Viajar para Veneza?

Veneza é "uma ilha fora do mundo" que te oferece momentos inesquecíveis de beleza e de relaxamento. Esqueça os ruídos dos carros, o caos das cidades grandes e mergulhe em uma atmosfera agradável e relaxante.

0 2.986

Viajar para Veneza?

Veneza é a capital do Vêneto e certamente uma das mais pitorescas, fascinante e belas cidades da Itália e do mundo. Veneza foi fundada sobre a lagoa de Veneza*  e em 1979 foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. A cidade, historicamente conhecida como “a Sereníssima” sempre foi independente da terra firme, coisa que sempre ajudou contra o ataque dos inimigos. Em 1846 foi construída a ponte ferroviária e em 1933 a Ponte della Libertà, que finalmente ligou Veneza com a terra firme (a cidade de Mestre com a Piazzale Roma). Descubra porque viajar para Veneza! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Viajar para Veneza?
Euzinha em Veneza!! 🙂

Nossa Introdução

“A Lagoa de Veneza” é uma lagoa no nordeste do Mar Adriático. Veneza está localizada num arquipélago desta lagoa, a 4 km de terra firme e a 2 km do mar aberto, com 118 pequenas ilhas separadas por 160 canais e unidas por mais de 400 pontes. A área da lagoa é de aproximadamente 550 km², dos quais 8% está ocupada por ilhas, (Veneza e outras pequenas ilhas, como Murano e Burano). Saiba aqui Como chegar nas ilhas de Veneza?

Cerca de 11 % da área da lagoa é ocupado permanentemente por água, ou por canais dragados, e os 81% restantes são zonas pantanosas de água salgada. Está ligada ao Mar Adriático por três aberturas: Lido, Malamocco e Chioggia. Estando localizada num extremo fechado do mar, a lagoa está sujeita a grandes variações do nível da água, produzidas pelas marés e pelos ventos, a mais vistosa das quais é a maré de outono, conhecida como acqua alta e que inunda regularmente grande parte de Veneza.” Fonte: Wiki. Leia também Como faço para ir da Estação Venezia Lucia até o meu hotel em Veneza?

Veneza está dividida em seis bairros

Chamados sestieri: Cannaregio, Castello, Dorsoduro, San Marco, San Paolo e Santa Croce. A cidade está espalhada por mais de cem ilhas, conectadas por muitas pontes e separadas por canais. Leia também Roteiro em Veneza de dois dias?O que fazer em um dia em Veneza?

1) Viajar para Veneza? CONHEÇA SUA HISTÓRIA

As suas origens remontam às invasões bárbaras, quando algumas pessoas da cidade fugiram para as ilhas da lagoa veneziana. Foi durante a Idade Média, com as Cruzadas, que Veneza se tornou governante incontestável do Mediterrâneo, seja do ponto de vista militar ou comercial, tendo relações com quase todo o mundo conhecido. Além disso já naquela época,  a indústria do vidro em Veneza era desenvolvida e tinha muitos compradores no Levante e na Europa. O contato que a cidade tinha com o oriente era muito forte, justamente por isso encontraremos muitos vestígios da civilização (palácios nobres, igrejas e o trabalho de pedras preciosas) promovendo uma identidade cultural única em todo o panorama histórico e comercial italiano.

Por que visitar Veneza?

Veneza é uma cidade dedicada à arte em todas as suas formas, representadas pelos muitos museus e palácios majestosos, que preservam obras de artistas como Veronese, Bellini, Giorgione e muitos outros. Andando pelas ruas da cidade, não é difícil se deparar com monumentos e igrejas. Em primeiro lugar, a Basílica de San Marco que domina a praça e é majestosamente revestido em ouro e enriquecida por  mosaicos que narram a história gloriosa de Veneza.

2) Viajar para Veneza? CONHEÇA SUA ARTE MODERNA E CONTEMPORÂNEA

Amplo espaço também é dado a arte moderna e contemporânea; a cada dois anos em Veneza é realizada uma das exposições mais importantes do mundo: a Bienal de Veneza. Também será possível visitar o Peggy Guggenheim Collection, que inclui tantas obras de artistas contemporâneos. É uma cidade mágica, então qual lugar poderia ser mais mágico para escutar música clássica e ópera? Não deixe de ver a programação, especialmente no Teatro la Fenice e Teatro Malibran! O som da música é acompanhado por uma bela coreografia singular oferecido pela cidade, o que ajudou a fazer com que Veneza fosse conhecida como a  Cidade dos apaixonados, onde podem  dedicar-se a longos passeios românticos acompanhados pelo som das águas. Leia também O que fazer em Veneza à noite?

3) Viajar para Veneza? CONHEÇA O FESTIVAL INTERNACIONAL DE VENEZA

Veneza também sempre foi, é, e sempre será o cenário de muitos filmes, portanto, uma cidade com cenários e paisagens que você com certeza já viu em tantos filmes. Falando em filmes, não podemos esquecer que a cada ano em Veneza se realiza o Festival Internacional de Veneza, onde se reúnem várias celebridades do cinema internacional, por isso se você for em Veneza nesse período, pode ser que acabe vendo também alguma STAR!

Viajar para Veneza?
Ponte do Rialto

4) Viajar para Veneza? CONHEÇA ALGUMAS ATRAÇÕES

Ela não oferece a típica diversão das grandes cidades, não existem grandes discotecas, mas você pode passar ótimas noites nos bares e tabernas, onde são oferecidos pratos deliciosos, servidos freqüentemente ao som de boa música, ou nas praças de Veneza batendo um papo como se fosse um típico habitante local. Além disso para os amantes do jogo, em Veneza encontraremos um dos melhores casinos do mundo. Bom jogo! O que fazer a noite em Veneza?

A Tradicional Serenata Veneziana

Visto que Veneza tradicionalmente é conhecida como a cidade do amor, justamente por proporcionar momentos únicos, não poderei deixar de citar a tradicional Serenata Veneziana; essas serenatas em gôndola ocorrem principalmente no verão e consistem em uma pequena procissão de uma dúzia de gôndolas, onde um cantor geralmente acompanhado de um acordeão canta melodias tradicionais no dialeto veneziano de autores anônimos do ‘600 ou do ‘ 700 ou até mesmo canções da tradição italiana. As procissões começam em San Marco e percorrem trechos do Grande Canal, atravessando as ruas mais fascinantes e encantadores.

O Carnaval

Muitos festivais tradicionais são realizados anualmente em Veneza entre estes destaca-se o Carnaval, que tem origens antigas e transforma a Praça de São Marcos em uma palco alegre e refinado ao mesmo tempo com as belas máscaras. O destaque mais espetacular é dedicado ao “volo della Colombina”, onde um artista desce do Campanário com um cabo metálico voando em cima das pessoas. Outras festas típicas são a Regata Histórica, a Festa della Sensa e a Festa do Redentor. Leia Conhecer o Carnaval em Veneza?

O Famoso passeio de Gôndola 

Um dos símbolos de Veneza é a característica gôndola, barco alongado conduzida por uma única pessoa, com um único remo. A característica é que a gôndola é assimétrica, o lado esquerdo é maior do que a direita, de modo que navega inclinada de um lado. Cruzando Veneza com a gôndola você poderá ver a cidade com um olhar diferente,  de cantos escondidos que podem ser vistos somente da lagoa.

5) Viajar para Veneza? CONHEÇA SEUS MONUMENTOS TURÍSTICOS

A cidade atrai numerosos turistas também pelas suas inúmeras atrações turísticas, como a sensacional Praça de São Marcos com a Basílica de San Marco, O Campanário, O Palácio Ducal, Museu do Palazzo Mocenigo, o Ca ‘Rezzonico, o Museu do Vidro em Murano e o Museu das Rendas em Burano entre tantas importantes igrejas e museus. CONHEÇA AGORA OS 10 PRINCIPAIS MONUMENTOS/ATRAÇÕES TURÍSTICAS DE VENEZA!!


Como Chegar a Veneza?


1) Como Chegar a Veneza? DE AVIÃO

O aeroporto Marco Polo (Como ir do Aeroporto Marco Polo para o Centro de Veneza?) com di Tessera está a 20 km de distância do centro histórico de Veneza, da onde é ligado com a linha de ônibus n° 5 (acessível a cadeirantes).

Leia nossos posts sobre Aeroportos na Itália:

2) Como Chegar a Veneza? DE BARCO

Chegar até Veneza por mar é uma experiência singular. O acesso à cidade é consentido através das entradas de porto.

3) Como Chegar a Veneza? DE TREM

As estações de Veneza são duas, a de Mestre e a de Veneza Santa Lucia. De lá qualquer parte da cidade é atingível a pé ou de balsa. A primeira estação ferroviária que encontramos chegando em Veneza é a estação Veneza-Mestre, não é ainda na lagoa, mas no continente de Veneza. A cidade é atingível com um trem que parte a cada dez minutos e chega na estação de Santa Lucia. Como faço para ir da Estação Veneza Santa Lúcia até o meu Hotel no Centro de Veneza?

Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.

4) Como Chegar a Veneza? DE CARRO

A sinalização para chegar até Veneza é muito clara. VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLO DE ROTEIROS.Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.

Vai viajar pela Itália de carro?

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?

Vai se hospedar em Veneza? Então siga nossas dicas exclusivas de Hotéis!!!

Aqui você encontrará gratuitamente indicações de hospedagem para não cair numa furada e não ficar em uma zona distante das atrações na Itália!

A seguir, não deixe de ler nossas dicas e conselhos sobre os bairros de Veneza e onde se hospedar. Aqui você encontrará o melhor bairro e o tipo de hospedagem que mais se encaixa no perfil de sua viagem;)

Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.

Hospedagens que aconselho na Zona de San Marco

San Marco é o bairro mais famoso e em alguns períodos do ano fica complicado andar por ali, pois a cidade fica lotada.

Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B ou um apartamento, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um bom hotel, tenho algumas opções de hotéis que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Você gosta de muito conforto? Está em lua-de-mel ou está comemorando algo? Então veja algumas opções de hospedagem de luxo na melhor zona de Veneza.

Hospedagens que aconselho na Zona de Castello

Castello é o maior de todos os “sestieri”  (bairros) e tem uma orla incrível para boas caminhadas, além de ser cheio de cafés, bares e lojinhas. Não são lugares baratos para se hospedar, mas facilita o acesso aos pontos turísticos mais famosos e, com isso, economiza-se com transporte, pois é possível fazer tudo a pé!

Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B ou um apartamento, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um bom hotel, tenho algumas opções de hotéis que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho na Zona de Cannaregio ou Dorsoduro

Se quiser algo mais calmo, escolha Cannaregio ou Dorsoduro; neste último, a vida noturna é particularmente ativa, ideal para os amantes de bares agitados e locais para tomar bons drinks!

Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B ou um apartamento, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um bom hotel, tenho algumas opções de hotéis que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho na Zona de San Polo

San Polo é ideal se você quiser algo cômodo, perto de alguns pontos turísticos, mas mais modesto. Acho que como posição é ótimo esse bairro portanto indico muito.

Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B ou um apartamento, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um bom hotel, tenho algumas opções de hotéis que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho na Zona de Santa Croce

Santa Croce abriga a importante estação de ônibus na Piazzale Roma, o que facilita muito seu descolamento, inclusive para ir até Santa Lucia caso queira fazer um bate e volta.

Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B ou um apartamento, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um bom hotel, tenho algumas opções de hotéis que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Não quer ficar na ilha? Sem problemas! Busque por Mestre, Campalto ou Favaro Veneto, que são as cidades continentais de Veneza e oferece excelentes opções de hospedagem. Um pouco mais afastados do Piazzale Roma, cerca de 20 minutos de transporte aquático, não apresentam vistas magnânimas das janelas do quartos, mas é ideal para quem quer economizar com hospedagem.

Dicas
  • A dica para economizar MUITO é reservar com antecedência.
  • Como já citamos também: cuidado com o excesso de bagagem! É bem complicado se locomover com grandes volumes e as pontes, escadas e ruas estreitas de Veneza, não ajudam muito!

Assista esse vídeo e saiba: Quanto custa um passeio de gôndola em Veneza? Se inscreva em nosso canal e recebe mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Quero terminar dizendo que Veneza é “uma ilha fora do mundo” que te oferecerá momentos inesquecíveis de beleza e de relaxamento. Esqueça o ruído dos carros, o caos das cidades grandes e mergulhe em uma atmosfera agradável e relaxante. Mime-se com passeios românticos (ou relaxantes, se você estiver sozinho), longos, acompanhados pelo leve som da água e se envolva na majestade dessa cidade única no mundo!

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!