Quais Catacumbas de Roma valem a pena conhecer?
As catacumbas são túneis subterrâneos que foram utilizados, durante vários séculos, como locais de sepultamento. Essas construções começaram a ser feitas a partir do século II e foram concluídas no século V, para abrigar os corpos dos pagãos, judeus e cristãos primitivos. A palavra “catacumba”, que significa “perto do vazio”, vem do fato de que as primeiras escavações, para os enterros, foram realizadas fora do núcleo da cidade, perto do terreno de uma pedreira. Mas afinal de contas quais Catacumbas de Roma valem a pena conhecer? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
Os cristãos não gostavam da tradição pagã de incinerar os corpos dos mortos, então, para resolver o problema da falta de espaço e o alto custo da terra, eles decidiram criar estes vastos cemitérios subterrâneos. Nas catacumbas havia muitos túneis subterrâneos, formando autênticos labirintos, com vários quilômetros de comprimento, e filas de nichos retangulares. Os corpos eram envoltos em lençóis e eles os colocavam nesses nichos, que, em seguida, eram fechados com placas de mármore e, mais frequentemente, com o barro. Na lápide era talhado o nome do falecido, acompanhado de um símbolo cristão. Leia também Como usar o metrô em Roma?
Esses locais isolados e escondidos nos subterrâneos tornaram-se o refúgio perfeito, onde os cristãos poderiam enterrar seus entes queridos, usando livremente os seus símbolos religiosos. São lugares especiais, fascinantes, que conseguem intrigar e convidar para um mergulho no passado. A maioria das catacumbas está localizada em Roma, onde há cerca de sessenta delas, enquanto que na Itália, as catacumbas eram utilizadas principalmente no Sul, onde a textura do solo é mais aderente e, ao mesmo tempo, mais fácil de escavar. Leia também Quais são os principais monumentos turísticos de Roma?
Os Santuários
Inicialmente, nascidos como locais de sepultamento se tornaram santuários dos mártires e centros de peregrinação para os cristãos de todas as partes do Império. Hoje, essas longas passagens subterrâneas, são muito populares porque são ricas de esculturas, afrescos e inscrições, o que representa o testemunho dos costumes e tradições da igreja primitiva. As catacumbas de Roma são tantas, mas apenas cinco estão abertas ao público e são também as mais belas, as mais conhecidas e importantes para se visitar; esses cemitérios estão quase todos, na área de Appia Antica e da Ardeatina.
Nas catacumbas se desenvolveu, desde o final do século II, uma arte muito simples, em parte narrativa e em parte simbólica. As pinturas, mosaicos, relevos dos sarcófagos e as artes menores evocam as histórias do Antigo e do Novo Testamento, como que para apresentar os exemplos de salvação do passado para novos convertidos. A arte simbólica das catacumbas simplesmente expressa alguns conceitos que são difíceis de explicar. Por exemplo, para indicar o Cristo é retratado um peixe, para significar a paz do paraíso o símbolo é uma pomba, para expressar a firmeza da fé, uma âncora.
Os Símbolos
Nas placas de fechamento dos nichos, muitas vezes foram gravados símbolos com significados diferentes, e muitas vezes são representados por uma ferramenta que se refere ao trabalho feito na vida do falecido. Alguns símbolos, como copos, pães, aludes e ânforas para as refeições fúnebres em honra do falecido, os chamados ‘refrigerias’. A maioria dos símbolos se refere à salvação eterna, como a pomba, a palma, o pavão, a Phoenix e o cordeiro.
Eu já disse muitas vezes que a maioria das catacumbas estão em Roma, vamos saber mais sobre as cinco catacumbas mais visitadas da Cidade Eterna?
1) Quais Catacumbas de Roma valem a pena conhecer? CATACUMBAS DE SÃO CALISTO
Começamos a partir das Catacumbas de São Calisto, que são as mais famosas da cidade e, dentro das casas, possui os túmulos de muitos mártires e dezesseis papas, sem citar os afrescos, impressionantes, da era cristã estão representados. A visita geralmente é realizada na Cripta dos Papas do século III, ou no local onde há a famosa cripta de Santa Cecília, com os afrescos do século VII-VIII, os cinco cubículos dos Sacramentos, e é adornada por afrescos importantes do século III, e a cripta do Papa Eusébio, do século IV.
Elas surgiram no final do século II, e foram batizadas pelo diácono São Calisto, que, no início do terceiro século, foi nomeado pelo Papa São Zeferino como administrador do cemitério. Quando Calisto se tornou Papa, ele aumentou o complexo funerário e assim as catacumbas de São Calisto tornou-se o cemitério oficial da Igreja de Roma.
2) Quais Catacumbas de Roma valem a pena conhecer? CATACUMBAS DE SÃO SEBASTIÃO
Depois encontramos as catacumbas de São Sebastião; são doze quilômetros de comprimento e leva o nome de São Sebastião, um soldado que foi martirizado por se converter ao cristianismo. Juntamente com as catacumbas de São Calisto, que são as melhores opções de visita.
Já utilizado como um local de sepultamento pagão, eles foram transformados em necrópole cristã perto do final do século II, e foi dedicado aos Santos Pedro e Paulo. A tradição conta que os restos mortais deles estavam escondidos aqui, em uma “cella memoriae” (em latim significa ‘condenação da memória’, um tipo de urna) os restos dos dois santos. Só no século IV catacumbas tomou seu nome atual, que deriva do nome do santo que foi colocado aqui após a morte.
3) Quais Catacumbas de Roma valem a pena conhecer? CATACUMBAS DE DOMITILLA
Também vale a pena visitar são as Catacumbas de Domitilla, entre as maiores de Roma, originárias de várias escavações no subsolo do terreno de Flaviano, o cemitério Domitilla leva o nome de um membro da Gens, se chamava Flavia, Flavia Domitila. Aqui você pode visitar a basílica, construída no século IV, chamada de ‘Flaviana’, do século II, e parte da área do cemitério possui afrescos importantes dos séculos III e IV.
É dividida em três níveis, com um total de cerca de 15 km. Entre os melhores trabalhos estão o nicho de Formai e a pintura na parede com a Nossa Senhora e o menino Jesus com os quatro magos. Bakers e a pintura mural do Madonna e Criança com quatro Magi. São as maiores catacumbas, as mais antigas e impressionantes da cidade.
4) Quais Catacumbas de Roma valem a pena conhecer? CATACUMBAS DE MARCELINO E PEDRO
Então você chega às catacumbas de Marcelino e Pedro que não são tão famosas, apesar da beleza, embora o encanto das pinturas estejam em primeiro lugar. Acredita-se que a catacumba data do século III. C. e atingiu o seu apogeu no século IV, coincidindo com os cemitérios da cidade. Pedro era um exorcista e Marcelino um padre.
As catacumbas dos Santos Marcelino e Pedro são decoradas com cenas bíblicas e estão entre os maiores dos presentes de Roma. Honório I (625-38) construiu uma pequena basílica, com um arco subterrâneo, para acomodar o número crescente de fiéis, ele dobrou o número de escadas de acesso à Basílica e consagrou um altar acima dos dois nichos.
5) Quais Catacumbas de Roma valem a pena conhecer? CATACUMBAS DE SANTA INÊS (or Catacombe di Sant’Agnese)
Finalmente, visitamos as catacumbas de Santa Inês, que estão localizadas na Via Nomentana, no complexo monumental de Santa Inês Fora dos Muros, no moderno quarteirão de Trieste. O monumento é composto pela Basílica de Santa Inês Fora dos Muros e pelo Mausoléu de Santa Costanza, feito para abrigar os restos de Constantino e sua irmã Elena, filhas dele, construído em torno de 350. Sob a Basílica, e na área ao seu redor, estendem-se galerias com um vasto número de catacumbas, descobertas por acaso, em 1865, o que é certamente antes da colocação dos restos mortais do Santo, como evidenciado pelas numerosas inscrições encontradas. O cemitério está em três andares dividido em quatro áreas.
Mapa 01 com as Catacumbas de Roma
Mapa 02 com as Catacumbas de Roma
Assista esse vídeo e saiba: O Roma Pass vale a pena? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Quais Catacumbas de Roma valem a pena conhecer? Passear pelas catacumbas, te dá a oportunidade de explorar os túneis subterrâneos da cidade, tanto por simples curiosidade, ou para uma visita mais do que especial, onde você pode ver os restos funerários em sepulturas construídas há muitos séculos atrás. É interessante seguir os corredores escuros e úmidos, onde existem, além dos nichos, algumas inscrições com os nomes dos mortos. Durante uma estadia em Roma que você não pode perder uma visita a esses locais com sepulturas subterrâneas.
Está inseguro?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!