Como abastecer o carro na Itália?

Se você está viajando de carro pela Itália, precisa saber que nem todos os postos de gasolina você vai encontrar nosso amigo frentista. Hoje vamos saber o que fazer nos famosos "fai da te!" Vamos explicar como esses postos funcionam passo-a-passo!

2 4.284

Como abastecer o carro na Itália?

No Brasil, quando entramos no posto de gasolina, logo alguém se aproxima da nossa janela, entregamos as chaves, dizemos o que precisamos e voilà: minutos depois o carro está abastecido, com água nos reservatórios, vidros limpos, gorjeta na mão e tudo certo! Na Itália não é bem assim, bem, nem sempre! Há esse tipo de posto? Sim, mas há tantos outros que são os chamados “fai da te” (em português claro ‘se vira!’ hahaha…).  Vamos lá? Vamos saber como abastecer o carro na Itália? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Dirigindo na Itália!

Se você acha que tem muito para conhecer da Itália e não quer pensar em muitos detalhes para organizar essa viagem, leia após as Conclusões: “E agora quem poderá me AJUDAR?”

Como abastecer o carro na Itália?

Nossa Introdução

Bom, em primeiro lugar vamos dar uma rápida olhada “dentro de um posto de gasolina” (em italiano benzinaio) italiano: alguns postos possuem duas estações de serviço: uma “fai da te” e outra “servizi”, onde você estaciona e vem um funcionário até você! Alguns postos possuem loja de conveniência, mas não são todos e, ao contrário do Brasil, os preços dos produtos não são tão absurdos.  Leia nosso Post Especial sobre O guia definitivo sobre o que você precisa saber para dirigir na Itália!

Denominações

Em 2018 houve uma mudança na denominação e nos símbolos dos ‘carburanti’ (combustíveis) para que a EU possuísse somente uma denominação para os vários tipos disponíveis. São as seguintes:

  • Um círculo para gasolina (benzina);
  • Um quadrado para o diesel (gasolio);
  • Um losango para combustíveis gasosos.

Identificações

Além do mais ainda há as seguintes identificações para, realmente, não ter erro:

  • “E” para indicar gasolina junto com um número ao lado, que indica porcentagem de Etanol; quanto maior esse número, melhor a qualidade do produto;
  • “B” para indicar diesel junto com um número para especificar a porcentagem ‘ecológica’ daquele combustível, como biodiesel, por exemplo; quanto maior esse número, melhor a qualidade do produto;
  • Para o GLP, claro: GLP;
  • “H2” (ou outras letras) para combustíveis gasosos.

1) Como abastecer o carro na Itália? TIPO DE COMBUSTÍVEL

Como eu sei qual combustível utilizar no meu carro? Pergunte diretamente na locadora de carros e não deixe de questionar se você pode utilizar somente UM tipo de combustível ou mais. Se você esquecer de pedir essa informação, não se preocupe: o carro tem indicação do combustível que pode ser utilizado no ‘tappo’ (tampa) do ‘serbatoio’ (reservatório, tanque de gasolina). Caso o carro alugado seja a gás, dependendo do trajeto, evidente que ele dura bem mais, mas é sempre bom saber o que pode e o que não pode utilizar no automóvel alugado, O.K.?!

2) Como abastecer o carro na Itália? LADO DO TANQUE

Como sei de que lado está o meu tanque? Observe no painel indicador da gasolina para qual lado a setinha triangular aponta: se for para a esquerda, é ali que está o tanque; o ‘conselho’ vale para a direita também! Hahaha… Cheguei no posto, e agora? Bom, já sabendo de que lado fica o tanque e qual o combustível você pode utilizar, é só posicionar o carro ao lado da ‘pompa’ (bomba).

Dica 1

  • Sempre preste atenção no combustível escolhido! Verifique se você pegou a mangueira correta ao estacionar para abastecer. Embora a identificação seja sempre muito clara, é melhor não arriscar e dar uma segunda conferida. Normalmente a pistola verde é para gasolina e a preta para diesel. Seja como for: não se preocupe, pois há o nome do combustível na própria pistola da mangueira, O.K.?!

Depois de estacionar e escolher o combustível, basta que agora você abra o tanque de gasolina. Pessoal, alguns carros, principalmente os mais novos, possuem uma chavinha (parecida com aquela que abre o motor) dentro do próprio veículo. Caso seu carro não tenha essa ‘chavinha’, que você só puxa, é a própria chave da ignição que te dará acesso ao tanque. Depois disso, direto para o pagamento. No painel de pagamento você insere as informações como valor a ser pago. Aqui você pode utilizar cartão ou dinheiro!

Dica 2

  • Algumas bombas só aceitam dinheiro, outras só aceitam cartão! Fique atento, O.K.?!

Depois de inserido o valor, selecione a bomba onde está o seu carro. Elas são numeradas, então baste que você identifique o número da bomba onde você parou. Vamos supor que você quer completar o tanque, colocou o valor desejado, mas o tanque já encheu: a máquina vai te dar um ‘scontrino’ (notinha) com o valor restante para você utilizar numa próxima vez ou, caso tenha funcionários por ali, ele pode te dar o troco, ou seja, você não perde dinheiro, O.K.? Depois do pagamento a pistola da bomba será ‘liberada’ e ai, então, você já pode colocá-la no tanque e aguardar que o serviço seja finalizado.

Importante Saber

  • Para pagamento em dinheiro, lembre-se de que as notas não podem estar danificadas, sujas ou com fitas adesivas.
  • Para pagamento com cartão de crédito, não se esqueça de retirá-lo da máquina ANTES de encaixar a pistola no tanque de gasolina, O.K.? Isso porque se você deixá-lo ali, a máquina vai entender que você quer fazer ‘il pieno’ (encher o tanque) e você pode acabar pagando mais do que precisa no momento.
  • Em alguns locais o pagamento é feito dentro da loja de conveniência, onde você entra e informa o número da bomba utilizada. Há câmeras de segurança que servem para comprovar a ‘targa’ (placa), então (raríssimas vezes!) pode acontecer de te pedirem o documento do carro, O.K.?! Mas tenha em mente: informe-se e observe se funciona dessa forma para seu cartão não ficar ‘preso’ na máquina, O.K.?
  • Se você estiver com uma notinha de outro abastecimento, basta aproximá-la do leitor QR presente na máquina, ele vai ler o valor e ‘liberar’ os litros de combustível que constam ali.
  • Importante também é ‘se liberar da própria estática’! Meu Deus! Como faço isso? Hahaha… quando descer do carro, toque na carroceria do carro com as duas mãos (pode ser no capô), isso vai ‘te neutralizar’. Terminado todo esse processo: retire a mangueira, a coloque no lugar novamente, feche o tanque de gasolina e boa viagem!

3) Como abastecer o carro na Itália? DIFERENÇA ENTRE POSTOS

Qual a diferença entre postos com frentistas e postos ‘fai da te’? Principalmente, o preço! Uma vez que no ‘fai da te’ não há presença de funcionários, a gasolina custa menos (20, 30 centavos a menos – depende do fornecedor), já que a empresa não precisa pagar funcionário. Nos postos com frentista, o combustível custa um pouco a mais, nada absurdo, mas se você precisa encher o tanque, a diferença de valor vai ser considerável.

4) Como abastecer o carro na Itália? SERVIÇO 24 HORAS

É um serviço 24 horas? Depende da cidade, da época em que você viaja, da previsão do tempo, da boa vontade do dono do posto hahaha. Alguns postos são 24 horas, mas somente o ‘fai da te’; em outros nem o serviço ‘fai da te’ funciona 24 horas. Nem sempre o posto de gasolina é enorme, como aqueles que têm no Brasil: às vezes o ‘posto de gasolina’ tem uma bomba de gasolina, outra de diesel e uma de gás, só! Tanto que, muitas vezes, passamos por eles e nem nos damos conta! Hahahaha…

5) Como abastecer o carro na Itália? SERVIÇOS

E se eu quiser jogar água nos vidros? Alguns postos, não todos, disponibilizam uma espécie de água para dar uma limpadinha no vidro, como é difícil saber há quanto tempo aquela água está ali, se está limpa ou não, utilize a água do reservatório do próprio carro, é mais ‘seguro’.

Curiosidade

O maior distribuidor italiano de combustível é o Agip Eni, com 4.309 postos espalhados por todo território italiano, seguido por  Api-Ip, Q8 e, nosso velho conhecido, Esso. Nesse link aqui é possível verificar o preço dos combustíveis italianos (em Euros, claro!), inclusive por região!


Assista esse vídeo e saiba: Quais são as placas de sinalização de trânsito na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Abastecer um carro sozinho não requer prática e tampouco experiência, somente atenção e alguns cuidados básicos, mas nada absurdo, não é mesmo? Boa viagem! E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!