Lugares imperdíveis para o aperitivo em Roma

Originalmente pensado para “abrir o apetite”, o aperitivo se tornou quase um ritual para os italianos, e hoje vamos saber quais são os lugares imperdíveis para você se sentir um verdadeiro italiano fazendo um aperitivo em Roma!

0 112

Lugares imperdíveis para o aperitivo em Roma

A palavra “aperitivo” deriva do latim “aperitivus” e quer dizer “que abre”, ou seja: uma bebidinha antes do almoço ou do jantar, abre nosso apetite e nos faz comer melhor. A tradição é muito presente na Itália e, hoje, vou te contar onde comer um aperitivo incrível em Roma.  Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Nossa amada Cidade Eterna, nossa capital, nossa querida e atemporal Roma, no Lazio, é uma cidade incrível! E isso é indiscutível em todos os âmbitos. A cidade nos oferece opções em todos os sentidos: lojas, restaurantes, hotéis, atrações turísticas e, claro, bares! E é nos bares que encontramos uma das tradições mais famosas da Itália: o aperitivo.

As origens do aperitivo

A palavra aperitivo veio do latim, aperitivus e quer dizer “que abre”, ou seja: o “ritual” consiste em tomar uma bebida para abrir o apetite e, assim, estimular a sensação de fome. A tradição é antiga e vem dos banquetes romanos, que tinham como praxe servir bebidas alcoólicas aos convidados, antes do jantar.

Há também a história moderna do aperitivo: dizem que ela teria nascido em 1786 pelas mãos Antonio Benedetto Carpano, que começou a produzir um vinho aromatizado chamado de vermute, em Turim. O vermute é um vinho branco infundido com 30 ervas e especiarias. Essa bebida ganhou espaço nas primeiras décadas do século XX. As bebidas mais queridinhas para o momento do aperitivo são coquetéis como o Americano, o Spritz, o Bitter, o Rossini, o Pirlo, além do tradicional espumante branco ou rosé. Em pouco tempo a ideia do aperitivo se espalhou pela Itália e, nas últimas décadas, o aperitivo ganhou novas formas, quando começaram a servir, junto com a bebida, diversos petiscos.

Quando os aperitivos são servidos?

Tradicionalmente, o aperitivo é servido em dois momentos do dia: antes do almoço, entre às 11h00 e às 13h00 e entre às 17h00 e às 20h00. Vale lembrar que os italianos têm certa preferência pelo aperitivo à noite, isso porque – normalmente a partir das 18h00 – você pode pedir uma bebida alcoólica e, também, ter acesso a um buffet composto por pequenos quitutes como pizzas, frios, saladinhas, sanduíches variados outros; disso nasceu o famigerado “apericena”, que nada mais é do que um aperitivo junto com um pequeno jantar (que pode, inclusive, substituir a refeição principal), algo como um brunch.

Bom Saber:

  • Há diferenças entre norte, centro e sul italiano quando falamos de aperitivo! Vamos saber mais?

Aperitivos no norte italiano

No norte italiano o aperitivo tradicional ainda permanece nos lugares mais luxuosos das grandes cidades. Nas cidades do centro-oeste, devemos citar Turim e Milão, o aperitivo tradicional é marcado pelo Prosecco, pelos bitters e pelo Spritz. Normalmente são servidos com pequenos salgados, mas também a batatas fritas, biscoitos salgados ou a típica bruschetta lombarda. O grande “problema” é que o aperitivo clássico servido hoje em dia é muito “rico”, oferecendo muitas opções de comidinhas e isso, ao invés de abrir o apetite, pode tirar a fome dos adeptos, pois podem facilmente substituir uma refeição.

Aperitivos na Itália Central

na Itália central não é tão difundida como no Norte, mas também existe – incluindo Roma. Há uma alteração no gosto das bebidas que, no centro da Itália, pendem para o lado do Negroni – uma clássica mistura de gin, Campari e vermute tinto – nascido em Florença e difundido na Toscana, Emilia Romagna e Úmbria. Para comer são oferecidas azeitonas, nozes, pistaches, palitos de pão e batatas chips. Focando em Roma, a realidade da capital é extensa, e foi herdada do Norte. Aqui os comes e bebes começam a serem servidos um pouco mais tarde, às 19h00 (mas os bares atendem quem chegar antes, não se preocupe!) e pode se estender até às 23h00 aos finais de semana.

Aperitivos no sul italiano

No sul da Itália o aperitivo é particular e desenha algo um pouco diferente do que o resto do país. Por aqui o aperitivo tradicional é como uma prévia do jantar, mas – praticamente – sem levantar da mesa. Os tempos são mais longos e é muito comum que as bebidas sejam acompanhadas por produtos típicos locais, algo que eles, de fato, valorizam muito mais do que qualquer outra região italiana. É bem comum que seja servido vinho branco e tinto harmonizados com queijos, carnes curadas e até mesmo doces.

É um aperitivo muito rico em sabores e, além do mais, o horário é mais longo e vai do fim da tarde ao fim da noite. No sul da Itália eles não têm pressa e comem com muita calma: aperitivo, almoços e jantares podem durar horas! Outra tradição do sul da Itália é servir café à noite, especialmente entre às 21h00 às 23h00, isso porque eles dizem que o café dê energia para os amantes da noite que saem para clubes após o jantar.

E os aperitivos em Roma?

Em Roma há lugares totalmente dedicados a esse momento delicioso do dia. O aperitivo para os italianos é como se fosse um culto, especialmente no norte do país. É um momento bem descontraído do dia, quando o foco principal é esquecer-se do trabalho e apreciar a companhia de amigos e familiares. Claro que a cidade nos oferece inúmeras opções de locais incríveis para esse momento de descontração e, agora, vamos saber quais são lugares imperdíveis para o aperitivo em Roma!

1) Lugares imperdíveis para o aperitivo em Roma: BACCANO ROMA

Baccano Roma – com uma localização privilegiada, o Baccano fica no coração de Roma, entre a histórica via delle Muratte, que liga a Fontana di Trevi à via del Corso. O local é, na verdade, um bistrô e foi inspirado em diversas cidades do mundo: a Paris da virada do século e a Nova Iorque moderna e efervescente! O lugar é lindo e vale a pena conhecer!

  • Onde? Via Delle Murate, 23.
  • Horários: todos os dias, das 12h00 às 00h00 (horário continuado).

2) Lugares imperdíveis para o aperitivo em Roma: CORUS CAFFÉ

Corus Caffé – localizado no mezanino do Auditório Conciliazione, tem o cardápio assinado pelo famoso barman Massimo D’Addezio. Bem localizado, o local é cheio de charme e oferece excelente gastronomia. O carro chefe é o Club Sandwich e, para acompanhar, não deixe de provar o Bloody Max.

  • DICA: faça reserva com antecedência.
  • Onde? Via della Conciliazione, 4.
  • Horários: de terça a sábado, das 19h00 às 02h00.

3) Lugares imperdíveis para o aperitivo em Roma: GUERRINI DAL 1958

Guerrini dal 1958 – tradicionalíssimo! Localizado no belíssimo bairro de Coppedè, oferece excelentes opções de comes e bebes. Com diversos pratos e drinks bem criativos, oferece também uma excelente carta de vinhos e um ambiente moderno, mas sem deixar a tradição de lado.

  • Onde? Viale Regina Margherita, 201.
  • Horários: de segunda a sexta, das 12h00 às 00h00; de sábado e domingo, das 18h00 às 00h00.

4) Lugares imperdíveis para o aperitivo em Roma: PIGNETO 1870

Pigneto 1870 – outro charmoso bistrô com uma cozinha que mescla cozinha italiana e internacional de forma única! O local nasceu da paixão do empresário romano Massimo Gabriele e da habilidade do chef originário da Sardenha, Andrea Dolciotti. O ambiente é animado, bem decorado e vale a visita!

  • Onde? Via del Pigneto, 25.
  • Horários: de segunda, terça, quinta, sexta e sábado, a partir das 18h00. Domingo: a partir das 12h00. Não abre às quartas.

5) Lugares imperdíveis para o aperitivo em Roma: THE COURT COCKTAIL ROME

The Court Cocktail Romebar com vista? Temos! E um deles é o esplêndido The Court Cocktail, localizado em um dos palácios mais lindos da capital italiana, o Palazzo Manfredi. O lugar é incrível e nos oferece uma vista MÁGICA do cartão postal romano mais famoso do mundo: o Coliseu! Com um conceito sofisticado e contemporâneo, oferece um cardápio de bebidas incrível e o ambiente é impecável! O bar fica cercado por dois muros altos, com o balcão de um lado, salões do outro e uma passarela que separa os ambientes. Suas cores quentes, amarelo e laranja, se misturam de maneira muito elegante como o azul meia-noite, o preto e o cinza. Embora seja minimalista, o conjunto da obra atrai nossos olhares e nos oferece modernidade e tradição em um só lugar. Leia também As vistas panorâmicas mais bonitas de Roma

  • DICA: sugiro que faça reserva com antecedência.
  • Onde? Via Labicana, 125.
  • Horários: de quarta a domingo, das 17h00 às 01h00 – aos domingos, abre para o brunch.


Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e faça uma viagem perfeita para Itália!


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Lugares imperdíveis para o aperitivo em Roma! O aperitivo na Itália é um verdadeiro ritual para os italianos! Pouco antes do horário do almoço e do jantar, não é difícil encontrar bares recheados de gente e, se quiser se sentir um verdadeiro italiano, faça como os locais: faça uma parada estratégica em algum bar antes do almoço ou do jantar e divirta-se!

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!