O que conhecer em Catânia?

Uma das cidades portuárias mais históricas da Itália guarda uma série de encantos para seus visitantes. Nesse post vamos apresentar as melhores atrações da Catânia para conhecer em apenas um dia!

0 11.023

O que conhecer em Catânia?

Catânia é considerada uma das cidades mais bonitas da Sicília. Localizada aos pés do Monte Etna com suas erupções, tem um charme especial, além do fato da cidade ser um exemplo incontestável do barroco siciliano e, por esta herança, ser Patrimônio Mundial da UNESCO. Mas afinal o que conhecer em Catânia? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Sua história de mil anos tem sido caracterizada pelas várias dominações que encontramos nos numerosos monumentos e edifícios da cidade. Esta cidade negra de lava tem um charme muito especial. Visitar a cidade em um dia é simplista, mas se o seu tempo é curto você precisa pensar em um itinerário que te permita a ver os monumentos e atrações mais expressivos da cidade, como o Castelo Ursino, a Piazza del Duomo com a Catedral e o Elefante de Lava Negra, o Teatro Romano e o animado Mercado de Peixe são apenas algumas das coisas que você não pode deixar de conhecer, então você só precisa começar esta jornada para descobrir esta cidade através do seu Centro Histórico. Que tal uma Excursão ao Monte Etna pela Manhã saindo de Catania? Clique aqui para saber mais!

1) O que conhecer em Catânia? CONHEÇA A PIAZZA DEL DUOMO

Atravessar o Centro Histórico de Catânia é realmente agradável e divertido, principalmente entre um arancino, uma granita e delícias de todos os tipos que povoam as principais ruas. Entre estas ruas cênicas, fica a Piazza del Duomo, que caracteriza a característica Fonte do Elefante, o verdadeiro centro da cidade histórica.

O Coração da Cidade

O coração da cidade é a Piazza Duomo, para que você possa começar sua jornada logo a partir deste ponto. Aqui, todo o antigo espírito barroco da cidade está concentrado com os belos edifícios da prefeitura e o Palácio Chierici que cercam o famoso Obelisco com o Elefante. Há muitas lendas que o acompanham e o consideram mágico, protetor das erupções do Etna, uma lembrança de uma religião esquecida e muito mais. Que tal uma Excursão privada de 2 horas com degustação de Arancino no Centro de Catania? Clique aqui para saber mais!

2) O que conhecer em Catânia? CONHEÇA A IGREJA DE SANT´AGATA

A Igreja de Sant’Agata, padroeira da cidade e adorada com grande culto pelo povo de Catânia, também se destaca na mesma praça. Construída sobre as ruínas de banhos termais antigos, a Catedral de Sant’Agata foi repetidamente destruída e reconstruída após os terremotos e as erupções do Etna. O interior é majestoso, com uma cruz latina dividida em três naves. Protegido, atrás de um portão, fica a capela de Sant’Agata com a câmara que contém relíquias. Em frente ao altar está o túmulo de Vincenzo Bellini, nascido em Catânia.

3) O que conhecer em Catânia? CONHEÇA A FONTANA DELL´AMENANO

Também perto da praça fica a Fontana dell’Amenano, uma espécie de ‘fontana di Trevi siciliana’, porque, quanto à fonte romana, é tradição dos turistas jogar moedas e fazer um pedido. Outra maneira de visitar a cidade é passando pela Via dei Crociferi, muito famosa e onde, em cerca de 200 metros, existem quatro igrejas, incluindo a bela igreja de San Benedetto.

4) O que conhecer em Catânia? CONHEÇA O ANFITEATRO ROMANO

É possível visitar a igreja, o mosteiro e outras estruturas, todas feitas em estilo barroco. Continuando pela Via Crociferi, você chega à Piazza Stesicoro, onde você pode ver parte do famoso Anfiteatro Romano de Catânia. Deste grande anfiteatro, que está entre os maiores do mundo, é possível ver apenas uma pequena parte porque a parte restante é coberta pelos edifícios que foram construídos mais tarde. 

5) O que conhecer em Catânia? CONHEÇA OS MERCADOS POPULARES

Neste ponto você deve fazer um passeio nos Mercados Populares de Catânia que representam a verdadeira alma da cidade; é uma experiência especial que não deve ser perdida durante uma visita a Catânia. O agito, os aromas e os gritos dos comerciantes que anunciam seus produtos te permitirão mergulhar neste mundo pitoresco.

Os Mercados Piscaria e o Fera ‘o Luni

Existem vários, mas dois deles são imperdíveis: o primeiro é a Piscaria, localizado atrás da Piazza del Duomo e o outro é o Fera ‘o Luni, na Piazza Carlo Alberto. Você pode chegar ao mercado de peixe de Catânia, que é um dos mais coloridos de toda a Sicília, através de uma abertura na Fonte de Amenano, ao sudoeste da Piazza del Duomo. Aqui, todas as manhãs durante a semana, bem como os sábados, você encontrará peixe fresco, pegos no início da manhã e produtos de todos os tipos. Este é o mercado mais colorido, animado, caótico e, portanto, característico de Catânia. Como em muitos mercados sicilianos, aqui o vuciate ressoa, isto é o grito dos comerciantes para atrair os clientes.

6) O que conhecer em Catânia? CONHEÇA A VIA ETNA

Um dia em Catânia deve terminar com uma caminhada pela Via Etnea que te levará ao Giardino Bellini ou à Villa Comunale da cidade, onde você pode passear e desfrutar o dia entre fontes, jardins decorados e a famosa Avenida dos Homens Ilustres com diferentes estátuas e bustos de grandes personagens do passado.

O Barroco Siciliano

Ao longo do caminho, você pode fazer uma viagem ao barroco siciliano, porque quase todos os edifícios e igrejas construídos pelos arquitetos Vaccarini e Battaglia são um exemplo deste tipo de arquitetura. É a principal rua comercial e, em grande parte, circulam pedestres, foi recentemente reformada e é um excelente lugar para passear em Catânia. Seu itinerário de um dia em Catânia termina aqui, mas eu quero te lembra de que esta bela cidade ainda tem muitos lugares para se descobrir e visitar, talvez no futuro, com mais tempo disponível.

Conheça a Lenda sobre Catânia

A lenda diz que a medida que o fenício árabe (pássaro de fogo mitológico) se recuperou das cinzas, Catânia renasceu de suas águas nove vezes. Destruída nove vezes por terremotos, erupções e invasões, foi reconstruída outras tantas, sempre mais bonita do que antes. A Catânia que vemos hoje é a da última reconstrução, de 1693, quando um violento terremoto a colocou completamente no chão.


Como Chegar a Catânia?


Descubra como é simples chegar a Catânia.

1) Como Chegar a Catânia? DE AVIÃO

Catânia possui um aeroporto internacional, o Catânia-Fontanarossa com voos que chegam e partem de mais de setenta destinos em todas as partes do mundo.

Leia também nossos posts sobre Aeroportos na Itália:

2) Como Chegar a Catânia? DE TREM

Catânia pode ser alcançada através das linhas nacionais da Trenitalia. As conexões com os locais não atendidos pela Trenitalia são, de qualquer forma, garantidas por outras empresas de transporte público e privado.

Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.

3) Como Chegar a Catânia? DE NAVIO

Catânia pode ser alcançada diretamente de Nápoles e Malta.

4) Como Chegar a Catânia? DE CARRO

Catânia está conectada às principais cidades sicilianas. Se você chegar a Palermo (A19) ou Messina (A18) pode chegar a Catânia ao longo da rede de autoestradas. De e para os outros principais destinos turísticos da Sicília, as estradas também alcançam outras cidades e províncias da região.

Leia também VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROSSe for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.

Vai viajar pela Itália de carro?

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?


Assista esse vídeo e saiba: Como não pegar multa viajando com o carro na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

O que conhecer em Catânia? Um dia em Catânia pode ser suficiente para lhe dar uma ideia de como é a beleza e atmosfera única da cidade. Catânia irá fasciná-lo pelo intercâmbio de culturas, histórias e tradições. E se mesmo assim você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem;)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


para sua viagem perfeita!

CONSULTORIA

Guias 100% customizados e dentro de seu orçamento!

Planejamento de Viagem

MINICURSO

Apenas para inscritos em nossa newsletter!

 

Aproveite melhor suas férias! Aprenda a planejar com segurança e eficiência sua viagem pela Itália. Curso grátis!