Vamos conhecer Vitorchiano no Lazio?

No nosso post de hoje vamos à descoberta de uma cidade pouco conhecida pelos brasileiros, mas repleta de belezas; hoje nós vamos conhecer Vitorchiano, na região do Lazio.

0 61

Vamos conhecer Vitorchiano no Lazio?

Vitorchiano é uma pequena cidade na província de Viterbo, na região do Lazio. Atualmente possui pouco mais de 5.000 habitantes, e está localizada no sopé da Serra de Cimini, no vale do riacho de Vezza. Como outras aldeias de Tuscia (região onde vivia o povo Etrusco), faz fronteira com duas regiões: a Toscana e a Úmbria. Os grandes rochedos sobre os quais a cidade está localizada trazem a ela um aspecto muito interessante. Então, sem mais delongas, vamos para Vitorchiano. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

1) Vamos conhecer Vitorchiano no Lazio? VISITE A PIAZZALE UMBERTO 1

Começamos nosso passeio pelo Piazzale Umberto I, na divisa entre a cidade nova e a cidade antiga. Aqui você pode ver sua fonte pública dos anos ‘700, além da Igreja de San Giovanni Battista, dos anos’ 600 e que, hoje, é usada para diversos eventos. No Piazzale Umberto, você também pode observar a charmosa Estátua de Marzio. Conheça aqui meus serviços de Consultoria!

A Estátua de Marzio

Esse monumento é dedicado a Marzio e é ele que “dá as boas-vindas” aos visitantes. Feito em peperino, evidente, foi colocada ali em 1979 e é de autoria do escultor Luigi Fondi. A estátua traz uma lenda com ela: dizem que o povo de Vitorchiano tinha conhecimento de um ataque iminente dos etruscos à cidade de Roma, e, por isso, se deram ao trabalho de ajudar seus fiéis aliados. Decidiram então enviar um pastor chamado Marzio à cidade eterna, a fim de alertar o Senado sobre a chegada iminente dos inimigos, porém, durante a viagem, o jovem pisou em um espinho, embora isso não o tenha feito parar: ele chegou ao seu destino e avisou os romanos do perigo! Infelizmente ele teria morrido, por conta de uma infecção, mas evitou o ataque que poderia ter sido devastador. Conheça aqui um roteiro de 5 dias pelo Lazio!

A Porta Romana

A poucos passos da estátua de Marzio, encontramos a entrada principal da aldeia: a Porta Romana. É assim chamada porque está voltado para o sul, ou seja, em direção a Roma. A porta é esculpida em uma torre quadrilateral, e faz parte das antigas muralhas da cidade. Sua extensão é de pouco mais de 250 metros. Uma vez ali, não hesite em fazer um passeio a pé pelo bairro medieval, pois este é um dos mais bem preservados de toda a província de Viterbo. Não deixe de observar todo o esplendor do típico profferli, que são escadarias externas que conduzem a uma varanda suportada por um arco rebaixado. Em alguns deles é possível ver também arquitraves com inscrições latinas que reafirmam a fidelidade da cidade a Roma.

2) Vamos conhecer Vitorchiano no Lazio? VISITE A PIAZZA ROMA

O centro histórico é discreto e bem característico. A Via Arringa é a rua principal da cidade, e liga a Porta Romana à Piazza Roma. É um caminho curto e rápido de percorrer, ladeado por casas. O nome dessa rua é por conta de uma antiga tradição, o arenghi, que eram discussões públicas entre os cidadãos para evidenciar os problemas da vila e, em sua maioria, os debates eram feitos ali.

A Piazza Roma

Caminhando por suas ruas estreitas e muito interessantes, chegamos à Piazza Roma, que é ornada com uma fonte do século XIII e toda feita em peperino (rocha vulcânica de cor cinza com manchas pretas). A fonte é chamada “fuso” e foi decorada com os símbolos dos evangelistas como leão, bezerro, águia e anjo. Na praça você também pode ver a casa do Podestà, a igreja renascentista dedicada a Sant’Antonio Abate, e a bela Câmara Municipal do século XV, uma das mais importante na província de Viterbo. Aqui merecem destaque as janelas Guelph, o hall onde se reúne os parlamentares e a torre do relógio, que se apresenta imponente do alto de seus 16 metros. Da Piazza Roma, passando pela “Porta Tiberina”, você pode acompanhar os ziguezagues da rua “Le Piagge”. São eles que nos conduzem ao santuário do século XIV dedicado a São Miguel Arcanjo, padroeiro da cidade. Em Vitorchiano, todo dia 8 de maio, acontece uma procissão onde participam as irmandades que carregam crucifixos e lanternas enfeitadas com flores.

3) Vamos conhecer Vitorchiano no Lazio? VISITE AS IGREJAS: DA TRINDADE, DE S. MARIA E DE SAN PIETRO

A cidade ainda nos oferece outras igrejas dentro das muralhas como a Igreja da Trindade, que data do século XIV e possui uma esplêndida urna-relicária, de 1707. A urna é enfeitada com anjos em madeira dourada, e conserva os restos mortais de Santo Ammanzio. No coração da cidade encontramos a igreja de S. Maria, do século XIII, que é a principal igreja da vila. Também foi toda construída em peperino, e nos apresenta uma bela pia batismal, uma rosácea e um campanário gótico com janelas de lanceta simples, duplas e triplas. Outra igreja de Vitorchiano que merece ser citada, embora esteja fora dos muros, é a antiga igreja medieval de San Pietro. A igreja se apresenta de maneira majestosa com seu portal em peperino e ombreiras em baixo-relevo com elegantes figuras de folhas e animais fantásticos.

4) Vamos conhecer Vitorchiano no Lazio? VISITE A ESCULTURA DE MOAI

Por último, mas não menos importante, você pode retornar para onde começamos, na estátua de Marzio, e descer ao longo da Via Teverina, por cerca de 500 metros, onde você terá uma visão um tanto quanto inusitada: uma escultura de Moai, que é, inclusive, uma das poucas existentes no mundo fora da Ilha de Páscoa, na Polinésia. A estátua possui, impressionantes, 6 metros de altura e, claro, é feita em peperino. Foi realizada em 1990 por onze maoris da família Atan, vindos da ilha de Rapa Nui, que queriam promover a restauração de suas obras.

Antes de ser colocada onde está hoje, a estátua tinha sido acomodada na Piazza Umberto I; depois foi transferida para a Sardenha, para uma exposição, e, finalmente, colocada – em definitivo, em Vitorchiano. Uma sugestão: não se esqueça de, ao caminhar pela via Teverina para chegar ao Moai, fazer uma parada estratégica em um terraço panorâmico que você encontra, ao longo do caminho, à sua direita. Depois me conta o que achou da vista!


Mapa com a Localização de Vitorchiano

Vamos conhecer Vitorchiano no Lazio?
Fonte: Google Maps

Como chegar a Vitorchiano?


Chegar a aldeia de Vitorchiano não é difícil, a posição da aldeia faz de Vitorchiano uma opção ideal para um bate e volta com o carro a partir de Roma.

1) Como Chegar a Vitorchiano? DE AVIÃO

Chegada pelo Aeroporto Internacional de Fiumicino ou Ciampino. Do aeroporto você poderá alugar um carro e ir diretamente conhecer a aldeia fazendo um bate e volta.

Leia também nossos Posts Especiais sobre Aeroportos na Itália:

2) Como Chegar a Vitorchiano? DE TREM E ÔNIBUS

Primeiro vamos pegar o Trem na Estação de Roma Termini para a Estação Orte (Roma Termini / Orte) e depois continuar de ônibus, pegando o ônibus (Cotral) na linha Orte-Viterbo e depois Viterbo (Riello / P.zza Giordano Bruno) – Vitorchiano a parada é diretamente na Piazza Umberto I (o centro histórico de Vitorchiano) Para mais detalhes clique aqui!

Saiba também “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Gostaria de economizar? Então compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.

Como percebem o melhor modo é com um carro ou motorista privativo, caso queiram unir esse tour em um bate e volta de um dia a partir de Roma com outra aldeia belíssima como Civita di Bagnoreggio ou Calcata me peça um orçamento aqui!

3) Como Chegar a Vitorchiano? DE CARRO

De Roma até a aldeia de Vitorchino com o carro são 96,9 km aproximadamente, dá para fazer um bate e volta “turistando” o dia inteiro na aldeia.

Vai viajar pela Itália de carro?

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa ? Aqui você encontra atendimento em português, para em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12 vezes sem juros no cartão. E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha.

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?



Conheça um pouco da História de Vitorchiano

A história de Vitorchiano é bem particular e há historiadores que digam que a cidade já era habitada desde a Idade do Bronze, ocupada pelos primeiros etruscos e, a seguir, transformada em castro romano; não à toa, a cidade era motivo de disputa entre Viterbo e Roma.

Em 1199 a cidade foi ocupada pelos exércitos de Viterbo que tentaram tirar deles a liberdade oferecida pelo feudo e, neste momento, Roma interviu e libertou a cidade dos exércitos de Viterbo, porém, a transformou em um feudo romano. Após diversos e contínuos confrontos pela posse do castrum, Roma proclamou Vitorchiano “Terra Fedelissima all’Urbe” e lhe concedeu isenções fiscais, a liberdade de usar as palavras S.P.Q.R. em seu brasão (que é um acrônimo para o “Senado e o Povo Romano” – tradução de “il Senato e il popoloromano”), além do lema Sum Vitorclanum castrum membrumque romanum, que em tradução livre significa “Vitorchiano, castelo e parte de Roma.” Ou seja: Roma os libertou de Viterbo, mas tomou posse da cidade e de seus habitantes, embora o ‘negócio’ não tenha sido ruim para o povo da cidade, já que eles se tornaram aliados, não inimigos. Roma ainda se comprometeu em fornecer anualmente, a partir de 1267, homens do país para a guarda Capitolina, o “Fedeli di Vitorchiano”, que eram encarregados de fazer a Guarda do Capitólio com trajes vistosos e que, segundo a tradição, foram desenhados por Michelangelo.

Vitorchiano conserva, até hoje, intacta sua arquitetura medieval…

Vitorchiano apresenta-nos suas casas, vielas, praças, escadas exteriores e, sobretudo, seus muros ao sul da maneira que sempre foi. Em sua maioria, as estruturas foram erguidas por volta de 1200, e caracterizam-se por um conjunto de grandes torres quadriláteras do século XIV. Na torre central encontra-se a entrada mais importante da cidade: a Porta Romana, que data do século XIV. Depois de atravessá-la, você se sentirá em uma cidade de conto de fadas, onde poderá explorar a cidade e suas belezas de maneira tranquila e agradável. Mas veremos em detalhes a seguir.

Vai se hospedar em Roma? Então siga nossas dicas exclusivas de Hotéis!!!

Aqui você encontrará gratuitamente indicações de hospedagem para não cair numa furada e não ficar em uma zona distante das atrações na Itália!

A seguir, não deixe de ler nossas dicas e conselhos sobre os bairros de Roma e onde se hospedar. Aqui você encontrará o melhor bairro e o tipo de hospedagem que mais se encaixa no perfil de sua viagem;)

Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.

Hospedagens que aconselho perto do Centro Histórico

Se você é apaixonado pela arte e gostaria de ficar no centro onde poderá se deslocar a pé, assim como ter inúmeras possibilidades de lugares para almoçar/jantar ou lanchar te aconselho a ficar no centro histórico. Podem ser consideradas “centro histórico” as regiões perto da Fonte de Trevi, do Coliseu, do Fórum Romano, Fórum Imperial e da Villa Borghese, da Piazza Spagna e da Piazza Navona. São as áreas mais caras, porém estará próximo de tudo, literalmente!

Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um bom hotel, tenho três opções que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho perto da Região de San Giovanni

Para quem deseja encontrar alternativas mais econômicas em áreas tranquilas, mas ao mesmo tempo perto dos meios de transporte para o centro, sugiro a região de San Giovanni ou do Monti (perto das estações de metrô San Giovanni, Castro Pretorio e Circus Massimo) – que é um bairro mais residencial; portanto, mais econômico e tranqüilo! E com apenas 15 minutos de metrô estará no centro também!

Tenho duas opções de Hotéis que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Tenho duas opções de Pousadas que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho perto da Cidade do Vaticano

Uma zona interessante para se hospedar e um pouco mais econômica que o centro histórico é a zona do Vaticano (Museus do Vaticano) que está muito bem conectada com tudo.

Tenho duas opções de Pousadas que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um hotel, tenho três opções que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho perto da Estação Termini

Para quem prefere ficam em bairros que tenham um bom acesso ao resto da cidade e com um preço melhor, então deve escolher uma acomodação nas intermediações da Estação Termini (de onde parte uma densa rede de meios públicos de transporte, que serve tanto o povo local quanto os turistas).

Tenho 3 sugestões boas de hotel em Termini, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere pousadas tenho 2 sugestões boas, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho em Trastevere

Para quem prefere “saborear” a Roma autêntica e característica, não há nada melhor que reservar um hotel no Trastevere (nos arredores do histórico rio da cidade), pleno de história e tradições tipicamente romanas, conhecido pelas ruas tortuosas de pedras sampietrini e pelos centros habitacionais em estilo medieval.

O bairro fica no centro histórico e à direta do rio Tevere, em meio a uma paisagem espetacular, onde cada visitante pode observar as inúmeras igrejas e praças (como a de Santa Maria in Trastevere). Além disso, este bairro oferece vários restaurantes locais e cantinas para quem deseja experimentar a típica culinária romana.

Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um bom hotel, tenho duas opções que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)


Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e conheça o melhor da bela Itália!!!!


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Vamos conhecer Vitorchiano no Lazio?  Algumas cidades pequenas são, muitas vezes, subestimadas pelos turistas, mas são nessas cidades que encontramos verdadeiras joias de beleza, história, cultura, arquitetura e panoramas magníficos! Quer conhecer uma cidade pouco conhecido na província de Viterbo? Vem para Vitorchiano!

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!