Comidas típicas que você precisa provar em Florença

O berço do Renascimento italiano, Florença, na Toscana, nos oferece uma variedade muito ampla quando falamos de gastronomia. Hoje vamos conhecer as principais comidas típicas da histórica Florença.

0 24

Comidas típicas que você precisa provar em Florença

Florença respira arte, história e cultura, e disso todos sabem; mas uma das principais atrações da cidade é também sua admirável gastronomia e, hoje, te convido, para a descoberta das melhores comidas típicas de Florença. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!! Conheça também nossa Seção sobre Exemplos de Roteiros Turísticos na Itália!

Nossa Introdução

É difícil falar de gastronomia italiana! Muito difícil! Por quê? Porque o país nos oferece pratos maravilhosos, em todas as regiões e o medo de sermos injustos e deixar algum deles para trás é grande! Porém: precisamos falar! E hoje iremos falar sobre as comidas típicas que você precisa provar em Florença. Como sempre digo: é importante nos lembrarmos de que a cozinha italiana nos apresenta uma gastronomia de fusão, e cada região inventou, recriou, deu seu toque pessoal e aperfeiçoou diversos sabores (muitos deles levados ao país pelos diversos povos que passaram por ali ao longo dos séculos) de uma maneira única e com seus detalhes muito especiais.

O italiano DOMINA a arte de comer bem e, claro, isso se reflete em sua maneira de cozinhar – ou seria o contrário? Fato é: a gastronomia italiana é muito especial e isso se tornou um símbolo da paixão dos italianos pela boa comida. Conheça nossos outros post sobre Comidas Típicas em: MilãoVenezaNápoles e Roma.

Bom Saber

  • O termo “Enogastronômico” (você também pode encontrar escrito como “enogastronomia”) significa “turismo de gastronomia e vinhos”. Essencialmente, é uma palavra italiana e, também, é uma palavra “nova” e não muito comum “AINDA”!

Um pouco da história da gastronomia florentina

A cozinha florentina tem uma longa história, não poderia ser diferente. Os primeiros registros históricos da culinária florentina foram encontrados nas tumbas etruscas, mas foi com o Renascimento e com a poderosa família Médici que a culinária florentina atingiu seu auge. Bernardo Buontalenti, um dos melhores arquitetos da época, trabalhava com os Medici e foi um dos grandes pela organização de grandes festas e criação de novas receitas. Buontalenti tinha cavernas cavadas na cidade para armazenar gelo e comida fresca: e aqui tivemos um esboço do que, no futuro, conheceríamos como geladeira. A cozinha tradicional florentina é muito baseada no pão, que é feito com os mais diversos tipos de farinha que você possa imaginar. Dito isso, vamos saber quais são as comidas típicas de Florença que você precisa provar! Dicas de Restaurantes em Florença, clique aqui!

1) Comidas típicas que você precisa provar em Florença: PROVE A BISTECCA ALLA FIORENTINA

O clássico do clássico quando falamos de Florença! A rainha, a toda poderosa, a incrível Bistecca alla Fiorentina! É um corte fino de carne bovina preparado com todo um ‘ritual’: corte alto, o osso deve estar presente e deve ser feito na grelha. O ponto da carne não pode ser bem passada, deve ser, no máximo, médio. O bife é MUITO suculento, e derrete na boca! A cada pedaço você parece sonhar! Considere que uma boa bisteca pesa, por volta, de um quilo! Normalmente acompanha batatas fritas, salada ou legumes: como se precisasse!

2) Comidas típicas que você precisa provar em Florença: PROVE O PAPPARDELE COM MOLHO DE JAVALI

Pappardelle com ragu de javali é outro clássico Fiorentino! Com um sabor quase mágico, é um prato que facilmente cai nas graças de qualquer um que o prove, pois se apresenta com um gosto muito agradável ao paladar. A massa tradicional, claro, é o pappardelle, mas também é possível encontrar o prato feito com outros tipos de massa, como tagliatelle e pici Senesi. O molho é feito com carne de javali que é cozida com folhas de louro, cebola, aipo, cenoura, alecrim, pimenta, entre outros: é uma alquimia perfeita! Pronto, é isso! Os javalis são animais muito comuns na Maremma toscana e, embora sua carne tenha um forte sabor, não é um sabor desagradável além de, pasme, não ser um molho pesado!

3) Comidas típicas que você precisa provar em Florença: PROVE A RIBOLLITA

Cadê o pessoal que adora uma sopinha? Então: vá de ribollita! Ribolluta é uma das sopas mais famosas da Toscana e tem suas origens na área de Florença e Arezzo. A sopa é um exemplo clássico (e cheio de sabor!) de prato econômico, pois é feito com sobras de pratos de dias anteriores. Evidente que nos restaurantes eles utilizam ingredientes frescos, né pessoal?! Mas quando prato é feito em casa, não é sempre assim! O reaproveitamento surgiu no período das guerras e era uma forma de economizar, especialmente no período do inverno. A sopa é feita, essencialmente, com feijão borlotti e repolhos, mas há quem inclua diversos outros legumes na preparação, como batatas e cenouras. Seja como for: é um clássico e é uma delícia!

4) Comidas típicas que você precisa provar em Florença: PROVE A SCHIACCIATA

Uma das delícias mais apreciadas de Florença é a Schiacciata. A Schiacciata é uma focaccia assada no forno e temperada com azeite e sal grosso, só! É comum ser servida com antepastos, ou com sopas. Você também pode comer recheada com embutidos ou queijo, por exemplo. É leve, saborosa e outro clássico Fiorentino. Há também a Schiacciata doce, que vai para o forno com frutas – ou é somente polvilhada com açúcar quando sai do forno – e também é um espetáculo!

5) Comidas típicas que você precisa provar em Florença: PROVE A TRIPPA ALLA FIORENTINA

Já sei que muitos já torceram o nariz, não é mesmo? Mas não se deixe enganar: o prato é uma delícia! É considerado um prato ‘pobre’, mas é muito nutritivo e com um sabor incrível! Comer tripa em Florença é realmente uma experiência: a tripa já tem um sabor bem característico, mas o modo de preparo do prato dá um sabor totalmente novo a ela. Ela é temperada com molho de tomate, alecrim, aipo, cebola, pimenta e parmesão ralado. A melhor parte? Passar o pãozinho no prato quando terminamos de comer!

BÔNUS – Gosta de um bom vinho?

Então não deixe de provar três vinhos toscanos impecáveis: Chianti, Brunello di Montalcino e Nobile di Montepulciano. Saiba tudo sobre vinhos aqui!

Curiosodade…

Por falar em vinho… Você sabia que um dos vinhos mais caros do mundo é produzido na Toscana? Estamos falando do precioso e requintado Sassicaia DOC da Tenuta San Guido. Sua exclusividade se deve por ser produzido, exclusivamente, na adega Tenuta San Guido, em pequenas quantidades e somente eles detêm todas as vinhas nesta área delimitada pela denominação DOC. Dependendo da safra, você pode pagar mais de 1.000 EUROS a garrafa! Em tempo: a garrafa da safra mais rara (e cara!) deste vinho é de 1968 e, atualmente, custa cerca de 3.000 euros. Pessoal, é bom lembrar que a região da Toscana oferece uma infinidade de pratos e bebidas para degustarmos, uma dica: prove tudo que puder! Dificilmente você vai se arrepender! Leia também: quais são os tipos de vinhos italianos?

DICA DE OURO:

  • Se você estiver em uma cidade fora da região da Toscana, evite pedir pratos típicos de lá. Isso porque, como dissemos diversas vezes em nossos posts, cada região possui seus próprios pratos típicos e eles se orgulham MUITO disso, podendo até mesmo se sentir ofendidos se receberem o pedido de um prato que não é típico da região onde você está. Em alguns restaurantes, inclusive, não há nem opção de pratos de outras regiões – especialmente os restaurantes mais tradicionais – porém, muitos lugares já entenderam que a globalização também inclui a gastronomia e, por isso, em seus cardápios, disponibilizam pratos de diversas regiões italianas.

Vai se hospedar em Florença? Então siga nossas dicas exclusivas de Hotéis!!!

Aqui você encontrará gratuitamente indicações de hospedagem para não cair numa furada e não ficar em uma zona distante das atrações na Itália!

A seguir, não deixe de ler nossas dicas e conselhos sobre os bairros de Florença e onde se hospedar. Aqui você encontrará o melhor bairro e o tipo de hospedagem que mais se encaixa no perfil de sua viagem;)

Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.

Hospedagens que aconselho no Centro Histórico

No Centro Histórico, para admirar todas as principais atrações da cidade com muita facilidade. O centro histórico de Florença corresponde à parte mais antiga da cidade e a mais bela. Se você deseja permanecer no verdadeiro coração de Florença, escolha hotéis nas áreas centrais da Piazza Santa Croce, Ponte Vecchio, Catedral, Galeria dos Oficios, etc.

Se quiser algumas indicações de pousadas e apartamentos, tenho algumas opções que aconselho para economizar, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se preferir hotéis, tenho algumas opções que aconselho com ótimo custo benefício, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho em Oltrarno

Sempre ficando bem perto do Centro Histórico, você também pode ficar em Oltrarno,  perto das lojas de artesanato mais características de toda a cidade e muito mais. A área é perfeita para aqueles que querem uma acomodação tranquila e para aqueles que querem respirar a verdadeira atmosfera florentina. E ao mesmo tempo você estará perto do centro de Florença, a uma curta caminhada dos monumentos, praças, igrejas, restaurantes, lojas e museus principais.

Se quiser algumas indicações de pousadas e apartamentos, tenho algumas opções que aconselho para economizar, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se preferir hotéis, tenho algumas opções que aconselho com melhor custo benefício, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho em Santa Maria Novella

Outro bairro interessante para ficar é Santa Maria Novella. Esta é uma área particularmente exclusiva por causa da proximidade da estação (ótimo se você quiser fazer muitos passeios que partem de Florença) e da famosa Igreja de Santa Maria Novella, também a partir daqui os deslocamentos a pé são bem fáceis.

Se quiser algumas indicações de pousadas e apartamentos, tenho algumas opções que aconselho para economizar, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se preferir hotéis, tenho algumas opções que aconselho com melhor custo benefício, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho em Santa Croce

Outro bairro onde você pode ficar é Santa Croce, onde está a igreja homônima. Esta área, situada na parte sudeste do centro histórico, está perto dos monumentos mais interessantes e tem o seu fulcro na igreja de Santa Croce. Entre os Palácios cênicos deste distrito, existem muitos hotéis que podem acomodá-lo para um final de semana maravilhoso em Florença.

Se quiser algumas indicações de pousadas e apartamentos, tenho algumas opções que aconselho para economizar, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se preferir hotéis, tenho algumas opções que aconselho com ótimo custo benefício, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho em Campo di Marte

Outra possibilidade também econômica, onde você pode ficar em Florença, é Campo di Marte; nesta área há vários hotéis bem equipados e a preços acessíveis. É uma zona residencial tranquila e encantadora de Florença, bem ligada ao centro histórico da cidade, através de transportes públicos. Campo di Marte tem sua própria estação ferroviária onde vários trens regionais e de alta velocidade fazem parada, com o qual você pode facilmente chegar às outras cidades toscanas e às principais cidades da Itália. É uma ótima escolha se você estivar com carro.

Se quiser algumas indicações de pousadas e apartamentos, tenho algumas opções que aconselho para economizar, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se preferir hotéis, tenho algumas opções que aconselho com melhor custo benefício, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho Fora do Centro Histórico

E então, se você decidir respirar um ar menos turístico, uma boa escolha poderia ser ficar em Florença bem fora do centro histórico, onde os preços dos hotéis são mais baratos e é a solução mais conveniente se você vier de carro. Outra possibilidade é querer ficar bem afastado, em alguma cidadezinha próxima, e experimentar o silêncio da maravilhosa paisagem toscana, mas neste caso é necessário ter um carro.

Se quiser algumas indicações de pousadas e apartamentos, tenho algumas opções que aconselho para economizar, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se preferir hotéis, tenho algumas opções que aconselho com melhor custo benefício, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)


Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e conheça o melhor da bela Itália!!!!


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Comidas típicas que você precisa provar em Florença – A enogastronomia da Florença é, de fato, algo que impressiona! Se estiver indo para lá: esqueça a dieta! Aproveite todos os pratos, vinhos e tudo de delicioso que esse pedaço da Itália tem a nos oferecer. E depois do banquete: uma bela caminhada pela cidade vai fazer você se sentir mais leve!

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!