O que fazer na Itália durante o Inverno?

A estação mais subestimada pelos turistas pode nos surpreender de uma maneira incrível! Vamos saber o que fazer na Itália durante o inverno? Vem comigo!

17 63.318

O que fazer na Itália durante o Inverno?

Chegou o verão no Brasil e, aqui na Itália, recebemos o inverno! A estação menos querida por tantas pessoas, mas muito amada por tantas outras. Há quem prefira, inclusive, viajar durante o inverno, e há quem nem sonhe com essa possibilidade. De que time você é: team inverno ou team verão? Se você for team inverno, esse post é pra você! Se você for team verão: esse post também é para você, pois vou te provar que viajar para a Itália durante o inverno pode ser uma ideia excelente! Vamos ao nosso post do dia: o que fazer na Itália durante o Inverno? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Bem, a Itália nos oferece vários destinos de inverno que podem proporcionar dias de diversão e relaxamento. Do norte ao sul não há dificuldades de escolha, e para lhe ajudar a encontrar o melhor destino para você, proponho algumas sugestões que podem fazer parte do seu roteiro para passear na Itália durante o inverno. 

Como é de conhecimento geral, a Itália oferece atrações para todos os gostos durante todas as estações do ano: mar, montanha, vilarejos perdidos pela cordilheira dos Apeninos, cidade grandes, cidades famosas, pouco conhecidas, tem de tudo! Hoje eu trago para vocês algumas indicações do que se pode fazer nesse período que, muitas vezes, é ignorado por turistas, o inverno! Conheça também nossa seção sobre o Clima na Itália! Aqui você encontrará tudo o que você precisa para não errar na hora da escolha do período da sua viagem para a Itália! IMPORTANTE: Se você for viajar de carro no período do inverno, atenção a neve e saiba aqui Como dirigir com neve na Itália durante o inverno? e As Estações na Itália: como fazer as malas?

1) O que fazer na Itália durante o Inverno? VISITAR OS VILAREJOS

A Itália é o país dos vilarejos e é um mais lindo do que o outro! É comum terem uma arquitetura medieval e, apesar de pequenos, são sempre muito ricos em cultura, cor, sabor, aromas e aspectos que narram a história desses pedacinhos de terra espalhados por toda a península. Esses locais desejam ser conhecidos, e por isso convidam o turista a se tornar um “cidadão temporário” da comunidade, para compartilhar a preciosidade das paisagens, a típica Enogastronomia, o folclore popular e as Festas Tradicionais. São especialistas em fazer você se sentir em casa! É algo, de fato, esplêndido! Leia também nossos posts: Enogastronomia Toscana e a Enogastronomia do Vêneto.

Minha Indicação

De norte a sul há muitos, muitos, muitos vilarejos que eu posso te indicar, mas vou te indicar um lugar menos conhecido, mas de uma beleza impressionante:  Gerace na Calábria – é uma pequena cidade, elegante e com características orientais. Outra vila que merece uma visita é Orgosolo, no interior da Sardenha. A cidade possui uma história muito especial e é o tipo de lugar que nos transporta ao passado assim que colocamos o pé ali! Linda demais! Leia também nossos posts sobre Vilarejos: Quais são os vilarejos mais bonitos da Itália? e Lago de Guarda e seus principais vilarejos

2) O que fazer na Itália durante o Inverno? CONHECER A ÚMBRIA E A TOSCANA

As regiões da Úmbria e da Toscana também nos oferecem ótimos destinos turísticos no período de inverno – são regiões ricas em cultura, história, tradição e pratos típicos deliciosos. Quer alguns exemplos:  San Gimignano e Montepulciano  (na província de Siena), OrvietoCorciano e Castiglione del Lago (no território umbro).

3) O que fazer na Itália durante o Inverno? VISITAR AS GRANDES CIDADES

Para as cidades grandes, caímos sempre nas capitais das regiões. Para os amantes da arte e da cultura, são muitas as cidades que, também durante os períodos mais frios do ano, sabem como acolher, com seu incondicional calor humano, milhares de turistas de todas as partes do mundo interessados a conhecer e aproveitar os mesmos pontos de vista variados: artístico, histórico, arquitetônico e cultural. Antes de todas, com certeza temos Roma: uma cidade com uma bagagem histórico-cultural sem igual! Depois temos FlorençaNápolesMilãoVenezaTorinoTriestePerúgia entre tantas outras.

Opções no Centro e no Sul da Itália

No centro e no sul, que também no inverno oferecem um clima mais ameno (perfeitas para passear), é impossível, novamente, não vitar : RomaFlorença e incluirmos na lista cidades como NápolesPalermoAgrigentoCagliari Bari – apenas para citar algumas.

Opções no Norte da Itália

No norte também há opções imperdíveis no inverno, dentre elas temos VenezaMilãoGênova Torino. Com pratos típicos, belos monumentos e um patrimônio histórico-cultural de fazer inveja ao mundo todo, são uma opção agradável e interessante para as férias de inverno.

4) O que fazer na Itália durante o Inverno? VER O MAR NO INVERNO

Para os amantes do mar, o inverno na região da Basilicata pode ser um destino interessante. É possível visitar Maratea, com uma sucessão de enseadas encantadoras, grutas intocadas, ilhotas, penhascos e praias pitorescas. Obviamente não para fazer o banho no mar, mas para se relaxar em lugares com poucas pessoas e com uma beleza sempre presente! Conheça aqui As 10 melhores praias do Sul da Itália.

Sobre Maratea

O branco ofuscante das rocas (os famosos faraglioni), que se olham no espelho nas águas azuis do mar Tirreno, as várias torres do século XVI que parecem vigiar as invasões piratas. Tudo isso faz de Maratea um destino imperdível durante o ano todo. Para quem deseja se aventurar, não pode faltar uma visita também ao Cristo Redentor de Maratea, com 21 metros de altura; os braços abertos medem 19 metros. O mirante, aos pés da estátua, é o maior ponto panorâmico de todo o território e nos oferece uma excepcional vista do perfil da costa.

Viagens Praianas

Pessoal, uma dica de ouro: não descarte conhecer destinos costeiros durante o inverno! Evidente que você vai precisar deixar de lado sua pretensão de tomar um banho de mar, e não é dessa vez que você vai voltar para a casa com aquele bronzeado, mas é uma alternativa válida para as férias de inverno. Um destino ótimo é a Calábria, a Campânia, a Sardenha, a Ligúria ou a linda Apúlia – que oferecem ao turista locais interessantes para se visitar e fazer uma pausa para recarregar as energias com a saudável brisa do mar e as deliciosas cidadezinhas com parques naturais. São bons exemplos: Salento com Ostuni, Ótranto e Galípoli, Península Sorrentina e Costa Amalfitana, Régio de Calábria e Vibo Valentia, Ligúria com as inspiradoras Cinque Terre, também Olbia e Palau na fantástica Sardenha.

5) O que fazer na Itália durante o Inverno? FICAR NAS MONTANHAS

Não dá para esquecer as montanhas evidente, principalmente durante o inverno. O arco dos Alpes que marcam a fronteira sul do território italiano encantam e, com certeza, as estações de esqui irão de encantar! Sem contar que são as zonas mais frequentadas, mas também dá para se divertir sem esquiar. Como acontece em Alto Ádige, por exemplo, que durante o inverno oferece várias opções de passeios e está entre os destinos mais fascinantes e originais da estação mais fria do anoONDE ESQUIAR NA ITÁLIA? QUAIS SÃO AS MELHORES PISTAS DE ESQUI DA ITÁLIA?

Atrações para os Aventureiros

Já para as pessoas de espírito menos aventuroso, proponho a Moonlight Classic Ski Marathon, competição de esqui sob as estrelas de Compaccio nos Alpes de Siusi, dentre as maiores da Europa. Para os amantes dos esportes de inverno, dá tranquilo para organizar uma semana de diversão na neve nas extraordinárias montanhas italianas. Dentre os destinos mais interessantes estão as Dolomitas – tanto pela qualidade das instalações para prática de esqui quanto pela beleza de sua paisagem. Em particular, destacam-se a Marmolada, o parque Dolomiti Friulane e a estação do rio Brenta.

No complexo montanhoso das Dolomitas, os destinos de inverno mais renomados são: Courmayeur, Cortina d’Ampezzo e Madonna di Campiglio. Claro que não há apenas as Dolomitas na Itália, podemos encontrar outras estações de esqui importantes, como a de Roccaraso em Abruzos, a de Abetone e do monte Amiata na Toscana e os montes Terminillo e Livata em Lácio. Leia também nosso Post Onde ver neve de perto das principais cidades italianas

6) O que fazer na Itália durante o Inverno? VISITAS AS FEIRAS E FESTIVAIS*

(*Períódicos) Além disso, há a clássica feira de Natal em Bressanone, Vipiteno, Bolzano, entre outras, que merecem ser visitada pelo menos uma vez. São imperdíveis: o festival Dolomiti Balloon (de 4 a 12 de janeiro) em Dobbiaco (a viagem de balão sobre Dolomitas) e a calma cidade de Val Pusteria, toda coberta de neve. Para os mais tradicionalistas, tem a Festività dell’Avvento (de 6 a 8 de dezembro), em vários vilarejos de Tirol do Sul entre o de Glorenza em Alta Val Venosta, é possível vivenciar momentos tanto para o espírito quanto para o corpo, com as músicas de Natal, com os deliciosos doces trentinos (inclusive strudel e knodel). Em termos gastronômicos, os mais gulosos não podem perder o compromisso com o Mercato dei Sapori Pur Südtirol de Merano e Brunico, abertos de manhã e tarde durante toda a estação. Conheça nossa seção Festividades na Itália!

Vantagens de viajar durante o inverno

  • As cidades ficam mais vazias;
  • As filas em monumentos importantes são menores;
  • Hotéis reduzem o preço de suas diárias, especialmente os hotéis em localidades marítimas;
  • As estações de trem ficam mais tranquilas, especialmente fora dos horários de pico.

Desvantagens de viajar durante o inverno

  • Em algumas localidades pode ser que você encontre alguns lugares fechados;
  • Em caso de neve pode haver alteração nos horários de trens, ônibus e voos, bem como restrições;
  • As filas nas atrações internas (como, por exemplo, museus), especialmente nas grandes cidades, podem aumentar um pouquinho, por isso, o tempo de espera, pode ser um pouco maior;
  • Nas cidades menores e nas cidades marítimas você pode encontrar dificuldade para comer, já que muitos restaurantes não funcionam – por isso é importante fazer reserva, tanto para o almoço quanto para o jantar, com antecedência.

Dicas de Ouro para não sofrer com o frio…

Não se iluda com a ideia de utilizar um casaco pesado

O casaco nem sempre vai te ajudar a se proteger do frio! O truque é utilizar uma camiseta tipo segunda pele debaixo da roupa – se for caminhar, não coloque muita roupa, pois você vai começar a suar e isso pode incomodar! A segunda pele funciona super bem e te mantém bem aquecido – uma pesquisa rápida no Google vai te oferecer diversas opções para comprar a peça. Na parte debaixo, vale a mesma premissa: uma calça, também em estilo segunda pele, e você ficará bem quentinho! Cachecol, luvas e gorros também ajudam MUITO! Lembre-se de que temos que proteger, principalmente, as extremidades do corpo para nos mantermos aquecidos. Isso vale para adultos e crianças!

Resumindo…

Não é a quantidade de roupa que você usa, é a adequação! Com as roupas adequadas, dificilmente você vai sofrer com o frio! Em tempo: há também as meias impermeáveis e o preço no Brasil é quase o mesmo daquele praticado aqui na Itália, embora por aqui seja um pouco mais barato. No Brasil você encontra por volta dos BRL 250,00 – enquanto por aqui encontramos boas meias impermeáveis a EUR 50,00 – cerca de BRL 315 pela cotação de junho de 2021. Se você achar que vale o investimento, ótimo! Mas se achar que acaba não valendo a pena, sem problemas, por isso a importância de um bom calçado – também vamos falar disso abaixo!

Locais Fechados

Ao entrar em locais fechados, TIRE O CASACO, por mais frio que esteja…Repete com a tia: tire seu casaco! Por quê? Porque o aquecedor fica ligado na maioria dos lugares e, em alguns deles, fica em uma temperatura super elevada, chega até a ser incomodo para dizer a verdade; se você manter o casaco em lugares aquecidos, pode sofrer um choque térmico ao sair do local e, acredite, a última coisa que você quer é um resfriado. O mesmo vale para seu quarto de hotel ou no carro (caso você alugue um): não mantenha o aquecedor altíssimo, é super prejudicial para sua saúde. O ideal é manter a temperatura entre 18 e 23 graus, não mais do que isso.

Importante
  • Leve um remédio para resfriado na sua bagagem!

Tipos de Casacos

O casaco utilizado não precisa pesar 10 quilos como já dissemos anteriormente! É mais interessante você utilizar um casaco impermeável e que corte o vento, principalmente se o dia estiver mais úmido (ou caso você viaje para localidades em que a neve é mais frequente – veremos mais abaixo!). Geralmente eles são mais leves e te mantém aquecido sem nenhum problema! EVITE: casaco de lã, casaco de tecido sintético que seja parecido com lã, algodão e afins, e jaquetas jeans – entre outros casacos que, talvez, segurem muito bem o frio do Brasil, mas que, te garanto, não são páreo para o frio italiano. Por que evitar casaco de lã? Porque a umidade vai ser toda absorvida pelo tecido e a sua sensação de frio vai aumentar ainda mais.

Dica para os pés

Evite sapatilhas e sapatos abertos, óbvio, não é mesmo?!?! Você pode optar por botas, ou tênis, mas evite os tênis de tecido, pois se você molhar o pé vai passar o dia todo gelado! Então, preste atenção no calçado que você irá utilizar, O.K.!? Lembre-se de colocar as meias!

Roupas para a neve

Para quem não quiser comprar roupas de esqui ou roupas específicas para neve, não precisa se preocupar, pois a maioria das estações de esqui oferece aluguel de roupas adequadas para a prática do esporte. Lembre-se de utilizar óculos de sol, na neve, pois o sol refletido pode irritar os olhos, principalmente olhos mais sensíveis.

Visitar a Costa durante o inverno

Se você for para a costa durante o inverno, certifique-se de realizar suas reservas em hotéis e restaurantes com antecedência, pois não são todos os lugares que trabalham nesse período. Faça a reserva e confirme suas reservas ANTES da sua viagem!

Importantíssimo:
  • Evite mergulhar em águas gélidas, por mais coragem que você tenha! As águas italianas no inverno são GELADÍSSIMAS e você pode pegar até uma pneumonia – o que, acredito, ninguém queira! Então, não brinque com a sua saúde.

Alimentação

Ao contrário do que muitos pensam, durante o inverno o ideal é consumir alimentos mais frescos, pois eles ajudarão nosso corpo a manter a temperatura – por isso: tome gelato sem medo! Não! Isso não vai te dar dor de garganta – a não ser que você tenha predisposição e uma garganta mais sensível! Se esse não for seu caso: se joga!

Importantíssimo:
  • Se você está em alguma localidade montanhosa e a Defesa Civil local emitir alertas de nevasca solicitando para que não haja circulação de pessoas em determinadas áreas: respeite! Não se aventure, não insista, pois pode ser super perigoso. O mesmo vale para estações de esqui: caso seja emitido o alerta enquanto você estiver ali, eles irão esvaziar a estação até que as condições tenham se normalizado: siga as instruções e retire-se do local o mais rápido possível. As condições meteorológicas pode demorar minutos, horas e até dias para se normalizar, então, sempre se informe ANTES de sair do hotel para passear para saber como estão as condições para aquele dia, ou verifique seu aplicativo de previsão do tempo.

Passeio de Barco

Se estiver na costa e quiser fazer um passeio de barco, mas receber uma negativa do operador: NÃO INSISTA! Os mares ao redor da Itália ficam super agitados durante o inverno e navegar pelas águas revoltas pode ser bem perigoso, por isso, mude os planos.


Assista esse vídeo e saiba: Dicas de como preparar a mala para viajar para Itália no inverno. Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

O que fazer na Itália durante o Inverno? Para terminar, posso dizer que é possível aproveitar momentos de descanso em destinos acolhedores também durante os meses mais frios, sem contar que é bem romântico! Com as roupas ideias e um itinerário bem definido, viajar para a Itália durante o inverno pode ser uma excelente opção! O país nos apresenta uma vasta gama de locais super interessantes e, tenha certeza, tem um lugar feito especialmente para todos os gostos e para todos os bolsos. Reforço: basta se vestir adequadamente!

Está inseguro para viajar?

E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!