Como dirigir com neve na Itália?

Como dirigir com neve na Itália? O Post mais completo para uma direção segura e eficiente. Vamos falar tudo que você precisa saber sobre esse tema tão importante para nossa segurança.

0 196

Como dirigir com neve na Itália?


O inverno italiano, em algumas regiões, pode ser bem rigoroso e vir acompanhado de chuva, neve e o combo completo hahaha… principalmente em áreas montanhosas, como nos Apeninos (montanhas), onde fica a maioria das Estações de Esqui. Chegar até lá nem sempre é tão simples porque as estradas ficam todas cobertas de neve o que pode assustar alguns “motoristas de primeira viagem”, mas há algumas dicas e cuidados que podem ajudar a tornar sua experiência única. Se você achou que é muito arriscado e que precisa pensar em muitos detalhes para organizar essa viagem em pleno inverno italiano, leia após as Conclusões: “E agora quem poderá me AJUDAR?”


É sua primeira vez na Itália? Então não deixe de assistir a esse vídeo com dicas imperdíveis para viagem dos seus sonhos. Se inscreva em nosso canal e receba vídeos com temas importantes sobre a Itália.


Visite também nosso POST ESPECIAL:O que eu preciso saber antes de viajar para a Itália?” e faça uma viagem tranquila.



Itália no inverno: como dirigir na neve?

1 – Pneus para Neve x Correntes

No inverno, quando você vai Alugar um Carro na Itália, preste atenção nesses dois itens: se o carro está equipado com pneu para neve e se ele tem correntes no porta mala.


Vai viajar pela Itália de carro? Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa ? Aqui você encontra atendimento em português, para em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12 vezes sem juros no cartão. E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha.


Diferença entre pneus para Neve e o com Correntes

  • A diferença entre eles é que os pneus para neve tem maior aderência, inclusive no asfalto molhado, o que facilita quando a neve está fresca;
  • As correntes são utilizadas quando a neve já congelou e o pneu não consegue aderir adequadamente, colocando em risco a segurança dos passageiros e é para ser usada SOMENTE em terrenos com grandes quantidades de neve.
  • NÃO UTILIZE CORRENTE SEM NECESSIDADE! Pode ser extremamente perigoso, principalmente se não for instalada adequadamente. Na dúvida peça ajuda nos postos de gasolina: por conhecerem a região eles podem te orientar em relação a qual é a melhor opção, ok?
  • Como chamam em italiano o Pneu de inverno? É gomma invernale. E corrente para a neve? É catena di neve.
  • Quando for alugar um carro no inverno solicite um carro com tração! Em alguns trechos de montanha íngreme um carro sem tração sofre pra subir, o que pode ser perigoso, já com um carro com tração você não correrá tantos riscos.
  • Outro item importante é o líquido especial que limpa o para-brisas. Pergunte para o atendente se o carro já está com esse líquido. Caso não esteja, peça ao atendente para colocar o líquido especial no compartimento de água do para-brisas, assim evita que o gelo congele no vidro, ou seja, ajuda MUITO a não criar aquela camada de gelo que é bem chatinha de tirar.

Dica: Como reconheço um pneu para neve?

Super simples, aproxime-se do pneu e verifique seus vincos: eles são maiores dos que aqueles nos pneus comuns e apresenta pequenas “garrinhas” onde o pneu não tem vincos, quase imperceptíveis, mas se você passar os dedos com delicadeza, você vai sentir “pinicar”; alguns deles possuem “pregos” visíveis, que também indicam que aquele pneu é adequado para dias de neve. Do lado do pneu, geralmente, há um floco de neve, indicando que aquele pneu é invernal.

2 – Como frear na neve?

Com muita, muita, muita, MUITA delicadeza! Por mais que o carro tenha tração e esteja adequadamente preparado para a neve, essa “preciosidade fofinha e branca” pode ser bem traiçoeira. O ideal é dirigir com uma distância ENORME do carro da frente, deixe um espaço onde caberiam 3 ou 4 carros. Lembre-se que na neve nem sempre o freio “segura” o carro, o que pode fazê-lo derrapar e girar na pista.

Dicas:

  • Se você perder o controle do carro tire o pé do acelerador e vire a direção toda para o lado oposto daquele que o carro estiver girando;
  • Não pise com força total no freio, pois as rodas podem travar e fazer o carro capotar;
  • Coloque o carro em ponto morto (REZE!) e pise no freio BEM devagar!

3 – Retire a neve do carro antes de viajar!

No mercado há diversos tipos de pás para tirar a neve acumulada no carro, mas por onde começar? Pelo para-brisas dianteiro; retire o excesso de neve e, com auxílio de uma escovinha, retire toda a neve acumulada nos faróis, janelas laterais, para-brisa traseiro e faróis de freio. Quando entrar no carro ligue os desembaçadores para os vidros não embaçarem.

Dica

  • Mantenha sempre uma pá no porta malas; em alguns lugares a neve pode ser densa ou cair em abundância, o que pode cobrir parte do pneu. Para não ser pego de surpresa, tenha sempre a pá para te auxiliar caso você precise se livrar da neve acumulada próxima aos pneus.

4 – Velocidade para dirigir na neve

Devagar! BEM devagar! Não tenha pressa e não faça ultrapassagens. Se o amiguinho da frente está indo “devagar, quase parando”, há um motivo para isso! É comum as concessionárias informarem, através de placas, as condições das estradas e não é difícil encontrar um comboio em trechos mais críticos, portanto segura a vontade de “brincar de Ayrton Senna” e vai piano, piano” (devagar, devagarinho), ok? Em alguns trechos você não vai ultrapassar os 10 Km/h!

Dica

Mantenha a marcha baixa, assim você evita o uso do freio constantemente e não corre riscos de derrapagem.

5 – Como dirigir durante o inverno na Itália? Com estradas: fechadas, abertas, com alerta, e etc

O serviço de informações das estradas é atualizado constantemente durante o inverno (principalmente quando está nevando) e os avisos são sempre muito precisos! Caso haja informação de estrada fechada, não tente “encontrar alternativa”, pois geralmente eles fecham as estradas principais e seus principais acessos, ou seja, as “alternativas”. Se foi emitido um alerta para fechamento de alguma estrada é porque, realmente, as condições são adversas e podem apresentar perigos aos motoristas. É RARO encontrar alguma estrada fechada, afinal há a disposição itens de segurança que permitem dirigir na neve, mas pode acontecer. No site das Autostradas, é possível saber, em tempo real, quais as condições de todas elas, se há trânsito, se está fechada, etc. Na dúvida, pergunte na recepção do seu hotel como está a situação.

Dica

  • Sempre se informe ANTES de sair para o seu destino! Veja com a Recepção do Hotel, ou pelas mídias, ou até mesmo com o pessoal local. Nunca se arrisque a uma aventura sem ter todas as informações importante e necessárias para sua SEGURANÇA;
  • Vira e mexe as estradas são FECHADAS por questões de segurança. Em algumas há riscos de desmoronamento, quedas de árvores por causa do peso da neve na copa delas, etc, etc, etc; ou seja: ninguém entra e ninguém sai!

VOCÊ SABIA?

Presenteio meus leitores com 30 minutos de Consultoria GRATUITA para a escolha dos Hotéis.

EU QUERO A MINHA CONSULTORIA AGORA


6 – Dicas e Conselhos Importantes de como dirigir com neve na Itália

  • Esteja sempre com a bateria do celular bem carregada, leve bateria extra e tenha sempre os principais números de emergência (bombeiros, policia e ambulância) salvos no celular e também anotados em um papel.
  • Leve sempre, além da pá no porta mala, o raspador de gelo, água, algum tipo de alimento e cobertores no carro. Pode acontecer de você ser pego de surpresa durante o trajeto e encontrar estradas fechadas (imprevistos acontecem!) e quando isso ocorre, sabe Deus que horas a estrada será liberada! Esteja preparado! Esteja também bem alimentado, leve um lanche no carro e água.
  • Mantenha o tanque de gasolina CHEIO! Pense que, pode haver desvio na estrada e isso pode acabar aumentando sua rota programada.
  • Faróis SEMPRE acessos! SEMPRE!
  • É muito comum ver grandes veículos que jogam sal pela estrada para diminuir a neve! Não os ultrapasse, pois se ele está na estrada é porque há muita neve e gelo acumulados, tenha paciência!
  • Caso as condições não estejam tão boas ou você estiver inseguro em relação a pegar a estrada com neve: NÃO INSISTA! Segurança SEMPRE em primeiro lugar é melhor não arriscar! (Ninguém vai te ‘julgar’ por não saber dirigir na neve, MUITOS daqueles que estão acostumados também optam por não sair de casa quando a neve cai de forma mais pesada, é mais normal do que se imagina, ok?!)
  • Cuidado para estacionar! Estacione de modo visível para os outros motoristas, nunca pare em local proibido e memorize onde está o carro, pois uma “nevicata” durante a noite pode cobrir seu carro COMPLETAMENTE!
  • SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE dê uma olhada no mapa antes de pegar a estrada. Conheça as principais saídas e locais de parada como postos de gasolina ou centros de serviços e fique atento sempre as Placas de Sinalização.

Para maiores informações sobre Placas de Sinalização assinta nosso vídeo e inscreva-se em nosso canal para receber dicas e informações para viagem dos sonhos.


6 – Continuação de Dicas e Conselhos Importantes de como dirigir com neve na Itália

  • Utilize SEMPRE roupas adequadas para o inverno. Pense que, em caso de emergência, você precisará se manter aquecido, ou seja: esqueça roupas “leves” como jeans e roupas que não sejam impermeáveis.
  • Tenha sempre a mão fluido anti congelante para combustível. Leve no porta mala, nunca se sabe!
  • Se você atolar na neve, não entre em pânico. Abra a janela para ventilar e não deixe nenhum passageiro DORMIR! Tente utilizar a pá para tirar a neve acumulada do pneu e, caso não consiga, chame socorro. SINALIZE SEMPRE SE ESTIVER ATOLADO PARA EVITAR ACIDENTES.
  • Cuidado quando estiver MUITO frio e chuviscando. É uma combinação super perigosa, pois esse clima cria uma fina camada de gelo no asfalto o que aumenta a falta de aderência dos pneus.
  • Evite a neve “escura”, com lama. A cor marrom clara, indica que a neve ali já derreteu e ela fica MUITO escorregadia. É muito comum encontrá-las nos acostamentos.
  • Como já dissemos, faça movimentos muitos delicados! Tudo fica mais lento na neve ou no gelo: a aceleração e a frenagem, então tome cuidado sempre, tá?!
  • APRENDA a instalar as correntes! Como? Há diversos vídeos no YouTube que te ensinam de forma bem fácil. Caso queira ter uma ideia, clique nesse link e lembre-se que há diversas formas de correntes, mas quase todas são bem simples de se instalar.
  • Nunca, jamais, em hipótese alguma consuma bebidas alcoólicas antes de dirigir e nem utilize o celular enquanto dirige!

GANHE um guia de viagem para a Itália clicando no banner abaixo e não deixe de conhecer nossos outros Guias de Viagem Clicando Aqui!

 

Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para Italia


Conclusões

Dirigir na neve requer alguns cuidados, mas seguindo nossas dicas, você não terá nenhum grande problema. E se você precisar de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália.


“E agora quem poderá me AJUDAR?”

Muita informação não é mesmo ? Se você leu esse artigo e sentiu aquele friozinho na barriga pensando: E agora???? Quem poderá me AJUDAR??? Não se desespere, pois nós temos a solução.

Como dirigir com neve na Itália?

São tantos detalhes para se pensar: dinheiro, passagens, hotéis, restaurantes, opções de passeio, tempo, deslocamento, segurança, clima, família… que as vezes dá vontade até de desistir, não é mesmo? Mas nós TEMOS A SOLUÇÃO OU O SEU DINHEIRO DE VOLTA (estornamos 100%)Para oferecermos essa GARANTIA é porque temos certeza absoluta que irão gostar dos nossos serviços. Veja os depoimentos de quem fez esse serviço conosco.

Para todas essas questões temos a Consultoria de Elaboração de Roteiro, onde otimizaremos seu tempo através do seu perfil.

 Não, não, não pense que é caro ou fora do seu alcance. Inclusive, provamos a você que é possível gastar bem menos através de um roteiro bem elaborado e personalizado. Continue lendo nosso post.

Vai sobrar dinheiro ?

Como dirigir com neve na Itália?
Otimize seu tempo, conheça mais lugares e poupe seu dinheiro

→ Contratando a Consultoria de Roteiro com antecedência, o nosso serviço será quase gratuito*. E tem mais, você ainda receberá muitos brindes e bônus. Descubra os presentes que você estará recebendo ao longo dessa pré-organização clicando bem aqui!

Clientes que reservam esse tipo de serviço com antecedência (em média 2 a 3 meses) podem economizar mais de 200 Euros com os nossos serviços (que deram um total de, mais ou menos, 90 Euros), ou seja: economizaram na viagem com pequenas mudanças e, só com passagens de trem, dicas de restaurantes, etc, você poupou mais de 200 Euros; além de ter toda a viagem organizada da melhor maneira possível.  Entre em contato conosco e saiba mais…

 


Conheça também nossas indicações:

 PASSEIOS EM GRUPO EM LÍNGUA PORTUGUESA NAS PRINCIPAIS CIDADES ITALIANAS? RESERVE AGORA CLICANDO AQUI!


Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

BAIXE AGORA MESMO O

E-BOOK GRÁTIS!