O que ver na Itália em vinte dias com trem?
A Itália é um país famoso no mundo inteiro pela sua riqueza histórica, sua beleza artística e suas paisagens. É um dos destinos mais procurados pelos viajantes do mundo inteiro. Nossa península reúne em seu território apelos turísticos sem dúvidas excepcionais, que vão desde parques, reservas naturais, cidades únicas no mundo, praias dignas de cartão postal, museus, obras de arte com traços refinadíssimos, vilarejos medievais sensacionais, vales, montanhas encantadoras e muito mais. O que ver na Itália em vinte dias com trem? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos! Conheça também nossa seção sobre Hospedagens na Itália!
Nossa Introdução
O nosso “Bel Paese” é um dos mais ricos, pelo ponto de vista do turismo, tanto pela grande quantidade de lugares e de achados históricos quanto pela riqueza das paisagens – sem falar da enorme riqueza gastronômica. Exatamente por todos esses motivos, proponho a vocês um passeio de vinte dias pela Itália, para descobrir mais e explorar as belezas de nossa península. Conheça nossa seção sobre Transportes na Itália!
Nosso Roteiro de 20 dias de Trem
Se vocês estão programando as férias e querem organizar um passeio turístico em nosso país, eis algumas ideias sobre o que fazer e como preparar o roteiro. Estão prontos para fazer as malas? Vamos ver juntos o que fazer em vinte dias e quais as cidades merecem uma visita na Itália. Cumpriremos este roteiro de trem. Este passeio sairá da cidade de Milão, para depois passarmos pela região de Vêneto (Veneza, Verona e Pádua), Emília-Romanha, Toscana, Ligúria, Campanha e fechamos com a cidade de Roma. Então vamos começar! Pronto para fazer as malas para viajar para Itália? Saiba aqui o que colocar na mala de viagem para a Itália!
1) O que ver na Itália em vinte dias com trem? MILÃO
Primeiro Dia Milão: Chegada ao aeroporto de Milão Malpensa de manhã cedo. O meio mais rápido para ir de Milão vindo de Malpensa é o Malpensa Express, esse serviço ferroviário liga diretamente o Terminal 1 à Praça Cadorna (Linha 1 vermelha do metrô, estação Cadorna), ele também vai até à Estação Central. No primeiro caso levaremos 29min, já no segundo seriam por volta de 52min e passaríamos por várias estações – portanto, aconselho irmos para a Praça Cadorna. Depois, iremos para o centro da cidade e passaremos uma noite em Milão, para depois seguir para a romântica cidade de Veneza. COMO CHEGAR NO CENTRO DE MILÃO A PARTIR DO AEROPORTO MALPENSA?
Sobre Milão
A cidade de Milão é com certeza diferente daquilo que as arte-cidades e os vilarejos históricos da Itália oferecem, mas mesmo assim é repleta de maravilhas. Não esperem um centro histórico pequeno e aconchegante, ou ruínas que nos fazem lembrar dos tempos passados, mas sim uma cidade viva, europeia, onde as majestosas igrejas, os grandes castelos, as residências histórias e os museus se misturam com as ruas das compras e a vida noturna. Um dia em Milão será o suficiente para explorar o centro, começando com a visita à catedral, obra mais importante da arquitetura gótica na Itália.
Atrações
Pertinho da catedral, encontramos outro símbolo importante da cidade meneghina, famoso no mundo inteiro: o Teatro alla Scala – berço da ópera lírica e da música clássica. Depois de termos visitado a Catedral, seguimos em direção à Praça Domo, com o Palácio de Arengario (sede do lindo Museu del Novecento) e o Palácio Real (que abriga as principais mostras de pinturas de Milão) à esquerda. À direita, temos os pórticos e a Galeria Vittorio Emanuele II e na frente está o Castelo Sforzesco. A Galeria é o lugar ideal para fazer um longo e agradável passeio. A Galeria, toda reservada para pedestres, abriga lojas renomadas e restaurantes de luxo, onde com certeza aproveitaremos para jantarmos bem e dar uma boa dormida, pois amanhã outro passeio nos espera. SAIBA TUDO SOBRE MILÃO
2) O que ver na Itália em vinte dias com trem? VENEZA
Segundo Dia Veneza: Depois de um bom café da manhã, vamos logo para a Estação Central e pegar o trem Freccia Bianca Economy para chegar à estação Venezia-Mestre. Veneza é o destino mais desejado pelos turistas, mas infelizmente para ficar em um dos luxuosos hotéis espalhados pelas vielas da cidade é muito caro e também dormir em albergue barato não compensa. Para isso, é preferível ficar nas regiões vizinhas, como Mestre – que fica a apenas dez minutos de trem do centro de Veneza (com trens que saem de dez em dez minutos).
Chegando a Veneza, uma das cidades mais bonitas do mundo, procuramos a melhor forma de visitar a cidade. Temos duas opções: a pé ou com o vaporetto, é melhor andar de vaporetto. Chegaremos num instante do Grande Canal até San Zaccaria. Durante este percurso, podemos admirar os palácios mais lindos de Veneza: o Ca’ d’Oro e o Fondaco dei Turchi.
Atrações
A bordo da balsa, atravessamos a Ponte Rialto e ao descer vemos a sensacional Praça São Marcos – com certeza uma das pérolas da Itália, que merece até a última gota da sua fama (junto à maravilhosa Basílica). A Basílica mostra toda a sua magnificência, a mistura de estilos e a riqueza das decorações e dos mosaicos dourados fazem desta catedral única no mundo, ao lado do Palácio Ducal (obra de arte Gótica-Bizantina). Nas redondezas, há os maravilhosos Palácios da Procuradoria, a Torre do Relógio e o imponente Campanário. Passeando pelas vielas, faremos uma pausa para o jantar em um dos restaurantes (não muito barato, mas com certeza valerá a pena) e depois retornaremos a Mestre para terminar a noite com uma boa dormida. SAIBA TUDO SOBRE VENEZA!!
3) O que ver na Itália em vinte dias com trem? VERONA
Terceiro Dia Verona: Vamos tomar café e já começar o passeio pela cidade de Shakespeare: Verona (até porque fica perto de Veneza, portanto bem acessível). Na verdade, vamos comprar a passagem de ida e volta da estação Venezia-Mestre, para passar a noite também em Mestre. Nesta hora vamos parar em algum restaurante para jantar e logo depois pegamos o trem para Veneza-Mestre. DESCUBRA MINHAS DICAS DE ROTEIROS NA ITÁLIA
Atrações
Tomaremos o café da manhã e partiremos para a cidade de Shakespeare: Verona, que merece uma visita (até porque fica perto de Veneza, portanto bem acessível). Conhecida no mundo inteiro como a “cidade do amor”, junto com Veneza, Verona é com certeza uma cidade muito bonita e encantadora.
O principal monumento da cidade é a Arena de Verona, um local encantador com uma história milenar. Passear por Verona significa visitar a famosa Casa de Julieta, que logo na entrada há um portão (um pouco deteriorado e destruído, devido a falta de respeito das pessoas). Já o pátio interno é uma graça, e nos faz reviver um pouco do clima dos tempos vividos pela jovem. SAIBA TUDO SOBRE VERONA
4) O que ver na Itália em vinte dias com trem? PÁDUA
Quarto Dia Pádua: Depois de tomar um bom café da manhã, vamos até a estação Venezia-Mestre para visitar a cidade de Pádua – também vamos comprar a passagem de ida e volta da estação Venezia-Mestre. Pádua, sede de uma antiga universidade, é uma cidade repleta de história, mais conhecida como a cidade de Santo Antônio, que aqui viveu por muitos anos. Na verdade, seu corpo está conservado na basílica que leva o seu nome, lugar muito importante para os que vêm em peregrinação. Nosso primeiro lugar será então a visita à Basílica de Santo Antônio, a mais importante da cidade. A igreja é realmente bem interessante, principalmente pelo ponto de vista artístico. Na verdade, quem trabalhou aqui foi o grande Donatello, que fez o altar do santo com as estátuas de Nossa Senhora e o Menino Jesus. QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES TURÍSTICAS DA ITÁLIA?
Atrações
Outra parada obrigatória é sem dúvidas a Capela dos Scrovegni, onde se encontra um acervo de afrescos de Giotto imperdível – para isso, é imprescindível a reserva com pelo menos 48h de antecedência. É necessário retirar o bilhete uma hora antes de entrar, enquanto isso o turista pode aproveitar para visitar o Museu, onde estão expostas as obras de Tintoretto, Veneziano, Giorgione, Tiziano e, claro, Giotto. O coração da cidade é pertinho da Capela dos Scrovegni.
Há três praças principais: a Praça dos Senhores (que abriga o Palácio do Capitão), a Praça das Ervas e a Praça das Frutas (que é onde acontece a feira). Entre um passeio e outro, admirando a beleza da cidade, chegou a hora de degustar um bom jantar e nos dirigir até a estação para retornar a Veneza-Mestre. SAIBA MAIS SOBRE PÁDUA
5) O que ver na Itália em vinte dias com trem? BOLONHA
Quinto Dia Bolonha: Tomaremos um bom e farto café da manhã e seguiremos com nosso roteiro para a Emília-Romanha. Da estação Venezia-Mestre, vamos pegar o trem Freccia Bianca Super Economy que nos levará até a estação Bologna Centrale. Levaremos 1h30min para chegar a Bolonha. Ficaremos aqui por três dias. O QUE FAZER NA ITÁLIA EM 15 DIAS?
Atrações
Chegaremos a Bolonha e logo vamos conhecer a cidade. Bolonha oferece uma antologia arquitetônica fascinante e única de seu gênero, isso faz dela uma das cidades mais cenográficas do mundo. Visitar Bolonha significa ir para a Praça Grande, a Fonte de Netuno e a Basílica de São Petrônio. Seguindo pela via Rizzoli, damos de cara com as Duas Torres (Garisenda e Asinelli), símbolo da cidade e porta de entrada para a cidade universitária.
Faremos uma pausa em algum restaurante típico para tomar um lanchinho, pois aqui a culinária é muito boa. Depois, continuaremos com o nosso passeio visitando a Basílica de Santo Estevão localizada no centro, com uma característica pracinha pavimentada com pedregulhos, o Palácio do Arquiginásio e o Palácio de Mercanzia.
Depois do pôr do sol, Bolonha se transforma em uma cidade cheia de vida. Visitar Bolonha sem se permitir o pecado da gula é quase um sacrilégio. O fumegante tagliatelle al ragù, a lasanha à bolonhesa e a sopa de capelete (principalmente nos meses mais frios do ano) são os melhores cartões postais gastronômicos que a cidade pode oferecer. São inúmeros os restaurantes do centro para experimentar as suculentas receitas bolonhesas. Depois de encher a pança, vamos dormir. SAIBA TUDO SOBRE BOLOGNA
6) O que ver na Itália em vinte dias com trem? MODENA E MARANELLO
Sexto Dia Modena e Maranello: Depois de termos tomado café, vamos continuar nos locomovendo de trem. Vamos comprar a passagem de ida e volta para o trem Intercity com destino a Módena e depois a Maranello, também da estação Bologna Centrale.
Atrações
Chegamos à cidade de Módena em 40min. A sua posição estratégica facilita o acesso entre as várias cidades, tanto do Norte quanto do Sul. A cidade é capaz de oferecer inúmeras atrações ligadas à arquitetura. Lembrando que a UNESCO declarou alguns monumentos como Patrimônio da Humanidade. Para pode admirar todos eles, é necessário ir até o centro da cidade, onde vamos encontrar a Catedral – uma verdadeira obra-prima. QUANTOS DIAS EU PRECISO PARA CONHECER A ITÁLIA?
Palácio e Museus
A noroeste da catedral, vemos o Palácio dos Museus, sede dos melhores museus e galerias da cidade. Não muito distante dali, podemos admirar também a Câmara Municipal, cuja construção (iniciada na Idade Média) se prolongou por longos anos, passando por várias influências arquitetônicas das respectivas épocas. Continuando, estaremos em frente ao lindo Palácio Ducal, hoje sede da importante Academia Militar.
Indústria Automobilística
Outro motivo pelo qual vale a pena visitar a cidade de Módena é a indústria automobilística, onde nascem os carros mais bonitos e os motores mais invejados do mundo. É possível visitar o Museu da Ferrari mediante reserva, lá ficam expostas as obras-primas realizadas pela empresa. Nós vamos nos aprofundar nesse tipo de visita para conhecer mais de perto o mundo das corridas automobilísticas, indo a Maranello (a alguns quilômetros da cidade).
Aqui podemos visitar as fábricas onde são projetados os carros, tanto os de corrida como os do GT. Na verdade, depois de degustarmos a boa culinária de Módena, vamos para a cidade vizinha, Maranello, de ônibus. É um lugar encantador, cheio de história, mas também de modernidade. É um lugar que dá para visitar de forma simples, sem precisar se locomover muito. SAIBA MAIS SOBRE MODENA?
A história e a vida do povo desta cidade
Agora vamos ver o que precisamos fazer para conhecer também a história e a vida do povo desta cidade. No centro de Maranello é possível admirar o Mosaico da Praça da Liberdade, feito no ano 2000, com a réplica do brasão do Município. Ainda no centro da cidade, podemos ver o Monumento dedicado a Enzo Ferrari, feito pelo escultor Marino Quartieri.
Museu da Ferrari
Se formos para a Galeria do Vento (onde eles testam os carros em um tapete móvel sincronizado com a velocidade do vento), podemos ver também o Monumento do Cavalo Empinado (que representa o símbolo da Ferrari), a escultura é feita em bronze, construída por Helidon Xhixha. Claro que também vamos visitar o famoso Museu da Ferrari, onde é possível ver fotos, carros antigos e miniaturas que contam a história da Scuderia. Este é um destino turístico aonde chegam pessoas do mundo inteiro, o Museu é um dos lugares mais interessantes de Maranello. A esta hora, depois de termos jantado, vamos voltar para Bolonha para descansar.
7) O que ver na Itália em vinte dias com trem? FERRARA
Sétimo Dia Ferrara: Vamos tomar café e vamos correndo para a estação Bologna Centrale para pegar o trem Freccia Argento Economy (também vamos comprar a passagem de ida e volta) para a cidade de Ferrara.
Uma cidade sensacional à margem esquerda do Po di Volano, com seu estilo tipicamente renascentista, acolhe todo o esplendor e ostentação daquele período, tornando uma cidade nobre e grandiosa. Uma cidadezinha onde a vida ainda se desenvolve junto com o homem, assim em plena tranquilidade, será possível ver os vários monumentos interessantes que mesmo com o passar do tempo conseguem despertar tanto fascínio. QUAL É O MELHOR PERÍODO PARA VIAJAR PARA ITÁLIA?
Atrações
Partiremos do maravilhoso centro histórico, onde em cada esquina nos deparamos com maravilhas propriamente ditas, como a Câmara Municipal (inicialmente residência da família Este) com uma típica arquitetura medieval. Com um encanto especial também estão os nove quilômetros de muralha da cidade de Ferrara, que permitem aos turistas de se sentir transportados de volta no tempo. Visitaremos então o monumento símbolo de Ferrara: o Castelo Estense. Grandes artistas trabalharam ao longo dos anos para decorar esta majestosa estrutura, dentre eles: Mantegna, Piero della Francesca, R. Van Der Weyden e Pisaniello – sem dúvidas os maiores representantes da escola de Ferrara.
Além disso, há vários prédios que também merecem uma visita, entre os mais importantes podemos listar: o Palácio de Ludovico – o Mouro e o Palácio dos Diamantes. Uma viagem digna é preciso também momentos de descanso, portanto podemos ir ao lindo Parque Massari para comer alguma coisa típica. Por sorte, há vários bares que oferecem pratos tradicionais, dentre eles: tagliatelle, capelete e torta de macarrão. Terminado o jantar, vamos dormir. SAIBA TUDO SOBRE FERRARA
Mapa 01 com o Roteiro na Itália em vinte dias com trem
8) O que ver na Itália em vinte dias com trem? FLORENÇA
Oitavo Dia Florença: Depois de tomarmos café da manhã, vamos deixar Bolonha para ir até a Toscana, também de trem (Freccia Rossa Super Economy), mais precisamente para a maravilhosa cidade de Florença. Levaremos 1h15min para chegar até lá, portanto teremos tempo de sobre para visitar a cidade tranquilamente.
Atrações
O centro histórico de Florença reúne monumentos, edifícios religiosos, obras da arquitetura e jardins únicos no mundo, projetados por artistas geniais como Giotto, Brunelleschi, Michelangelo, entre outros. A Praça Domo é o ponto de partida ideal para a visita à catedral, da magnífica Torre do Sino de Giotto, do Batistério e do Museu de Obras de Arte da catedral. O roteiro continua na histórica Praça da Senhoria, onde fica o Palácio da Senhoria (ou Palácio Velho) e depois vamos ver outras obras-primas da cidade, são elas: a Galeria dos Ofícios, a Basílica da Santa Cruz (toda decorada com afrescos de Giotto), a igreja de Nossa Senhora da Boa Nova (com sua rica decoração) e vários outros monumentos de grande prestígio. A este ponto, faremos uma pausa para o lanche e depois prosseguimos com a visita à Ponte Velha – e quem sabe fazer compras por lá. Fechamos a noite em um restaurante típico e depois vamos dormir. SAIBA TUDO SOBRE FLORENÇA
9) O que ver na Itália em vinte dias com trem? PISA E LUCCA
Nono Dia Pisa e Lucca: Depois de tomarmos café da manhã, hoje faremos uma visita às cidades de Pisa e Luca, e à noite vamos voltar para Florença. Tudo isso também de trem (agora regional), pegaremos na estação Santa Maria Novella e desceremos na estação Pisa Centrale – o que levará 1h17min. Veja o que podemos fazer nesta breve visita a Pisa.
Pisa e sua Torre Inclinada
Quando se pensa nessa histórica cidade da Toscana, o primeiro monumento que vem à mente é a famosa “Torre de Pisa”, obra arquitetônica que é preciso visitar pelo menos uma vez na vida. Esta construção, localizada na Praça dos Milagres, é na verdade a Torre do Sino mais famosa do mundo. A torre gera um certo medo pela sua grandiosidade, é um dos exemplos da arte românica, estilo utilizado na construção de importantes sedes universitárias.
Catedral de Nossa Senhora da Assunção e outras Atrações
Outro monumento construído em estilo românico é a Catedral de Nossa Senhora da Assunção, edifício famoso do período das Repúblicas Marítimas, que conserva até hoje o encanto misterioso da época. Pisa é famosa também pelas regiões às margens do rio Arno, que atravessa a cidade. Muito famosa também é a Avenida Mediceo que segue beirando o rio Arno, lá tem construções medievais de grande beleza, como o Palácio dos Medici e o Palácio Toscanelli. Ao lado do rio, os turistas vão para fazer uma boquinha em um dos vários restaurantes típicos, também nós vamos aproveitar para comer – depois, vamos para a cidade vizinha: Luca.
Lucca e suas Atrações
Chegaremos a Luca com o trem regional em pouco mais de meia hora e logo vamos visitar as coisas mais importantes para se ver. Um conselho é alugar uma bicicleta em um dos quiosques ou lojinhas que alugam bike e riquixá para visitar mais rápido a cidade – e principalmente para passar uma tarde (se o tempo permitir) nas muralhas da cidade. As muralhas da cidade são lindas, percorrem alguns quilômetros e nos permitem ver a cidade do alto – são inteiramente circuláveis e é por isso que tem uma vista melhor. De bicicleta é com certeza mais fácil e agradável, mas é possível também fazer o mesmo percurso a pé. Vamos do centro histórico (que é muito gostoso), a partir da grande Praça do Anfiteatro – que é praticamente o coração da cidade de Luca. Aconselho a vocês de passar algumas horas no centro da cidade para visitar a catedral e todas as igrejas de Luca. DICAS SOBRE PISA? Para terminar, vocês podem saborear as especialidades culinárias do local no nosso jantar e depois voltamos para Florença.
10) O que ver na Itália em vinte dias com trem? SIENA
Décimo Dia Siena: De Florença vamos para Sena (também com o trem regional) e lá passaremos a noite. Leva mais ou menos 1h28min para chegar a Sena. Sena é uma arte-cidade magnífica, com vielas características, distritos, torres, ateliês de artesanato e palácios que fazem dela um destino imperdível tanto para os turistas italianos quanto para os estrangeiros. Famosa pelo seu Pálio, que acontece duas vezes ao ano, a cidade oferece muitas coisas para ver.
Atrações
Antes de todas as outras, a praça que merece uma visita é a Praça del Campo, é exatamente ali onde acontece o Pálio de Sena, que com seu típico formato de concha é talvez o lugar mais conhecido da Toscana. Em volta da praça ficam vários palácios, dentre eles o mais grandioso é o Palácio Público, com tijolos vermelhos e mármore branco.
Não muito distante, passeando pelas características vielas da cidade, chegamos ao Domo, ou seja, a Catedral de Nossa Senhora da Assunção, elevada por uma plataforma com alguns degraus, com uma fachada especial em mármore branco. Só esta imponente fachada já vale a visita, mas seu interior suntuoso em estilo românico-gótico irá surpreender vocês de imediato. O dia em Sena voou, agora nos resta jantar e ir para cama. SAIBA TUDO SOBRE SIENA
Mapa 02 com o Roteiro na Itália em vinte dias com trem
11) O que ver na Itália em vinte dias com trem? GÊNOVA
Décimo primeiro dia Gênova: Hoje, da Toscana vamos para Ligúria, onde ficaremos por três dias. O primeiro dia será dedicado a Gênova, o segundo a Portofino e o terceiro a Cinque Terre. Vamos pegar o trem regional e fazer duas baldeações: uma em Empoli e a outra na estação central de Pisa (lá pegaremos um Intercity Economy para chegar a Gênova). Todo o trajeto levará 4h57min. Uma vez estando na capital de Ligúria, vamos descansar uma horinha e depois começamos nossa visita à cidade.
Gênova é linda, cidade natal do navegador Cristóvão Colombo. Petrarca a definiu como “soberba”, já os genoveses a chamam de “Zena”. É um lugar para ser explorado, cheio de encantos, muitas vezes escondidos e misteriosos. Quem aprende a conhecê-la vai levá-la sempre no coração.
Atrações
Antes de começar nosso passeio, aconselho a vocês uma breve pausa para comer uma ótima focaccia de queijo genovês com especiarias locais. Depois disso, vamos ao centro histórico da cidade para admirar seu patrimônio artístico. Uma das primeiras paradas imperdíveis é com certeza a Catedral Romano-Gótica de São Lourenço. Ela fica na rua homônima e abriga o Museu das Relíquias, onde está o Sacro Catino, que muitos pensam ser o verdadeiro Santo Graal. Subindo a rua, chegamos ao Palácio Ducal. Além disso, não dá para perder o famoso Aquário de Gênova. Agora chegou a hora de um jantar típico e uma bela dormida. DICAS SOBRE GÊNOVA?
12) O que ver na Itália em vinte dias com trem? PORTOFINO
Décimo segundo dia Portofino: Deixamos Gênova e vamos para outro destino turístico de grande prestígio: Portofino. Iremos com um trem regional. Um vilarejo sofisticado de frente para o mar, de uma beleza indescritível, Portofino é a joia do panorama italiano, sempre frequentado por estrelas do cinema e da cultura e personagens ilustres da política.
Chegando a Portofino, ficaremos extasiados diante de tanta maravilha, as casas coloridas ficam uma do lado da outra, como se fossem peças de um rico mosaico, aos pés do penhasco, coberto por uma vegetação verdejante em volta dessas vilas elegantes. Nesse pequeno recuo da costa, se aninha a famosa “pracinha”, coração social de Portofino, que fica de frente a uma marina, repleta de barquinhos de pescadores e embarcações luxuosas. Depois de um bom jantar, vamos dormir. SAIBA TUDO SOBRE PORTOFINO
13) O que ver na Itália em vinte dias com trem? CINQUE TERRE
Décimo terceiro dia Cinque Terre: Depois de um bom café da manhã, vamos também com o trem regional para a espetacular Cinque Terre, de uma beleza única, neste lugar a generosidade e a perfeição da natureza se une harmoniosamente à intervenção do homem. O encanto destes cincos vilarejos marítimos: Manarola, Riomaggiore, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare deixa sua marca até no visitante menos atento.
Atrações
Cinque Terre oferece vários roteiros turísticos, trilhas florestais e rotas urbanas muito características. Entre os itinerários mais espetaculares, com certeza merecem destaque o famoso “Sentiero Verde Azzurro” e “La Via dell’Amore”. O Sentiero Verde Azzurro percorre toda a Riviera de Levante, de Gênova a Portovenere, já o roteiro da La Via dell’Amore vai por um calçadão que une Riomaggiore e Manarola e é declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO (junto com o Parque Nacional de Cinque Terre). O percurso consiste em prosseguir pelo calçadão de frente para o mar. Depois de termos passeado tanto, faremos um ótimo jantar e o merecido repouso. DICAS SOBRE CINQUE TERRE?
Mapa 03 com o Roteiro na Itália em vinte dias com trem
14) O que ver na Itália em vinte dias com trem? NÁPOLES
Décimo quarto dia Nápoles: Hoje, depois de tomarmos café, deixaremos a Ligúria para ir até a Campanha. Com o trem Freccia Bianca vamos até a estação Napoli Centrale, e depois vamos visitar os arredores da cidade. Passaremos a noite em Nápoles mesmo.
Assim que chegarmos a Nápoles deixaremos as bagagens no hotel e depois de descansar um pouco vamos fazer um passeio pelas encantadoras ruas napolitanas. Nápoles é uma daquelas cidades onde dá para voltar dez vezes e ainda entrar com o sorriso de ter visto algo de novo, uma cidade que agrada a todos: tem mar, cultura, natureza, diversão e principalmente uma cidade com uma culinária deliciosa – e não estamos falando apenas da pizza, mas também dos peixes e doces.
Atrações
Além disso, a característica principal é o povo, sua alegria e particularidade. O passeio pode começar pela via Roma, repleta de lojinhas, um calçadão até chegar à Praça do Plebiscito, com sua linda igreja e o Teatro San Carlo. Seguindo em frente, chegamos à praia, não podemos nos esquecer de passar pelo Maschio Angioino, um dos castelos de destaque da cidade, que domina o cenário da Praça Município e o Castelo do Ovo (o castelo mais antigo de Nápoles, localizado no bairro de San Ferdinando em Chiaia). Depois desse lindo passeio, vamos relaxar em um vilarejo atrás do Castelo do Ovo, onde há vários restaurantes e bares legais para aproveitar a noite. SAIBA TUDO SOBRE NÁPOLES
15) O que ver na Itália em vinte dias com trem? CAPRI
Décimo quinto dia Capri: Depois de termos tomado café, hoje de manhã vamos à ilha de Capri. Vamos por mar, pegando a balsa que parte de Nápoles, a travessia dura 40min. Para descer nas praias de Capri, devemos ir até o Píer Beverello de Nápoles (se formos de trem, podemos pegar na praça em frente à estação). A ilha de Capri é um dos destinos turísticos mais amados da Itália. Esta ilha tão bonita, que fica no Golfo de Nápoles, oferece a cada visitante paisagens naturais inesquecíveis e um clima temperado em qualquer estação do ano (por causa da superfície do mar). Ninguém fica indiferente ao mar límpido de águas cristalinas, às lojinhas de produtos típicos e às rocas (mas conhecidas como faraglioni).
Opções para percorrer a ilha
Aconselho vocês a irem com calçados confortáveis, pois em Capri faremos passeios longos – esse é o método ideal para percorrer todo o trajeto e admirar a vista natural da ilha (além do mais, as curvas fechadas sempre são cheias de escadinhas que servem como atalhos preciosos). Uma alternativa também é recorrer ao famoso e típico bondinho, que nos leva direto à praça principal. Também, tem os micro-ônibus, os táxis e o teleférico, que são meios de transporte excelentes para chegar a qualquer parte da ilha (mas é bom lembrar que em Capri é tudo muito caro). DICAS SOBRE CAPRI?
Atrações
A parte da natureza mais famosa são as rocas – três rochas enormes que surgem no mar. Já o lugar central é a grande Praça de Capri, onde acontece toda a vida diurna e noturna da ilha (ponto de encontro e descanso de todos os turistas e caiçaras). Menos batido, mas com certeza que vale a pena, é o centro de Anacapri, onde dá para relaxar nas silenciosas ruazinhas coloridas. Outro lugar de grande interesse são os Jardins de Augusto e a Via Krupp, toda florida. Mas antes de deixarmos a ilha, é de praxe jantar por lá e saborear a “torta caprese”, um bolo sem farinha, à base de amêndoas e chocolate – típico de Capri. Depois vamos voltar para Nápoles.
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
16) O que ver na Itália em vinte dias com trem? CASERTA
Décimo sexto dia Caserta: Depois de um bom café da manhã, deixamos a cidade de Nápoles para ir até Caserta (com o trem regional, leva um pouco mais de 40min). É uma cidade confortável e de fácil acesso por todos os lugares, graças a sua posição estratégica em relação aos trechos rodoviários da região. Muito frequentada e conhecidíssima pelo seu famoso Palácio Real, considerado o “Versailles Italiano”. Além disso, ela tem uma série de outros monumentos interessantes para conhecer.
Atrações
A visita a Caserta começa, claro, pelo Palácio Real e pelo Parque, obras de arte europeias do século XVIII – já dissemos sobre a grandiosidade desta obra acima. A cidade também tem um centro histórico significativo. A Praça Domo, centro religioso da cidade, abriga a Catedral, a igreja de Nossa Senhora do Carmo (ligada ao convento Carmelita), a igreja de São Sebastião (um dos lugares de culto mais antigos da cidade) e a Capela de São João. Depois de um bom jantar, só falta descansar. DICAS SOBRE CASERTA?
17) O que ver na Itália em vinte dias com trem? ROMA
Décimo sétimo dia Roma: Estamos quase terminando nosso tour. Hoje, deixaremos Nápoles para ir até Roma com o trem Freccia Argento Economy e chegar à capital e terminar o passeio pela Itália em grande estilo.
Roma é uma daquelas cidades que devemos visitar pelo menos uma vez na vida. Há algumas coisas que não podemos perder e é isso que vamos fazer – mesmo que em um dia e meio visitaremos poucas coisas, vamos considerar como um gostinho para depois aprofundarmos em outra viagem à capital. A primeira coisa para se ver é um dos símbolos de Roma: o Coliseu – é o anfiteatro mais famoso da história, do qual permanece em pé apenas uma parte, mas é incrível mesmo assim. Outra construção civil que vale a pena ver é a Fonte de Trevi, uma das fontes mais famosas do mundo (e protagonista de tantos filmes).
Em relação aos edifícios religiosos, você não pode perder o Panteão (o templo dedicado a todos os deuses). Por hoje é só, vamos jantar em um dos restaurantes típicos de Roma e vamos dormir, amanhã será o último dia do nosso tour. LEIA TODOS OS NOSSOS POSTS SOBRE ROMA E ORGANIZE A TUA VIAGEM DO MELHOR MODO POSSÍVEL!!
18) O que ver na Itália em vinte dias com trem? ROMA
Décimo Oitavo Dia Roma: Tomaremos café e vamos logo ver outras coisas imperdíveis de Roma.
Basílica e São Pedro
Começaremos a manhã com a Basílica de São Pedro, a majestosa e extraordinária catedral, com sua linda praça. É bom lembrar que a visita ao interior da igreja tem uma fila de horas de espera e nosso tempo não permite. Outra igreja que vale a pena ver em Roma é a igreja de São João de Latrão, junto com a de Santa Maria Maggiore.
Roma é uma das cidades mais bonitas e antigas do mundo. É a capital da Itália e pode se orgulhar de uma história milenar, que vai desde todos os grandes acontecimentos até a arte, a literatura, a culinária e o cinema.
Castelo Sant´Angelo
Passear por Roma é uma oportunidade para se divertir, curtindo a beleza arquitetônica e tantas outras coisas que a cidade oferece. Indo em direção ao rio Tibre, podemos visitar o Castelo Sant’Angelo, feito para ser um mausoléu e depois, ao longo dos séculos, foi transformado em prisão (que ainda hoje conserva algumas celas com instrumentos de tortura) e um museu das armas. Atravessando o Tibre, passando pela Ponte Sant’Angelo, chegamos ao Capitólio (sede da Prefeitura de Roma). Com mais uma caminhada às margens do rio Tibre chegamos ao Museu do Ara Pacis, que contem também o famoso monumento de Augusto. A essa hora merecemos uma parada para um bom jantar e então descansar.
19) O que ver na Itália em vinte dias com trem? ASSIS OU CÁSSIA
Décimo Nono Dia Assis ou Cássia: Hoje de manhã, depois do café, vamos fazer uma exceção no roteiro e vamos para Assis ou para Cássia (com o trem regional) e à noite voltamos para Roma – onde passaremos o último dia do nosso tour.
Sobre Assis
A cidade de Úmbria, relacionada principalmente ao famoso São Francisco de Assis, é uma cidade muito gostosa de visitar. O coração de Assis, a sua essência, é a presença da Basílica dedicada a São Francisco, construída no século XIII por ordem do Papa Gregório IX. O imponente complexo é constituído de duas partes opostas: uma igreja baixa e escura na parte inferior e outra vertical e iluminada na parte superior.
Da Basílica, aconselho a continuar pela longa Via San Francesco para chegar até a Praça da Prefeitura – prédio em estilo medieval, ao seu lado está o Templo de Minerva, o antigo santuário romano do século I a.C. Daqui, aconselho parar em alguma cantina do centro histórico para almoçar (a maioria delas decorada também em estilo medieval), assim podemos experimentar os produtos típicos locais como o queijo pecorino e a trufa.
Sobre Cássia
Uma outra opção para esse dia é ir para Cássia , uma pequena cidade de Úmbria, conhecida por ter sido o lugar onde Santa Rita viveu (é por esse motivo que a cidade virou destino de peregrinação de vários fiéis). Localizada na arborizada Úmbria, na província de Perúgia, Cássia recebe todos os anos milhares de devotos da santa.
Todos os fiéis procuram neste lugar os sinais de sua vida, de sua fé e de seus milagres. Perto de Cássia está Roccaporena, local onde Santa Rita nasceu e passou a vida antes de entrar para o convento de Cássia. Aqui é possível visitar a casa onde ela viveu, o jardim e o lugar onde ela costumava se recolher para rezar. Resumindo, para quem acredita e para quem está à procura de um lugar onde encontrar paz e fé, os lugares da vida de Santa Rita são com certeza uma ótima escolha. A esta altura vamos parar para jantar e voltamos para Roma para o merecido descanso.
20) O que ver na Itália em vinte dias com trem? ROMA
Vigésimo dia Roma: Este é nosso último dia e vamos dedicá-lo inteiramente a Roma, até a noite (quando vamos para o aeroporto e depois voltar à realidade – mas com certeza com um ânimo diferente).
Hoje vamos nos concentrar nas maravilhosas praças da cidade e também aproveitar para fazer as compras, passeando no coração da cidade. As outras praças que não dá para não ver são: a Praça da Espanha e a Praça Navona. A Praça da Espanha ganhou este nome por abrigar a embaixada da Espanha e é famosa por sua escadaria que leva à igreja da Trindade dos Montes. A Praça Navona é ligada ao nome de um imperador, pois era o “Estádio Domiciano”. Agora a vemos com as transformações do período barroco.
Ida para o Aeroporto ou ida a Trastevere
A noite do último dia (obviamente caso o teu vôo seja tarde) não poderia terminar sem ir ao Trastevere, um bairro eclético ao lado do rio Tibre, perto do Vaticano. Lá é o lugar ideal para jantar e se divertir depois visitar tantas coisas lindas em Roma, repleto de vielas estreitas e artistas de rua. O coração deste bairro é a Praça de Nossa Senhora de Trastevere, onde tem restaurantes ótimos. A esta altura vamos aproveitar um bom jantar antes de ir ao aeroporto e deixar este lindo país.
Mapa 04 com o Roteiro na Itália em vinte dias com trem
Assista esse vídeo e saiba: [PASSO A PASSO] APRENDA COMO COMPRAR SUA PASSAGEM DE TREM NO SITE DA TRENITÁLIA – RÁPIDO E FÁCIL – Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)
Assista outros Vídeos sobre os Trens na Itália
- Como comprar um bilhete de trem na Itália em uma máquina automática?
- Como pegar um trem na Itália?
- Preciso validar o bilhete de trem na Itália?
- Quanto custa viajar de trem na Itália?
- Quantas bagagens posso levar no trem na Itália?
- Quais são as principais estações de trens italianas?
- Quanto tempo chegar antes na estação de trem italiana?
- Posso mudar a data do bilhete de trem na Itália?
- Como comprar um bilhete de trem no site ITALO?
- Como economizar na compra de passagem de trem na Itália?
- Como validar um bilhete de trem na Itália?
- Como solicitar reembolso de bilhetes de trem Ítalo?
- Como solicitar reembolso de bilhetes de trem Trenitalia?
Conclusão
O que ver na Itália em vinte dias com trem? Ao longo deste roteiro, vimos o que podemos fazer e como passar os vinte dias nas cidades mais bonitas da Itália. Claro que este itinerário é apenas uma sugestão, onde você pode (e deve) fazer modificações com base no gosto de cada um e conforme o tempo disponível. Você pode escolher de fazer esse itinerário em 30 dias (o que seria melhor) ou de tirar algumas cidades para poder ficar mais dias em outras). Tudo depende de você e do teu gosto pessoal:)
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
maravilhoso blog, seus roteiros me agradaram muito, parabéns!
Muito obrigada querido! 🙂
Achei muito interessante e de grande teor cheio de dicas. Quero conhecer a Itália e meu sonho.
Muito obrigada querida:) continue me seguindo.. lembra de se registrar para receber a nossa newsletter:) não deixe de acreditar nesse sonho.. 🙂 grande abraço, Ana Patricia
Sinceramente, 20 dias não dá para ver muita coisa.
Passei 8 anos e não consegui ver tudo.
Minha dica, para quem tem condições,e fugir da maioria desses lugares turisticos e aproveitar para conhecer as cidades menores.
Existem verdadeiros tesouros para serem descobertos em lugares menos conhecidos.
Por exemplo, a ilha de Capri, tem somente a gruta azul e AnaCapri de realmente.
interessante.
Na província de Nápoles, tem a cidade de pozzuoli que vale a pena conhecer e as ruínas de Pompéia.
Oi querida, concordo com parte do que vc escreveu 😉 .. esses lugares são maravilhosos e merecem uma visita..o que eu sempre digo que nem mesmo em uma vida dá para conhecer toda a Itália (como vc falou), tb moro há muitos anos e ainda não consegui conhecer tudo.. infelizmente as pessoas quando viajam não podem ver tudo, mas somente o básico.. então o que acho interessante é fazer pelo menos duas viagens para Itália, em uma ver o clássico e em uma segunda ver aqueles lugares menores.. justamente como vc falou:) existem tantas coisas maravilhosas e infelizmente não é divulgada…:( um grande abraço e obrigada pelo teu excelente comentário:) Ana Patricia
Ola, td bem❔ Tenho muita vontade de conhecer a Itália. Muito interessante e perfeito o que vc publicou. Parabéns ‼ Se tudo der certo estarei no final do ano de 2016. Um grande abraço ‼
Muito obrigada querida!.. veja que tenho vários exemplos de tours, basta ir na seção: Exemplo de roteiros:) assim vc se prepara para a tua viagem:) abraços e bom final de ano, ana Patricia
Simplesmente MARAVILHOSAS as suas dicas.
Já conheço bem Milão.
Em abril irei novamente a Itália e, porém com suas postagens, vou aproveitar muito mais.
Parabéns!!!
Muito obrigada:) é super maravilhoso quando os nossos leitores reconhecem o meu esforço:) Boa viagem e não deixe de se registrar para receber nossas newsletteres e nossos e-books..
Aninha, apreciei com bastante atenção tudo o que faz em termos de turismo aí na Itália. Me agradou demais e não hesitaria em contratá-la no futuro. Estou embarcando no próximo dia 8/01/16 para Bologna, onde deverei ali permanecer durante 25 dias estudando italiano, apesar de já ter passado da idade . Mas nunca é tarde, não é? Vou procurar conhecer algumas cidades próximas nos fins de semana, tipo “bate e volta” e desde agora fico feliz em manter contato com você.Grato pelas informações.Mário
Obrigada querido pelo carinho! Vc vai estar em uma zona muito estrategica, com uma hora de trem (ou pouco mais) dá para visitar tantas cidades: Verona, Veneza, Florença, Milão, FErrara, Parma, Modena, Maranello etc..:) aproveite tanto:) Ana Patricia
Boa tarde, Ana ! Gostei demais e não hesitaria em contratá-la.Embarcarei no dia 8/01/16para Bologna, onde permanecerei por 25 dias participando de um curso de italiano. Quem sabe numa próxima vez não nos encontremos aí na Itália. Parabéns por tudo o que você faz com dedicação. Abbraccio! Mário
Obrigada pelo carinho!! Estou em outra parte da Itália (Calábria).. vai ser para uma outra vez.. Abraços, Ana Patricia
Parabéns, Ana. Estarei em Bologna no dia 9/01. Mário
🙂 Boa estadia Mário e boa sorte! Aproveita!!
Maravilhoso seu roteiro…parabens!!!estarei acompanhando sempre ..pois estou tentando fazer um roteiro para ir com minhas filhas….fui em 2010 e 2011….foram poucos dias mas acredito se fazendo um roteiro ( COMO O SEU ) da para se ver muita coisa…..
Obrigada querida.. vou te adicionar para receber a newsletter, assim vc fica sempre informada:) Ana Patricia
Ola Ana Patricia, tudo bem? Seu post é muito top e me me ajudou a clarear os pensamentos. Veja se você tem alguma opinião para me dar com relação a minha escolha de cidades no norte da Itália. Não tenho pressa, estaremos de carro, de 20/11 a 15/12.
20/nov Milão
21/nov Milão
22/nov Bérgamo
23/nov Bérgamo
24/nov Verona
25/nov Verona
26/nov Trento
27/nov Cortina D´Ampezzo ou San Candido
28/nov Cortina D´Ampezzo ou San Candido
29/nov Treviso
30/nov Veneza
01/dez Veneza
02/dez Bolonha
03/dez Bolonha
04/dez Florença
05/dez Florença
06/dez Florença
07/dez Florença
08/dez Siena
09/dez Siena
10/dez La Spezia
11/dez Genova
12/dez Torino
13/dez Torino
14/dez Torino
15/dez Milão
Quero fazer a parte das montanhas, Toscana e chegando e saindo por Milão.
Será minha primeira vez na Itália, sei que não tem Roma aí, mas acho que terei outras mil chances de ir a Roma, e estou meio cansada de grandes cidades. Ja estarei em Barcelona, Londres, Madrid e Berlim. Então dessa vez quero deixar para a Italia só o romantismo e bons vinhos, a dois. Numa primavera qualquer um dia, farei Roma e demais cidades do sul. O que acha? Consegue de dar pitacos de ajuda? Obrigada e parabéns pelo blog e qualidade dos textos! Tenho um blog também e sei o trabalhão que é. Abraços, Ju
Juliana, tudo bem? Eu tiraria dois dias de Bergamo e colocaria ou nas Dolomitas, ou em La Spezia (pelo menos 1 a mais) e um a mais em zona de Bolonha para mais bate e voltas:) de resto o roteiro està legal:) Grande abraço, Ana
Sou idosa, gostaria de saber se tenho chance de viajar com vc, mas estou muito bem de saúde, quanto ficaria dois adultos que não sabem falar italiano nem inglês, em reais tmb em euros, desde já obrigada pela atenção.
Bom dia Celeste, respondi por email:) abraços, Ana