Itália: Como é o Natal no país?

O período mais mágico do ano com certeza é o NATAL!!! Se você é daqueles que não consegue resistir ao encanto de um presépio tradicional, a lembrança das canções sob a árvore de Natal e o perfume de um bom panettone macio... o seu destino para as festas de fim de ano realmente precisam ser na Itália! Venha com a gente viajar nas tradições natalinas da Itália!

0 6.846

Itália: Como é o Natal no país?

O período mais mágico do ano está chegando… Se você é daqueles que não consegue resistir ao encanto de um presépio tradicional, a lembrança das canções sob a árvore de Natal e o perfume de um panettone macio, o seu destino para as festas de fim de ano tem que ser uma cidade italiana! De norte a sul, a única complicação vai ser escolher onde fazer a ceia, a que feirinha ir, a que coral assistir e onde fazer as compras de Natal. Mas afinal na Itália: como é o Natal no país? Fique com a gente e entenda melhor sobre a tradição natalina na Itália. Leia também nosso Post Especial O que fazer na Itália no Natal?

Se você acha que tem muito para conhecer da Itália e não quer pensar em muitos detalhes para organizar essa viagem, leia após as Conclusões: “E agora quem poderá me AJUDAR?”

Natal na ItáliaNossa Introdução

O Advento é uma época do ano muito querida na Itália e a tradição pede que, durante este período, as pracinhas das cidades estejam todas decoradas com luzinhas e enfeites de Natal – encantando adultos e crianças com as emoções dessa lenda e esse clima único de festas. Fazem parte dessa tradição os presépios, os festejos nas praças e as feirinhas natalinas. Leia também nosso Post Aonde ir para a ceia de Natal e Ano novo?

Na verdade, no nosso país não existia um costume propriamente dito de se fazer feirinhas natalinas, mas de alguns anos para cá essa tradição nórdica vem crescendo – começando pela região de Trentino Alto Ádige e também as famosas feirinhas de Bolzano, Merano, Bressanone, Brunico e Vipiteno. Conheça nossa Seção sobre Festividades na Itália!


Assista esse vídeo e saiba: O que fazer no Natal e no Ano Novo na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


1) Itália: Como é o Natal no país? AS FEIRINHAS

Agora as feirinhas estão presentes em toda a Itália, cada uma com seu formato e suas características, em datas diversas, é um evento de forte apelo turístico, todos os anos. De 30 de novembro a 06 de janeiro acontece a Feirinha de Natal de Vipiteno (linda cidade medieval que durante as festas de fim de ano se transforma em um conto de fadas). O clima natalino em Vipiteno (o perfume, a decoração colorida, o encanto das luzinhas e dos produtos) é um pólo de visitação muito importante, tornando-se um dos destinos preferidos durante a época de Natal.

Uma parada imperdível durante as festas de fim de ano é, sem dúvidas, nas feirinhas natalinas, onde tem um clima surreal, mágico e emocionante. A feirinha mais antiga da Itália é a de Bolzano, que acontece no Centro Histórico da capital de Alto Ádige. Outros símbolos característicos desta tradição: a árvore de Natal e o presépio. Leia também O que fazer no Natal nas principais cidades italianas?

Natal na Itália
Natal na Itália – Mercadinhos e Feirinhas

2) Itália: Como é o Natal no país? A ÁRVORE DE NATAL

É costume montar a árvore de Natal no dia 08 de dezembro (data em que se comemora a Imaculada Conceição) e desmontá-la no dia 06 de janeiro (Epifania do Senhor, como diz o provérbio: “tutte le feste porta via. A árvore é aderida pela maioria das tradições natalinas – diferente do presépio, que é um costume mais italiano. A origem da palavra “presépio” vem do latim praesepe, que significa “estábulo”. Assim, derivou-se o vocábulo praesepium, que se refere à manjedoura utilizada como berço para o Menino Jesus.

Natal na Itália
Natal na Itália – Roma

3) Itália: Como é o Natal no país? O PRESÉPIO

O primeiro presépio do mundo foi realizado por obra de São Francisco de Assis, em 1223, quando o santo colocou uma representação do Menino Jesus em uma gruta, perto do convento onde morava, na presença de um boi e um burrinho – justamente para que os outros compreendessem melhor as condições do local em que Jesus havia nascido. Leia também nosso Post O que fazer na Itália no Ano Novo?

O presépio na Itália é até mais significativo do que a árvore de Natal. Tanto que tem gente que constrói seu próprio presépio e distribui nas várias lojinhas de artesanato que há séculos transmitem a arte do presépio de geração em geração. Assim acontece nas feirinhas da via San Gregorio Armeno em Nápoles, um rua inteira no centro da cidade dedicada a este símbolo natalino, aos buquês de azevinhos e aos ramos de viscos. Em Alto Ádige já virou tradição organizar as clássicas feirinhas natalinas para esperar o Papai Noel, receber os presentes e assistir à procissão em homenagem a São Nicolau.

Natal na Itália
Natal na Itália – Presépio Napolitano

4) Itália: Como é o Natal no país? TRADIÇÕES

Quais são as tradições de Natal na Itália? Quais os costumes que atravessam o país da bota de norte a sul? São muitas, muitas mesmo! De Santa Luzia à Befana, passando pelo presépio, árvore de Natal, até chegar às tradicionais receitas e o cardápio típico das festas de fim de ano (que variam de região para região). Eis alguns exemplos das tradições natalinas seguidas na Itália, que são diferentes em cada cidade da península.

Natal com a Família e a Missa

É costume na maioria das regiões italianas passar o Natal com a família. Começando pela véspera, no dia 24 de dezembro (quando se faz a ceia e espera dar a meia-noite para abrir os presentes ou ir à missa, normalmente se pode escolher entre participar dessa missa ou a do dia 25 pela manhã). No dia de Natal, a família se reúne para o almoço e às vezes passa a tarde jogando alguns jogos característicos desta época (como a tômbola) e comendo doces típicos (como panettone, pandoro, samanta etc.).

O Papai Noel Italiano

Dependendo da região ou da cidade, o Papai Noel está atrelado a duas figuras femininas diferentes: Santa Luzia e a Befana. A primeira foi uma cristã mártir que perdeu a visão, ela traz presentes às crianças na madrugada entre 12 e 13 de dezembro, com exceção de algumas áreas do norte, que aguardam pelo soar do sino que anuncia a farra dos presentes de Natal.

Já no resto da Itália, o último suspiro dos presentes de Natal é trazido pela Befana, a velha bruxa nariguda de saia longa, que viaja ao redor do mundo em cima de uma vassoura. Ela leva balas para as crianças boazinhas e para os mal-criados ela dá um pedaço de carvão.


Assista esse vídeo e saiba: Onde jantar no natal ou no ano novo na Itália? – 1. Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Assim, a simbologia natalina exibida nas casas, na decoração e nos enfeites, varia de região para região – as tradições mudam conforme a cidade, mas os protagonistas são sempre a árvore de Natal e o presépio. CONTINUE LENDO ESSE TEXTO AQUI! E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?

Você sabia que a cada mês participo ao blog “Brasileiras pelo Mundo” com um post super especial!! Esse mês vamos falar das tradições do Natal!!



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


para sua viagem perfeita!

CONSULTORIA

Guias 100% customizados e dentro de seu orçamento!

Planejamento de Viagem

MINICURSO

Apenas para inscritos em nossa newsletter!

 

Aproveite melhor suas férias! Aprenda a planejar com segurança e eficiência sua viagem pela Itália. Curso grátis!