O que fazer nas Dolomitas durante o verão?

As Dolomitas são consideradas as montanhas mais lindas do mundo! Patrimônio da Mundial da UNESCO se engana quem pensa que a melhor época do ano para conhecê-las é (somente) durante o inverno. Hoje vamos saber o que fazer nas Dolomitas durante o verão!

0 582

O que fazer nas Dolomitas durante o verão?

Mesmo que por foto, se você já viu as Dolomitas cobertas de neve, sabe que as montanhas são de uma beleza impressionante! O que poucos fazem, porém, é que visita-las durante o verão pode ser uma ótima opção. Hoje vamos saber o que visitar nas Dolomitas durante a estação mais quente do ano! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Um pouco mais sobre as Dolomitas…

As Dolomitas formam uma cadeia montanhosa dos Alpes orientais no norte da Itália. A área passa pelas províncias de BellunoBolzanoTrentoUdine e Pordenone, tendo seu ponto mais alto em Marmolada, que é conhecida como a Rainha das Dolomitas, (Trentino) e possui impressionantes 3.343 m de altitude. O nome “Dolomitas” se deve ao mineralogista francês Déodat Gratet de Dolomieu, que foi o primeiro a descrever a rocha que dá nome às montanhas, a dolomita. A Dolomita é um tipo de rocha carbonada responsável pelas formas características e pela cor única destas montanhas. Antes do século XIX, as Dolomitas eram conhecidas como “Montanhas Pálidas”. Saiba aqui Onde se Hospedar nas Dolomitas?

Quando falamos de montanhas, logo pensamos no inverno, certo?

Passe a considerar isso ERRADO! Vamos mudar esse pensamento, pessoal! Hahaha… Famosa por sua temporada de neve, as Dolomitas encantam – e oferece muitas opções de passeios – também no verão (conheça nossa seção Clima na Itália). Aliás, por estarem mais vazias, é uma ótima opção para quem não faz questão da neve e prefere passear em lugares com mais tranquilidade – se compararmos ao sul italiano no mesmo período, que fica LOTADO! Sempre lembrando de que, mesmo no verão, as temperaturas (especialmente à noite) podem ‘despencar’ em alguns momentos e, nos lugares mais altos, pode ser que a neve ainda esteja presente, o que não tira em nada a beleza das Dolomitas no verão, O.K.?!

Pois bem: sem mais delongas, hoje vamos saber o que fazer nas Dolomitas durante o verão…

Bom, as Dolomitas estão em 5 regiões italianas:  Veneto, Trentino,  Alto Adige, Friuli-Venezia Giulia e Lombardia, e por isso o acesso não é dos mais difíceis, difícil será escolher para quem área das Dolomitas ir, já que todas elas são fascinantes. Gente, é evidente que se fossemos listar TODOS os passeios para se fazer nas Dolomitas durante o verão, poderíamos escrever um livro, pois há, de fato, MUITAS opções. No site oficial das Dolomitas, você pode se inspirar e verificar mapas e itinerários feitos especialmente para quem quer passear sozinho, em casal, com a família; é bem completinho. Leia também O que fazer nas Dolomitas viajando com crianças?

Bom saber…

As Dolomitas são ‘divididas’ em grupos. São eles: Sella, Marmolada, Tofane, Grupo Langkofel, Grupo Geisler, Grupo Peitlerkofel, Grupo Puez, Grupo Fanes, Grupo Schlern, Rosengarten, Latemar, Pala, Montanhas Luson, Civetta, Pelmo, Marmarole, Grupo Cadini, Grupo Cristallo, Sorapiss, Antelao, Bosconero, Vette Feltrine, Schiara, Praga Dolomites, Sexten Dolomites e Friulano Dolomites.

Para se ter uma ideia da dimensão da cadeia montanhosa, abaixo listamos os principais parques da região:

Hoje trazemos algumas opções de passeios nas Dolomitas durante o verão. Vamos dar uma olhada?

1) O que fazer nas Dolomitas durante o verão? CAMINHADAS…

Na zona das Dolomitas, os amantes das caminhadas se realizam! Os caminhos são quase infinitos e você encontra trilhas para famílias – como, por exemplo, o caminho panorâmico Concordia & Sky Scraper no topo do Kronplatz; para quem quer fazer um roteiro gastronômico (o tour das tentações no Latemar, que passa pelas 8 refúgios onde você pode degustar pratos típicos da zona), para quem gosta de aventura – indicada para quem já tem experiência em longas caminhadas (a Traversata del Gruppo Sella tem 1200 metros de altitude que você leva 8 horas para completar o trajeto) – é um passeio imerso na natureza com panoramas surreais!). Bolzano: caminhada privada de dia inteiro pelas Dolomitas ou Cortina: caminhada privada de dia inteiro pelas Dolomitas.

2) O que fazer nas Dolomitas durante o verão? PEDALAR…

Para quem AMA pedalar: as ciclovias também chamam atenção, com pistas incríveis! Tanto as ciclovias de MTB (Mountain bike) ou e-bike (bicicletas elétricas) cobrem cerca de são 700 km de rotas mapeadas, mais de 1000 na área de bicicletas entre Val Gardena e nos Alpes di Siusi, isso só em torno da área de Cortina d’Ampezzo. Se você já tiver experiência nos pedais, pode se aventurar com o passeio Sotto “Le Odle” em Val Gardena; para os que preferem algo mais tranquilo, há uma pista de mais de 5 km que desce ao longo das encostas de Tognola Uno, em frente ao Pale di San Martino di Castrozza; se procura adrenalina pura e quer descidas incríveis: teu destino é o Single Trail Plose, no Vale do Isarco. Está com crianças? Sem problemas: siga para os 32 km quadrados do Parque Moviment, em Alta Badia. Leia também Os melhores Roteiros de Bicicleta pela Itália!

3) O que fazer nas Dolomitas durante o verão? VISITE OS LAGOS…

Conheça o lagos! Os lagos das Dolomitas são INCRÍVEIS! Não preciso nem dizer que, para os amantes da fotografia, a região é um prato cheio, não é mesmo?! Temos um post especial com os lagos mais lindos das Dolomitas e você pode ler este post clicando aqui!

4) O que fazer nas Dolomitas durante o verão? EXPLORE AS LOCALIDADES…

Há uma infinidade de lugares incríveis nas Dolomitas. Vales, lagos, refúgios. Reunimos alguns deles para você ter uma ideia do que te espera:

Val Gardena

Rodeado pelas cadeias Sciliar, Sella e Sassolungo, consegue agradar a todos os públicos durante o verão: de crianças a idosos! Aqui você pode praticar todos esportes, fazer excursões culturais entre os castelos, caminhadas e tirar o máximo proveito do ar puro! Ortisei, além de ter um centro histórico muito bonitinho, oferece inúmeras lojas de artesanato ladino. A maior parte dos hotéis da zona é bem equipada e muitos oferecem SPA, restaurantes, pensão completa e áreas reservadas exclusivamente para famílias com crianças.

Cortina d’Ampezzo

Um dos lugares mais famoso das Dolomitas: Cortina D’Ampezzo! Amada por Hemingway que define sua beleza como ‘incomparável’, fica entre as Dolomitas do Norte e Pelmo. A cidade não para, nem durante o verão: atrai turistas VIPS e oferece hotéis de luxo, lojas, vida noturna fervilhante, e muito mais! É super bem estruturada e não deixa nada a desejar.

Alpe Siusi

A magia ladina! Aqui fica o maior planalto da Europa e é como entrar em um mundo mágico! A silhueta espantosa do Sciliar é o pano de fundo para quem quer explorar os prados a cavalo; por aqui há fazendas, o lago Fiè e os locais adoram contar histórias de bruxas e elfos para as crianças!

Alta Pusteria

Uma das queridinhas das Dolomitas! É um dos destinos mais populares, pois é aqui que fica a porta de entrada para a famosa Tre Cime di Lavaredo, o símbolo mor das Dolomitas. Bem na fronteira com a Áustria, você encontra a famosa ciclovia Drava. A viagem de ida é uma descida, ou seja: todo santo ajuda! Já o retorno é meio cansativo, mas os deuses também te ajudarão, pois a vista é maravilhosa e o caminho de volta é servido por uma das ferrovias mais pitorescas da Itália. É aqui que fica um dos lagos mais lindos das Dolomitas: o Lago de Braies; aliás, temos um post bem especial dedicado a ele e você pode ler CLICANDO AQUI! Em tempo: as aldeias de Dobbiaco e San Candido são imperdíveis!

Val di Fiemme

Para quem ama passar a cavalo, esse é um dos melhores lugares! Neste vale você encontra quinze aldeias e o território tem uma relação de mil anos com os equinos! Para uma cavalgada inesquecível, uma boa sugestão é Lagorai, entre outras áreas incríveis! Gosta de água? Reúna coragem e adrenalina e dedique-se ao rafting no riacho Avisio.

Val di Fassa

Para quem gosta de vistas panorâmicas, esse lugar é pra você! Rodeado pelas montanhas de Catinaccio e de Marmolada, no verão oferece ótimas opções com partidas daqui para a Rainha das Dolomitas! Há níveis de dificuldade de caminhada para todos: das mais simples às mais complexas! Se você gosta de caminhadas ao ar livre, bem vindo ao seu destino ideal!

Madonna di Campiglio

Chamada de a pérola das Dolomitas, fica perto do grupo Brenta e está dentro do Parque Adamello, lar do urso pardo. Começou a operar com turismo em meados do século XIX, e conquista a todos que passam por ali! Durante o verão não deixe de fazer uma excursão às cachoeiras de Vallesinella. Gosta de pescar? Então você pode aproveitar o incrível Laghetto di Campiglio.

Alta Badia

Para os apaixonados por esportes radicais. O Piz Boè Via Ferrata é o caminho mais exigente do grupo Sella. Possui uma ponte suspensa e é recomendada somente para os verdadeiros aventureiros. Corvara está em uma posição privilegiada na Sellaronda, e aqui acontecer o famoso Bike Day, o evento não competitivo de verão reservados para ciclistas experientes ou não.

CURIOSIDADE

Sabem quais são as 10 montanhas consideradas as mais lindas das Dolomitas? Segue a lista:

  1. La Marmolada – a rainha das Dolomitas.
  2. Tre Cime di Lavaredo – ícone da zona das Dolomitas.
  3. Pale di San Martino e o Planalto Lunar – batizada assim, pois lembra o terreno lunar.
  4. Monte Pelmo – dizem que Deus se sentou aqui para admirar as Dolomitas logo após de terminar sua ‘obra de arte’ e vê-las prontas. Ele mesmo teria se encantado!
  5. Sciliar – teria sido obra do Diabo, já que a paisagem muda (muito!) de acordo com o ângulo da montanha.
  6. Maciço de Tofane – tornou as Dolomitas famosas no mundo em 1956, já que foi o palco das Olímpiadas de inverno daquele ano.
  7. Monte Cristallo – oferece umas das vistas mais lindas das Dolomitas.
  8. Sassongher – considerada a ‘montanha perfeita’; isso por sua forma bem desenhada e, quase, impecável!
  9. Monte Borgà – famoso por suas montanhas que lembram livros, com suas formas bem características.
  10. Cima Tosa – a queridinha dos alpinistas! Suas paredes parecem ter sido feitas para os amantes deste esporte.

Assista esse vídeo e saiba: Fazer uma viagem perfeita para Itália? Como funciona a consultoria da Ana Patrícia? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

O que fazer nas Dolomitas durante o verão? No post de hoje vimos que se quando falamos de Dolomitas você logo pensa no inverno, você está bem enganado! As Dolomitas oferecem opções para todos, durante o ano todo! Vale a visita? MUITO! Especialmente para quem quer se desligar dos grandes centros e viver momentos únicos imersos na natureza!

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!