Gallipoli a pérola de Apúlia
Gallipoli não é uma das cidades mais famosas do mundo pelos brasileiros e, de fato, é pouco conhecida pela massa de turistas que partem do Brasil, mas é uma das mais bonitas e seus visitantes são surpreendidos por cultura, monumentos e praias que impressionam. A região da Apúlia tem ótima estrutura turística, e merece ser considerada na hora de montar um roteiro pela Itália. Hoje vamos conhecer mais a cidade de Gallipoli a pérola de Apúlia. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Belíssimo vídeo de Gallipoli na região de Apúlia
(Fonte: Memoryseekers)
Um pouco mais sobre Gallipoli
Gallipoli, na província de Lecce, é banhada pelo belíssimo Mar Jônico, no coração de uma das mais belas costas do Mediterrâneo. A cidade, de 20 mil habitantes, tem esse número triplicado durante a alta estação, mas poucos são os turistas brasileiros. A cidade fica ao longo da costa oeste de Salento e está dividida em duas zonas distintas: o centro histórico, que fica em uma ilha de pedra calcária e tem cerca de 1,5 km de extensão; e a ‘nova aldeia’, ligada à ilha por uma ponte de tijolos datada do século XVII, que começou a ser formada em 1837.
Gallipoli, com outras cidades de Salento, tem uma importância histórica de arquitetura religiosa e civil da era barroca importantíssima. Não à toa, está aguardando reconhecimento como Patrimônio da Humanidade da UNESCO. Aconselho passeio a pé guiado histórico, clique aqui para saber mais!
1) Gallipoli a pérola de Apúlia: VISITE A CATEDRAL DE SANT´ AGATA
O centro histórico da cidade é rodeado de ruas estreitas, que lembram labirintos – cheios de charme! A herança grega é visível por todos os lados, inclusive em seus edifícios, igrejas e, junto com o estilo barroco, domina a cidade. Ali é possível ver a bela Fonte Grega, do final do século XVI. Ela foi feita por um escultor local e mostra uma série de figuras mitológicas. Igreja é outra coisa que não falta na cidade: são, pelo menos, 20 consagradas e outras 8 ao redor de Gallipoli. Claro que, uma delas que merece mais destaque, é a Catedral de Sant’Agata, que é uma verdadeira obra-prima em estilo barroco. Devido ao grande número de telas em seu interior, pode ser considerada uma verdadeira Pinacoteca. É uma igreja do século XVII, e foi reconstruída para substituir a antiga igreja românica dedicada a São João Cristóvão.
2) Gallipoli a pérola de Apúlia: VISITE O CASTELO ANJOU-ARAGONÊS
Outro monumento cartão postal da cidade é o imponente Castelo Anjou-Aragonês, que, infelizmente, não é aberto ao publico, porém é possível subir até o chamado Rivellino, que é uma belvedere e que na alta estação recebe diversos eventos culturais, como sessões de cinema ao ar livre. Mesmo que não seja possível explorar essa construção incrível do lado de dentro, é possível admirar toda sua beleza pelo lado de fora.
3) Gallipoli a pérola de Apúlia: CONHEÇA AS PRAIAS
Não podemos falar de Gallipoli e não citar as praias! Seria inadmissível, um crime dos piores! Hahahaha… As praias por aqui são verdadeiras obras de arte da natureza, pedaços de paraíso, apresentam cenários cinematográficos! Entre as baías arenosas estão La Purita, Baía Verde e Punta della Suina, cercadas por uma vegetação abundante e com águas cristalinas; a areia fina parece massagear nossos pés. Também são boas opções: Lido de San Giovanni, Punta Pizzo, o Lido delle Conchiglie e Rivabella, onde você pode desfrutar o contato com a natureza quase intocada pelo Homem. Todas apresentam água limpas e são ideais para esquecer-se de tudo por, pelo menos, um dia inteiro! Se entregue a preguiça sem culpa porque, aqui, isso não é pecado! 😉
4) Gallipoli a pérola de Apúlia: CONHEÇA A VIDA NOTURNA EM GALIPOLI
A vida noturna da cidade, durante a alta estação, também pode surpreender. A cidade apresenta várias opções de ótimos bares, pubs e realiza diversos eventos culturais em suas praças durante o verão. As ‘baladas’ também estão presentes: muitas acontecem nas praias, outras são festas fechadas, mas a cidade, durante o verão, é cheia de vida, movimento e gente de todos os cantos da Itália e de fora do país!
5) Gallipoli a pérola de Apúlia: VISITE O MUSEU CÍVICO
Se quiser algo mais ‘cultural’, pode ser interessante uma visita ao Museu Cívico da cidade. Na Via Antonietta de Pace, no coração do centro histórico, fica esse museu surpreendente! O museu abriga, entre outras atrações, a seção de doenças fetais e de animais únicas em Puglia. Parece meio ‘bizarro’, mas é muito interessante!
Mapa com as atrações em Gallipoli
Mapa de Gallipoli
Onde comer em Gallipoli?
Se bater aquela fominha, há excelentes restaurantes por toda a cidade; muitos servem pratos à base de fruto do mar devido a proximidade, portanto os peixes são sempre frescos, podem comer tranquilos! Mas há várias opções de cardápio com carnes, lanches, pizzas entre outros. Vou deixar uma opção com ótimo custo benefício!
Restaurante La Pentola Dei Gnomi
Com pratos variados, claro que também apresenta seus pratos principais, os carros chefes, com pratos a base de frutos do mar.
- Onde fica: Via Gian Giacomo Russo 18, 73014, Gallipoli, Itália.
- Horários: todos os dias, das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 0h00.
Assista esse vídeo e saiba: Fazer uma viagem perfeita para Itália? Como funciona a consultoria da Ana Patrícia? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;
Conclusão
Gallipoli a pérola de Apúlia. Gallipoli é o tipo de cidade impossível de se ignorar! É histórica, cheia de belezas e atrai por suas praias com mar azul e areias douradas! Oferece opções para todos os gostos: pra quem quer conhecer igrejas, pra quem prefere ficar na praia, para quem quer comer bem, para quem prefere a tranquilidade dos locais mais afastados do centro. Se você está indo para a Puglia e não sabe quais cidades visitar: considere Gallipoli; você não vai se arrepender! Quando voltar, não esquece me contar como foi sua viagem. Já conhece a cidade? Deixe um comentário no final do post, você pode ajudar muitos viajantes! Boa viagem!
Está inseguro para viajar?
E se mesmo assim você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem;)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!