Como ir a Cinque terre a partir de Florença?

Como ir em Cinque terre e voltar no mesmo dia para Florença? Super fácil! Saiba como..

28 22.050

Bate e volta: Florença – Cinqueterre

Você está em Florença e com um dia livre,  onde gostaria de fazer um passeio especial?

Existem muitas belas localidades  que podem ser visitadas a partir de Florença, por isso estarei inaugurando uma nova seção: Como ir .. (nas localidades perto de Florença)!

O nosso primeiro post será como ir em Cinque terre e voltar no mesmo dia para Florença.

Manarola cinque terre, italia
Manarola cinque terre, italia

Imagino que você já ouviu falar sobre Cinque Terre, verdade? São 5 vilarejos no litoral da Liguria super lindos! Eles são construídos nas encostas dos morros, bem perto do mar, com água cristalina muito azul, formando um cenário único!!! Vale realmente a pena conhecer esse paraíso na terra!!


VAMOS CONHECER CINQUE TERRE? LEIA AGORA ESSE POST!


Como podemos ir?

 1° opção
COM UM CARRO DE ALUGUEL

Basta alugar um carro e partir!!

Algumas considerações, você não conseguirá entrar totalmente com o carro nos vários vilarejos, poderá sempre chegar até um certo ponto, onde terá que estacionar o carro e caminhar,  geralmente uma média de 15 minutos a pé.

Vernazza, Cinque Terre, liguria

Na minha opinião a melhor coisa é chegar até La Spezia e estacionar ali pelo inteiro dia e dali pegar o trenzinho que passa por todos os vários vilarejos.

  • De Florença para La Spezia: 150 quilômetros;
  • Tempo estimado: 1 horas e 50 minutos (de acordo com o tráfico);

Como estacionar na Italia?


Alguns conselhos: Entre as opções, justamente por não ter horários fixos com certeza o carro de aluguel é a escolha ideal.  É sempre complicado dirigir por estradas que não conhecemos, isso depende de pessoa para pessoa e do tipo de viagem que você está acostumado a fazer, por isso aconselho sempre a ter um GPS para facilitar esse processo.

DICA: Vai viajar pela Itália de carro? Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da idéia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

DICA: Além disso, é importante saber que nas cidades turísticas existem lugares (centros históricos) onde é PROIBIDO ESTACIONAR, e só pode ser usado por pessoas moram ali! Por isso é importante não ir a nesses lugares para não tomar multas desnecessárias.

Como entender quais são estes lugares? Veja o post que fala sobre isso, mas de qualquer forma outra dica para quem está inseguro sobre isso, é estacionar um pouco fora do centro e ir para o centro a pé ou, gastando um pouco mais, de táxi ou outro transporte público.

Vantagem:

  • Se estiver em 4 ou 5 pessoas será uma ótima opção em relação ao trem;
  • Ótimo para conhecer mais lugares no mesmo dia, no seu tempo e ritmo;
  • É o melhor meio de transporte para pessoas que estão acostumadas a dirigir em qualquer lugar e tem facilidade para se ‘localizar’!

Desvantagem:

  • Têm que ter carteira de motorista internacional para poder dirigir na Itália;
  • Quem dirige não aproveita as paisagens lindíssimas durante a viagem!
  • Gastos extras com o GPS (preço médio de € 15,00) para não se perder tanto;
  • Outra coisa, pessoal: para se dirigir na Itália, como já expliquei várias vezes, é imprescindível a carteira de motorista internacional, ok? Se não possuir, NÃO DIRIJA, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA?
  • Quem dirige não pode beber, as leis italianas sobre isso são muito severas e você corre o risco de pegar uma multa realmente enorme. Por isso se você tem intenção de saborear um ótimo vinho italiano durante o almoço fique atento sobre isso! Não corra o risco de estragar as tuas férias!!!
  • Não é adapto para pessoas que não têm segurança em pedir informações, principalmente se não falam italiano, assim como com o trem ou com o ônibus não conhecendo o território pode acabar perdendo tempo precioso que poderia ser usado para as visitas turísticas.

Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para Italia

2° MODO: CITY TOUR EM GRUPOS

Em um tour em um grupo que oferece, mais ou menos, o que oferece um tour privativo; a diferença é que o city tour tem dias fixos para realizar os passeios; Esse tipo de proposta é única, em termo de qualidade e benefício, pois você conseguirá um preço muito melhor, uma vez que os valores poderão ser divididos com mais pessoas.

Os passeios em grupo são uma ótima alternativa para quem não quer gastar tanto e para quem não está acostumado a viajar sozinho e por isso prefere estar em um grupo, onde terá uma pessoa que organizará todos os passeios do dia! Dessa maneira você não precisa se preocupar como nada! Apenas em estar descansado e disposto para conhecer lugares magníficos!

Vantagem:

  • Opção IDEAL se você está sozinho, em casal ou com até sete amigos!
  • Economizar no tempo que perderia indo para as estações ferroviárias para pegar os trens, ou com o transporte para chegar aos lugares turísticos a serem visitados em Cinqueterre.
  • Visita de mais cidades no mesmo dia !
  • Menor gasto de tempo para deslocamentos, valores com táxis, trens e transporte.
  • Você poderá aproveitar um “bicchiere di vino” durante o almoço sem ter que se preocupar em dirigir depois:), visto que na Itália as leis são severas contra quem dirige depois que bebeu (mesmo uma pequena quantidade de álcool);

Desvantagem:

  • Praticamente não há! Apenas a questão de se adaptar ao programa do dia, e o cumprimento do horário do tour!
PEÇA-UM-ORÇAMENTO-SEM-COMPROMISSO!!!
Clique no banner e veja um exemplo de tour em grupo com partida de Florença para cinqueterre

Nota: Lembra de controlar sempre os depoimentos dos clientes antes de prosseguir com a reserva.

 3° opão
COM TREM

Você deve ir na estação de Florença e comprar o bilhete para La Spezia.

Os horários de trem podem mudar, por isso aconselho que, antes de fazer a viagem, controle os horários e organize todas as coincidências para depois não ficar perdido, ok? Fique MUITO atento com os horários!


DICA: Compre as passagens com antecedência e economize:)

Não sabe como?

Então recomendo a leitura desse post:

Como comprar uma passagem de trem na Itália?


Encontraremos principalemente esses 2 tipos:

  1. Trem regional: é um trem direto, mas demora 2:40 minutos,  ou
  2. Trem regional + (conexão em Pisa onde pegará) o trem de alta velocidade: tempo médio de 2 horas para chegar.

Vantagem:

  • Opção ideal para pessoas que gostam de fazer as coisas no seu próprio ritmo;
  • Para pessoas que estão acostumadas a viajar, principalmente de trem.
  • Para jovens, para quem está fazendo mochilão.
  • E principalmente para pessoas que querem economizar e está sem pressa!

Desvantagem:

  • Para famílias com crianças pequenas e para pessoas idosas acaba sendo muito cansativo. NÃO RECOMENDO!
  • Algumas vezes os trens regionais não são tão limpos quanto você possa pensar que sejam… não se iluda e não expectativas!
  • Ter que ir até os pontos turisticos sozinho, sem conhecer a cidade e nem falar a língua local.
  • E o tempo que se perde com todos esses deslocamentos, que poderia ser usado para aproveitar mais a cidade visitada!
4° opção
COM UM TOUR PRIVATIVO

Um passeio privativo. A vantagem do tour privativo está na total liberdade de decidir o seu próprio tempo, não ter que ficar esperando para partir, perdendo tempo desnecessário utilizando-o para conhecer outros lugares. Além disso, o tour parte com toda comodidade do seu próprio hotel, coisa importante quando você tem pouco tempo à disposição para conhecer poucos lugares.

Além disso, obviamente, a chegada não será na estação de trem ou de ônibus, mas diretamente no ponto turístico que você deseja visitar. E se você reservar com antecedência, muitas vezes poderá ter a possibilidade de ter o motorista na sua própria língua, desta forma você poderá facilmente pedir esclarecimentos sobre a viagem.

Manarola, Cinqueterre, Liguria
Manarola, Cinqueterre, Liguria

Esse tipo de tour é ideal para pessoas VIPs, que querem ser paparicadas do início ao fim da viagem, para pequenos grupos de amigos ou para pessoas da terceira idade.

Esse tipo de serviço garante um conforto absoluto para quem viaja. Basicamente se deverá somente aproveitar o passeio sem o estresse de atender horários de trens, metrôs, ônibus, nem se preocupar onde estão os lugares principais a serem vistos!

Vantagens:

  • Opção IDEAL se você está em casal ou com até sete amigos  ou com crianças e pessoas idosas!
  • É seguro, cômodo e você faz seus próprios horários!
  • Você poderá aproveitar um “bicchiere di vino” durante o almoço sem ter que se preocupar em dirigir depois:), visto que na Itália as leis são severas contra quem dirige depois que bebeu (mesmo uma pequena quantidade de álcool);
  • Ótimo para conhecer mais lugares no mesmo dia, no seu tempo e ritmo;
  • Você não precisará se preocupar com os horários dos trens ou dos ônibus, não precisará se preocupar se conseguirá retornar para Florença ou não.
  • Não precisar se ‘prender’ a horários e itinerários.
  • Você vai economizar MUITO tempo, que perderia com os deslocamentos com o ônibus e trem.

Desvantagem:

  • O valor é um pouco mais elevado, mas um investimento que vale a pena! Principalmente se você gostar de fazer tudo no seu próprio tempo.

Faça esse passeio com um nosso parceiro.. Peça um orçamento sem compromisso. Clique aqui!

 

DICA: Gente, só um pequeno lembrete: muitas vezes, o barato sai caro, principalmente em um lugar que você não conhece, e sem saber falar a língua local! Por isso sugiro que pense com carinho nas opções apresentadas acima, principalmente se estiver viajando com crianças! Não corra riscos, invista um pouco mais e viaje com segurança, comodidade e sem preocupações nem riscos de estragar sua tão sonhada viagem, ok?

BOA VIAGEM!

O QUE FAZER NA CHEGADA EM LA SPEZIA?

Chegando em La Spezia você pegará o trem que parte para os vilarejos, te aconselho a comprar o  5 Terre Card Train, que te dá direito ao transporte ilimitado de trem ilimitado entre La Spezia, as Cinque Terre e Levanto, durante todo o dia (é ótimo para voltar na última hora ao vilarejo de que você mais gostou). Os cartões podem ser comprados diretamente nas estações de La Spezia, Levanto e nas Cinque Terre.


Por que conhecer a Itália?


bella Italia series, Monterosso - Cinque terre

Dá para conhecer todas cidadezinhas por trem ou andando pelas trilhas, que são lindas e passam bem próximas ao mar, com uma vista maravilhosa!  Alguns trechos são mais difíceis e necessitam mais fôlego, tem subidas íngremes, vários degraus e passam perto de penhascos, mas vale a pena o esforço, porque realmente a vista é muito bela.


Se você deseja viajar para a Itália, siga o canal Viajado Para Itália no YouTube e descubra as melhores dicas para sua viagem ser inesquecível.


QUAIS SÃO AS VILAS?

No sentido de La Spezia a primeira vila é Riomaggiore. O trajeto de Riomaggiore para a segunda vila, Manarola, aconselho que seja feito a pé, através da Via Dell’Amore. Além do caminho ser lindo, existem várias lendas que envolvem essa prática romântica e comum entre italianos, para garantir um amor eterno, preste atenção nos cadeados espalhados ao longo do trajeto, que celebram o amor e a união entre os apaixonados! A terceira vila é Corniglia.  Coisa Importante, Corniglia é a única onde o barco não pára porque é aquela que está mais no alto, para você chegar até o vilarejo precisará subir pela ‘Lardarina’, uma escadaria formada por quase 400 degraus, mas o esforço vale a pena!! A vista de cima é maravilhosa! Se você chegar com o trem, da estação ferroviária poderá pegar um ônibus que te até a vila (preço incluído no Cinque Terre Card) ou têm a opção de subir todos os degraus que mencionei anteriormente. A quarta vila é Vernazza com belo centro histórico e a quinta e a última vila chama-se Monterosso al Mare onde encontrará as melhores praias e também é aquela com maior opção de hospedagem.


CONSELHOS PARA QUEM VAI PARA A ITÁLIA PELA PRIMEIRA VEZ?


Cinque terre


DESCUBRA MINHAS DICAS DE ROTEIROS NA ITÁLIA


 

O trajeto médio da primeira vila até a última é de meia hora, por isso você poderá descer, visitar o vilarejo, pegar novamente o trem e ir para o seguinte (ou ir pelas trilhas ou de barco).

DICA: Acho interessante que um trajeto seja feito com o barco, porque a vista com o barco é sem dúvida aquela mais especial! Não deixe de fazer se o tempo é belo, ok?

No final do dia, retorno para La Spezia de trem ou com o barco,  onde tomaremos o trem de La spezia para Florença.

IMPORTANTE: Lembra de comprar os bilhetes considerando todos os horários dos trajetos.

O que você está esperando?! Venha conhecer a beleza desse lugar tão especial!!  Mergulhe nas águas cristalinas, passeie  tranquilamente pelas aldeias onde o tempo parece que parou!!

Se encante com esses ângulos do paraíso na Itália!

Espero que isso tenha sido útil para você!

INFORMAÇÃO IMPORTANTE: Escolhemos os nossos parceiros com muita atenção, mas frisamos que o blog “Viajando para Itália” não se responsabiliza por nenhum tipo de problema durante o serviço prestado indicado.


Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

28 Comentários
  1. Gisele Santos Diz

    Estamos indo a Cinque Terre em julho e você fala da Via DellAmore. Ela está aberta? Pq li algumas coisas na Internet que ela estava fechada. Você fala ainda de fazer alguma das terras de barco, ele está incluído do passe que você compra?

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Oi Gisele são dois passes diferentes.. você pode comprar o passe para o trem e o passe para o barco.. 🙂 Infelizmente a via dell amore ainda está fechada 🙁 obrigada pelo comentário.. esqueci de avisar!!

  2. Renato Diz

    Parabéns Ana, pela dedicação e amor com que você nos brinda dando-nos informações tão valiosas, muito sucesso em seu empreendimento, você merece.
    Renato

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Querido você não têm idéia como é importante esse tipo de feedback dos leitores.. nesse período é muito difícil ir em frente com o blog, é altíssima temporada turística na Itália e o trabalho aumentou tanto, mas o blog é um meu sonho e sei que ajuda a tantas pessoas.. por isso essas mensagens me estimulam e me mostram que vale a pena continuar escrevendo! Obrigada de coração!!

  3. Katia Cristina Santos Rocha Diz

    Ana, boa tarde!
    Estou indo a firenze em agosto e gostaria de saber o preço a cinque terre com guia pegando no hotel, já que é mais confortável .
    Katia rocha

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Katia bom dia, favor enviar um email para [email protected] 🙂 especifique o número de pesssoas.. abraços e bom domingo

  4. Janete Santos Diz

    Querida Ana, viajarei em abril com meu marido, chego em VENEZA e fico 4 dias…volto por Milao. Quero ir à Florença (2 dias) e ficar em Siena para viajar de carro pela Toscana. Quero incluir Cinque Terra no roteiro por 2 dias..qual seu conselho…sigo para lá logo depois de Veneza ou depois de Florença? Estou meio “perdida” nesse aspecto.

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Faz primeiro Venezia, depois Florença e Siena e no retorno para Milão vai por Cinqueterre.. 🙂
      Grande abraço da Itália,
      Ana Patricia

  5. Guilherme Diz

    Boa tarde Ana Patrícia, eu gostaria de saber se o passeio para Cinqueterre pode ser feito em um único dia saindo de Florença como falou ou se ficaria muito corrido e é melhor passar a noite em La Spezia.
    Agradeço,
    Abraço e parabéns pelo post.

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Guilherme qualquer bate e volta é sempre um pouco corrido, é claro que se você tem a possibilidade de dormir em La Spezia é muito melhor, vai conseguir visitar com muita calma e vai ser muito menos cansativo:) mas se não puder fazer isso, basta ir bem cedinho e voltar o mais tarde possivel de modo que consiga se dedicar pelo menos 6 horas a visita dessas localidades:) Grande abraço e obrigada pelo comentário:)

  6. Marijulia Diz

    Olá Ana Patrícia!
    Muito obrigada pelas valiosas informações.
    As fotos são lindas o conteúdo é super interessante e muito útil.
    Tenho uma dúvida: Não consegui comprar as passagens de trem Regional saindo de Florença para La Spezia Centrale pelo seu link ( tentei várias vezes e deu Erro no final). Li em algum lugar que não é possível adquirir bilhetes de trem regionais on line . É verdade?
    Muito abrigada pela atenção.

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Oi cara.. nem sempre é possivel comprar as passagens de trens regionais online e algumas vezes é possivel somente uma semana antes da viagem.. Considera que são bilhetes sem reservas de lugares, por isso você pode comprar diretamente na estação (um dia antes seria melhor) tranquilamente. Abraços e boa viagem, Ana Patricia

  7. Marijulia Diz

    Muito obrigada!
    Feliz 2016!!!

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      De nada:) Para vc também:)

  8. Eduardo Olindo Bertolucci Diz

    Estarei em Florenca de 18 a 22 de abril.
    E realmente possivel conhecer as 5 vilas de Cinque Terre em um bate e volta. Ja estou com hotel reservado em Florenca mas para aproveitar melhor seria recomendavel pernoitar em qual das vilas :

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Eduardo dá para fazer tranquilamente..(obviamente é um pouco cansativo), é normal que dormir seria melhor, porque dá para ver com mais tranquilidade.. mas muita gente prefere não ficar mudando tanto de hotel.. naquele caso o bate e volta é a melhor solução.. é indiferente onde dormir.. todas vilas são lindas.. para economizar, aconselho dormir em La Spezia. Te envio as opções de tour por email. Abraços e boa viagem, Ana Patricia

  9. Sueli Klein Diz

    Olá Patrícia !!
    Eu e meu esposo estamos indo para Cinque Terre em final de junho, e a nossa dúvida é : Qual o horário do último trem que parte de Riomaggiore para La spezia. Você tem alguma indicação de sites que oferecem os passeio de barco pela Cinque Terre? E em que horário poderíamos assistir o por do sol ?
    Desde já muito obrigada!!

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Sueli vai diretamente no post Cinqueterre que tem essas informações:) tem o link do horário do trem que passa em Cinqueterre e link para os barcos.
      Abraços
      Ana Patricia

  10. Kadu e Silmara Diz

    OlA Ana ! Eu e minha esposa estaremos comemorando nossa Bodas de Prata na Itália , chegamos em Roma dia 28/10 e voltamos 04/11 . Gostaria de saber se neste Intervalo conseguiríamos visitar Florença, Veneza e Cinque Terra ? Ah gostaríamos de fazer todo Trajeto de Trem . Caso possivel quantos dias sugere em cada cidade.

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Olá Kadu, Venezia 2 dias, cinque terre dois dias e o que sobrar para a Toscana. Grande abraço e boa viagem, Lembre de se registar para receber as nossas newsletters e ganhar os nossos ebooks:) Ana Patricia

  11. Lara Diz

    Oi Ana, estou indo em setembro passar dois meses em Florença e quero muito conhecer as cinque terre. Mas quero passar um final de semana na localidade (sexta, sábado e voltar domingo) Quando eu pegar o trem de Florença para as cinque terre devo me hospedar em la spezia correto? com isso de la comprar os tickets para visitar os vilarejos. Fico confusa onde ficar ou como conhecer cada vilarejo. Desde ja obrigada pela atenção. amei seu blog. Qual outra cidade nas proximidades de Florença voce me indica para conhecer nos finais de semana? beijo

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Boa tarde, estou em licença maternidade, portanto nesse periodo não estou conseguindo me dedicar a responder todos os comentários do blog. Te aconselho a ir nas categorias: Exemplo de roteiros na Itália, Transporte na Itália, Cinqueterre, Florença, Viajando pela Itália – conselhos turisticos. Tenho certeza que encontrará todas informações que você precisa para a tua viagem. Grande abraço, Ana Patricia

  12. Mariza Giesel Vedana Diz

    Oi Ana! Estou indo para a Itália na segunda quinzena de dezembro de 2016. Saio de Milão, vou para Toscana e Roma. Gostaria muito de conhecer Cinqueterre, por ser inverno, vale a pena visitar? Obrigada!

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Cinqueterre é sempre linda.. mas obviamente o periodo melhor para conhecer é primavera, verão:)Abraços, Ana

  13. Ingrid Fioravante Diz

    Olá Ana … adorei esses dicas e gostaria de mais informações, vou ficar por 4 dias em Florença, queria tirar um dia de bate e volta para cinque terre e outro para portofino… você acha aconselhável ? Vi suas opções de como ir e a opção do tour privativo gostei muito, vamos estar em 3 pessoas, vc recomenda ? É muito caro? E como eu fecho isso? Antes de ir ? Qdo eu chegar em florenca ? Estou meio perdida .. pode me ajuda ? Obrigada

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Querida tua msg tinha ido para o spam.. ainda precisa de ajuda? Ana

  14. Beatriz Simões Diz

    Incrivel seu blog adorei!

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Obrigada querida:) Ana

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.