As cintilantes Luzes de Natal dos artistas de Salerno

O mundo, todos os anos, nos oferece um verdadeiro espetáculo de magia na época de fim de ano, mas na Itália há um lugar muito especial que, literalmente, ilumina toda a cidade. Hoje te levo para saber mais sobre as Luzes de Natal dos artistas de Salerno (Luci d'Artista de Salerno).

0 36

As cintilantes Luzes de Natal dos artistas de Salerno, Campânia

Salerno, na Campânia, é uma cidade cheia de belezas! Porta de entrada para a famosa Costa Amalfitana, a cidade se apresenta de forma simples, descontraída, mas sem perder a elegância que sua história nos conta através de edifícios e monumentos. Hoje, porém, vamos descobrir toda a magia de fim de ano que a cidade nos oferece: as Luzes de Natal dos artistas de Salerno (Luci d’Artista de Salerno). Vamos ao nosso post do dia? Conheça agora as cintilantes Luzes de Natal dos artistas de Salerno! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Exemplos de Roteiros Turísticos na Itália!


Vídeo imperdível sobre o evento!!!

(Source:  Drone Experience)


Bom Saber…

As informações presentes neste post em relação ao evento são referentes à edição de 2021!

Nossa Introdução

A região da Campânia é uma das mais visitadas por turistas. Ela abriga algumas das cidades mais incríveis de toda a Itália como Nápoles, Amalfi, Capri entre tantas outras, e é nessa região que encontramos, também, a fantástica Salerno que, todos os anos, nos encanta com suas Luzes de Natal. Que tal um Tour gastronômico por Salerno? Clique aqui para saber mais!

A tradição das Luzes de Natal dos artistas de Salerno

A tradição das Luzes de Natal dos artistas de Salerno (Luci d’Artista de Salerno) é fantástica! Anima, reúne e ilumina Salerno há mais de dez anos. As ‘primeiras’ luzes foram acesas pela primeira vez em 2006, porém, oficialmente, o evento foi lançado em 2009. A ideia veio de Turim e, assim, as cidades começaram a ‘trocar’ obras de arte e as iluminar com diversas luzes natalícias, as espalhando pela cidade. Em Salerno, no entanto, as obras passaram a ser encomendadas a diversos artistas e, ao longo dos anos, isso virou tradição. O evento foi batizado como Luci d’Artista (Luzes de Artistas) justamente para enfatizar o valor cultural da iniciativa. As obras são instalações artísticas que decoram todo o perímetro urbano da cidade, com grande valor cultural agregado. Normalmente as luzes são acesas dia 3 de dezembro e permanecem expostas até o final de janeiro (a edição do evento não ocorreu em 2020, por conta da pandemia da COVID-19).

Em 2021 as obras do evento ficarão expostas nas principais praças de Salerno e, merece destaque, claro, a árvore de Natal localizada na Piazza Portanova. A árvore possui, impressionantes, 20,80m de altura, sua base tem 7,60m e ela possui 800 ramos; ela foi toda decorada em vermelho e dourado, possui cerca de 3.400 adornos e é iluminada com 72.000 luzes de LED brancas quentes e frias, que piscam constantemente.

Vale lembrar…

Vale lembrar que nem todas as obras remetem às festas de fim de ano: os artistas possuem autonomia – de acordo com o tema proposto – para poder criar suas obras como preferirem (apesar de algumas, como já citamos, serem encomendadas). Esse ano foram determinados 4 temas principais: mito, sonho, tempo e Natal, claro!

DICA DE OURO:

Para pegar um mapa que nos apresenta a disposição e localização das obras, você pode ir até um INFOPOINT, que funciona como um ponto de informação ao turista. Abaixo deixo os endereços de onde você pode conseguir seu mapa físico – se preferir, faça o dowload AQUI!

  • Galleria Capitol, corso Vittorio Emanuele, 193 tel 089 662951 – Luci d’Artista Card
  • Piazza della Concordia, Salerno Mobilità – Luci d’Artista Card
  • Tribuna Arechi, Salerno Mobilità
  • Piazza Vittorio Veneto – Front Office EPT – Luci d’Artista Card

O que encontrar nas principais praças de Salerno?

Na Piazza Flavio Gioia, por exemplo, (também chamada de Rotonda), você encontra a Árvore da Vida; na Villa Comunale, há diversas figuras mitológicas como um Pégaso alado, um unicórnio e uma Fênix. Já na na Piazza Vittorio Veneto, para receber os visitantes, encontramos com o astro do Natal: um Papai Noel Gigante e, na Piazza Caduti di Brescia, fica seu grande chapéu. E em Torrione, na Piazza Gloriosi, fica a bota do Papai Noel e, ao longo do caminho, encontramos flores, flocos de neve, arco-íris e cores, muitas cores, espalhadas pelas ruas principais da cidade.

DICA DE OURO:

  • Há a instalação de uma Roda Gigante na Piazza Concordia, que dá ao visitante uma visão panorâmica da cidade à noite! É belíssima! Ah: e não deixe de visitar os mercados ao longo da costa de Trieste! São belíssimos!

IMPORTANTE:

  • Por questões de segurança, o comune pode limitar o acesso de pessoas nas praças, determinando limites de visitantes.

Informações Úteis

Reservas em Hotéis e Restaurantes

Apesar do frio dessa época do ano, a cidade fica lotada e é comum que locais e turistas se misturem com facilidade para poder observar as obras, por isso, um conselho: caso queira ir para Salerno nesse período do ano, faça suas reservas com antecedência! E isso vale tanto para hotéis quanto para restaurantes, especialmente caso queira passar a noite de Natal na cidade!

Estacionamentos

É comum também encontrar estacionamentos lotados, além de longas filas para tirar foto das obras, porém, lembre-se de que é um momento esperado por muitos, portanto: tenha paciência!

Transporte Público

Bom lembrar também que, durante este período, algumas ruas da cidade ficam fechadas, por isso, se puder, faça o passeio a pé! Outro ponto importante: o transporte público foi limitado a levarem, no máximo, 120 visitantes por dia – claro que todas as medidas foram adotadas por conta da pandemia (lembre-se de que este post é de dezembro de 2021).  Cada ano o evento muda um pouco:) porém é sempre maravilhoso!

Obras Interativas

E uma informação digna de nota: algumas obras são interativas através de um aplicativo (disponível para iOS e Android): o Ld’A. Através de um QR Code perto da obra, você pode acessar todas as informações do que está vendo e, em algumas obras, há animações e cenários para que você possa tirar a selfie perfeita!

Vale a pena visitar Salerno nessa época do Ano?

Vale muito a pena!!!!! Muito mesmo!!! Especialmente se você estiver viajando com crianças! A cidade fica muito animada e o clima de Natal nos domina sem esforço nenhum. Estima-se que cerca de 60.000 pessoas passem pelas instalações entre dezembro e janeiro, movimentando também o turismo da cidade.


Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e saiba como funciona minha Consultoria de Viagem para Itália!


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

As cintilantes Luzes de Natal dos artistas de Salerno? O Natal é, sem dúvida, um período mágico e a Itália se “veste” para receber seus turistas apresentando a eles um mundo de fantasia, luzes e beleza, mas, como destacamos no post, Salerno consegue dar um verdadeiro show e trazer, de fato, toda a magia do Natal para bem perto de nós!

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!