Vamos visitar Montalcino? A famosa cidade do Brunello!
Conhecida por ser a cidade produtora do Brunello, um dos vinhos mais preciosos do mundo, Montalcino guarda muitos outros tesouros, vamos descobrir?
O que fazer em Montalcino?
Apesar de ser uma cidade pequena, com não mais do que 5.000 habitantes, Montalcino fica a apenas 40 km de Siena; do século XII até o século XV, Montalcino foi palco de diversas guerras entre Siena e Florença que queriam o domínio da cidade.
Para chegar até a cidade, o caminho com a vista (de tirar o fôlego!) das vinhas e campos, prendem nossos olhos como se quisessem nos hipnotizar!
Vamos conhecer Montalcino?
Fonte: Claudio Morcini
Há muitas joias em Montalcino para se visitar; começaremos pelo centro histórico, onde, imponente, fica a antiga fortaleza da cidade, chamada de Rocca. A fortaleza foi erguida em 1361 e seu charme permanece intocado. Nos dias atuais, abriga uma enoteca onde é possível fazer degustações e receber informações bem detalhes sobre os vinhos da região. Caminhe calmamente pelas ruas estreitas do centro: observe os detalhes das construções, observe os locais, respire o ar puro; Vai te fazer muito bem!
Está pensando em chegar na Itália por Roma – Aeroporto de Fiumicino? Então não deixe de ler nosso Post sobre “Como ir do Aeroporto Fiumicino para o Centro de Roma?” com várias opções e dicas;)
Se você acha que tem muito para conhecer da Itália e não quer pensar em muitos detalhes para organizar essa viagem, leia após as Conclusões: “E agora quem poderá me AJUDAR?”
É sua primeira vez na Itália? Então não deixe de assistir a esse vídeo com dicas imperdíveis para viagem dos seus sonhos. Se inscreva em nosso canal e receba vídeos com temas importantes sobre a Itália.
Depois de assistir ao vídeo não deixe de ler também nosso post “O que fazer antes de viajar para a Itália“.
Seguindo com nosso passeio, vamos para a Torre do Relógio. Em frente à Piazza del Popolo, o Palazzo dei Priori, que data do século XII, é hoje a sede da prefeitura (também conhecido como Palazzo Comunale). Por falar em Piazza Del Popolo, seus arcos são dos séculos XVI e XV e parecem não ter sofrido tanto com a ação do tempo; Outro local interessante de se visitar é o Museu de Arte Sacra. O Museu fica no antigo convento ao da Igreja de Santo Agostinho e é um dos mais importantes da Toscana. Conta com um acervo de mais de 200 obras, tem três andares e hospeda esculturas, quadros, tapetes, manuscritos e muito mais.
Recomendo a leitura:
Roteiro do vinho na Val d´Orcia e as principais vinicolas de Montalcino
Continuamos para o Duomo de Montalcino, a Catedral dedicada ao Santíssimo Salvador. Ela é toda feita de tijolinhos, assim como a maioria das casas da cidade e foi aberta em 1844; recebeu as colunas externas somente anos depois, após várias reformas. A torre do sino também chama a atenção
Na mesma Rua onde fica o Duomo, está a Igreja da Madonna del Soccorso. Foi inaugurada em 1829 e uma das coisas que mais chama nossa atenção são os anjos de mármore que ficam no altar: são lindíssimos!
PRESENTE EXCLUSIVO PARA OS MEUS LEITORES. FICOU CURIOSO? EU QUERO O MEU PRESENTE!
Como falar de Montalcino sem citar seu ‘carro chefe’, seu maior orgulho e motivo da fama da cidade? Montalcino é onde nasce um dos vinhos mais finos e apreciados do mundo, o Brunello di Montalcino.
Veja o video:
Ele é feito 100% com uvas da variedade Sangiovese Grosso e sua colheita, a famosa vendemmia, acontece em setembro. O Brunello foi o primeiro vinho da Itália a obter o certificado de Denominação de Origem Controlada e Garantida (DOCG) e todas as garrafas produzidas são lacradas com um selo numerado, o que garante sua qualidade e autenticidade.
Conclusões
Seja para degustar um bom vinho ou voltar no tempo visitando monumentos históricos, Montalcino é um dos lugares que mais merecem uma visita na Toscana!
Não deixe de conhecer também Montepulciano!
Vamos dormir em um castelo?
Como chegar em Montalcino
De carro
Acesse a rodovia Firenze – Siena e pegue saída Siena Sud; siga pela SS2 (Cassia) sentido Roma. Siga até a SP45 e siga as placas até Montalcino. DICA: não pode entrar com o carro em diversos lugares. Estacione ali perto e siga a pé!
De trem
Pegue o trem até a estação de Buonconvento; chegando lá pegue um dos ônibus operados pela Tiemme: 114A ou 114R que te leva até a Montalcino.
E você? Esteve nessa zona? Qual vinicola conheceu? O que achou? Deixe o seu comentário abaixo:)
Não deixe de ler:
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália
- Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
- O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
- Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
- Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
- Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
- Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
- Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!
Grande abraço da Itália,
Ana Patricia