A melhor Vinícola da Toscana: Marchesi Antinori
É a melhor vinícola do mundo em 2022 já foi escolhida: é a Marchesi Antinori, a histórica propriedade do Chianti Classico. No total, três vinícolas italianas aparecem no top 50, e outras seis se encontram entre as posições 50 e 100. Vamos saber mais? Vem comigo conhecer a melhor Vinícola da Toscana: Marchesi Antinori. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
Hoje seguimos para a Toscana para conhecer melhor a melhor vinícola de 2022, a Marchesi Antinori. Em uma disputa entre diversas vinícolas do mundo, a histórica cantina toscana venceu o prêmio em um competição com 500 jurados especialistas em vinhos e viagens.
Os 500 votantes – especialistas em vinhos e viagens – escolheram uma vinícola do Bel Paese como a melhor do mundo em 2022. Estamos falando da histórica, e lindíssima, Vinícola Marchesi Antinori.
Entre as vinícolas italianas que figuram no top 50 estão, também, no ranking: a Ferrari Trento (Emilia Romagna), em 11° lugar; e a Donnafugata-Marsala (Sicília), em 45° lugar. Leia também: Como trazer vinhos da Itália para o Brasil?
Como é feita a escolha?
No ranking World’s Best Vineyards entram as vinícolas mais bonitas do mundo. Um dos primeiros itens a serem avaliados é o conjunto da obra, ou seja, eles avaliam todos os detalhes e entram na lista: a gastronomia, as atividades, o panorama, a equipe e a relação custo-benefício, bem como a atmosfera e a qualidade do produto fabricado e oferecido pelos concorrentes. A votação é realizada por 500 jurados e, após a análise, é feita a escolha das vinícolas vencedoras.
A vencedora e histórica Vinícola Marchesi Antinori
Com uma história centenária, a vinícola Antinori pertence à família homônima que começou a produzir vinhos no final do XIV. Com 26 gerações no comando da produção, em 2012 foi inaugurada uma adega inovadora e após sete anos de trabalho surgiu a nova obra prima: uma vinícola projetada pelo arquiteto Marco Casamonti, que se mescla com a típica paisagem toscana e se apresenta quase invisível do lado de fora.
Do lado de dentro há a impressionante escada helicoidal que conecta os três andares da estrutura. Com materiais exclusivamente locais, o edifício foi realizado com o mínimo impacto no meio ambiente. Saiba aqui: Quais são os tipos de vinhos italiano?
Na cobertura da estrutura há uma (belíssima) coleção de obras de arte, muitas delas encomendadas a artistas locais reforçando o compromisso da empresa com a região onde está instalada.
A localização da melhor vinícola do mundo
A vinícola tem uma vista que impressiona: ela apresenta a vista para o campo através de um terraço rodeado por vinhedos que oferecem a variedade típica do Chianti Classico, a Sangiovese. No entanto, outras uvas também são cultivadas ali: Canaiolo, Ciliegiolo, Colorino, Malvasia nera, Mammolo, Cabernet Sauvignon e Franc.
Pensada para permitir a vinificação por “gravidade” e garantir que a produção e armazenamento do vinho fossem impecáveis, o local é silencioso e a produção é quase um ritual sagrado. A qualidade do vinho é inquestionável e o local parece, de fato, um sonho! Sugestão de leitura: Qual o melhor período para visitar as vinícolas italianas?
Curiosidade: O que é vinificação por gravidade?
É a vinificação totalmente natural, ou seja, sem intervenção nenhuma de máquinas. Para esse tipo de vinificação é utilizada somente a gravidade. Especialistas afirmam que esse tipo de vinificação preserva melhor a fragrância e o sabor do vinho. Diversas vinícolas espalhadas pelo mundo reconstruíram ou adaptaram suas estruturas no subsolo e até mesmo em terrenos inclinados para auxiliar a ação de gravidade.
Quais são os vinhos produzidos ali?
A melhor vinícola do mundo produz Chianti Clássico sendo:
- Peppoli – CHIANTI CLÁSSICO DOCG
- Reserva Villa Antinori Chianti Clássico – CHIANTI CLASSICO DOCG RESERVE
- Marchese Antinori Vin Santo – VINSANTO DEL CHIANTI CLASSICO DOC
E não preciso nem dizer que todos eles são impecáveis, não é mesmo?!
Posso visitar a melhor vinícola do mundo?
Pode! Aliás, DEVE! Ela é lindíssima e oferece diversos serviços, incluindo o restaurante Rinuccio 1180 (sugiro fazer reserva).
Para realizar a visita é necessário entrar no site (você pode clicar aqui!) e escolher qual tipo de tour prefere fazer.
Há quatro passeios disponíveis e todos são feitos em grupo; as visitas duram entre uma e duas horas, e os guias falam italiano ou inglês – caso precise de um tradutor, é necessário solicitar antes da visita, no ato da reserva lembrando que pode ser que não haja disponibilidade. Há diversos horários disponíveis. Saiba também: Onde comprar vinhos em Roma, Florença e Milão?
1 – Visita Tinaia:
Esse tour faz um percurso pelas diferentes partes da vinícola como a bela escadaria helicoidal, a vinha da cobertura da adega, as zonas de produção de vinho e o espaço museológico. Na sala de vidro é possível provar três vinhos produzidos ali: Vigna sul Tetto Chianti Classico DOCG Riserva, Cont’Ugo Bolgheri DOC e Bramasole Cortona DOC Syrah.
Lembrando de que a seleção de vinhos pode ser alterada de acordo com a sazonalidade e disponibilidade. A visita dura cerca de uma hora e meia, e o valor é de 45,00 euros por pessoa, crianças e adolescentes até 17 anos, 10,00 euros, crianças até 6 anos não pagam.
2 – Visita Bottaia:
O filme dedicado por Cinzia Th. Torrini à família dona da vinícola, “Gli Antinori, vinattieri dal 1385”, apresenta uma história que ilustra a história dos Marchesi Antinori e seu papel no mercado de vinhos nos séculos passados. O percurso passa por dentro e por fora da vinícola e apresenta detalhes desde as fases do processo de produção, passando pelos aspetos arquitetônicos, obras de arte contemporâneas que decoram o percurso, até o produto final.
É possível visitar o piso da produção, a adega, e zona dedicada às grandes pipas. Oferece degustação de quatro vinhos que acontece na sugestiva sala suspensa ou na aconchegante sala Bottaia; os rótulos inclusos são Pietrabianca Castel del Monte DOC, Villa Antinori Chianti Classico DOCG Riserva, Marchese Antinori Chianti Classico DOCG Riserva e Maggiarino Vino Nobile di Montepulciano DOCG. Lembrando de que a seleção de vinhos pode ser alterada de acordo com a sazonalidade e disponibilidade. Essa visita custa 70 euros por pessoa, crianças e adolescentes até 17 anos pagam 13 euros, e crianças até 6 anos não pagam.
3 – Visita CRU:
Focada em uma viagem arquitetônica, gustativa e emocional, foca na elegância e nas peculiaridades dos vinhos mais icônicos da vinícola: Cervaro della Sala Umbria IGT, Pinot nero Umbria IGT, Pian delle Vigne Brunello di Montalcino DOCG e Tignanello Toscana IGT; serão degustados na exclusiva e intimista sala Bottaia ou na sala suspensa, com uma vista belíssima para a adega de barricas. A visita termina no incrível restaurante da vinícola, o Rinuccio 1180, com vista para as colinas de Chianti Classico. Ali você degustará o Pietrabianca Castel del Monte DOC, Poggio alle Nane Maremma Toscana DOC e Muffato della Sala Umbria IGT junto com pratos tradicionais da Toscana revisitados com uma visão moderna e inovadora.
Lembrando de que a seleção de vinhos pode ser alterada de acordo com a sazonalidade e disponibilidade. Essa visita dura cerca de duas horas e meia, mais almoço. O tour custa 170 euros por pessoa, incluindo o almoço. Essa visita não é aconselhada para crianças e adolescentes.
4 – Visita Antinori nel Chianti Classico: Experiências.
Não é uma simples visita, é uma experiência! As “experiências” são divididas em diversos caminhos para descobrir o vinho, a área do Chianti Classico, as obras de arte e a arquitetura do local, tudo que une 26 gerações com amor, dedicação e paixão! As experiências são realizadas privadamente e é obrigatório realizar a reserva. Para maiores informações e cotação, é necessário entrar em contato com a vinícola, já que os valores são sob consulta. Você pode entrar em contato aqui através deste e-mail: [email protected].
Onde dormir perto da vinícola?
Abaixo apresento duas opções de hotéis perto da vinícola para quem quiser passar um dia ou dois por ali:
Salvadonica
Nas belas colinas de Chianti, essa pequena pousada de pedra oferece uma piscina ao ar livre e fica no vilarejo rural de Salvadonica. A propriedade é rodeada por vinhedos e oliveiras e apresenta quartos com banheiro.
Para realizar sua reserva, clique aqui!
Villa I Barronci Resort & Spa
O Villa I Barronci Resort & Spa é uma charmosa residência com parque privativo e nos oferece vistas deslumbrantes sobre a zona rural de Chianti. Os quartos apresentam alvenaria e vigas de madeira expostas, e do lado de fora há uma piscina panorâmica.
Para realizar sua reserva, clique aqui!
Assista este vídeo em nosso Canal do YouTube e faça uma viagem perfeita para Itália! Saiba aqui como funciona a minha Consultoria de Viagem;)


Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
A melhor Vinícola da Toscana: Marchesi Antinori – A melhor vinícola da Toscana em 2022 e podemos nos orgulhar que é a melhor vinícola do mundo e você irá se apaixonar por ela!
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.
O meu post te ajudou? Ainda tem dúvidas? Lembre-se de colocar o seu comentário abaixo que te respondo.
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!