Como fazer compras na Itália como um local?

A quantidade de opções de produtos na Itália e seus preços atrativos podem deslumbrar alguns viajantes, mas não caia em pegadinhas! Hoje trago para vocês um post especial para você saber como fazer compras como um local!

0 136

Como fazer compras na Itália como um local?

A Itália é casa de diversas marcas famosas do mundo; apresenta aos consumidores produtos de excelente qualidade e, claro, com preços mais atrativos do que os praticados no Brasil, mas não se deslumbre, nem tudo que reluz é ouro! Hoje te trago algumas dicas de como fazer compras na Itália como se fosse um morador local, ou seja: comprando itens de qualidade e pagando preços justos! Vamos? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Vamos às compras! Ah compras na Itália! Sempre um deleite. A Itália é o berço de diversas marcas famosas, produtos de primeira qualidade e oferece preços muito atrativos, especialmente se formos comparar com os preços praticados no Brasil. Mas um dos “erros” que os viajantes mais cometem quando vão às compras na Itália é o fato de se deslumbrar com tudo! Pessoal, vamos com calma! Os preços na Itália são mais atrativos mesmo? Sim! Mas há produtos e produtos! Leia também nossos Posts para fazer compras na Itália, nas cidades de: Roma, Florença, Milão e Costa Amalfitana.

Produtos italianos no Brasil

Atualmente, diversos produtos italianos estão à venda no Brasil, e em todos os setores: alimentos, cosméticos, roupas, acessórios, etc. A premissa do “quem converte não se diverte” é válida? Sim, mas até a página dois! Por quê? Porque algumas marcas já possuem loja no Brasil, como citei anteriormente, e os preços – tanto na Itália, quanto no Brasil – são muito perecidos, ou seja: não é tudo que vale a pena comprar por aqui! Leia também:  Vale a pena comprar na Itália?

Em relação às marcas famosas…

Os italianos gostam, e prezam, a qualidade do item comprado! E isso vale pra tudo: carro, roupa, acessórios – especialmente itens duradouros. Para eles vale muito mais a pena comprar, por exemplo, uma bolsa, de uma boa marca, com um bom material, acabamento perfeito e que vai durar por um bom tempo, pagando 300 euros, a comprar algo que, de repente, não é de uma qualidade tão boa e que, em dois ou três meses, será necessário substituir por um novo. Por isso, nossa primeira dica é: priorize a qualidade do que você está comprando! Mesmo que pague um pouco mais.

Outra coisa muito importante: os tamanhos das roupas e sapatos

Os tamanhos são praticamente os mesmo que temos no Brasil, com alguma mudança na nomenclatura por questões de idioma – em diversas lojas os tamanhos são em inglês. Por que eu estou falando do tamanho? Porque algumas pessoas compram uma peça G, por exemplo, mas vestem M e acham que a modelagem do M vai ficar apertada. Pessoal, a modelagem varia de loja para loja, assim como no Brasil, então, sempre que possível, experimente a peça! Para você dar uma olhada nos tamanhos já convertidos, você pode clicar aqui!

Por que você precisa saber seu tamanho?

Para evitar comprar uma peça incrível, que está em uma promoção imperdível, mas que não é do seu tamanho! Roubada! A não ser que você goste da linha ‘oversized’ ou prefira algo mais justo. Caso contrário: você vai jogar dinheiro fora comprando algo que não vai usar nunca!

Dica:

  • Compre produtos regionais! São mais em conta, fáceis de encontrar em varias lojas e os preços são excelentes! Se você quiser comprar roupas e sapatos (especialmente de marcas famosas), prefira comprar em Milão, Roma ou Turim! Se estiver em Florença, dê preferência para artigos de couro, como jaquetas, acessórios e calçados.

Quer levar lembrancinha para a família toda?

Busque lojas de artesanato locais, principalmente se estiver buscando por imãs de geladeira! Eles vendem imãs nas bancas, por exemplo, mas podem custar caro, então: dê uma volta e busque lojas de artesanato! Não tem erro! Os produtos são lindos e os preços bem em conta!

Pesquise, muito, mesmo, tudo! ANTES de viajar!

  • Se você quer comprar algo ‘dos sonhos’, você pode pesquisar, de novo, ANTES de viajar. Mas cuidado com os valores, pois, como te disse, os preços podem ser muito aproximados com os praticados no Brasil.

Dicas de Ouro

Defina um orçamento SÓ para compras!

Organize sua viagem, inclusive, no âmbito financeiro! Separe um valor específico para gastar SÓ COM SUAS COMPRAS! E não passe desse valor! Faça uma lista do que você gostaria de comprar, reveja a lista diversas vezes e se pergunte outras diversas vezes: preciso disso? Encontro no Brasil? Tem que ser DESSA marca? Muitas vezes compramos no impulso, e isso acaba atrapalhando todo nosso budget, por isso é importante saber o que quer comprar e quanto, aproximadamente, você vai gastar!

ATENÇÃO!!!!

  • Se você quiser produtos genuinamente italianos, sempre fique de olho na marca MADE IN ITALY! Muitos produtos são feitos na China e no Vietnam e vendidos como produtos italianos, porém nem sempre possuem qualidade italiana, pois são manufaturados em outros países, por isso, se fizer questão de ter um autentico produto italiano, sempre procure o MADE IN ITALY impresso na mercadoria.

Não se impressione com valores muito baixos

Por quê? Porque, na maioria das vezes, são peças de ponta de estoque, então pode ser que a peça tenha algum defeito e, por isso, eles vendem a valores bem abaixo de um produto impecável! Analise a peça, procure por defeitinhos e, caso não seja algo tão evidente: por que não comprar? Alguns defeitos são um fio puxado, ou um risco imperceptível no tecido do lado de dentro, mas isso já é suficiente para baixar bem o valor do produto oferecido, então, fique esperto!

Outra dica importante: Dê preferência por marcas italianas menos conhecidas!

Algumas marcas italianas, especialmente de roupas, não são conhecidas pelas grande público, especialmente pelos brasileiros, mas a qualidade das marcas menores não deixa NADA a desejar às grandes marcas. Então, se você passar por uma loja que te parece interessante, porém não é ‘conhecida’, dê uma voltinha ali dentro! Você pode encontrar verdadeiros achados! Mesmo! Para comprar alimentos, doces, e afins: vá direto ao supermercado! Não tem erro! Você encontra, claro, as marcas mais famosas, mas também marcas locais de excelente qualidade.

Mais uma dica de ouro:

  • Não se prenda a marcas! A Itália possui uma infinidade de produtos MADE IN ITALY de marcas pouco, ou nada, conhecidas pelo público brasileiro e que irão te SURPREENDER! Inclusive quando falamos do famoso creme de avelã: não se prenda somente aquela marca famosa que começa com ‘Nu’: há cremes de avelã tão bons quanto esse, além de cremes de chocolate branco, de pistache, de Gianduia, entre tantas outras opções!

Bom Saber…

Pagar em dinheiro ou cartão de crédito?

Se sua compra não for grande, dê preferência a pagar em dinheiro! Lembre-se de que o cartão de crédito cobra o IOF POR OPERAÇÃO, ou seja, não vale a pena usar para compras pequenas, ou do dia a dia, como para pagar a conta no restaurante, por isso: leve sempre dinheiro com você! Moedas? Os italianos AMAM! Abuse das moedinhas na Itália! (colocar link do cartão de crédito). Leia também: Usar ou não usar o cartão de crédito na Itália? e Os Melhores Cartões Pre-pagos para você viajar para a Itália!

Peça o Tax Free

Se estiver disponível: peça o tax free! O que é? Como funciona? Como pede? Te convido a ler nosso post especial sobre o assunto no link a seguir! Como funciona o Tax Free na Itália?

Faça suas compras durante o período dos SALDOS!

Quando são estes períodos? De Janeiro a Fevereiro e de Julho a Setembro. Os descontos são IMPRESSIONANTES, mesmo! Sem exagero! Alguns produtos oferecem descontos de até 80%! Fique de olho, pois vale muito a pena!

Atenção!

Cuidado quando estiver na fila para pagar suas compras! Por quê? Porque é ali que ficam os ‘produtinhos’ por apenas EUR 1,99; EUR 9,99… os famosos 99! E cair nessa tentação pode ser uma roubada, pois os produtos ali, nem sempre, valem de fato o preço cobrado.

Por último, mas não menos importante: priorize experiências, não produtos!

Esse encanto todo com o preço dos produtos na Itália é algo, realmente, que só mexe com a cabeça do turista, pois os próprios italianos vivem uma vida simples, sem se preocuparem se estarão usando AQUELA marca famosa, AQUELA bolsa caríssima ou AQUELE acessório incrível!

Gente, claro que um produto de boa qualidade é algo excepcional, e a Itália é maestra em oferecer produtos incríveis, mas, não se deixe impressionar por tudo! Evidente que se você bater o olho NAQUELE item dos sonhos e que você sabe que só encontra lá, ou que no Brasil custa o dobro do preço: não hesite! Mas sempre seguindo a premissa: vou usar? Preciso? É necessário? Não compre por impulso! Nunca, jamais, em hipótese alguma, O.K.?!

Precisa de um personal shopper?

Se você quiser um motorista para te levar de loja em loja, Entre em contato aqui, mas se seu orçamento não está curto e você é amante de marcas famosas, você pode acessar, nesse link, os endereços das principais lojas das melhores grifes italianas e internacionais. Obviamente em Roma podemos encontrar tantas outras lojas!


Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e siga minhas dicas para fazer comprar em Roma gastando pouco!


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Como fazer compras na Itália como um local? Comprar como um local é priorizar o seu dinheiro! É saber que há produtos ótimos e que não necessariamente “ostentam” uma marca famosa e cara! Tenha isso em mente, não se deslumbre, compre, de fato, só o necessário e, no mais, boa viagem!

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!