Itinerário de 20 dias no norte da Itália?

Itinerário de 20 dias no norte da Itália? É possível? SIM!!! É só seguir nosso itinerário montado especialmente para você leitor.

11 15.221

Itinerário de 20 dias no norte da Itália?

Olá, hoje vou continuar dando dicas de roteiros pela Itália. Em outro post escrevi um roteiro super especial dedicado ao sul da Itália utilizando transporte público, por isso acho justo que esse agora seja dedicado ao norte da Itália, verdade? Vamos ver um itinerário de 20 dias no norte da Itália? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nosso Itinerário

Esse roteiro será totalmente feito com transporte público,  por isso algumas belas localidades não farão parte, mas garanto que com esse roteiro você realmente conseguirá conhecer o melhor do melhor do norte da Itália. O tour que indicarei  passará pela Lombardia, Veneto, Piemonte, Emilia Romagna, Liguria e Toscana, infelizmente terei que deixar a Umbria de fora,  porque não é uma região muito fácil para visitar com o trem. Como já mencionei no Roteiro do Sul da Itália com trem temos alguns assuntos que são pertinentes ao roteiro com o trem e por isso vou repetir aqui, porque em minha opinião são muito importantes e fazem a diferença durante a viagem.

Importante Saber sobre as Bagagens

A primeira coisa a saber é que não poderá trazer muita bagagem, não estou te aconselhando a viajar com uma mochila, mas se trouxer duas malas grandes,  saiba que o tour ficará muito cansativo e você acabará não aproveitando nada. Leia também:

Bilhetes Online

Quando for começar a organizar a sua viagem, tente comprar os bilhetes online, de modo que você já tenha todos os horários programados. No norte da Itália ao contrário do Sul,  você poderá usar com muita frequência o trem de alta velocidade, por isso te aconselho a reservar antes para pode economizar com as reservas. Se alguma vez tiver que comprar algum trajeto com trem regional, saiba que muitas  vezes não é possível comprar online, por isso terá que comprar diretamente na estação ferroviária. É interessante saber com antecedência o horário do trem e isso você pode ver sempre online. Eu aconselho a viajar sempre quando possível, com o trem de alta velocidade,  de modo que não perca tanto tempo nos trens e que tenha mais muito conforto!

Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui Qual é a diferença dos trens na Itália?. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post Como comprar uma passagem de trem na Itália?.

Mapa Turístico

Quando chegar em cada hotel, peça o mapa turístico, geralmente todos hotéis têm grátis o da sua cidade, e programe bem as visitas principais de cada dia.

Muito Importante
  • Nesse post muitas vezes estou considerando um dia para a visita das principais cidades, isso porque algumas cidades são pequenas e podem ser visitadas tranquilamente em um dia. Estou considerando também que você fará uma programação antes, comprando online os bilhetes (quando necessário e para evitar as filas nos monumentos), mas em outras cidades com um dia, você poderá conhecer e visitar somente de modo superficial o Centro Histórico com os seus principais monumentos.
  • Caso queira aumentar o número de dias para as principais cidades você poderá fazer sem problemas. Lembrando que o meu objetivo é somente te dar a ideia de quais cidades são as melhores para visitar e como ir de uma cidade para a outra. Você decidirá se faz esse roteiro exatamente igual, se diminui dias ou aumenta, ou se inclui ou se desiste de outras cidades, isso fica claro, não é verdade?

Vamos começar o nosso itinerário? Você vai comprar a sua passagem aérea chegando obviamente pelo aeroporto de Milão.

1) Itinerário de 20 dias no norte da Itália? DIA 1

Chegada em Milão pelo Aeroporto Malpensa, veja aqui as opções de transporte para o Centro de Milão. Ida para o hotel fazer o check-in e depois dedicar o dia inteiro para visita de Milão. Pernoite em Milão, saiba aqui Onde dormir em Milão.

Nota: Dependendo do horário que você chegará em Milão te aconselho a ficar mais um dia para poder ter pelo menos um dia inteiro em Milão.  VEJA OS NOSSOS POSTS SOBRE MILÃO

Visitas aconselhadas

Itinerário de 20 dias no norte da Itália?
Milão

2) Itinerário de 20 dias no norte da Itália? DIA 2

CIDADE DE COMO: Café da manhã no hotel e aconselhamos este dia para visita livre da cidade de Como. Uma bela cidade localizada às margens de um dos lagos mais profundos na Europa. Recomendamos: trem regional que liga Milão a Como, em 1 hora (estação ferroviária de Como nord lago).  A partir de Como você também poderá fazer um cruzeiro até Bellagio que dura em média 2 horas e volta para Como de onde poderá retornar para Milão. VEJA NOSSOS POSTS SOBRE O LAGO DE COMO

Itinerário de 20 dias no norte da Itália?
Lago de Como

3) Itinerário de 20 dias no norte da Itália? DIA 3

TORINO: Depois do café da manhã, ida para a estação ferroviária e partida com o trem de alta velocidade para Torino. Ida para o hotel e dia inteiro para a visita de Torino. Aconselho na parte da tarde, uma visita ao Palácio Real de Venaria, localizado a 10 km do centro da cidade assim como uma visita ao museu Egípcio, um dos maiores do mundo. Pernoite em Torino. VEJA OS NOSSOS POSTS SOBRE TORINO

Nota: Vale muito a pena conhecer Torino, mas caso prefira pode tirar esse dia e ir diretamente de Milão para Veneza. Onde dormir em Torino?

Itinerário de 20 dias no norte da Itália?
Torino

4) Itinerário de 20 dias no norte da Itália? DIA 4

VENEZA MESTRE OU VENEZA: Depois do café da manhã, ida para a estação ferroviária e partida com o trem de alta velocidade para Venezia Mestre ou para Venezia (de acordo com o quanto você quer gastar com o hotel).  Venezia Mestre está localizada do lado de Venezia cidade, e com o trem ou com o ônibus em 15 minutos você chega em Venezia. VEJA OS NOSSOS POSTS SOBRE VENEZIA.

Dormir em Venezia Mestre significa uma economia de no minimo 30% com o hotel. Obviamente a comodidade de estar em Venezia ou a maravilha de dormir em Venezia é tudo uma outra coisa, mas você deve decidir o quanto você quer e pode gastar nessa viagem! Pernoite em Venezia Mestre ou Venezia cidade. Onde dormir em Veneza?

Visitas aconselhadas

  • A Igreja do Scalzi;
  • Basílica de Santa Maria Gloriosa dei Frari,
  • Ponte Rialto: A Ponte de Rialto é a ponte em arco mais antiga e mais famosa sobre o Grande Canal;
  • Piazza San Marco: é a única praça de Veneza, e o seu principal destino turístico;
  • Campanile de San Marco:  É um dos símbolos da cidade de Veneza.
  • Basílica de San Marco: é a mais famosa das igrejas da Itália e um dos melhores exemplos da arquitetura bizantina;
  • Ponte dos Suspiros.
Itinerário de 20 dias no norte da Itália?
Euzinha em Veneza

5) Itinerário de 20 dias no norte da Itália? DIA 5

VENEZA: Café da manhã no hotel. Aconselho que durante a manhã você continue a visita de Venezia e durante a tarde você faça um dos tantos tours em grupo com partida da Piazza San Marco para as Ilhas de Murano, Burano e Torcello. Pernoite em Venezia Mestre.

Itinerário de 20 dias no norte da Itália?
Veneza

6) Itinerário de 20 dias no norte da Itália? DIA 6

PÁDUA: Café da manhã no hotel.  Ida por conta para a estação ferroviária e partida com trem regional ou de alta velocidade para Pádua, famosa em todo o mundo como a cidade de Santo Antônio e o berço da arte de Giotto.  Recomendo uma visita à Capela Scrovegni. Retorno com o trem para Venezia Mestre. Pernoite em Venezia Mestre. DICAS SOBRE PÁDUA?

Nota: Caso você prefira fazer uma visita superficial, você poderá hoje fazer o tour em Pádua para conhecer a Basílica de Santo Antônio e seguir com o próximo trem para Verona, assim ganha um dia no tour. Obviamente eu aconselho isso somente para pessoas que querem economizar dias, se você pode,  é melhor visitar com calma e dedicar um dia inteiro para cada uma das duas cidades!

Itinerário de 20 dias no norte da Itália?
Basílica di Sant’Antonio de Pádua

7) Itinerário de 20 dias no norte da Itália? DIA 7

VERONA: Café da manhã no hotel. Hoje partiremos com trem regional ou de alta velocidade para Verona e dormiremos lá. Chegada. Ida para o hotel e o dia inteiro para visita da cidade de Romeu e Julieta.  Hospedagem em Verona. SAIBA MAIS SOBRE VERONA

Visitas aconselhadas

  • Arena de Verona;
  • Casa de Romeu e Julieta;
  • Duomo di Verona.
Itinerário de 20 dias no norte da Itália?
Verona

8) Itinerário de 20 dias no norte da Itália? DIA 8

LAGO DE GARDA: Café da manhã no hotel e aconselhamos que hoje você faça uma visita livre do Lago de Garda. Sugerimos: trem regional (ou frecciabianca) que com 20 minutos liga a estação de Verona à Desenzano del Garda, Sirmione. Retorno ao hotel à noite. Pernoite em Verona. VEJA OS NOSSOS POSTS SOBRE O LAGO DE GARDA

Itinerário de 20 dias no norte da Itália?
Lago di Garda

9) Itinerário de 20 dias no norte da Itália? DIA 9

MANTOVA: Café da manhã no hotel e aconselhamos este dia para visita livre da cidade de Mantova, a cidade do Mantegna. Com o trem regional em 45 minutos se chega em Mantova. Para visitar: Palácio Ducal, Camera degli Sposi e o Palazzo Te. Retorno para Verona com o trem e pernoite em Verona. DICAS SOBRE MÂNTUA?

Itinerário de 20 dias no norte da Itália?
Mantova

10) Itinerário de 20 dias no norte da Itália? DIA 10

BOLOGNA: Café da manhã no hotel e ida para a estação de trem. Partida com trem para Bologna, cidade que possui a mais antiga universidade na Itália. Onde dormir em Bologna?

Tempo livre para conhecer o maravilhoso centro histórico, e pernoite em Bolonha. SAIBA MAIS SOBRE BOLONHA

Visitas aconselhadas

  • Piazza Maggiore;
  • La Basilica di San Petronio, a 5° maior Igreja do Mundo;
  • Torre degli Asineli;
  • Basilica di Santo Stefano;
  • Os pórticis.
Itinerário de 20 dias no norte da Itália?
Bologna

11) Itinerário de 20 dias no norte da Itália? DIA 11

FERRARA: Café da manhã no hotel. Ida para a estação ferroviária e partida com trem para Ferrara, se pegar o trem de alta velocidade,  em 20 minutos você chega em Ferrara, cidade que possui um dos edifícios mais famosos do Renascimento italiano: o Palazzo dei Diamanti. Também de grande beleza e que vale a pena a visitar é a Catedral, a Via delle Volte, o Palácio Schifanoia e o obviamente o Castelo Estense. No final do dia retorno com o trem e pernoite em Bolonha. SAIBA MAIS SOBRE FERRARA

Itinerário de 20 dias no norte da Itália?
moat and Castello Estense in Ferrara, Italy

12) Itinerário de 20 dias no norte da Itália? DIA 12

MARANELLO & MODENA: Para os apaixonados da Ferrari, aconselhamos que este dia seja usado para ir em Maranello para conhecer o museu da Ferrari e quem sabe fazer um passeio com uma Ferrari.

Nota: Maranello não tem uma estação de trem, por isso você terá que comprar o bilhete para Modena (20 minutos com o trem de alta velocidade ou 30 minutos com o regional) e chegando na estação de trem de Modena, você terá que pegar o ônibus da compania Seta, uma das seguintes linhas:

  • Linea 800 Modena – Maranello (via Formigine);
  • Linea 820 Modena – Maranello (via Montale).

Tempo Médio

O tempo médio que vai gastar é de 25 a 40 minutos, e você vai descer no ponto da rua ( via Abetone Inferiore) que seria o ponto mais perto do Museu Ferrari.  Basta dizer ao motorista:  Dove scendo per il museo Ferrari? Tenho certeza que ele vai te indicar bem:) ou senão se prefere ficar tranquilo, vai até o ponto final na Piazza Libertá, e dali você faz diretamente a pé, são somente 10 minutos de caminhada. DICAS DE MODENA

Retorno para Modena, eu te aconselho a passar a tarde em Modena ou a fazer um breve giro pelo centro histórico dessa cidade que a partir de 1598 por diversos séculos foi a capital do Ducado do Este. Esta, hoje é mundialmente famosa pela produção do vinagre balsâmico e dos tortellini.  Pernoite e retorno com o trem para Bolonha no final do dia. SAIBA MAIS SOBRE MARANELLO

Itinerário de 20 dias no norte da Itália?
Maranello – Museu da Ferrari
Itinerário de 20 dias no norte da Itália?
Módena

13) Itinerário de 20 dias no norte da Itália? DIA 13

LA SPEZIA: Café da manhã no hotel. Ida para a estação ferroviária e partida com trem para La Spezia. Você gastará em média 3 horas com essa viagem, por isso te aconselho a verificar os horários de modo que parta com o primeiro trem do dia. Chegada em La Spezia e tempo livre para descanso ou para passear pelo centro histórico ou quem sabe para ir já passear em Cinque Terre. VEJA OS MEUS POSTS SOBRE LA SPEZIA

14) Itinerário de 20 dias no norte da Itália? DIA 14

CINQUE TERRE: Inteiro dia dedicado a visita de Cinque Terre. Veja o meu post sobre como visitar Cinque Terre!

Itinerário de 20 dias no norte da Itália?
Cinque Terre
GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

15) Itinerário de 20 dias no norte da Itália? DIA 15

SANTA MARGHERITA LIGURE E PORTOFINO: Que tal ir conhecer a famosa Porto fino? Para ir você terá que pegar o trem para S. Margherita Ligure. Porto fino está localizada há 5 quilômetros e dali você terá as seguintes opções:

  • A pé: mais ou menos 01:20 (cansativo, mas lindo!);
  • Táxi (fora da estação ferroviária);
  • Ônibus: na estação têm ônibus a cada 20 minutos (no verão) para Porto fino e em 15 minutos você chega lá!
  • Barco: a partir do Porto de S. Margherita,  você poderá pegar um barco e assim fará um outro passeio maravilhoso! OU
  • De repente pode ser uma ideia ir com ônibus e voltar com o barco, o que acha?

Santa Margherita também é linda, por isso te aconselho aproveitar bem o dia e visitar as duas localidades! DICAS SOBRE PORTOFINO?

Itinerário de 20 dias no norte da Itália?
Portofino

16) Itinerário de 20 dias no norte da Itália? DIA 16

GENOVA: Hoje te aconselho a partir cedo e passar o dia em Genova. Outra maravilhosa cidade de arte! Não deixe de visitar o maravilhoso aquário de Genova, a belíssima Catedral da cidade e o Palácio dos Rolli,  que fazem parte do patrimônio da Unesco! Retorno para La Spezia no final do dia! DICAS SOBRE GENOVA?

Genova

17) Itinerário de 20 dias no norte da Itália? DIA 17

PISA E LUCA: Depois do café da manhã partiremos bem cedinho para Pisa.  Durante a manhã te aconselho a visita do Campo dos Milagres com os seus famosos monumentos:  Catedral de Pisa ( maior exemplo do estilo Românico toscano), Torre de Pisa ( a famosa torre pendente) e o Batistério. DICAS SOBRE PISA?

Infelizmente o nosso tempo é pouco por isso te aconselho durante a tarde fazer um bate e volta em Lucca,  que está localizada somente a meia hora de Pisa. Te aconselho alugar uma bicicleta e fazer o giro da cidade com a bicicleta, Lucca assim como Pisa são cidades muito pequenas e dá para visitar tranquilamente em um dia 🙂 mas com certeza vale a pena conhece-las! Em Lucca não esquece de subir nas casas torres!! DICAS SOBRE LUCCA?

18) Itinerário de 20 dias no norte da Itália? DIA 18

FLORENÇA: Após o café da manhã parta para Florença (trem de hora em hora, média de preço: euro 8,50).  Ida para o hotel e saia para conhecer os principais monumentos de Florença.  Hospedagem em Florença. VEJA OS NOSSOS POSTS SOBRE FLORENÇA

Visitas aconselhadas para o primeiro dia

  • Chiesa Santa Maria Novella: Patrimonio da Unesco;
  • Chiesa di San Lorenzo: concebida por um dos maiores arquitetos do renascimento: Filippo Brunelleschi;
  • Cappele Medicee: um dos mais importantes prédios religiosos da Toscana;
  • Galleria dell’Accademia –  Aqui é conservado o original do David de Michelangelo e outras esculturas de Michelangelo;
  • Chiesa da Santissima Annunziata;
  • Catedral Santa Maria del Fiore  – é a quarta maior igreja da Europa por grandeza, depois de São Pedro no Vaticano, Saint Paul em Londres e a Catedral de Milão; de fato, é longa 153 metros, enquanto a base da famosa cúpula, que é visível de toda a planície de Florença até a cidade de Prato, tem uma largura de 90 metros;
  • Batistério: Acredita-se que é o mais antigo prédio da cidade e é famoso por suas magníficas portas de bronze;
  • Campanile di Giotto Existem 244 degraus para chegar até o topo, mas seguramente a vista que vocês vão apreciar de Florença ficará para sempre nas vossas mentes e corações;
  • Palazzo Strozzi.

Visitas aconselhadas para o segundo dia:

  • Chiesa di Orsanmichele;
  • Palazzo Vechio;
  • Galleria degli Uffizi: Galeria dos Ofícios, é um dos mais famosos museus do mundo;
  • Ponte Vecchio;
  • Palazzo Pitti;
  • Piazzale Michelangelo, é a 20 min. a pé, mas é considerado o melhor lugar para ver Florença do alto e você vai pensar  estar em meio a uma paisagem bucólica. Lembre-se de tirar muitas fotos deste lugar que é maravilhoso.
Nota
  • Para poder visitar bem Florença, com os monumentos internos, será necessário dois dias, por isso ou você terá que colocar um dia a mais no teu tour ou terá que tirar um dia de algum lugar, por isso deixo que seja você a decidir:) afinal a viagem é sua, apenas aconselho;) Retorno a Florença. Onde dormir em Florença?
Itinerário de 20 dias no norte da Itália?
Florença

19) Itinerário de 20 dias no norte da Itália? DIA 19

SIENA: Aconselho um tour em grupo de dia inteiro  para poder conhecer Siena e San Gimigniano. Existem vários trens com partida de Florença. Ou em alternativa partida para Siena com ônibus público, basta ir na estação de ônibus, no centro de Florença ou lembra de verificar os horários no dia anterior. Você pode também partir com o trem, mas demora mais tempo (01:30 em média) pode decidir diretamente. Hospedagem em Florença DICAS SOBRE SIENA? 

Siena é certamente uma outra excelente e maravilhosa cidade da Toscana. Famosa pelo seu Palio (corrida de cavalo) que é realizada duas vezes por ano, mas fora isto, Siena tem muito para ser visto. Onde dormir em Siena?

Visitas aconselhadas

  • Piazza del Campo: considerada uma das mais belas praças da Itália;
  •  Palazzo Comunale;
  • Torre del  Mangia;
  • Fonte Gaia de Jacopo della Quercia;
  • Catedral de Siena , a Catedral de Santa Maria Assunta e o Batistério com a grande fonte para batismo na forma hexagonal, realizada por artistas famosos, incluindo Donatello;
  • Chiesa Cateriniana di San Domenico;
  • Museu dell’Opera del Duomo;
  • Pinacoteca Nazionale.
Itinerário de 20 dias no norte da Itália?
Siena

20) Itinerário de 20 dias no norte da Itália? DIA 20

Hoje você pegará o teu voo ou o trem para continuar a sua viagem pela Itália, quem sabe dar um salto em Roma, localizada há uma hora e meia de Florença. Caso volte para o Brasil poderá escolher partir pelo aeroporto de Florença ou pelo Aeroporto de Roma ou de Milão.

Tenho certeza que nesses dias você viu muita beleza e ficou com vontade de ficar ainda mais passeando pela Itália, existem muitos lugares ainda no norte da Itália que vale a pena conhecer (faltaram muitas regiões como por exemplo a Umbria que merece pelo menos uma semana de visita) o Marche, o Trentino e tantas outras, mas tinha prometido um tour de 20 dias e fui fiel a isso. O.K.?


Assista esse vídeo e saiba: Como comprar uma passagem de trem ONLINE na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


Conclusão

Acho que a esse ponto você já entendeu que para conhecer bem a Itália de ponta ponta, eu direi que precisaríamos de pelo menos 3 meses de viagem! Talvez ainda seja pouco.. mas eu sei que quem parte para  turismo dificilmente tem mais de 20 dias a disposição, por isso estou tentando dividir a Itália em zonas de modo que você se apaixone e possa voltar pelo menos outras duas vezes!!

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


para sua viagem perfeita!

CONSULTORIA

Guias 100% customizados e dentro de seu orçamento!

Planejamento de Viagem

MINICURSO

Apenas para inscritos em nossa newsletter!

 

Aproveite melhor suas férias! Aprenda a planejar com segurança e eficiência sua viagem pela Itália. Curso grátis!