Quais são os cinco pontos turísticos imperdíveis em Roma?
Roma, a capital da Itália, também chamada de cidade eterna, é uma das cidades mais visitadas do mundo. É também uma das cidades mais antigas do mundo e uma das mais históricas. Inútil dizer que Roma apresenta uma gama colossal de pontos turísticos importantes, mas cinco deles são IMPERDÍVEIS! Vamos saber quais são eles? Quais são os cinco pontos turísticos imperdíveis em Roma? Se você tem pouco tempo em Roma não deixe de ler esse Post! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Importante
Roma e Vaticano são duas das localidades mais visitadas e procuradas por turistas na Itália, tanto no verão, quanto no inverno. Roma e Vaticano não param e suas atrações vivem L-O-T-A-D-A-S!!!! As atrações mais procuradas são: Coliseu (onde, dependendo do ingresso escolhido, pode-se visitar também o Fórum Romano) e Museus do Vaticano (onde se pode, também, aproveitar para visitar a lindíssima Capela Sistina).
Nossa Introdução
Roma é uma cidade que impressiona. Fundada, segundo dizem as tradições, em 753 a.C., Roma tem hoje quase 2.900.000 habitantes e conta toda sua história em monumentos, igrejas, palácios, museus e em suas ruas, com uma arquitetura de deixar qualquer um de queixo caído. Mesmo que você tenha pouco tempo em Roma e consiga somente ver o essencial, há cinco atrações que você não pode deixar de conhecer! Hoje vamos saber quais são elas!
1) Quais são os cinco pontos turísticos imperdíveis em Roma? COLISEU
Coliseu: O nome oficial é Anphitheatrum Flavlum (Anfiteatro Flaviano), é, sem dúvida, o monumento mais famoso de Roma, um dos cartões postais da Itália. É um dos mais bem preservados da Roma antiga e é também o maior anfiteatro do mundo. A estrutura recebeu o ‘apelido’ de Coliseu, não pelo seu tamanho, como muitos podem pensar, mas por causa de uma estátua de Nero, toda feita de bronze e gigantesca.
O anfiteatro Flaviano tem 527 metros e circunferência, 188 metros ao longo de seu eixo de comprimento e 156 metros em seu eixo menor. Tem também 57 metros de altura. Em 1990, o Coliseu e o Centro Histórico de Roma, além do Vaticano e da Basílica São Pedro, passaram a fazer parte da lista de Patrimônio da Humanidade da UNESCO. Em julho de 2007, o Coliseu foi incluído na lista das Sete Novas Maravilhas do Mundo.
Curiosidades
há algumas lendas que rondam o Coliseu, mas duas muito pitorescas: uma diz que o Coliseu representa a entrada para o submundo e que onde, ao anoitecer, as almas dos mortos vagam em busca da paz eterna que talvez nunca encontrem, pois morreram de forma violenta e prematura. Outra lenda é de que muitas plantas ali presentes são de países distantes que se enraizaram na área do Coliseu, pois foram usadas em sandálias de viajantes que passavam por ali ou pelas patas de animais sacrificados que vinham de longe e eram mortos por imperadores do mal.
Endereço
Piazza del Colosseo, 1 – Roma.
Horários
Todos os dias – das 08h30 às 16h30: do último domingo de outubro a 15 de fevereiro; das 08h30 às 17h00, de 16 de fevereiro a 15 de março; das 08h30 às 17h30 do dia 16 ao último sábado de março; das 08h30 às 19h15, do último domingo de março até 31 de agosto; das 08h30 às 19h00, de 1 a 30 de setembro e das 08h30 às 18h30, do primeiro ao último sábado de outubro.
Compre aqui seu ingresso sem fila!!!
Para vista ao Coliseu temos: Ticketbar ou a Civitatis (com visita guiada em lingua portuguesa)
2) Quais são os cinco pontos turísticos imperdíveis em Roma? MUSEUS DO VATICANO
Museus do Vaticano: Os Museus do Vaticano ficam no Viale Vaticano, em Roma, dentro do Estado da Cidade do Vaticano. Os Museus foram fundados pelo papa Júlio II em 1506 e abertos ao público em 1771, por ordem do Papa Clemente XIV. A escultura que lançou as bases para a construção e abertura do museu foi o chamado Grupo Laocoonte: ele retrata Laocoonte, o padre que, de acordo com a mitologia grega, tentou convencer os troianos a não aceitarem o cavalo de madeira que os gregos ofereceram a eles, sabendo que poderia ser uma armadilha.
A estátua do Cavalo de Tróia
A estátua do Cavalo de Tróia foi encontrada 14 de janeiro de 1506 em um vinhedo perto da Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. O Papa Júlio II enviou Giuliano da Sangallo e Michelangelo Buonarroti, que trabalhavam no Vaticano, para examinar a descoberta e, aceitando o conselho deles, ele imediatamente adquiriu a escultura do dono da vinha. Um mês depois foi exposto ao público no Vaticano.
Um pouco mais sobre os Museus do Vaticano
Os museus ocupam a maior parte do vasto pátio do Belvedere e abrigam coleções de valores inestimáveis para a humanidade! É ali que fica exposta uma enorme coleção de obras de arte acumuladas ao longo dos séculos por Papas. A Capela Sistina e os apartamentos papais com afrescos de Michelangelo e Rafael fazem parte das obras que os visitantes podem admirar no local. Todos os anos passam por lá mais de 18 milhões de pessoas, que passam pelos (impressionantes!) 7 km de corredores repletos de obras impressionantes. Fato histórico: em 20 de dezembro de 2016, o Papa Francisco nomeou a diretora dos Museus do Vaticano a vice-diretora. Ela é Barbara Jatta e é a primeira mulher a assumir o importante cargo.
Endereço
Viale Vaticano, SNC – Roma.
Horários
De segunda a sábado, das 09h00 às 18h00; domingo, das 09h00 às 14h00.
Compre aqui seu ingresso sem fila!!!
Para vista ao Vaticano temos: Ticketbar ou Civitatis (com visita guiada em lingua portuguesa)
3) Quais são os cinco pontos turísticos imperdíveis em Roma? GALERIA BORGHESE
Galleria Borghese: A família Borghese, no final do século XVI, era uma família rica que comprou algumas terras no Norte de Roma, a intenção era criar um parque, cheio de verde, áreas abertas e jardins: o Parque Pincio. Nesse mesmo período, a família Borghese estendeu sua influência na aristocracia romana, especialmente quando Camillo Borghese foi eleito Papa em 1605 sob o nome de Paulo V. Com o crescimento da cidade, o novo cargo e a distância entre Roma e Siena, a família decidiu erguer uma casa em parte do terreno.
O Projeto
O projeto começou a ganhar forma em 1607 e foi confiado ao arquiteto Flaminio Ponzio, que já havia trabalhado para os Borghese em seu palácio urbano na margem esquerda do rio Tibre. O arquiteto escolhido foi Giovanni Vasanzio, foi ele que concluiu os trabalhos após a morte de Ponzio, em 1613, enquanto as obras dos jardins, projetados por Carlo Rainaldi, continuou até 1620. Foi nesse período que a família começou a trazer obras de arte para decorar a casa.
Obras Reunidas
Em março de 1613, as principais obras da coleção foram reunidas pelo cardeal Scipione Borghese, sobrinho do Papa Paulo V, e as obras, junto com as obras da coleção pessoal do Papa, foram transferidas do edifício Dal Borgo, onde moravam os irmãos do Papa, para a Villa do Pincio. A Villa (mansão), cuja arquitetura é inspirada na Villa Medici e Villa Farnesina, tem um pórtico que se abre para os jardins, e é decorada no estilo característico do século XVI. Toda a fachada é embelezada com 144 baixos-relevos e 70 bustos.
A Reforma
O edifício tem muitas janelas, para a luz natural entrar e se ter boa visão das obras de arte e as salas são bem organizadas. A partir de 1770, Marcantonio IV Borghese contratou Antonio Asprucci para reformar todo o interior da vila. Ele contratou escultores, pintores e produtores de mármore para cuidar das decorações, utilizou afrescos, estuques e decorações em mármore policromado. A maioria das pinturas representa a história da família: do místico herói romano Marcus Furius Camillus ao Borghese da época. O Estado italiano comprou a Villa e todas as coleções em 1902 e transformou o local em um museu, que foi reaberto em 1997. A galeria estava fechada desde 1983 para mais um reforma, que durou 14 anos, e eles renovaram a bela escadaria com duas rampas.
Endereço
Piazzale Scipione Borghese, 5 – Roma.
Horários
De terça a domingo, das 09h00 às 19h00; as quintas fica aberta até às 21h00.
Importante
Há um limite de duas horas para permanência dentro do museu.
RESERVE AQUI O BILHETE PARA ENTRAR NA GALERIA SEM ENTRAR NA FILA!
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E GARANTA LOGO O SEU!
4) Quais são os cinco pontos turísticos imperdíveis em Roma? BASÍLICA SÃO PEDRO
Basílica São Pedro: O símbolo máximo do catolicismo no mundo, a Basílica de São Pedro é destino certo em Roma! A construção começou em 18 de abril de 1506 sob o comando do Papa Julius II e foi concluída em 1626, durante o pontificado do Papa Urbano VIII, a Praça só foi terminada em 1667.
Restos Mortais de São Pedro
Em 1866 foram encontrados os desenhos originais de projeto, pelo historiador de arte austríaco Heinrich von Geymüller. No entanto, a Basílica é, na verdade, uma reconstrução já que ali ficava outra igreja, do século IV e que foi erguida a mando do Imperador Constantino I. Ali, dizem também, que foram encontrados os restos mortais de São Pedro, um dos primeiros apóstolos de Jesus.
Um pouco mais sobre a Basílica
A grandeza deste edifício foi imortalizado em algumas representações artísticas que decoram a Basílica: a planta, enriquecida ao longo dos séculos com valiosas obras de arte, foi dividida em cinco naves com um telhado de madeira e tem grande semelhanças com a da basílica de São Paulo Fora dos Muros. Tem 120 altares e 27 são dedicados a Nossa Senhora. A basílica, completada com grandes estátuas no topo da fachada, foi consagrada pelo Papa Urbano VIII em 18 de novembro de 1626. Já a planta da homônima Praça onde fica a Basílica, foi feita por Gian Lorenzo Bernini entre 1657 e 1667. A solução final levou em conta problemas litúrgicos, simbólicos e emergências arquitetônicas pré-existentes para que a obra pudesse ser concluída. Um dos mais famosos nomes que trabalhou ali? Michelangelo!
Sua Divisão
O espaço em frente à basílica foi dividido em duas partes: a primeira tem forma de trapézio invertido e tem um lado mais longo que percorre a fachada, dando um efeito interessante de perspectiva; o segundo tem um formato oval e tem uma imponente colunata arqueada, enfeitada com esculturas. No projeto de Bernini havia um segmento central chamada de ‘a nobre interrupção’, que seguiria, inclusive, pela colunata, mas notaram que, caso fosse executada, a obra ‘esconderia’ a Praça, para quem está dentro da Basílica, e a fachada principal, para quem estivesse na Praça.
Endereço
Piazza San Pietro In Vincoli
Horários
Todos os dias, das 8h00 às 12h30 e das 15h30 às 18h00.
Importante
Cuidado com máquinas fotográficas, em algumas áreas da Basílica é proibido tirar fotos.
Informações
Se você tem interesse em Turismo Religioso não deixe de ler nossos Posts Especiais:
- Como solicitar a benção do Papa?
- Como participar da audiência papal em Roma?
- Como visitar o túmulo de São Pedro e a Necrópole do Vaticano?
- Como visitar Santa Rita de Cássia?
RESERVE AQUI O BILHETE PARA ENTRAR NA BASÍLICA SEM ENTRAR NA FILA!
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E GARANTA LOGO O SEU…
5) Quais são os cinco pontos turísticos imperdíveis em Roma? FONTANA DI TREVI
Fontana di Trevi: Uma das fontes mais famosas do mundo, sem nenhuma dúvida! A Fontana di Trevi já foi palco, inclusive, de desfiles de moda! A fonte, projetada por Nicola Salvi fica ‘apoiada’ em um dos lados do Palazzo Conti. O projeto foi iniciado por Nicola Salvi.
Curiosidades
Existe uma lenda que diz que foi aberta uma espécie de competição para saber quem iria realizar o projeto. A competição foi sugerida pelo Papa Clemente XII em 1731. O projeto vencedor teria sido o de um francês, Lambert-Sigisbert Adam, mas há quem diga que o Papa não quis confiar o trabalho a um estrangeiro, há também quem diga que Lambert precisou voltar às pressas para França. Fato é que, em 1732, a Fonte começou a ser construída e foi concluída em 1762, por Giuseppe Pannini, que utilizou um estilo barroco tardio. A fonte foi construída em mármore travertino, mármore, gesso, estuque e metais. O tema de toda a composição é o mar. Ela fica em uma ampla piscina retangular com cantos arredondados, e é rodeada por um fosso que a atravessa de lado a lado.
Todos os anos são recolhidos mais de 1.000.000,00 de euros em moedas da Fontana. Hoje, o dinheiro é destinado à caridade.
Endereço
Piazza di Trevi – Roma.
Horários
24 horas, todos os dias.
Dica
Se o seu hotel for ali perto, visite-a à noite: é BELÍSSIMA!
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e faça uma viagem perfeita para Itália!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Listamos os cinco pontos imperdíveis de Roma, mas a cidade vai muito além, e cada pedacinho dela é muito especial. Suas Praças, igrejas, monumentos… tudo encanta, tudo fascina! Roma é simplesmente apaixonante! E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!