Vamos visitar o Castelo Santo Ângelo em Roma?
A história do Castelo Santo Ângelo coincide substancialmente com aquela de Roma e é impossível separar estas duas entidades tão profundamente incorporadas, as mudanças, as revoltas, as misérias e as glórias da antiga cidade parecem refletir-se pontualmente no tamanho maciço que há quase dois mil anos se espelha nas águas do Tibre. Um pouco longe da Basílica de São Pedro, ao término da Ponte Santo Ângelo, sobre a margem direita do Tibre se ergue o Castelo Santo Ângelo. Vamos visitar o Castelo Santo Ângelo em Roma? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Assista a esse vídeo sobre o Castelo Santo Ângelo em Roma
(Fonte: BBC Studios)
Nossa Introdução
O Mausoléu nasce como sepulcro querido do imperador Adriano em uma área periférica da antiga Roma e absolve a esta sua função original até ao 403 d.C., quando foi incluído nas muralhas aurelianas por ordens do imperador ocidental Honório. A partir deste momento se inicia uma “segunda vida” nas vestes do castelo baluarte avançado além do Tibre para proteção da cidade. Numerosas famílias romanas disputam a posse dela, a cidade, será fortaleza do senador Teofilatto, dos crescêncios, dos Pierleoni e dos Orsini. E é apenas um papa Orsini – Niccolò III – a realizar o Passetto di Borgo, que liga o Vaticano ao castelo, em uma continuidade física e ideal. Leia também Visite o Museu do Vaticano ao lado do Castelo! e Quais são os principais monumentos turísticos de Roma?
1) Vamos visitar o Castelo Santo Ângelo em Roma? UM POUCO SOBRE O CASTELO
Em 1367, as chaves do edifício foram entregues ao Papa Urbano V, para solicitar o avanço da cúria em Roma desde o exílio de Avinhão. A partir daquele momento em diante, o Castelo Santo Ângelo liga inseparavelmente os seus destinos àquelas do pontífice, que o adaptam a residência na qual refugiar-se nos momentos de perigo. Graças a sua estrutura sólida e fortificada e à sua fama de intangibilidade, o castelo abriga o Arquivo e o Tesouro do Vaticano, mas vem adaptado também a tribunal e prisão. Leia também O que visitar perto de Roma? Os melhores bate-voltas a partir de Roma.
Suas Instalações
Com a mudança de função, o aspecto e a instalação são remodeladas através de uma longuíssima série de intervenções que se desprendem no decorrer de quatro séculos. Novas estruturas se somam àquelas preexistentes, alterando-as, modificando delas a função, uma vez que cancelando-as em um processo de transformação ininterrupta que parecem deslizar uma a outra sem solução de continuidade. A história longuíssima e variegada do edifício, com as suas mil metamorfoses parecem serem sedimentada no complicado enredo de subterrâneos, ambientes, galerias, escadas e pátios que constituem o atual arranjo do castelo, criando um organismo facetado e complexo, cargo de valências simbólicas e de estratificações históricas.
2) Vamos visitar o Castelo Santo Ângelo em Roma? SEDE DO MUSEU NACIONAL
Desde 1925 é sede do Museu Nacional, o Castelo Santo Ângelo abriga coleções de arte e história bem como relíquias do exército italiano em uma moldura monumental restaurada pela ocasião. A história complexa e estratificada do monumento, reconduzível, portanto, aos três núcleos principais constituídos pelos vestígios romanos do mausoléu imperial, pelo castelo fortificado e pelos apartamentos do papa, constitui tempo, substância e moldura o recurso expoente que vangloria coleções heterogêneas de esculturas, pinturas, descobertas marmóreas, armas, móveis e objetos de proveniência diferente, em parte recuperadas na escavação da rampa helicoidal do mausoléu, em parte cedidas pelo Museu Nacional Romano da Estância Termal de Diocleciano, e em parte adquirida sobre o mercado antiquário.
Passetto di Borgo
Em alguns períodos do ano é possível percorrer o famoso Passetto di Borgo, uma passagem sobre-elevada e fortificada que liga o Vaticano com o Castelo Santo Ângelo, passando sobre as muralhas do Vaticano. Com esta passagem, que levava do castelo diretamente do Palácio do Vaticano, queria-se permitir ao chefe da igreja, refugiar-se em caso de necessidade dentro do castelo e ao mesmo tempo ter um forte que permitisse um melhor controle do Rione. A importância estratégica do Passetto emergiu, em maior parte, nos períodos mais obscuros e dolorosos para Roma e para a própria Igreja. De fato, disso se serviu Alessandro VI Borgia, quando no ano 1494 percorreu para encontrar refúgio no castelo durante a invasão de Roma para obra das milícias de Carlos VIII da França.
3) Vamos visitar o Castelo Santo Ângelo em Roma? NÍVEIS E PERCURSO DA VISITA
O Museu – Níveis e percursos de visita: As modificações concedidas no tempo ao edifício, em força dos diversos usos que nos séculos foram feitos dela, definem hoje três tipologias arquitetônicas reunidas em um único monumento, facilmente perceptíveis e distinguíveis em sete níveis.
Níveis 1, 2 e 3
Aos níveis 1, 2 e 3 se desenvolve o mausoléu, do qual ocorre o acesso ao monumento através do Dromos, o pátio e a rampa helicoidal, até as salas das urnas. Este percurso tem sido reiniciado ao máximo nível de fidelidade histórica. Ao nível 3 da estrutura adriana, sob aquilo que é hoje o “Cortile dell”Angelo”, foram sistematizados, provavelmente em idade medieval, depósitos de grão e óleo. Por debaixo do outro pátio, aquele de Alessandro VI ou do poço, foram criadas por Alessandro VI Borgia, as chamadas “prisões históricas” aquelas pelas quais fugiu Benvenuto Cellini. O castelo fortificado, repetidamente fortificado entre o XIV e o XVII século e por último restaurado com fortes alforrias e reinícios parciais sucessivos na primeira metade do século XX, constitui a fortificação do segundo nível.
Níveis 4 e 5
Ao nível 4 se encontram, o Cortile dell’Angelo, o pátio e a capela de Leão X, o pátio com o poço e os quartos adjacentes de Alessandro VI e o aquecedor de Clemente VII. Ao nível 5 se encontram os ambientes renascentistas mais esplêndidos e melhor conservados, os apartamentos privados de Paolo III Farnese, com a galeria que guarda ao norte em direção a via Flaminia e as magníficas salas pintadas por Perin del Vaga, a posição dominante deste nível já tem sido ocupada vinte anos antes pela galeria de Giulio II, com a vista para a ponte e para a cidade; os dois breves passeios entre as galerias, aquele coberto por Pio IV Medici e aquele descoberto por Alessandro VII Chigi.
Nível 6
Ao nível 6, esse também organizado e decorado na restruturação querida pelo papa Farnese, se colocam na biblioteca, a sala do tesouro com seus armários e cofres ( por alguns é considerada a cela do sepulcro do imperador Adriano ) a sala dos Festoni, aquela chamada de Adrianeo e enfim, a Cagliostra, de origem ambiente superior da loja Farnese, após aplicada a prisão por detidos de respeito ( o nome deriva exatamente pela prisão de Cagliostro de 1789 – 91).
Nível 7
Ao nível 7 se encontra ambientes destinados pelo século XVII para abrigar arquivos aos quais não bastava mais o espaço das salas abaixo da “sala redonda”, parte superior extrema da torre de artilharia de idade adriana. A partir da sala redonda se acessa ao Terraço do Anjo, de onde se vê, deveras, toda Roma.
Ainda sobre o Castelo…
Desde o monumento funerário ao posto avançado fortificado, de obscuro e terrível cárcere a esplêndida moradia renascentista que vê ativo entre as suas muralhas Michelangelo, de prisão de ressurgimento a museu, o Castelo Santo Ângelo encarna nos solenes espaços romanos, nas poderosas muralhas, nas magníficas salas pintadas, o evento da Cidade Eterna onde passado e presente aparecem indissoluvelmente legados.
O Castelo Santo Ângelo tem, de imediato, numerosas transformações e intervenções, impondo-se na realidade cultural capitolina como polo ativo, em grau de catalisar o interesse dos milhões de visitantes que a cada ano povoam os seus espaços para visitar as fascinantes salas, admirar as suas preciosas coleções de pinturas e manufaturas, gozar das numerosas exposições e amostras temporárias que se seguem na parte interna do castelo durante o ano.
Informações Uteis
Fiquem agora com as informações úteis e planeje bem sua viagem para a Itália!
Onde fica o Castelo?
O Castelo Santo Ângelo – acessível para o público do Lungotevere – surge sobre a margem direita do rio Tibre, a poucas centenas de metros da Basílica de São Pedro e da Via della Conciliazione. Situado no coração de uma zona da capital particularmente rica em evidências históricas e artísticas de relevo excepcional, mas também sede de numerosos ofícios e exercícios, o castelo se situa nas imediações do Palácio da Justiça e da Praça Cavour – pondo-se de ombros – a poucos minutos de caminho do característico Borgo Pio e das Piazza Risorgimento e Via Cola di Rienzo.
- Endereço: Museu Nacional do Castelo Santo – Fica na Ângelo Lungotevere Castello, 50-00.193 ROMA.
- Horário: Terça-feira / domingo 9:00-19:30.
Como chegar?
Linha metropolitana A: parada Lepanto; parada Ottaviano-San Pietro (8 minutos de caminhada). Leia também Como usar o metrô em Roma?
Ônibus:
- linhas 62, 23, 271, 982, 280 (parada Piazza Pia).
- Linha 40 (término Piazza Pia).
- Linha 34 (parada para di Porta Castello).
- Linhas 49, 87, 926, 990 (término Piazza Cavour – parada para Crescenzio).
- Linhas 64, 46 (parada Santo Spirito).
Entrada
Completa € 10,50. O preço do bilhete está sujeita a alterações durante as exposições. Redução de 7,50 € . Os cidadãos da União Europeia entre 18 e 25 anos, o papel dos professores nas escolas públicas. O preço do bilhete reduzido está sujeita a alterações durante as exposições. Clique aqui para adquirir ingresso com a Ticketbar!
Mapa do Metrô até o Castelo
Assista esse vídeo e saiba: [DICAS] QUAIS MONUMENTOS ITALIANOS DEVO COMPRAR BILHETES COM ANTECEDÊNCIA NAS PRINCIPAIS CIDADES? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Vamos visitar o Castelo Santo Ângelo em Roma? O Castelo Santo Ângelo é um destino atípico no panorama histórico-artístico da capital. Enquanto todos os monumentos da época romana estão devastados, reduzidos a ruína ou a pedreiras de materiais inúteis de se reciclarem em novos, modernos edifícios, o castelo, através de uma série ininterrupta de desenvolvimento e transformações que parecem deslizar umas em outras sem solução de continuidade, acompanham por quase dois mil anos os destinos e a história de Roma.
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Oi Ana! A entrada do Castelo é grátis para menores de 18 anos de qualquer nacionalidade?
Bruna o desconto é somente para pessoas da comunidade européia. 🙁 Grande abraço, Ana Patricia
Este ingresso tbm se compra online como os demais?
Pode ir www.tosc.it/tickets.htm?affiliate=T2C&sort_by=event_datum&sort_direction=asc&fun=erdetail&doc=erdetaila&erid=1965891 Abraços, Ana