Vamos visitar o Capitólio em Roma?

Roma é um lugar maravilhoso. Os monumentos do glorioso passado da capital vão desde as antigas ruínas romanas até as lindas igrejas barrocas. O que não falta é coisa para fazer em Roma – e visitar uma maravilha como o Capitólio é uma delas.

0 2.448

Conhecer o Capitólio em Roma?

Roma é a capital da República da Itália, além de capital da província de Lácio. É uma das cidades mais visitadas do mundo, pois é repleta de monumentos ligados à sua história. Esta cidade foi o coração da maior civilização da história, com influências na arte, na religião, na filosofia e nas leis. Com certeza, o Capitólio é uma das obras de grande importância em Roma. Se decidirmos fazer uma viagem para Roma, esta é uma parada fundamental. Neste guia veremos como visitar o Capitólio de Roma.

Capitólio em Roma
Capitólio em Roma

O Capitólio, do latim Capitolium, é uma das sete colinas onde Rômulo construiu uma casa para morar. É um famoso templo dedicado a Júpiter Capitolino, suprema divindade da cidade, fazendo com que o mesmo nome, “capitólio”, passasse a significar o templo principal de qual de qualquer colônia romana. Ao Capitólio vinham convidados e comandantes militares vitoriosos quando conquistavam a honra do triunfo. Hoje, sede da Prefeitura de Roma, o Capitólio assumiu também um significado genérico para sede do governo, de um presidente, de um parlamento ou de uma câmara municipal – entre outras palavras, o centro do poder.


Faça da sua viagem para Itália uma experiência única! Conheça os meus e-books com dicas exclusivas de quem conhece o melhor da Itália!


Este monumento foi reestruturado e modificado muitas vezes, e o resultado final é o que vemos hoje. Esta obra foi projetada por Michelangelo. Desde os tempos remotos, o Capitólio era um dos lugares de maior importância de Roma, ligado aos acontecimentos históricos da cidade; desde a antiguidade era base das atividades políticas e religiosas de Roma. A primeira coisa que se nota é a grande escadaria, onde no topo vemos uma balaustrada com as estátuas de alguns Dióscuros, símbolos do período imperial.


Se você deseja viajar para a Itália, siga o canal Viajado Para Itália no YouTube e descubra as melhores dicas para sua viagem ser inesquecível.

Bem no centro, surge a estátua equestre do imperador Marco Aurélio. Atrás da praça, temos o Palácio do Senado e dos lados, o Palácio dos Conservadores e o Palácio Novo (onde está a estátua original de Marco Aurélio, do século d.C.).


Quais são os 10 principais monumentos turísticos de Roma?


O posicionamento da praça ajuda a entender a evolução da cidade, que na época já virava as costas para os vestígios da Roma antiga (lugar do passado, isso é, de um momento histórico concluído) para olhar para a nova sede do poder e do governo até então: o Vaticano.

A praça foi projetada em forma de trapézio, para aproveitar uma ilusão de ótica e perspectiva (que faz parecer que a praça é muito maior). No centro da praça está a estátua de Marco Aurélio, um dos grandes reis de Roma. À sua esquerda, temos o Museu Capitolino e à direita encontramos o Palácio dos Conservadores (os dois edifícios foram apelidados de “palácios gêmeos”, pois são idênticos).

Em frente à escadaria que dá acesso à praça, temos o Palácio do Senado. A escada também foi projetada por Michelangelo, e para aumentar ainda mais a beleza deste lugar, o artista decidiu colocar uma fonte com a estátua da grande deusa Minerva sentada. No topo de tudo, há a Torre do Capitólio, construída no século XVI.

Museu Capitolino na praça Campidoglio
Museu Capitolino na praça Campidoglio
Visitar o Capitólio

Para subir até o Capitólio é preciso percorrer a grande Cordonata – a escadaria projetada por Michelangelo no século XVI. A Cordonata proporcionava uma subida mais confortável para os cavaleiros, e no topo tem a solene balaustrada, em cima de diversos mármores clássicos colocados na praça.


PASSEIOS EM GRUPO EM LÍNGUA PORTUGUESA NAS PRINCIPAIS CIDADES ITALIANAS? RESERVE AGORA CLICANDO AQUI!


Por volta de 1546, Michelangelo construiu a fachada do Palácio do Senado (pano de fundo da paisagem principal), com uma escada frontal com duas rampas, emoldurada pela linda fonte. Para acolher os hóspedes, há os Dióscuros com seus cavalos, que foram colocados na balaustrada em 1585.

Foi o próprio Michelangelo quem desenhou o projeto da praça, em forma de trapézio, com o lado menor virado para a escada, logo na entrada de visitantes; de frente, no lado maior, está o Palácio do Senado; à direita temos o Palácio dos Conservadores e à esquerda, o Palácio Novo. É uma cornija formada por três palácios de grande prestígio, que se destacam em meio às ruínas de Roma, transformando a praça em um palco independente, por sua elegância. No centro, tem a estátua de Marco Aurélio no cavalo, feita em bronze no ano de 176 d.C. e colocada aqui no século XVI (é na verdade uma réplica, a versão original se encontra no Palácio dos Conservadores).

Museus capitolinos em Roma
Museus capitolinos em Roma

O Palácio dos Conservadores e o Palácio Novo são sede dos Museus Capitolinos – a mais antiga galeria pública de esculturas do mundo inteiro. O primeiro edifício, inicialmente projetado por Buonarroti, foi concluído por Della Porta; já o Palácio Novo é de 1655, projetado e construído pelos irmãos Rinaldi. A parte direita da praça é dedicada à arte helenística e romana, dentre as obras mais famosas temos a estátua da Vênus Capitolina, a de Gálata Moribundo, a cabeça de Constantino no pátio, o busto de Medusa, de Bernini e a escultura do Menino com o Espinho, feita em bronze.


VAMOS VISITAR O MUSEU CAPITOLINO ?


À esquerda está a Pinacoteca Capitolina, com um grande acervo de quadros que vai desde o período medieval até o século XVIII e abriga obras de arte de Veronese, Caravaggio, Tiziano, Rubens e Pietro da Cortona.

Os museus ficam abertos de terça a domingo das 9:00h às 20:00h (com exceção de 1° de janeiro, 1° de maio e 25 de dezembro). O acesso à praça não inclui todas as maravilhas do Capitólio. Também não dá para perder a Basílica de Nossa Senhora em Aracoeli, fundada no século IV onde, segundo a tradição, Augusto teria recebido de uma Sibila a profecia da chegada do Redentor.


DICAS SOBRE O QUE FAZER EM ROMA? LEIA TODOS OS NOSSOS POSTS SOBRE ROMA


Informações Úteis

Para chegar à Colina do Capitólio, é possível vir caminhando da Praça Venezia ou então pegando um ônibus. Da estação Termini dá para pegar os ônibus das linhas 40, 64 ou 170; ou ainda pegar a linha B do metrô em direção a Laurentina por duas estações até a Colosseo. Daí, dá para escolher se quer seguir a pé até pela Praça Venezia, atravessando os Foros Imperiais, ou pegar os ônibus das linhas 85, 87, 810 e 850. Pela Praça Barberini, você pode pegar as linhas 63 e 95; e pela Praça São Pedro, as linhas 40, 62 e 64.


O QUE VISITAR PERTO DE ROMA?


Considerações Finais

Roma é um lugar maravilhoso. Os monumentos do glorioso passado da capital vão desde as antigas ruínas romanas até as lindas igrejas barrocas. O que não falta é coisa para fazer em Roma – e visitar uma maravilha como o Capitólio é uma delas.

Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para Italia

 Como Chegar no Capitólio?

De avião

Aeroporto L. Da Vinci, Fiumicino Aeroporto GB. Pastine, Ciampino


Como ir do Aeroporto de Roma para o centro de Roma?


De trem

Estação Termini, Estação Tiburtina.


COMO SE LOCOMOVER DENTRO DE ROMA?


De ônibus

Existem várias conexões com Roma às principais cidades italianas. Quase todos os serviços de longa distância têm seu ponto final em frente às estações de metrô – as principais são Tiburtina e EUR Fermi.


Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

BAIXE AGORA MESMO O

E-BOOK GRÁTIS!