Qual é a diferença entre os restaurantes na Itália?

Osteria? Trattoria? Taverna? Mas, afinal, qual é a diferença entre os restaurantes na Itália? Vou te contar tudo agora!

0 539

Qual é a diferença entre os restaurantes na Itália?

Muitas pessoas me perguntam qual é a diferença entre os restaurantes italianos, afinal na Itália encontramos denominações como osteria, trattoria, taverna entre outros! Hoje, para acabar com todas as dúvidas sobre essas diferenças, trago um post super especial: qual é a diferença entre os restaurantes na Itália? Prontos? Vamos lá! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

A Itália é famosa no mundo todo, também, por sua gastronomia. Com restaurantes fantásticos espalhados por toda a península, a Itália nos oferece diversas opções de tipos bem diferentes de restaurantes como osteria, trattoria, taverna, premiados, não premiados e por ai vai. Pois bem, mas se eu te perguntar a diferença entre eles, você sabe me responder? Para acabar com todas as dúvidas entre as diferenças dos restaurantes na Itália, hoje vamos te explicar tudo sobre a diferença entre os restaurantes na Itália. Embora a diferença entre os restaurantes seja muito sútil, elas existem e é bom saber quais são elas. A diferença entre os restaurantes começam já em suas origens históricas e para entendermos essa diferença nos dias de hoje, precisamos saber como elas surgiram. Clique aqui para Dicas de Comer & beber na Itália!

1) Qual é a diferença entre os restaurantes na Itália? OSTERIA

Vamos começar com a Osteria, que em português vem traduzida como taberna – mas lá na frente vamos entender isso melhor. A palavra osteria deriva de ‘hospes’ e significa hospitalidade. Esses locais começaram a surgir na Era Medieval e eram muito encontrados ao longo das estradas e próximas dos comércios.

O objetivo da osteria era servir como um ponto de descanso, um local para se alimentar com frios e queijos e, logo, se tornou um local procurado para encontros sociais. Uma parada por ali, significava também que você encontraria algo muito apreciado por todos: o vinho! E para os viajantes: acomodação para descansar antes de retomar a viagem e refeições quentes – embora servir refeições não fosse o ‘ponto forte’ do local. Com o passar do tempo, porém, servir refeições mais reforçadas se tornou quase regra, já que muito procuravam o local para realizar suas refeições no intervalo do trabalho ou em uma parada durante uma viagem.

Dica

  • Se quiser viver uma experiência originalmente medieval, visite a Osteria del Sole em funcionamento desde 1465 – em Bolonha na região da Emilia Romagna. Ali eles ainda trabalham como os antepassados: vinho, petiscos, algumas refeições simples, sem contar que e o ambiente é uma delícia! Necessário fazer reserva!

2) Qual é a diferença entre os restaurantes na Itália? TRATTORIAS

E as famosas trattorias? As trattorias nos apresentam características que a diferenciam tanto de restaurantes quanto de osterias. As trattorias, essencialmente, são locais baratos e oferecem pratos tradicionais locais: deliciosos, pois são feitos à moda antiga! É o tipo de restaurante mais buscado pelos moradores locais e, não é difícil, de conquistar turistas também. Geralmente são restaurantes que passam de geração para geração, ou seja, quase sempre familiares.

O vinho também é um show a parte, pois, normalmente, também são feitos ali. Para quem busca uma experiência enogastronômica autêntica, é o lugar ideal! O que mais chama a atenção nas trattorias é, justamente, a simplicidade, de tudo! O cardápio é reduzido, a decoração charmosa e rústica, o vinho delicioso e o atendimento muito amigável.  As trattorias optam por utilizar produtos locais e, muitas delas, utilizam produtos e ingredientes feitos por eles mesmos: frios, conservas, legumes, verduras, etc.

3) Qual é a diferença entre os restaurantes na Itália? TAVERNAS

E as tavernas? As tavernas, ou tabernas, são locais onde o cliente encontra coisas simples e rápidas para comer acompanhado de um bom vinho, que é o ponto forte do local. Algumas tavernas servem refeições completas, tábuas de frios, petiscos e outros, porém é um cardápio bem reduzido, e tudo muito simples, com muito sabor e com um vinho divino!

4) Qual é a diferença entre os restaurantes na Itália? RESTAURANTES

E os restaurantes? É a categoria mais difundida no mundo. Bom, ao contrário das osterias e das tratorias, os restaurantes não se ‘prendem’ a tradições e nem especialidades locais. Normalmente eles oferecem pratos de diversos tipos de comida, de várias regiões e/ou países; claro que há também os restaurantes especializados em, por exemplo, carne ou peixe. Os restaurantes apresentam um espaço mais formal, decorados cuidadosamente, carta de vinhos, atendimento mais ‘clássico’ e pratos mais ‘refinados’.

Evidente que não é regra, mas essas são as características mais ‘típicas’ de um restaurante propriamente dito.  Por todos esses ‘detalhes’, o valor é um pouco mais elevado. O cardápio costuma ter pratos mais refinados, às vezes até experimentais, portanto, vinculados às receitas tradicionais locais. Isso não significa que um local, se definido como “restaurante”, deva ser necessariamente mais caro do que uma trattoria, O.K.? Por outro lado, alguns restaurantes, talvez mais renomados, nem sempre se limitam a preços modestos! Que tal saber quais são os 10 melhores restaurantes da Itália? Clique aqui para saber! 

Dicas:

5) Qual é a diferença entre os restaurantes na Itália? ENOTECA

E a enoteca? As enotecas são locais que, dificilmente, servem refeições. São muito populares em locais produtores de vinhos, como a Toscana, por exemplo. As enotecas, normalmente, oferecem degustações de vinho e, algumas, apresentam (junto aos vinhos) frios, doces, entre outros, para que o cliente entenda qual é a melhor harmonização que o vinho oferece. Leia também sobre a rota do vinho na Toscana!

BÔNUS: e os restaurantes com Estrelas Michelin?

Um pouco sobre o Guia Michelin…

Bom, o Guia Michelin é visto por muitos especialistas como a Bíblia Sagrada dos restaurantes! Foi publicado pela primeira vez em 1900 e seu objetivo era simplesmente indicar bons lugares para comer aos viajantes. Todos os jurados da Michelin são especializados em restaurantes e hospitalidade, e visitam restaurantes anonimamente, agindo como um cliente como qualquer outro, sem levantar nenhuma suspeita, ou seja: quem trabalha no restaurante não faz ideia de que estão servindo um dos jurados do guia.

Os critérios gerais

Os critérios gerais seguidos pelos jurados são ultra secretos, porém, sabemos alguns dos critérios avaliados: a qualidade do produto; combinação de sabores e técnicas culinárias utilizadas para a elaboração do prato; a personalidade do chef em sua cozinha e como ele reflete isso no prato servido; custo-benefício e uniformidade durante as várias visitas. Não! Eles não fazem somente uma visita, eles fazem várias!

O sistema de estrelas começou a ser adotado em 1933 e funciona da seguinte maneira:
  • Uma estrela: cozinha muito boa em sua categoria;
  • Duas estrelas: cozinha excelente; vale a pena visitar;
  • Três estrelas: cozinha excelente, imperdível!
Prêmio Bib Gourmand

Em 1997 Michelin lançou o prêmio Bib Gourmand, que descreve o local como “ainda não possui uma estrela”, mas serve como uma sutil ‘notificação’ de que, futuramente, o local pode levar sua ‘estrelinha’. A categoria Bib Gourmand define um local como “amigável servindo boa comida a um preço justo”.

Bom saber…

  • Bom saber que um restaurante não precisa ser super renomado para receber três, duas, ou uma estrela Michelin: eles focam, de fato, na comida!

Qual é o melhor restaurante da Itália?


Assista esse vídeo e saiba: Horário de funcionamento de restaurantes na Itália. Se inscreva em nosso canal e recebe mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Qual é a diferença entre os restaurantes na Itália?  Na Itália comer bem não é sinônimo de gastar muito, ao contrário: o país oferece excelentes opções para todos os gostos e bolsos. Uma dica super importante: se você viajar durante a alta temporada ou durante períodos festivos, como Páscoa, Natal e Ano Novo, faça suas reservas com antecedência, tanto para o almoço quanto para o jantar, ok?! São períodos muito movimentados e os restaurantes ficam LOTADOS, por isso: não corra o risco!

Está inseguro?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!