Vale a pena comprar o Roma Pass?
Há alguns anos, Roma vem se adaptando aos padrões das principais capitais do mundo. Para isso, ela criou Roma Pass (novo cartão Turístico), promovido pelo Governo e pelo Ministério da Cultura e Turismo, em conjunto com a ATAC (Agência de Transporte Público da Cidade de Roma). Mas vale a pena comprar o Roma Pass? Fique com a gente e tire todas as dúvidas da sua cabeça! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
1) O que é o Roma Pass?
O Roma Pass é um cartão turístico-cultural que oferece descontos e serviços aos turistas para que eles possam aproveitar o máximo das maravilhas de Roma. O Roma Pass Está disponível em duas versões: Roma Pass 72 horas e o Roma Pass 48 horas. Leia também: O que fazer em Roma em 3 dias?
Diferença entre 72 horas e 48 horas
A diferença está no preço e na opção de visitas. Veja abaixo as diferenças entre eles.
Roma Pass para 72 horas
O Roma Pass 72 horas, custa 52 Euros e oferece: a visita em até dois museus, utilização livre dos meios de transporte como trem local, metrô, ônibus, bonde e descontos na compra de ingressos para outras atrações. Atenção, com exceção da linha que faz o trecho Aeroportos/Centro* Verifique as exceções AQUI!
Roma Pass para 48 horas
O Roma Pass 48 horas, custa 32 Euros e oferece: visita a um museu, utilização livre dos meios de transporte como trem local, metrô, ônibus e bonde e descontos na compra de ingressos para outras atrações. Atenção, com exceção da linha que faz o trecho Aeroportos/Centro* Verifique as exceções AQUI!
Compre aqui o Roma Pass com a Ticketbar
48 Horas e 72 Horas
Importante
- Vale lembrar que alguns museus NÃO ABREM SEGUNDA-FEIRA e nos dias 25 de Dezembro, Primeiro de Janeiro e Primeiro de Maio! Então verifique as datas de sua viagem. O “passe” estará liberado no momento de sua validação, então sugiro que ela seja feita na parte da manhã, assim você pode aproveitar o dia já com o Roma Pass na mão.
Com o Guia Viajando para a Itália, você terá acesso a informações privilegiadas, como indicações de hospedagens, melhores gelaterias, pizzerias e restaurantes; informações importantes sobre transportes, museus, passeios e atrações imperdíveis; além de sugestões de roteiro para sua viagem.
Tudo o que você precisa para sua viagem ser perfeita, reunido num só lugar!
Clique aqui e saiba mais!2) O que dá para fazer com o Roma Pass?
Uma vez validado o cartão você já pode começar a utilizá-lo. Há mais de quarenta museus, monumentos e sítios arqueológicos que fazem parte da rede do Roma Pass, entre eles estão: Museus Capitolinos, Planetário, Ara Pacis, Montemartini, Coliseu, Galeria Borghese e Castelo Sant’Angelo.
É interessante também considerar as visitas para a Galeria Borghese e também para as escavações do Palácio Valentini, com as Domus Romanas (é preciso reservar com antecedência, mesmo com o Roma Pass). Lembro também que a partir de março de 2019 o Coliseu exige reserva até mesmo com o Roma Pass.
O cartão também permite viajar gratuitamente pela rede pública de transporte de Roma (exceto o serviço de Shuttle – transfer compartilhado) para os aeroportos da capital, ou seja, Fiumicino e Ciampino e as linhas ferroviárias fora de Roma.
Importante
- Lembre-se que os Museus do Vaticano e a Capela Sistina não fazem parte do circuito do Roma Pass.
- Veja aqui as opções com a Ticketbar para compra do Cartão Vaticano & Roma, clicando aqui! E se preferir temos mais opções com a ticketbar na propaganda abaixo, clique sem compromisso e confira os valores;)
3) Os Benefícios do Roma Pass
Mediante a compra do Roma Pass você recebe:
- O Roma Pass Transport (um vale-transporte válido para todos os meios públicos de locomoção);
- O Roma MAP (mapa que indica os postos de informação e apoio ao turista e onde constam as estações do metrô, museus e atrações – endereço, telefone, rotas de ônibus e horários);
- O Roma Pass Guide (guia das atrações conveniadas);
- O Roma News (um programa completo dos eventos e serviços turísticos com desconto, de todos os tipos e em todas as áreas como arte, teatro, música, entretenimento, dança, transporte auxiliar etc.); e
- O cartão de acesso à “Internet Roma Informa”.
4) Como utilizar o cartão Roma Pass?
- Você deve preencher o verso do cartão com seu nome, sobrenome e data de validação;
- A ativação começa a contar no primeiro acesso onde o Pass for utilizado, ou seja: na entrada no museu escolhido ou na primeira viagem com um meio de transporte púbico;
- Na primeira visita é possível utilizar o cartão diretamente nas máquinas disponíveis (de acordo com a atração, algumas devem ser reservadas online antes), já a partir da segunda atração é necessário dirigir-se à bilheteria para usufruir do desconto oferecido;
- Você deve apresentar o Roma Pass quando solicitado pelos funcionários, junto com o passaporte;
- O cartão vale até meia-noite do terceiro dia (ou segundo dia de acordo com o que vc escolheu, contanto com o dia de validação). Leia também: sobre o FirenzeCard para usar em Florença.
Informações Úteis
Onde você pode comprar o Rome Pass? Veja as opções a seguir.
- Online e no máximo 4 unidades do Roma Pass por transação. O Pass estará disponível no quinto dia da compra;
- Em todos os Museus do Circuito Roma Pass;
- Em pontos de informações turísticas de Roma. Os endereços você encontra Clicando AQUI!
Dica
- O Roma Pass também dá desconto em várias lojas dos mais diversos segmentos. Para saber quais são elas acesse clicando AQUI!
5) As Vantagens e Desvantagens do Roma Pass
Pela comodidade de não ter que se preocupar em comprar passagens de transporte público toda hora, sim! Se formos considerar o valor das entradas aos museus, a economia será de, mais ou menos, um euro na opção do Roma Pass para 48 horas e de mais de 20 Euros no Roma Pass para 72 horas!
Roma Pass para 48 horas
O Roma Pass para 48 horas custa 32 Euros; caso você opte por fazer o passeio SEM o Roma Pass considere o seguinte:
- Simulação para conhecer o Coliseu (que inclui também Foro Romano e Museu Palatino). O ingresso custa 16 Euros + 2 Euros da Reserva (comprando antecipadamente). Inclua o transporte público, que nesse caso será o bilhete diário para usar todos os transportes, que custa 7 Euros por dia, ou para dois dias: euro 12,50 Então a conta fica: 16 +2 + 12,50 Euros = Total de 30,50 Euros – Economia de 1,50 euros e economia de tempo! E se for entrar em outras atrações vai ter os descontos diretos, portanto começará realmente a economizar, dependendo de quantas atrações for visitar dá para ter uma economia bem grande!
Vantagem do Roma Pass 48 horas
- Você não precisa enfrentar fila para comprar nem ingresso e nem passagem.
Desvantagem do Roma Pass 48 horas
Não há, uma vez que você vai gastar o mesmo valor, mas vai ganhar tempo e comodidade para não enfrentar filas!
Roma Pass para 72 horas
O Roma Pass para 72 horas custa 52 Euros. Caso você opte por fazer o passeio SEM o Roma Pass considere o seguinte:
Simulação:
O Coliseu (que é a atração imperdível de Roma e a que inclui o Palatino e Foro Romano), o ingresso custa 16 euros + 2 Euros da Reserva. Saindo dali, vamos supor que você queira visitar o Castelo Sant’ Antelo. O ingresso custa 10 Euros. Depois, aproveitado os descontos, você decida ir até outros Museus ou atrações que farão parte do circuito Roma Pass, tendo uma economia de pelo menos uns 10 euros.
Inclua na conta transporte para três dias com o cartão de transporte Roma 24 Horas, que custa 7 Euros por dia, ou o bilhete de três dias que custa 18 Euros. Então a conta fica: 18 + 16 + 2 + 10 = Total de 46 Euros. Economia: 04 euros! Depois se você vai em outras atrações com descontos que fazem parte do circuito a economia pode ser mais de 30 a 40 euros (dependendo das atrações que escolher!!!).
Vantagens do Roma Pass para 72 horas
- Economia de 04 Euros no minimo;
- Evitará fila na maior parte das atrações.
Desvantagem do Roma Pass para 72 horas
- Não há, uma vez que você vai economizar na compra do Rome Pass e vai ganhar tempo e comodidade para não enfrentar filas!
Bom Saber…
- Se estiver viajando com crianças! Não corra riscos, invista um pouco mais e viaje com segurança, comodidade e sem preocupações nem riscos de estragar sua tão sonhada viagem, O.K.?
Assista esse vídeo em nosso Canal do YouTube e saiba como funciona minha Consultoria de Viagem para Itália!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Vale a pena comprar o Roma Pass? Se você vai ficar mais de três dias em Roma, vale a pena comprar o Roma Pass 72 horas, caso contrário, se você ficar em Roma por até 48 horas: tanto a opção do Roma Pass quanto a opção da compra do ingresso antecipada são boas para você.
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Ana Patrícia, que reportagens maravilhosas. Estou encantando pela forma simples e direta das postagens. Realmente útil, parabéns
Muito obrigada querida! 🙂 é sempre uma coisa maravilhosa quando os meus leitores reconhecem os meus esforços:)
Bom dia Ana! Viajarei para a Roma em agosto de 2016 e tenho algumas dúvidas sobre o Roma Pass… Pretendo comprar o passe referente a 3 dias, mas as duas atrações gratuitas devem ser necessariamente as duas primeiras que eu visitar? Na sua opinião vale a pena comprar o Roma Pass para menores de 18 anos (no caso, 17 anos), já que existem várias atrações grátis para menores?
Bruna que eu saiba deve ser para os dois primeiros monumentos. Em relação a tua pergunta, você deve ver o site das várias atraçõe e entender quais eles realmente não vão pagar.. porque tantas vezes esses descontos para menores de idade são para menores de idade da comunidade européia.. deve ver o que cada monumento especifica para decidir bem.. Um grande abraço e faz uma ótima viagem, Ana Patricia
Olá Ana.
Vou passar 4 dias em Roma e vou utilizar o Roma Pass 72 hs. Acho muito temeroso andar com o meu passaporte. Posso apresentar um outro documento de identificação ? nos ônibus o Roma Pass também é timbrado?
NO onibus nao é timbrado. Acredito que possa fazer uma copia do passaporte e plastifcar assim fica mais tranquilo:) Ana
Boa noite. Para crianças de 9 e 10 anos vale a pena comprar o Roma Pass 72h ou apenas o passe diário de transporte já que eles não pagam em algumas atrações ? Obrigado.
Luiz te aconselho a escolher com antecedência todos os monumentos que gostaria de ir e entrar nos vários sites para verificar se os teus filhos realmente não vão pagar.. assim você perceberá se vale a pena.. não me lembro a memoria quais são os monumentos que criança com essa idade paga:) Abraços, Ana
Ana Patricia, adoro o blog!! Tem me ajudado a organizar minha viagem posso reservar meu horário no Coliseu antes de comprar o Roma Pass?
Bruna fiz uma tentativa e não pediu o código, portanto acredito que se possa fazer.. Abraços, Ana
Bom dia,
Tentei reservar a entrada para a Galleria Gorghese para 13/09 e recebi o seguinte retorno:
“Con la presente Vi informiamo che la convenzione tra Roma Pass e Galleria Borghese a partire dal 15 giugno non è più attiva.
Le prenotazioni per Galleria Borghese si effettuano telefonicamente allo 0632810 (dal lunedì al venerdì 09.00/18.00 e sabato 09.00/13.00) o sul sito internet www.tosc.it.”
Acredito que o ingresso não estará mais incluso no Roma Pass, mas no site do Roma Pass ele continua aparecendo como opção.
Comprei o Roma Pass pois iria no Coliseu + Galleria Borghese + transporte publico, então valeria a pena.
Agora que não tem mais o ingresso da Galleria Birghese incluso, vou ter que incluir algo para não “perder” o dinheiro. Tem algum museu que você recomende, que seja “menor” e não tão cansativo?
Não gostamos de perder horas no museu, não é tanto nosso interesse.
Se puderes me ajudar.
Agradeço desde já!
Thaisa se entra no site do Roma pass vai ver que alternativas n faltam: www.romapass.it/it/home/ — até mesmo um passeo por exemplo em Ostia é super valido:)
BOM DIA, gostaria de saber se o passeio Coliseu + Foro Romano + Museu Palatino valem como um uso no Roma Pass ou são 3?
Obrigada!
Julia, o bilhete é unico e vale para o Coliseu, Forum Romano e Paladino..:) porém lembra que mesmo tendo o Roma pass vc deve entrar no site do coliseu e fazer a reserva.. Veja esse video Abraços e boa viagem, Ana