Vamos conhecer o Fantástico Aquário de Gênova?

Uma das principais atrações de Gênova é seu maravilhoso Aquário. As crianças vão adorar! Preparamos um post super especial com muitas dicas, informações com horários, valores, como chegar e muito mais!

0 697

Vamos conhecer o Fantástico Aquário de Gênova?

O aquário de Gênova na Região da Ligúria é destino certo para quem está indo para a Itália com crianças. Com seus grandes pavilhões, o aquário é lindíssimo e é uma ótima opção de um belo passeio para fazer com as crianças. Então vamos conhecer o Fantástico Aquário de Gênova? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Vamos conhecer o Fantástico Aquário de Gênova?

Nossa Introdução

Em 15 de maio de 1992 comemorou-se o 500º aniversário do descobrimento da América e foi nesse dia, na Itália, que o Aquário de Gênova abriu suas portas na parte mais antiga do porto da cidade. Custeado por diversas empresas, o aquário, rapidamente, se tornou uma sensação em Gênova, principalmente para quem viaja com crianças. Conheça também nossos posts Parques Temáticos para as Crianças na Itália! e Turismo na Itália com crianças!

Sobre o Aquário

O aquário é imenso e ocupa uma área de 9.700 metros quadrados para um total de 6.000 espécimes marinhos e não marinhos inseridos em seus ecossistemas. De particular interesse são os tanques de tubarões, golfinhos, pinguins e recifes de corais que destacam as cores espetaculares da flora e da fauna. Finalmente, os tanques especiais táteis oferecem a oportunidade de acariciar algumas espécies de peixes, imergindo suas mãos na água com total segurança, sempre acompanhados por monitores.

Importante Saber

O trabalho realizado no aquário é muito sério e todos os animais são acompanhados de perto por biólogos diariamente, as espécies que estão ali ou foram resgatadas, ou nasceram ali mesmo graças ao trabalho dedicado e cheio de carinho dos responsáveis pelos animais. Agora vamos ao nosso post do dia e vamos conhecer o Fantástico Aquário de Gênova parte por parte. Saiba o que fazer em um dia em Gênova clicando bem aqui!

1) Vamos conhecer o Fantástico Aquário de Gênova? CONHEÇA O  PLANETA AZUL

O passeio começa na primeira área, batizada de Planeta Azul. Aqui é exibido um breve vídeo que nos dá um resumo de tudo que está por vir. Daqui seguimos para a área da Grotta delle Murene.

Grotta delle Murene

A Grotta delle Murene onde fica um tanque cilíndrico com 6 metros de altura. Ali podemos observar moreias e vários tipos de peixes que convivem em harmonia, também ali há duas piscinas menores onde ficam os polvos: nem sempre conseguimos vê-los, porque vira e mexe eles estão camuflados. Também podemos observar os bonitinhos cavalos-marinhos. É impossível não gostar deles! O Aquário de Gênova trata do controle da reprodução e conservação das duas espécies de cavalos marinhos do Mediterrâneo: o Hippocampus guttulatus e o Hippocampus hippocampus. Eles são um charme, não são?!

Laguna das Sereias

Seguimos caminhos e chegamos até a Laguna das Sereias! Aqui, ao contrário do que você possa pensar, não veremos sereias e sim enormes peixes-boi, que são os mamíferos marinhos que deram origem ao mito dessas criaturas míticas.

Baía dos Tubarões

Passando por lá chegaremos até a Baía dos Tubarões e é aqui que as crianças PIRAM! Eles A-DO-RAM os tubarões e o clima criado ali, com as luzes baixas perto dos tanques, faz com que pareça que estamos dentro do mar! É muito legal! O som aqui é abafado e os tubarões parecem desfilar na sua frente. Há várias espécies de tubarões, como tubarões cinzentos, tubarões-lixa, tubarões-zebra e alguns exemplares de peixes como peixe-serra, garoupas, amberjack e dourado. Vamos combinar: não é todo dia que você fica cara a cara com uma das espécies marinhas mais temidas do mundo, não é?!

Tanque das Focas

Se você conseguir ir adiante, hahaha, o próximo tanque que você vai encontrar é o das focas, outros animais que as crianças amam! Aqui vivem vários espécimes de focas comuns, algumas das quais são abandonadas no mar pela mãe após o nascimento, outras que já nasceram no Aquário. Você pode ver as focas em dois ângulos: do salão, com uma perspectiva subaquática, e do alto, é o modo que faz mais sucesso, pois é possível vê-las também fora da água.

Tanque das Piranhas e os Pinguins

Dali, indo para frente, fica o Tanque das Piranhas, não é o que faz mais sucesso entre os visitantes, mas chega a ser interessante. O aquário também abriga pinguins e eles são LINDOS! Em uma enorme piscina eles nadam, brincam entre eles, uma fofura! A temperatura ali é baixa e a sala toda branca. O tanque, a temperatura ambiente e da água reproduz com perfeição o clima das Ilhas Falkland e abriga espécimes do pinguim de Papua e do pinguim de Magalhães.

2) Vamos conhecer o Fantástico Aquário de Gênova? CONHEÇA O PAVILHÃO DOS CETÁCEOS

Seguindo o passeio chegamos a um dos mais novos pavilhões, o imperdível Pavilhão dos Cetáceos. Os cetáceos são uma infra ordem de animais predominantemente marinhos e pertencentes à classe dos mamíferos. O nome dessa ordem deriva do grego ketos que significa monstro marinho. E, por incrível que pareça, estamos falando de Golfinhos! Com 94 metros de comprimento, 28 de largura e 23 de altura, estas quatro piscinas ficam ao ar livre e você pode admirar debaixo ou de cima.

A perspectiva subaquática permitirá que você fique cara a cara com os golfinhos e brinque com eles através do vidro, já no piso superior há a reprodução do Santuário de Pelagos, o habitat natural do triângulo mediterrânico de diferentes espécies de cetáceos. E ali, no segundo andar, em cima da piscina, você pode ver os golfinhos enquanto eles almoçam! É super legal!

3) Vamos conhecer o Fantástico Aquário de Gênova? CONHEÇA O PAVILHÃO DA BIODIVERSIDADE

Seguindo o passeio chegamos Pavilhão da Biodiversidade. Aqui é onde fica uma piscina tátil onde as arraias podem ser acariciadas, aqui também ficam os esturjões. Nem sempre eles se aproximam muito, mas é bonito ver o movimento enquanto eles flutuam elegantemente pra lá e pra cá. Em outro tanque, no mesmo pavilhão, ficam peixes coloridos da região do Indo-Pacífico, e aqui também você pode ver os belos e coloridos corais, além de aprender muito mais sobre eles! Há uma parede belíssima com vários tipos de corais e suas texturas! É bem interessante!

4) Vamos conhecer o Fantástico Aquário de Gênova? CONHEÇA A FLORESTA TROPICAL

Chegamos, depois, na área da Floresta Tropical. Aqui você pode admirar vários animais que ficam rodeados de plantas tropicais fixas. O aquário dedica também uma seção ao mundo dos répteis e apoia e nos ensina sobre vários projetos de conservação e recuperação. Aqui ficam uma jiboia, dois exemplares de pitão albino e dois exemplares de pitão-verde, eles ficam alojados nas vitrines e, de vez em quando, se exibem aos visitantes. Nessa área ficam também répteis de Madagascar, lagartixas verdes gigantes e dois tipos de tartarugas.

5) Vamos conhecer o Fantástico Aquário de Gênova? CONHEÇA A SALA DAS MEDUSAS

Por último, uma área quase hipnótica: a sala das medusas. Num sala circular, os tanques abrigam medusas de vários tamanhos; observá-las flutuando calmamente, de forma suave e quase mágica, é muito relaxante! A vontade é de ficar ali durante horas!

6) Vamos conhecer o Fantástico Aquário de Gênova? CONHEÇA A SALAS VR ABISSI E SALA PEIXE

No aquário há também duas instalações bem bacanas: uma a pagamento e outra grátis; estamos falando da Sala VR Abissi e da Sala Peixe.

Sala VR Abissi

A VR Abissi é uma instalação permanente de realidade virtual e pagando 3 euros (adultos), 2 euros (crianças), você pode fazer um tour virtual no fundo do mar, além de assistir a um vídeo 360 graus. Ah, crianças menores de 5 anos não podem participar.

Sala Peixe

Na segunda instalação, a Peixe, que é grátis, há 03 estações de jogos equipadas com consoles e monitores. Aqui as crianças ficam loucas para criar seu peixe ideal e depois soltá-lo no tanque virtual. É muito bonitinho, além de bastante instrutivo!

7) Vamos conhecer o Fantástico Aquário de Gênova? CONHEÇA A BIOSFERA

Ao lado do aquário fica a Biosfera! Ao longo do píer do antigo porto, você certamente verá a Biosfera, que é uma esfera de vidro e aço projetada por Renzo Piano. Dentro desta estrutura existem cerca de 150 espécies de plantas tropicais como flores de maracujá, pés de café, seringueira entre outra. Saudade do Brasil? Aqui, não mais! Hahaha… Há também alguns espécimes de animais como o Íbis escarlate, a tartaruga Mata Mata e várias espécies de aves. É tudo lindo!

Informações Gerais

Vamos agora saber alguns detalhes sobre o local, como horários, valores, como chegar e algumas dicas e informações que julgamos importante saber.

Valores:

  • Adultos pagam 18 euros;
  • Crianças até 3 anos não pagam;
  • Crianças entre 4 e 12 anos pagam 12 euros;
  • Se quiser visitar a Biosfera, acrescente o valor de 7 euros para os adultos e 5 para crianças entre 4 e 12 anos.

Horários:

  • Março, Abril, Maio, Junho, Setembro e Outubro: de segunda a sexta, das 09h00 às 20h00 (última entrada às 18h00);
  • Julho e Agosto: de segunda a sexta, das 08h30 às 21h00 (última entrada às 19h00);
  • Aos sábados, domingo e feriados: durante todo o ano, das 08h30 às 21h00 (última entrada às 19h00).

Sites:

Atenção

  • Não é permitido fotografar com flash!

Gostaria de Jantar no Aquário?

  • Clicando Aqui, você pode optar também por um jantar no aquário e um tour exclusivo com golfinhos.

Outras opções para visitar o Aquário

Como Chegar?

Serviço de transporte gratuito do estacionamento na Piazzale Kennedy (Fiera di Genova) para a área do Porto Antico (e vice-versa), das 10h00 às 19h00, a cada 40 minutos. Ou de trem: a pé (10-15 minutos) da estação Genoa Piazza Principe, ou da estação de Genova Brignole – pegue o ônibus 13 em direção a Piazza Caricamento. De metrô, direção Brin, estação S. Giorgio.

Vamos Saber um pouco mais sobre o Aquário?

Em 1995, a gestão do aquário foi confiada à Costa Edutainment, que é líder na Itália na gestão de estruturas públicas e privadas dedicada as atividades recreativas, culturais, educacionais, de estudo e de pesquisa científica. A liderança da empresa tem suas raízes no espírito empreendedor ligado ao nome da família Costa, que nasceu no setor do azeite e hoje é também uma das maiores empresas de cruzeiros do mundo, a Costa Cruzeiros.

Vinte e sete anos se passaram desde então e o Aquário de Gênova se tornou o mais visitado na Itália, além de ser o maior aquário da Europa com cerca de setenta ecossistemas que vivem em seus habitats naturais reproduzidos graças ao excelente trabalho de seus cuidadores. O objetivo principal da estrutura sempre foi conscientizar e educar o público sobre a conservação dos ambientes naturais em relação à biodiversidade; desde 1992, a Itália já prestava atenção às mudanças climáticas e, quando ninguém falava sobre preservação da natureza, a Europa já dava seus primeiros passos pensando no futuro.


Assista esse vídeo e saiba: Viajar com crianças pela Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Se estiver em Gênova e estiver viajando com crianças, não deixe de ir ao aquário de Gênova. Está sem crianças? Vá também! Você vai adorar! E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!