Cadeirinha no carro na Itália é obrigatório?

Uma dúvida muito comum, especialmente de quem viajar com crianças: na Itália, a cadeirinha é obrigatória? Temos muitas dicas e informações úteis para você!

0 442

Cadeirinha no carro na Itália é obrigatório?

Hoje vamos falar de um assunto que gera muitas dúvidas, especialmente pra quem viaja com crianças: é obrigatório o uso da cadeirinha na Itália? Até que idade? Levo do Brasil ou alugo junto com o carro? Vamos ao nosso Post de hoje: Cadeirinha no carro na Itália é obrigatório? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

As leis de trânsito italianas sofreram diversas mudanças ao longo dos anos visando, principalmente, a segurança de quem dirige pelas estradas do país. O artigo 172 do Código Rodoviário Italiano regula o transporte de crianças em veículos e diz que, “dependendo da idade é necessário uso da cadeirinha, dos boosters e dos cintos de segurança, porém devem ser usados ​​de maneira adequada para evitar possível dano em caso de colisão”. Conheça nossa Seção Dirigindo na Itália!

1) Cadeirinha no carro na Itália é obrigatório? SIM! CONHEÇA OS GRUPOS ESPECÍFICOS DE CADEIRINHAS

Em geral, os sistemas são aconselhados para crianças recém nascidas até 12 anos com menos de 1,50 m de altura, mas muitos ainda têm dúvidas sobre o assunto, por exemplo: e se a criança atingir 1,50 m de altura antes dos 12 anos de idade? E se eu não tiver a cadeirinha no carro para menores de 12 anos? Como escolho o assento ideal?

Bem, antes de tudo é importante saber que há cinco grupos específicos quando falamos de cadeirinha para crianças, todos com base na idade. A divisão é feita da seguinte maneira:

Grupo 0 (navicella)

Utilizada para crianças de 0 a 10 kg (de 0 a 9 meses de idade) permite que a criança viaje deitada.

Grupo 0 + (ovetto)

Para crianças de 0 a 13 kg (de 0 a 15 meses), é semelhante ao grupo anterior, porém há mais proteção para cabeça e perninhas.

Grupo 1

Para crianças de 9 a 18 kg (de 9 meses a 4-5 anos, aproximadamente), o dispositivo deve ser preso ao carro através do cinto de segurança. O cinto deve ser passado dentro da estrutura do banco e deve ficar bem esticado para evitar qualquer movimento,

Grupo 2

Para crianças de 15 a 25 kg (de 4 a 6 anos, aproximadamente). São, na verdade, um pequeno banco (chamados booster, que “ergue” a criança dentro do carro) equipadas com braços e, às vezes, com um pequeno apoio para as costas. São utilizados para elevar a criança, para que ela possa usar, com a adição de um dispositivo de fixação, os cintos de segurança dos carros fazendo com que o cinto de segurança a “segure” nos pontos corretos (acima da pélvis e por cima do ombro).

Grupo 3

Para crianças de 22 a 36 kg (de 6 a 12 anos)e, também neste caso, é uma espécie de assento elevatório, porém sem apoio de braços, seu objetivo também é usado para aumentar a altura da criança, para que os cintos de segurança a proteja nos pontos corretos.

Você está viajando com crianças? Então não deixe de ler nossos posts especiais para quem viaja com crianças:

2) Cadeirinha no carro na Itália é obrigatório? SIM! VEJA O LOCAL IDEAL PARA A INSTALAÇÃO

O local mais seguro para os dispositivos serem instalados é o banco traseiro central, pois você tem total visão da criança através do retrovisor do carro; além disso, se a cadeirinha estiver instalada no banco do passageiro, na frente, o airbag dianteiro deverá ser DESATIVADO, pois pode ser muito perigoso, em caso de batida, o acionamento do mesmo. O ideal, mesmo, é utilizar o banco traseiro.

A obrigação de usar esses sistemas deixa de ser obrigatório quando a criança completa 12 anos ou tem mais de 1,50 m (mesmo com menos de 12 anos), isso porque a partir desse momento ela já pode usar cintos de segurança na altura correta. Se a criança completar 12 anos e tiver menos de um metro e meio de altura, embora não seja mais obrigatório, é altamente recomendável continuar usando o assento elevatório.

3) Cadeirinha no carro na Itália é obrigatório? SIM! VALOR DA MULTA E AS ESTATÍSTICAS DE ACIDENTES

Sim! Seu uso É OBRIGATÓRIO, nas estradas e nas cidades, de acordo com a Lei Rodoviária Italiana número 157. O não cumprimento da lei pode acarretar em multa que vai dos 70 aos 285 euros.

Alguns dos motivos que levaram à mudança da lei italiana em relação ao transporte de crianças em carros de passeio foram os dados alarmantes de acidentes estradais! Os acidentes de carro estão entre as principais causas de morte entre crianças sendo que a maioria dos acidentes ocorre em estradas urbanas; 6 em cada 10 crianças não viajam no assento do carro ou com dispositivos de retenção adequados (muitos viajam no colo de algum adulto); uma criança de 10 kg em um impacto a apenas 50 km / h produz uma força de 200 kg! Usando a cadeirinha ou o booster com o cinto de segurança, a redução dos riscos é imensa: reduz lesão grave em até 90% e reduz morte o risco de morte em até 70%.  Leia nosso post Multas na Itália e se eu não pagar? O que acontece?

Importante Saber

  • Transportar crianças no colo NÃO É SEGURO! Em caso de acidente grave ou capotamento, a criança pode, literalmente, voar para fora do veículo.
  • O “berço normal” da criança nunca deve ser usado no carro, nem cadeirinhas inapropriadas, isso também gera multa, além de ser perigoso!
  • Lembre-se de que o assento deve ser girado na direção oposta à direção da viagem até a criança completar 15 meses. Há no mercado espécies de retrovisores, que nada mais são do que um espelho que você encaixa no encosto da cabeça no banco de trás e ter a visão perfeita da criança.
  • O banco traseiro central é o mais seguro e o mais indicado, se não for possível, coloque a cadeirinha do lado oposto ao do motorista.
  • Os carro, hoje em dia, tem a opção de travar a porta com a chave, ou seja, a porta só abre pelo lado de fora! Se o carro alugado tiver essa opção: utilize-a! Segurança nunca é demais.

Como solicitar na locadora de carro a cadeirinha ideal?

Na hora da reserva, informe que você está viajando com uma criança e precisa alugar o “seggiolino” (cadeirinha, em italiano). Lembre-se de, claro, informar a idade da crianças e pedir para já deixarem instalado para você. Caso a cadeirinha não esteja instalada, não se preocupe: não requer prática e tampouco experiência: há instruções atrás da cadeirinha e, nos carros mais novos, há o sistema ISOFIX.

O que é o sistema ISOFIX?

O sistema ISOFIX é um sistema de fixação padronizado internacional que fornece um mecanismo muito simples, mas eficaz: na base do assento do carro existem dois conectores universais que são inseridos nos ganchos correspondentes entre o assento e a parte traseira do assento do carro. Desta forma, a cadeirinha é fixada diretamente no banco sem recorrer aos cintos de segurança do veículo, criando assim uma conexão rígida entre o banco e a estrutura do carro. IMPORTANTE: O SISTEMA ISOFIX NÃO ALTERA A OBRIGATORIEDADE DO USO DO CINTO DE SEGURANÇA!

Vai viajar pela Itália de carro?

Leia VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROSE se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?


Assista esse vídeo e saiba: Como não pegar multa viajando com o carro na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Cadeirinha no carro na Itália é obrigatório? SIM! Segurança é essencial, especialmente quando viajamos de carro. Além de sempre utilizar o cinto de segurança: se for dirigir NÃO BEBA! 😉 E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!