Quais Catacumbas de Roma valem a pena conhecer?

Roma e suas catacumbas formam um cenário perfeito para quem gosta de passeios diferentes. Temos informações úteis para sua viagem a Itália!

0 9.893

Quais Catacumbas de Roma valem a pena conhecer?

As catacumbas são túneis subterrâneos que foram utilizados, durante vários séculos, como locais de sepultamento. Essas construções começaram a ser feitas a partir do século II e foram concluídas no século V, para abrigar os corpos dos pagãos, judeus e cristãos primitivos. A palavra “catacumba”, que significa “perto do vazio”, vem do fato de que as primeiras escavações, para os enterros, foram realizadas fora do núcleo da cidade, perto do terreno de uma pedreira. Mas afinal de contas quais Catacumbas de Roma valem a pena conhecer? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Os cristãos não gostavam da tradição pagã de incinerar os corpos dos mortos, então, para resolver o problema da falta de espaço e o alto custo da terra, eles decidiram criar estes vastos cemitérios subterrâneos. Nas catacumbas havia muitos túneis subterrâneos, formando autênticos labirintos, com vários quilômetros de comprimento, e filas de nichos retangulares. Os corpos eram envoltos em lençóis e eles os colocavam nesses nichos, que, em seguida, eram fechados com placas de mármore e, mais frequentemente, com o barro. Na lápide era talhado o nome do falecido, acompanhado de um símbolo cristão. Leia também Como usar o metrô em Roma?

Esses locais isolados e escondidos nos subterrâneos tornaram-se o refúgio perfeito, onde os cristãos poderiam enterrar seus entes queridos, usando livremente os seus símbolos religiosos. São lugares especiais, fascinantes, que conseguem intrigar e convidar para um mergulho no passado. A maioria das catacumbas está localizada em Roma, onde há cerca de sessenta delas, enquanto que na Itália, as catacumbas eram utilizadas principalmente no Sul, onde a textura do solo é mais aderente e, ao mesmo tempo, mais fácil de escavar. Leia também Quais são os principais monumentos turísticos de Roma?

Quais Catacumbas de Roma valem a pena conhecer?
Roma, Lacio – Catacombe Di San Sebastiano (Fonte: Flick)

Os Santuários

Inicialmente, nascidos como locais de sepultamento se tornaram santuários dos mártires e centros de peregrinação para os cristãos de todas as partes do Império. Hoje, essas longas passagens subterrâneas, são muito populares porque são ricas de esculturas, afrescos e inscrições, o que representa o testemunho dos costumes e tradições da igreja primitiva. As catacumbas de Roma são tantas, mas apenas cinco estão abertas ao público e são também as mais belas, as mais conhecidas e importantes para se visitar; esses cemitérios estão quase todos, na área de Appia Antica e da Ardeatina.

Nas catacumbas se desenvolveu, desde o final do século II, uma arte muito simples, em parte narrativa e em parte simbólica. As pinturas, mosaicos, relevos dos sarcófagos e as artes menores evocam as histórias do Antigo e do Novo Testamento, como que para apresentar os exemplos de salvação do passado para novos convertidos. A arte simbólica das catacumbas simplesmente expressa alguns conceitos que são difíceis de explicar. Por exemplo, para indicar o Cristo é retratado um peixe, para significar a paz do paraíso o símbolo é uma pomba, para expressar a firmeza da fé, uma âncora.

Os Símbolos

Nas placas de fechamento dos nichos, muitas vezes foram gravados símbolos com significados diferentes, e muitas vezes são representados por uma ferramenta que se refere ao trabalho feito na vida do falecido. Alguns símbolos, como copos, pães, aludes e ânforas para as refeições fúnebres em honra do falecido, os chamados ‘refrigerias’. A maioria dos símbolos se refere à salvação eterna, como a pomba, a palma, o pavão, a Phoenix e o cordeiro.

Eu já disse muitas vezes que a maioria das catacumbas estão em Roma, vamos saber mais sobre as cinco catacumbas mais visitadas da Cidade Eterna?

1) Quais Catacumbas de Roma valem a pena conhecer? CATACUMBAS DE SÃO CALISTO

Começamos a partir das Catacumbas de São Calisto, que são as mais famosas da cidade e, dentro das casas, possui os túmulos de muitos mártires e dezesseis papas, sem citar os afrescos, impressionantes, da era cristã estão representados. A visita geralmente é realizada na Cripta dos Papas do século III, ou no local onde há a famosa cripta de Santa Cecília, com os afrescos do século VII-VIII, os cinco cubículos dos Sacramentos, e é adornada por afrescos importantes do século III, e a cripta do Papa Eusébio, do século IV.

Elas surgiram no final do século II, e foram batizadas pelo diácono São Calisto, que, no início do terceiro século, foi nomeado pelo Papa São Zeferino como administrador do cemitério. Quando Calisto se tornou Papa, ele aumentou o complexo funerário e assim as catacumbas de São Calisto tornou-se o cemitério oficial da Igreja de Roma.

Quais Catacumbas de Roma valem a pena conhecer?
Roma, Lacio – Catacombe Di San Callisto (Fonte: Flick)

2) Quais Catacumbas de Roma valem a pena conhecer? CATACUMBAS DE SÃO SEBASTIÃO

Depois encontramos as catacumbas de São Sebastião; são doze quilômetros de comprimento e leva o nome de São Sebastião, um soldado que foi martirizado por se converter ao cristianismo. Juntamente com as catacumbas de São Calisto, que são as melhores opções de visita.

Já utilizado como um local de sepultamento pagão, eles foram transformados em necrópole cristã perto do final do século II, e foi dedicado aos Santos Pedro e Paulo. A tradição conta que os restos mortais deles estavam escondidos aqui, em uma “cella memoriae” (em latim significa ‘condenação da memória’, um tipo de urna) os restos dos dois santos. Só no século IV catacumbas tomou seu nome atual, que deriva do nome do santo que foi colocado aqui após a morte.

Quais Catacumbas de Roma valem a pena conhecer?
Roma, Lacio – Catacombe Di San Sebastiano (Fonte: Flick)

3) Quais Catacumbas de Roma valem a pena conhecer? CATACUMBAS DE DOMITILLA

Também vale a pena visitar são as Catacumbas de Domitilla, entre as maiores de Roma, originárias de várias escavações no subsolo do terreno de Flaviano, o cemitério Domitilla leva o nome de um membro da Gens, se chamava Flavia, Flavia Domitila. Aqui você pode visitar a basílica, construída no século IV, chamada de ‘Flaviana’, do século II, e parte da área do cemitério possui afrescos importantes dos séculos III e IV.

É dividida em três níveis, com um total de cerca de 15 km. Entre os melhores trabalhos estão o nicho de Formai e a pintura na parede com a Nossa Senhora e o menino Jesus com os quatro magos. Bakers ea pintura mural do Madonna e Criança com quatro Magi. São as maiores catacumbas, as mais antigas e impressionantes da cidade.

Quais Catacumbas de Roma valem a pena conhecer?
Roma, Lacio – Catacombe Di San Sebastiano (Fonte: Flick)

4) Quais Catacumbas de Roma valem a pena conhecer? CATACUMBAS DE MARCELINO E PEDRO

Então você chega às catacumbas de Marcelino e Pedro que não são tão famosas, apesar da beleza, embora o encanto das pinturas estejam em primeiro lugar. Acredita-se que a catacumba data do século III. C. e atingiu o seu apogeu no século IV, coincidindo com os cemitérios da cidade. Pedro era um exorcista e Marcelino um padre.

As catacumbas dos Santos Marcelino e Pedro são decoradas com cenas bíblicas e estão entre os maiores dos presentes de Roma. Honório I (625-38) construiu uma pequena basílica, com um arco subterrâneo, para acomodar o número crescente de fiéis, ele dobrou o número de escadas de acesso à Basílica e consagrou um altar acima dos dois nichos.

Quais Catacumbas de Roma valem a pena conhecer?
Roma, Lacio – Catacombe Di Marcellino e Pietro (Fonte> Zon-it)

5) Quais Catacumbas de Roma valem a pena conhecer? CATACUMBAS DE SANTA INÊS

Finalmente, visitamos as catacumbas de Santa Inês, que estão localizadas na Via Nomentana, no complexo monumental de Santa Inês Fora dos Muros, no moderno quarteirão de Trieste. O monumento é composto pela Basílica de Santa Inês Fora dos Muros e pelo Mausoléu de Santa Costanza, feito para abrigar os restos de Constantino e sua irmã Elena, filhas dele, construído em torno de 350.

Sob a Basílica, e na área ao seu redor, estendem-se galerias com um vasto número de catacumbas, descobertas por acaso, em 1865, o que é certamente antes da colocação dos restos mortais do Santo, como evidenciado pelas numerosas inscrições encontradas. O cemitério está em três andares dividido em quatro áreas.

Vai se hospedar em Roma? Então siga nossas dicas exclusivas de Hotéis!!!

Aqui você encontrará gratuitamente indicações de hospedagem para não cair numa furada e não ficar em uma zona distante das atrações na Itália!

A seguir, não deixe de ler nossas dicas e conselhos sobre os bairros de Roma e onde se hospedar. Aqui você encontrará o melhor bairro e o tipo de hospedagem que mais se encaixa no perfil de sua viagem;)

Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.

Hospedagens que aconselho perto do Centro Histórico

Se você é apaixonado pela arte e gostaria de ficar no centro onde poderá se deslocar a pé, assim como ter inúmeras possibilidades de lugares para almoçar/jantar ou lanchar te aconselho a ficar no centro histórico. Podem ser consideradas “centro histórico” as regiões perto da Fonte de Trevi, do Coliseu, do Fórum Romano, Fórum Imperial e da Villa Borghese, da Piazza Spagna e da Piazza Navona. São as áreas mais caras, porém estará próximo de tudo, literalmente!

Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um bom hotel, tenho três opções que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho perto da Região de San Giovanni

Para quem deseja encontrar alternativas mais econômicas em áreas tranquilas, mas ao mesmo tempo perto dos meios de transporte para o centro, sugiro a região de San Giovanni ou do Monti (perto das estações de metrô San Giovanni, Castro Pretorio e Circus Massimo) – que é um bairro mais residencial; portanto, mais econômico e tranqüilo! E com apenas 15 minutos de metrô estará no centro também!

Tenho duas opções de Hotéis que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Tenho duas opções de Pousadas que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho perto da Cidade do Vaticano

Uma zona interessante para se hospedar e um pouco mais econômica que o centro histórico é a zona do Vaticano (Museus do Vaticano) que está muito bem conectada com tudo.

Tenho duas opções de Pousadas que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um hotel, tenho três opções que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho perto da Estação Termini

Para quem prefere ficam em bairros que tenham um bom acesso ao resto da cidade e com um preço melhor, então deve escolher uma acomodação nas intermediações da Estação Termini (de onde parte uma densa rede de meios públicos de transporte, que serve tanto o povo local quanto os turistas).

Tenho 3 sugestões boas de hotel em Termini, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere pousadas tenho 2 sugestões boas, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho em Trastevere

Para quem prefere “saborear” a Roma autêntica e característica, não há nada melhor que reservar um hotel no Trastevere (nos arredores do histórico rio da cidade), pleno de história e tradições tipicamente romanas, conhecido pelas ruas tortuosas de pedras sampietrini e pelos centros habitacionais em estilo medieval.

O bairro fica no centro histórico e à direta do rio Tevere, em meio a uma paisagem espetacular, onde cada visitante pode observar as inúmeras igrejas e praças (como a de Santa Maria in Trastevere). Além disso, este bairro oferece vários restaurantes locais e cantinas para quem deseja experimentar a típica culinária romana.

Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um bom hotel, tenho duas opções que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)


Assista esse vídeo e saiba: O Roma Pass vale a pena? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Quais Catacumbas de Roma valem a pena conhecer? Passear pelas catacumbas, te dá a oportunidade de explorar os túneis subterrâneos da cidade, tanto por simples curiosidade, ou para uma visita mais do que especial, onde você pode ver os restos funerários em sepulturas construídas há muitos séculos atrás. É interessante seguir os corredores escuros e úmidos, onde existem, além dos nichos, algumas inscrições com os nomes dos mortos. Durante uma estadia em Roma que você não pode perder uma visita a esses locais com sepulturas subterrâneas.

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


para sua viagem perfeita!

CONSULTORIA

Guias 100% customizados e dentro de seu orçamento!

Planejamento de Viagem

MINICURSO

Apenas para inscritos em nossa newsletter!

 

Aproveite melhor suas férias! Aprenda a planejar com segurança e eficiência sua viagem pela Itália. Curso grátis!