione d’Orcia, dominado pela maciça Rocca d’Orcia, é mutável e espetacular e representa um grande recurso para a produção agrícola. Uma dessas produções agrícolas é a castanha, onde se baseiam muitas tradições locais, como a “Sagra del Marrone” que acontece no outono em Campiglia d’Orcia.
Praça Il Vecchietta
O centro, com as suas velhas estradinhas pavimentadas, é pitoresco acima de tudo na Praça Il Vecchietta, dedicada a Lorenzo di Pietro (1412-1480) chamado de Il Vechietta, pintor, escultor e arquiteto. O passeio ao interno de Castiglione deve incluir também a esplendida igreja de S. Maria Maddalena, românica e restaurada recentemente. Na fração de Rocca d’Orcia encontramos o monumento mais conhecido de Castiglione, a torre da Rocca di Tentennano. A numerosas fortalezas e castelos que caracterizam a zona de Castiglione se apresentam, enfim, como um fenômeno estreitamente vinculado à presença da via Francigena, onde a origem, ao menos nessa zona, parece não ir alem do Alto Medievo.
5) Por que viajar para a Val d´Orcia na Toscana? PORQUE RADICOFANI TEM UMA VISÃO INCRÍVEL
Por último, mas não como beleza e importância, aconselhamos a cidade de Radicofani. Essa cidade surge aos pés de um elevado penhasco vulcânico de rocha basáltica que se ergue a 896 metros do mar, oferecendo a visão de um belíssimo panorama no Val d’Orcia, Amiata, Appennino e gos lagos Trasimero e Bolsena. Não perca Castelos para se hospedar na Itália?
Monumentos Medievais
Radicofani é um dos lugares Francigeni mais ricos da historia e do fascínio paisagístico. A cidade conserva ainda hoje toda a sugestão das pequenas aldeias medievais com suas casas em pedra local um ao lado da outra e com estradas estreitas, mas extraordinariamente luminosas. A fortaleza é sem duvidas, junto com a igreja de San Pietro e a Posta Medicea, um dos monumentos medievais mais importantes dessas terras. A história de Radicofani é ligada aquela de todas as outras cidades de Amiata. Antiga aldeia medieval foi na propriedade dos monges da Abadia S. Salvatore desde a fundação do monastério.
Bom Governo
Esses confiam o comando da cidade uma vez de cada entre os senhores locais. Somente com Ghino di Tacco, que tem um mestre absoluto, dói castelo autônomo, sem ser submetido ao imperador ou outros poderosos locais. O Val d’Orcia é um excepcional exemplo do redesenho da paisagem do pré- renascimento, que ilustra os ideais do bom governo e a procura estética que guiou a concepção. Celebrada por pintores da escola de Siena, o Val d’Orcia se transformou em um ícone da paisagem, que influenciou profundamente o desenvolvimento do pensamento paisagístico.
Assista esse vídeo e saiba: Roteiro de 10 dias na Toscana? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Por que viajar para a Val d´Orcia na Toscana? Doces colinas recobertas de uma densa vegetação de vinhas, olivas, ciprestes, faias e castanheiros, interrompidas por antigas habitações de origem medieval, casas rurais e fortalezas com torres inacessíveis que se espalham pelo isolada e tranquila natureza dos lugares: esse é o cenário que se apresenta aos olhos dos visitantes do Val d’Orcia, cenário espetacular, assim como retratado pelos mestres da Escola de Siena.
Está inseguro?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
oI,
Estou pesquisando sobre meu tetravô Giovani Battista Orsi, que poderia ter nascido no Vale D’órcia entre 1770 e 1790, seus pais eram Joseph Orsi e Tereza Orsi. Onde eu poderia conferir esses registros ?
Se puderes me ajudar ficaria muito grato,
abraços
Juarez o nosso blog é turistico.. Esse tipo de informação você poderá encontrar em qualquer blog de cidadania italiana:) infelizmente eu não trabalho na área e não tenho competencia para te ajudar com essa informação. Abraços, Ana Patricia
Essa região é maravilhosa, eu ainda conheci,outras pequenas vilas e o Monte Amiata cheio de neve, foi um passeio maravilhoso, esse seu roteiro é ótimo.
Obrigada querida!! 🙂