Quais são as 10 cidades mais visitadas do Norte da Itália?

Hoje vamos conhecer as 10 cidades mais visitadas e as maravilhas do Norte da Itália. Preparamos para você querido leitor uma lista com o melhor do Norte da Itália!

4 73.996

Quais são as 10 cidades mais visitadas do Norte da Itália?

Vamos considerar as regiões de Emilia Romagna, Friuli Venezia Giulia, Ligúria, Lombardia, Piemonte, Trentino, Aosta e Venêto. Que a Itália é um dos países mais visitados do mundo, nós sabemos! É uma nação de beleza extraordinária, por diversos motivos: enogastronomia, monumentos, cultura, mas acima de tudo pela história.

Difícil dizer quais são as cidades mais bonitas, já que de norte a sul cada cidade tem algo de mágico e atrativo, mas podemos dizer quais são as mais visitadas da região norte da Itália. Fique ligado em nosso Post e saiba: Quais são as 10 cidades mais visitadas do Norte da Itália!

Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!! Conheça também nossa Seção sobre Exemplos de Roteiros Turísticos na Itália!

Nossa Introdução

Nesse texto, vamos saber quais são as dez cidades mais visitadas do norte da Itália, partindo da cidade de Turim, para depois irmos a Veneza, Pádua, Verona, as fascinantes Cinco Terras, Portofino, Gênova, Milão, Bolonha e Ferrara. A ordem das cidades é aleatória, mas vale como referência!

1) Quais são as 10 cidades mais visitadas do Norte da Itália? TURIM

Iniciamos com a emblemática Turim, cidade das mil faces e antiga capital, com mais de quarenta museus, galerias de arte e eventos anuais de fama internacional, como o Turim Film Festival e o salão do livro. As riquezas dessa cidade são tantas, entre elas podemos citar a Basílica de Superga com o seu panorama incrível, a Mole Antonelliana, o museu nacional de cinema, o Museu Egípcio e o Sudário de Turim. DICAS DE TURIM!

Sobre Turim

Turim é uma cidade elegante e refinada caracterizada por um mix de luxo típico de 1800 e a vivacidade jovem de bares e adegas. Está fortemente ligada ao seu passado com suas mansões e edifícios que nos trazem à mente o Reino de Sabóia, porém Turim, constantemente, nos remete ao futuro, com uma grande capacidade de se reinventar a cada ano.

As avenidas arborizadas, os cafés históricos, os edifícios art nouveau, além do segundo museu egípcio mais importante do mundo, nos oferece uma cidade esplêndida, sem contar a estreita história da cidade com o cinema, os museus, os vinhos e a gastronomia. Estes são apenas alguns dos motivos pelos quais vale a pena passar alguns dias na capital piemontês. Conheça também o Torino Piemonte Card: 2 Dias.

Bom saber…

Muitos acreditam que a capital italiana, Roma, esteja localizada no norte do país, porém, nossa amada Cidade Eterna, fica no centro sul do mapa italiano e, portanto, não faz parte desta lista.

Vale lembrar também que cada consulado brasileiro na Itália (o de Roma e o de Milão), ‘dividem’ o trabalho: se você precisar de auxílio e estiver no norte da Itália, deve buscar auxílio no consulado de Milão, caso você esteja no Sul da Itália, você será atendido pelo consulado de Roma – evidente que, se você estiver no Sul e buscar ajuda no consulado milanês, também será atendido, porém, por questão de logística, vale anotar essa dica, ok?



2) Quais são as 10 cidades mais visitadas do Norte da Itália? VENEZA

Seguimos para Veneza que é, por excelência, considerada a cidade mais romântica do mundo e atrai, todos os anos, milhares de apaixonados e turistas que acabam se apaixonando… pela cidade!  Se “perder” pelas ruas é algo quase poético e é uma experiência única descobrir os cantinhos da cidade quase que sem querer!

Declarada Patrimônio da Humanidade da UNESCO, Veneza, com suas celebres gôndolas, seus famosos canais, monumentos e sua estupenda Praça San Marco, é, com certeza, uma das pérolas da Itália, e merece até a última gota da sua fama que tem em toda parte do mundo. Qualquer um que tenha estado em Veneza sabe do que estou falando!

Sobre Veneza

Claro que, no início, você pode se sentir um pouco fora de lugar, mas logo você vai descobrir que os melhores lugares de Veneza se descobrem quando você faz uma caminhada sem roteiro específico. Será fácil encontrar praças pouco frequentadas pelos turistas, descobrir edifícios e belezas escondidas.

Os pontos turísticos clássicos que valem a pena serem visitados entre todos os edifícios históricos e antigos palácios são a Basílica de San marco, localizada na parte central da cidade, e que se apresenta toda colorida, com muitos detalhes em ouro e recoberta de mosaicos e o Palazzo Ducale, casa do Doge e um dos símbolos da cidade. DICAS DE VENEZA!

Curiosidade… Veneza está afundando?

Bom, como sabemos o mar está aumentando seu nível por conta da mudança climática no mundo e, infelizmente, isso atinge, antes de tudo, cidades marítimas. Veneza é um arquipélago em uma laguna, ou seja, o aumento do nível do mar pode sim ‘submergir’ a cidade. A notícia boa é que o Comune de Veneza está em busca de soluções para o problema e já estuda, inclusive, a instalação de barreiras para conter a água.

Tudo, claro, ainda é especulação, porém sabe-se que Veneza não irá ‘sumir’ da noite para o dia, e os venezianos convivem muito bem como o fenômeno da Acqua Alta, que é o momento da maré que inunda algumas áreas da cidade em determinados períodos do dia. Para saber tudo sobre este assunto, você pode ler este post!


 


3) Quais são as 10 cidades mais visitadas do Norte da Itália? PÁDUA

A terceira cidade é Pádua, onde se encontram, e se mesclam harmoniosamente, história, arte, natureza e religião. Aqui, estes elementos se unem de forma uníssona para nos oferecer um centro cheio de atrações especiais, muitas vezes únicas.

Não é em todas as cidades que podemos observar um canal que flui de maneira circular em uma praça: estamos em Prato della Valle, obra arquitetônica de absoluta importância, também por sua dimensão! Adquira aqui o Padua Hop-on Hop-off Tour: 24 horas Ticket.

Sobre Pádua

Um ar imponente se encontra também na Basílica de Santo Antônio, o Santo da cidade, e que ajuda a desenhar os contornos da mística cidade tão querida por turistas e pelos próprios italianos. O coração de Pádua está nas praças, que são próximas umas das outras.

No centro podemos observar o belo Palazzo della Regione. Sugiro que inicie seu passeio na Piazze delle Erbe, antigamente chamada de Biade, e depois da Praça do Vinho, pela tipologia de mercado que tinha no lugar.

Outra praça importante é a Piazza Duomo, claro, que é uma das mais esplendidas praças que se abrem no coração de Pádua. A Praça é caracterizada pela presença da Basílica del Duomo, pelo esplendido Batistério e pelo Palácio do Bispo. DICAS DE PÁDUA!



4) Quais são as 10 cidades mais visitadas do Norte da Itália? VERONA

Continuamos no Vêneto para ver outra cidade imperdível, Verona. Cidade confortável que mantém intacta a sua vivacidade cultural. Ao longo dos anos ela tem atraído visitantes ilustres como Dante, Mozart e Goethe e se tornou meta turística internacional.

É o lugar ideal para um tranquilo fim de semana! “Não existe mundo além dos muros de Verona…” escreveu William Shakespeare no final do século XVII, enquanto contava a história de amor que acabou em tragédia, sabem qual é, não é mesmo?! Faça o Clássico e o Desconhecido: Excursão de Bicicleta em Verona!

Sobre Verona

Das heranças históricas e culturais encontradas ali, cada ângulo da cidade mostra os vestígios de diferentes épocas. Os restos de um dos mais importantes centros políticos e comerciais da época romana dão lugar a pegadas medievais. Os testemunhos do Senhorio degli Scaligeri abrem sinais da sucessiva dominação veneziana para acabar com as expressões do governo de Habsburgo, e as emoções que afetam o visitante são o resultado desse conjunto de influências bem distintas entre si!

Situado na Piazza Bra, encontramos o símbolo da cidade, a Arena de Verona, que se apresenta imponente e esplendorosa. Palco dos concertos de ópera e representações teatrais, está em atividade até hoje. Perto dali encontramos a histórica, Piazza Erbe, que é o foco da vida política e econômica da cidade, o seu centro vital.

Casa de Capuleto

Não podemos deixar Verona sem conhecermos o oprimido e difícil amor envolvendo dois dos amantes mais famosos da história. A Casa de Capuleto é uma parada obrigatória e, aqui, a atenção vem capturada da famosa sacada que viu nascer o amor entre os dois jovens. A atmosfera que se respira nos lugares desse amor intenso e preocupado, vale a pena uma visita a essa romântica cidade. DICAS DE VERONA!

Curiosidade: Romeu e Julieta existiram de fato?

Na verdade, não! Romeu e Julieta foram personagens criados por Shakespeare, porém sabe-se que essa história pode ter sido inspirada e adaptada por conta de outro casal: Mariotto e Ganozza. A história conta a saga de dois amantes que viveram um amor impossível, porém, não foi em Verona e sim em Siena. Ou seja: “Romeu e Julieta” de William Shakespeare não teriam sido, totalmente, fruto da imaginação do conhecido dramaturgo inglês.

Além do mais, há algumas histórias publicadas na Itália bem antes dele, por volta de 1300 e 1400, e a primeira delas retrata um amor como o dos famosos personagens citados acima, foi escrita por Luigi da Porto, um nobre cavaleiro da República de San Marco que ficou paralisado durante as guerras do Cambrai.



5) Quais são as 10 cidades mais visitadas do Norte da Itália? CINCO TERRAS

Um lugar único e mágico para visitar em qualquer estação do ano para se maravilhar com o esplendido panorama, com a natureza, o mar e os lugares históricos Cinco Terras (Cinque Terre). As cidades ficam em um trecho da Costa da Ligúria, em uma espetacular costa rochosa que se estende por quilômetros de beleza e encanto, entre dois promontórios.

As Cinco Terras oferecem uma paisagem única no mundo: estão em um esporão de rocha com vista para o mar, pequenas enseadas e praias escondidas entre as rochas, locais ideias para fugir do stress diário dos grandes centros urbanos. O Parque das Cinco Terras é composto pela aldeia de Monterosso, Vernazza, Corniglia, manarola e Riomaggiore e geralmente é nessa ordem que é recomendado para visitá-los. DICAS SOBRE CINQUE TERRE! 

Sobre as Cinco Terras

Um território particular é protegido com a instituição de um Parque Nacional que abriga as colinas, o mar e os terraços que tanto contribuíram para tornar única essa zona da Ligúria.

O Parque, de fato, oferece numerosos itinerários aos turistas que desejam fazer longas caminhadas, respirando ar puro e admirando as belezas da natureza, ao lado daquelas criadas pelos homens, já que também as varandas e os muros são verdadeiras obras de arte. Por essa particularidade, as Cinco terras constituem uma das maiores atrações da região da Ligúria. Faça De La Spezia: Excursão de Barco de 1 Dia a Cinque Terre.

GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Dica:

  • Durante o verão a região das cidades das Cinco Terras fica MUITO movimentada e, se você está de carro, tome cuidado, pois há um carregado tráfego de veículos subindo e descendo constantemente. Vale lembrar também que as estradas que nos levam para a região são bem sinuosas, podendo afetar o estômago dos mais sensíveis, portanto, caso você seja mais ‘delicado’ e tenha tendência a passar mal em viagens de carro com curvas quase sem fim: tome um remédio contra enjoo ANTES de partir, ok?


6) Quais são as 10 cidades mais visitadas do Norte da Itália? PORTOFINO

Continuando na Ligúria, tem outra localidade que você não pode perder: estamos falando da elegante Portofino, uma pequena cidade na província de Gênova, que é considerada uma das mais belas atrações turísticas italianas, além de ser uma das mais características aldeias marítimas da Itália. DICAS SOBRE PORTOFINO!

Sobre Portofino

O seu promontório e a sua puríssima natureza que nos apresentam concentrações florestais, variedades de pássaros e invertebrados, além de joias arquitetônicas, fazem de Portofino uma das paisagens mais célebres do mundo. Essa maravilhosa pérola no Mar Lígure, nos apresenta inúmeras preciosidades naturalistas de grande prestígio e fascínio, graças ao seu parque bem cuidado e sinalizado, permite contemplar amplos e magníficos panoramas.

Portofino é, sem dúvidas, uma das localidades mais fascinantes da Itália. Visitada anualmente por turistas de todo o mundo, é célebre por sua marina que, com a praça, é o coração pulsante de Portofino.

O pequeno centro de Portofino oferece aos visitantes pequenas joias de arte, graças aos vários monumentos presentes por ali. Tanto civis quanto religiosos, como a Igreja de San Martino, onde encontraremos, em seu interior, obras artísticas como pinturas, afrescos e esculturas. Clique aqui para Excursão fácil de caiaque a Portofino com snorkel opcional.


www.youtube.com/watch?v=JFwqhuf4tyE


7) Quais são as 10 cidades mais visitadas do Norte da Itália? GÊNOVA

Gênova é a capital da Ligúria, além da cidade que viu nascer o navegador Cristóvão Colombo, é o lugar ideal para descobrir uma cidade cheia de história! Fascinante, a cidade se apresenta sem muita pretensão, como uma cidade portuária, porém, quando começamos a explorar todas as belezas históricas e atemporais dessa cidade incrível, voltamos no tempo – sem nem percebermos, e entendemos toda a importância da cidade para a Itália!

Para descobrir todas as atrações dessa graciosa cidade à beira mar, você deve ficar por ali durante alguns dias e, tenha certeza, você vai cair de amores por esse lugar! Excursão a Pé em Gênova Guiada de 2 Horas no Centro Histórico.

Sobre Gênova

É impossível não se impressionar com a imponência da charmosa Via XX Setembro, com os afrescos dos palácios vizinhos, com a vivacidade de uma belíssima zona de pedestres e toda a comodidade de estar a dois passos do mar, do aquário municipal, dos museus e de todos os edifícios do centro histórico, mas também do Golfo, com o seu esplendido panorama. DICAS SOBRE GÊNOVA!

Ana Patricia Italia - Roteiros PersonalizadosQue tal viajar e economizar ao mesmo tempo?
VIAJE MELHOR E PAGANDO MENOS!

Receba o roteiro ideal para suas férias - ou o seu dinheiro de volta!

Curta mais sua viagem, conheça os segredos de cada cidade, tenha vantagens nos pontos turísticos e locomova-se pela Itália como um nativo.


Quero o meu roteiro!

Curiosidade…

Gênova é, desde sempre, um dos principais portos de toda a Europa. Há séculos que, ali chegam e partem navios de todos os tipos tanto para o resto da Itália quanto para outras partes do mundo.

A zona portuária foi totalmente revitalizada há alguns anos e o porto foi dividido entre Porto Antigo e Terminal de Passageiros. O Porto Antigo recebe, em sua maioria, navios comerciais, enquanto o Terminal de Passageiros, claro, recebe navios turísticos, ferries, lanchas, entre outros meios de transporte de passageiros.

A zona portuária é riquíssima em atrações e, caso você esteja passando por ali, vindo com um cruzeiro, é possível conhecer os pontos principais da cidade, pois ficam perto do porto; dá para alcançar os principais pontos turísticos com uma breve caminhada e, tenha certeza, de que Gênova vai te surpreender!



8) Quais são as 10 cidades mais visitadas do Norte da Itália? MILÃO

Agora visitaremos o símbolo da moda e do design italiano que com as suas ruas cheias de vida, modernidade e beleza, encantam e fascinam os turistas! Contemporânea, cheia de cores e vitalidade, elegância sem igual e com seus edifícios históricos impressionantes, estamos falando de Milão.

Olhando além da fama da cidade, Milão esconde raras belezas como a arte,ângulos ricos de história, pátios capazes de recontar histórias incríveis e muita vitalidade! Cidade elegante e aberta oferece ocasiões de visita para todas as idades, em qualquer período do ano. Uma viagem para Milão não será nunca completa se você não reservar um momento para visitar o icônico Duomo, que é o símbolo da cidade e claro, seu incrível centro histórico, que abriga monumentos famosos em todo o mundo.

Sobre Milão

Além do Duomo, tem o Teatro Alla Scala, que recebe protagonistas, compositores e diretores de orquestra, além de tenores e sopranos universalmente conhecidos. As duas praças mais famosas de Milão, Piazza Duomo e Piazza Alla Scala, são ligadas pela fantástica Galeria Vittorio Emanuele II, o “Salotto di Milano”, com os restaurantes mais elegantes da cidade e as lojas de famosas marcas italianas e internacionais. DICAS SOBRE MILÃO!  

O centro é fácil de conhecer a pé e dá a possibilidade de descobrir numerosas igrejas e basílicas. Entre elas a Santa Maria das Graças, com a magnífica obra da Última Ceia, de Leonardo da Vinci.

Como não se envolver com o lado fashion de Milão? A cidade é considerada a capital italiana da moda e faz jus ao título: é uma cidade cheia de estilo, moderna e muito antenada! Não perca a ocasião de passar alguns dias na cidade, passeie nos bairros elegantes e se sinta atraído pela pompa das boutiques de alta moda, pela história, monumentos, museus, bares, restaurantes e tudo que Milão tem de mais magnífico a nos oferecer!




9) Quais são as 10 cidades mais visitadas do Norte da Itália? BOLONHA

Vamos para Bolonha? A cidade é capital da região da Emilia Romagna, situada na planície padana, é uma cidade antiga e, no início da sua historia, foi habitada por etruscos.

Famosíssima pelos seus pórticos que cobrem grande parte do centro histórico e foram construídos para dar mais hospitalidade aos ilustres estudiosos e literários que vinham de toda a Europa. Nos períodos mais frios do ano, Bolonha tende a ter muita chuva e neve, por isso os pórticos, para oferecer aos visitantes a chance de caminhar pela cidade em se molhar. Essa cidade é capaz de presentear os turistas com um verdadeiro mergulho na história.

No seu território passaram tempos as maiores civilizações do mundo, entre eles os Etruscos, os Celtas e os Romanos, o que fez de Bolonha um verdadeiro centro cultural. Um dos apelidos da cidade é “La Dotta”, graças a sua ilustre Universidade, que é uma das mais antigas do mundo e está em atividade até hoje. DICAS SOBRE BOLONHA!

Sobre Bolonha

Com certeza, a parte mais representativa de Bolonha é seu centro histórico. Aqui tem os grandes monumentos presentes na cidade, como a belíssima Fontana del Nettuno localizada na praça que leva o mesmo nome; ainda nessa praça, é possível visitar o Palácio Rei Enzo, e caminhando um pouco, chegamos na Piazza Maggiore, onde domina a Basílica dedicada a San Petronio, que é o patrono da cidade. Também digno de ser notado é o Palazzo del Podestà, hoje sede dos mais altos cargos municipais. Deixe-se surpreender pela Praça Santo Stefano: você vai descobrir que a igreja na frente de você não é uma, mas sete igrejas juntas! Bolonha: Excursão a Pé pelo Centro da Cidade.




10) Quais são as 10 cidades mais visitadas do Norte da Itália? FERRARA

Ficamos na Emilia Romagna para visitar outra linda cidade romagnola: Ferrara, uma das joias histórico artístico da Itália. Esplêndida, Ferrara conservou intacto no tempo o seu fascínio medieval; hoje é uma cidade da arte e cultura e figura entre as maiores da Itália, um dos destinos turísticos mais renomados do país e, sem dúvida, merece uma visita. DICAS SOBRE FERRARA!

Sobre Ferrara

Caminhando pelas ruas do centro histórico é possível, em cada ângulo, encontrar verdadeiras maravilhas. Uma delas é o Palazzo Comunale, que já foi residência da família Este. O local apresenta uma fachada com a típica arquitetura medieval e é belíssimo! Assim como são fascinantes os nove quilômetros de muros da cidade que estão intactos, e nos permitem, praticamente nos transportarmos no tempo!

O monumento símbolo da cidade é o Castelo Estense, que merece uma visita aprofundada, pois reúne todos os aspectos do século XV até os dias atuais, grandes artistas trabalharam ao longo dos anos para embelezar essa majestosa estrutura, e entre alguns nomes, podemos citar: Mantegna, Piero della Francesca, R. Van Der Weyden e Pisanello, que foram também os maiores representantes da escola Ferrarese. Aqui você faz 3 horas Ferrara Segway PT Posto Autorizado.

GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa


Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e saiba tudo sobre a bela Itália!

Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!

 

Conclusão

Quais são as 10 cidades mais visitadas do Norte da Itália? Terminando esse texto posso acrescentar somente que esse é só o início do que podem ver em um país extraordinário e lindo como da Itália.

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.

O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!