Vamos conhecer o Teatro e o Museu La Scala em Milão?
Um dos pontos turísticos mais visitados e, sem dúvida, mais bonitos de Milão é o Teatro Alla Scala. Também conhecido como La Scala, o teatro é uma das construções históricas mais fascinantes da Itália e hoje vamos saber mais sobre essa joia milanesa. Vamos ao nosso post de hoje: Vamos conhecer o Teatro e o Museu La Scala em Milão? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
1) Vamos conhecer o Teatro e o Museu La Scala em Milão? A HISTÓRIA DO TEATRO LA SCALA
O Teatro alla Scala, carinhosamente chamado de La Scala, é a principal casa de ópera de Milão. É um teatro cheio de prestigio e funciona há 241 anos. O teatro foi inaugurado em 3 de agosto de 1778 e foi batizado com o nome da igreja de Santa Maria alla Scala, que foi demolida para dar lugar ao Novo Ducal Real Teatro alla Scala. As primeiras estruturas apontadas como teatros em Milão, eram ‘discretas’ e o acesso era somente aos membros da corte. Saiba aqui Quais são os seis pontos turísticos imperdíveis em Milão?
A Construção
Com a falta de espaço para apresentações de arte, a imperatriz Maria Teresa da Áustria ordenou a construção da estrutura a pedido das famílias nobres do Regio Ducale, o antigo teatro da corte milanesa foi destruído em um incêndio em 26 de fevereiro de 1776. As mesmas famílias comprometeram-se a pagar os custos para a construção do novo teatro em troca da renovação da propriedade.
O projeto foi confiado ao famoso arquiteto Giuseppe Piermarini, que também realizou o desenho do ‘Teatro Interinale’, uma estrutura temporária construída na igreja de San Giovanni in Conca, e também do Teatro della Cannobiana, com um plano muito semelhante ao do La Scala, mas em um tamanho menor, dedicado a shows ‘populares’. A decoração pictórica foi feita por Giuseppe Levati e Giuseppe Reina. Leia também Pinacoteca di Brera: arte, história e beleza em Milão!
Sua Inauguração
Em 28 de maio de 1778, os primeiros testes acústicos foram realizados e em 3 de agosto, na presença do governador de Milão, o arquiduque Ferdinand de Habsburgo-Este, de Maria Beatriz d’Este, do conde Carlo Giuseppe de Firmian e o duque Francesco III d’Este, Teatro alla Scala, com seus 3.000 lugares, foi inaugurado com a primeira representação absoluta da reconhecida Europa de Salieri. Na noite de 3 de agosto, Pietro Verri também estava entre os espectadores e escreveu para seu irmão Alessandro, que estava em Roma: “(…) os olhos estão sempre ocupados. (…) enquanto você está esperando pelo espetáculo, ouve-se um trovão e então uma explosão de relâmpago: este é o sinal para a orquestra iniciar a abertura, no momento em que a cortina se abre como um mar tempestuoso”. Pura poesia!
O teatro não era apenas um local para a apresentação de peças, era também utilizado como salão de baile. A fachada do teatro representa dois momentos históricos diferentes: uma imagem em cobre de 1790 (acima) e a outra em aquatinta, de 1850. Entre 15 e 16 de agosto de 1943 o Teatro foi violentamente bombardeado, mas foi reconstruído e em 1946 já estava aberto novamente. Em 1996 o Teatro foi declarado fundação privada sem fins lucrativos com objetivo de difundir a arte. A arquitetura do teatro é um espetáculo a parte e chama a atenção de forma majestosa: cada detalhe impressiona e é de uma beleza única! Que tal um tour em Milão para brasileiros em grupo?
2) Vamos conhecer o Teatro e o Museu La Scala em Milão? A HISTÓRIA DO MUSEU LA SCALA
A extraordinária história do Teatro conta com mais de duzentos anos de triunfos épicos e foi ‘escrita’ por homens e mulheres igualmente extraordinários! Compositores, cantores, maestros, dançarinos, orquestras entre outros vivenciaram, aqui, momentos marcantes e cheios de significado! Todos que passaram por aqui uniram paixão, profissionalismo, arte, trabalho e empenho de forma magistral, e para homenageá-los, foi criado o incrível museu!
As Coleções do Museu
O primeiro núcleo do museu foi fundado em 1911. Tudo começou com um leilão, onde aconteceu a aquisição da coleção particular do antiquário parisiense Giulio Sambon, um grande amante do teatro. A coleção pretendia documentar a história do entretenimento ao longo dos anos e, inicialmente, as peças não tinham relação comente com o La Scala. O Museu foi oficialmente inaugurado em 8 de março de 1913 e nos anos seguintes recebeu muitas doações de peças dos mais diversos momentos do teatro: roupas, artigos cenográficos, scripts, instrumentos, etc. Durante a Segunda Guerra Mundial, as coleções foram transferidas para locais seguros e, no final da guerra, após a reconstrução, o museu foi reconstruído por Fernanda Wittgens.
A área de exposição do museu é composta por catorze salas e exibem bustos de mármore, retratos de inúmeros compositores, maestros de orquestra, artistas do campo musical europeu dos últimos dois séculos, antigos instrumentos musicais, roupas entre tantos outros itens interessantíssimos. Há também algumas pinturas que retratam todo o glamour do Teatro alla Scala e uma pintura de Angelo Inganni que representa a fachada do Scala em 1852.
A Biblioteca
Ali também fica uma biblioteca que, antigamente, abrigava 10.000 volumes de história do teatro; entre as obras estão críticas dos espetáculos apresentados ali e diversas partituras musicais. Em 1954, com o legado testamentário do crítico teatral e dramaturgo Renato Simoni, a biblioteca aumentou sua coleção inteira para 40.000 volumes; em memória da mãe do crítico, a biblioteca recebeu o nome de Livia Simoni. Depois, duas outras grandes coleções convergiram na biblioteca: a do ator Ruggero Ruggeri (adquirida pela Cassa di Risparmio das Províncias Lombardas e doada ao museu) e a do escritor Arnaldo Fraccaroli, doada por seu filho. O arquivo do teatro contra com fotos, pinturas e outro itens de valor imensurável que, através de registros mágicos, contam a história desse lugar fantástico!
Informações Úteis
É possível realizar a visita sozinho, mas a visita guiada é uma verdadeira aula de história da arte! Vale a pena!
Informações para o Visitar o Museu
- Site Oficial para visitação: museoscala.org
- Horários: todos os dias, das 9h00 às 17h30 – ultimo horário para entrada, 17h00.
- Importante: O museu não funciona nos seguintes dias: 7, 24, 25, 26, 31 de dezembro (nos dias 24 e 31 de Dezembro, abre somente de manhã); 01 de Janeiro, Páscoa, 01 de Maio e 15 de Agosto.
- Endereço: Largo Ghiringhelli 1, Piazza Scala – Milão.
Informações para Visitar o Teatro
Para visitar o Teatro também é possível comprar os ingressos online, você pode comprar o ingresso somente para visita turística ou para espetáculos. Para comprar ingressos para o teatro e seus espetáculos e para conferir a agenda de apresentações,
- Ingressos para o teatro e espetáculos: teatroallascala.ticketone.it ou teatroallascala.org.biglietti
- Endereço: Via Filodrammatici, 2 – Milão.
- Horários: os horários de visita não são fixos devido às apresentações, mas na bilheteria é possível conferir os horários de abertura para visita turística e/ou dos espetáculos.
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e faça uma viagem perfeita para Itália!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Vamos conhecer o Teatro e o Museu La Scala em Milão? De uma maneira única, o La Scala conta um pouco da história de Milão de forma apaixonante! Merece, sem nenhuma dúvida, uma visita!
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!