Coronavírus na Itália: a atual situação

Como está a situação na Itália em relação ao Coronavirus? Veja o nosso post e se mantenha informado antes de realizar sua viagem para Itália. Viaje informado, viaje com a gente!

11 27.502

Coronavírus na Itália: a atual situação

INFORMAÇÕES SOBRE O CORONAVÍRUS NA ITÁLIA: um guia rápido de informações. Como está a situação na Itália em relação ao Coronavírus? (informações atualizadas em 30 de março de 2020). O objetivo do nosso post não é criar alarmismo, e sim manter a todos informados por fontes seguras diretamente da Itália!

Nossa Introdução

A Itália, no dia 23 de fevereiro de 2020, foi declarada o país europeu mais afetado pelo novo Coronavirus. O alarme surgiu depois da morte de duas pessoas (uma na região da Lombardia e outra na região de Vêneto) devido ao vírus. O Instituto de Saúde Italiano declarou alerta de epidemia no norte do país e intensificou o scanner de transeuntes nos principais acessos das cidades como aeroportos e estações de trem. O quadro de hoje na Itália são de 75.528 pessoas infectadas, 11.591 mortos e 14.620 pessoas curadas, esperamos que tudo isso passe o mais breve possível. Os números de infectados (embora tenha tido uma discreta melhora) e mortos ainda estão altos na Itália, (estima-se de que não haja mais nenhum contágio somente partir do dia 21/04), não estão sendo dias fáceis, mas vamos superar tudo!  TENHO CERTEZA! Leia também nosso novo Post: O que fazer em casa no período de quarentena?

Força para as famílias que perderam entes queridos; aplausos aos que estão na linha de frente nessa ‘guerra’; coragem e fé para todos nós!

Importante Saber

  • Com chegada da primavera e o verão se aproximando, estamos otimistas de que tudo tende a melhorar, pois há maior circulação de ar nos lugares que, hoje – por causa do frio – ficam fechados.
  • Na China, país onde tudo começou os números trazem um alento. As boas novas é que o país teve o menor número de novos casos num único dia desde que a doença surgiu.
  • As informações contidas nesse post podem estar mudando a cada dia, por isso, estaremos atualizando todas as informações através do nosso instagram. Se informe aqui: instagram.com/viajandoparaitalia

Determinação do Governo Italiano

Bom, na noite do dia 11/03/20 o primeiro ministro italiano Giuseppe Conte, anunciou um novo decreto com validade até 25 de Março, porém novas medidas já foram tomadas para conter o Coronavírus. A situação não estará normalizada na metade de abril. O decreto atual está em vigor até dia 03/04 e, muito provavelmente, será prorrogado por mais 15 dias (pelo menos). As informações que chegam em relação à Itália nesse momento para o mundo, são as informações que temos também. Não há previsão de normalização.

Está PROIBIDA a abertura dos seguintes estabelecimentos:
  • Cabeleireiros, centros de beleza, lojas, bares, restaurantes, pubs e shoppings, além de todos os estabelecimentos considerados ‘não prioritários’, ou seja, que não prestem serviços básicos. Entrega em domicílio de comida e outros itens é permitida.
  • Podem funcionar, sempre respeitando os decretos anteriores: postos de gasolina, farmácias, serviços públicos essenciais, incluindo transporte e escritórios públicos; fábricas, atividades dos setores agrícola, zootécnico e agro-alimentar, incluindo as cadeias de suprimentos que oferecem bens e serviços com relação a essas atividades, como açougues, supermercados e padarias; editoras, bancas de jornal e tabacarias também poderão funcionar.

Segundo o premier, “se os números continuarem a crescer, o que não é de forma alguma improvável, isso não significa que teremos que nos apressar em lançar novas medidas. Não teremos que correr cegamente em direção ao abismo. Teremos que ser claros, responsáveis”.

Ele ainda acrescentou: “também indicarei um comissário delegado para fortalecer a resposta das estruturas hospitalares: ele terá amplos poderes (…) e trabalhará para fortalecer, acima de tudo, a produção, a distribuição de equipamentos para terapia intensiva e sub-intensiva. O comissário será Arcuri, que coordenará tudo com o Dr. Borrelli”.

Os últimos decretos, ainda válidos, você encontra logo a seguir:
Para acompanhar os dados e o mapa do contágio do coronavírus na Itália
 clique aqui! e/ou clique aqui

1) Coronavírus na Itália: a atual situação – ORIENTAÇÕES DO GOVERNO ITALIANO

  • Lave bem as mãos por, pelo menos, 20 segundos; evite tocar boca, olhos e nariz; evite aglomerações; cubra boca e nariz quando for espirrar ou tossir utilizando lenço descartável e o jogue no lixo imediatamente.
  • Se estiver na Itália e apresentar os sintomas que são febre, dores musculares, dor de garganta, dificuldades para respirar e falta de ar, NÃO VÁ AO PRONTO SOCORRO, ligue para o número 112 (ou 118) e informe sua situação.
  • Importante dizer que, por pior que pareça, o Coronavírus pode não ser fatal, pois há tratamento e chance de cura, por isso é importante estar atento aos sintomas. Leia também Coronavírus viajar sim ou não para a Itália? 

2) Coronavírus na Itália: a atual situação – VIAGEM MARCADA

Estou com viagem marcada para Itália após o dia 03/04: o que devo fazer? Fica a seu critério… Infelizmente não podemos dizer com precisão como estará a situação na Itália nos próximos meses, isso vale hoje também para o Brasil, pode ser que tudo seja contido rapidamente e pode ser que a situação se agrave. Evidente que esperamos que esse problema seja contido o mais rápido possível, não só na Itália, mas no mundo todo, porém é impossível ter uma previsão do que pode acontecer nos próximos meses. Vamos nos espelhar na China que hoje a situação atual é bem mais positiva do que meses atrás.

  • Minha sugestão para que você tome sua decisão é acompanhar de perto as notícias em tempo real e nossas atualizações, e que principalmente não tome uma atitude precipitada na escolha, de repente entenda onde estão os focolaios (lugares que tem mais caso, e mude o teu roteiro original).

Movimentação pelo País

Conforme previsto no último decreto a movimentação pelo país pode ser feita somente em três casos e sempre com a auto declaração de saúde:

  1. Motivos de trabalho comprovados e justificados;
  2. Motivos de saúde; e
  3. Caso de extrema necessidade, como emergências comprovadas.

Nas estações de trem que ainda estão abertas, fronteiras e ônibus que cruzem a fronteira entre uma região e outra, para cidadãos italianos e turistas, também há a necessidade de preencher uma auto declaração de saúde que deverá o motivo do deslocamento e poderá ser verificada com um rápido controle sanitário pelas autoridades. Reforçamos que o transporte público pode ser utilizado, mas dentro dos meios, também é necessário respeitar a distância de um metro de distância dos outros passageiros.

Atenção

  • Dê informações precisas! Em caso de falso testemunho há sanções como prisão de até três meses e multa de 206 reais.

Auto Declaração para Deslocamento

Para quem precisa se deslocar na Itália, você pode encontrar o modelo de auto declaração no link abaixo. E lembre-se de que você precisa justificar o motivo da viagem e tem que renová-la a cada deslocamento.

www.interno.gov.it/sites/default/files/allegati/modulo_autodichiarazione_10.3.2020.pdf

Sobre o cancelamento dos pacotes de viagens, cruzeiro e voos…

A frustração de não viajar mais vem acompanhada do risco de prejuízo e a discussão de quem deve arcar com ele numa situação imprevisível e de força maior pode gerar acordo mais também conflitos. Segundo o vice-presidente da Comissão Direito do Consumidor OAB/SP, Arthur Rollo a situação é de negociação, pedindo adiamento da viagem, ou mudança do destino ou devolução (cada lado perderá seu percentual). Se ambas as partes não chegarem a um acordo a questão irá parar no Poder Judiciário e nem sempre será agradável para ambos os lados.

Saiba aqui como solicitar reembolso de bilhetes de trem Itália com a Italo!
Saiba aqui como solicitar reembolso de bilhetes de trem Itália com a Trenitalia!

Nosso Cuidado com você 

Não tome decisões precipitadas! Lembre-se de que com a entrada da primavera, tudo tende a melhorar. Estamos acompanhando as notícias, alertas e informações para manter nossos clientes e leitores a par de toda a situação.  O governo italiano pediu aos turistas que tenham compreensão no caso dos aeroportos, estações de trem ou outros acessos que necessitem ser fechados repentinamente, ou se no caso, o funcionamento de tudo fique mais lento. O governo italiano está fazendo o seu melhor na contenção do vírus, mas precisa da ajuda de todos – locais e turistas – para que suas medidas sejam efetivas.

FONTES: Ministério da Saúde Italiano, Ansa, Corriere Della Sera, La Stampa, La Repubblica.

Assista esse vídeo e saiba: Posso mudar a data do bilhete de trem na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Com as novas medidas o governo italiano tem grande esperança de que o vírus seja controlado em território nacional. A medida funcionou muito bem na China e, acredita-se que com a chegada da primavera no próximo dia 20, tudo tenda a acalmar e voltar a sua normalidade.

Se você ainda tem a intensão de vir a Itália no futuro, podemos juntos, fazer um roteiro alternativo para você! Não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


para sua viagem perfeita!

CONSULTORIA

Guias 100% customizados e dentro de seu orçamento!

Planejamento de Viagem

MINICURSO

Apenas para inscritos em nossa newsletter!

 

Aproveite melhor suas férias! Aprenda a planejar com segurança e eficiência sua viagem pela Itália. Curso grátis!