Vamos visitar a Prisão Mamertina em Roma?
Prisão Mamertina, um lugar histórico, de peregrinação e fé! Segundo a tradição, foi durante nove meses a detenção dos apóstolos Pedro e Paulo. São Pedro foi capaz de converter seus carcereiros ao cristianismo. Vamos conhecer os detalhes desse lugar especial? Vamos visitar a prisão Mamertina em Roma? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Assista esse vídeo e conheça um pouco sobre a Prisão Mamertina, em Roma!
(Fonte: AGENCIA EFE)
Com o Guia Viajando para a Itália, você terá acesso a informações privilegiadas, como indicações de hospedagens, melhores gelaterias, pizzerias e restaurantes; informações importantes sobre transportes, museus, passeios e atrações imperdíveis; além de sugestões de roteiro para sua viagem.
Tudo o que você precisa para sua viagem ser perfeita, reunido num só lugar!
Clique aqui e saiba mais!Nossa Introdução
A Prisão Mamertina, também chamada de Cárcere Mamertino ou Tullianum, é um dos monumentos mais importantes da Roma Republicana e também um dos mais fascinantes. O complexo consiste em dois núcleos distintos, que são o Cárcere, o ambiente superior, que data do século VII a. C. e o Tullianum, o ambiente inferior, que remonta ao século V a. C. Ali mesmo no Tullianum fica uma fonte cujas águas eram usadas para matar os inimigos do povo romano.
O que vamos encontrar na Prisão Mamertina?
A prisão é constituída por dois pisos sobrepostos de cavernas escavadas no sopé sul do Capitólio, ao lado das Escadas Gemônias, virado para o Comício. A gruta mais profunda se refere à era arcaica (séculos VIII-VII a.C.) e foi esculpida nas paredes de Idade Real, dentro da Muralha Serviana e destinava-se a proteger Capitólio.
A segunda, sobreposta mais tarde, é da Era Republicana. A fachada, que é visível hoje, é composta de blocos de travertino, e cobre blocos mais antigos de tufa, onde há um quadro gravado com os nomes dos cônsules Caio Vibius Rufinio e Marco Cocceio Nerva, que intervieram no monumento no início do primeiro século d.C.
A sala circular inferior
A sala circular inferior, acreditava-se, que era originalmente uma cisterna e em seguida, se transformou em uma prisão. Segundo a tradição, foi durante nove meses a detenção dos apóstolos Pedro e Paulo. São Pedro foi capaz de converter seus carcereiros ao cristianismo. O que estava faltando, no entanto, era a água para o batismo e o apóstolo, milagrosamente, a fez ‘brotar’ do chão, a fim de atender o convertimento do sacramento.
Acesso para a sala
O único acesso para a sala abaixo, alcançada hoje por uma escada recente, foi representado por um buraco no chão, agora fechado por uma grade. A cristianização do complexo pode ser datada por volta do século VIII, o período a que remontam os vestígios de um afresco descoberto em Tullianum, e ambos os quartos, foram convertidos em capelas.
Neste mesmo período, o lugar começou a ser chamado de Prisão Mamertina. Muitas pessoas famosas foram trancadas aqui e perderam a vida no local por estrangulamento ou por decapitação, de fato, é o lugar onde eles estavam trancados e não escaparam da pena de morte, Jugurta – Rei da Numídia em 104 a.C, o chefe dos gauleses Vercingetorix, em 46 a.C. e os companheiros de Catilina, que eram culpados do crime de alta traição contra o Estado.
Os Afrescos
Fascinantes são os afrescos que também surgiram com uma nova restauração e escavação, relacionadas com o culto de São Pedro, como o afresco que representa Jesus em ação para colocar as mãos sobre os ombros de Pedro, que ‘responde’ com um olhar altamente expressivo. Na época de Constantino, a Prisão Mamertina foi transformada em um culto cristão pelo Papa Silvestre I, mais tarde conhecido pelo nome de São Pedro em Cárcere, mas a construção da igreja em si foi decidida pelo Papa Paulo III.
A memória de São Pedro e São Paulo
Nos Atos dos Beatos Apóstolos Pedro e Paulo é dito que, levados a julgamento perante Nero, foram colocados na prisão aguardando a sentença. Devido à sua posição como figuras carismáticas indiscutíveis das comunidades cristãs de Roma, a tradição diz que foram levados para esta prisão. Durante a sua permanência na prisão, os Apóstolos conseguiram converter os seus carcereiros Processus e Martinianus e outros companheiros de prisão. Os dois apóstolos milagrosamente fizeram fluir uma fonte de água e os batizaram.
Dica de Ouro para visitar a Prisão Mamertina
É interessante visitar este pedaço de história através de um caminho particular, que proporciona uma visita emocional, com uma série de atrações feitas, de vez em quando, com luzes, sons e vídeos, ao longo de uma rota de turismo, que terá início às encostas do Capitólio, com a descida para antiga Igreja de São Pedro em Cárcere, para continuar no ‘Tullianum’, onde, segundo a tradição, foi preso São Pedro.
Siga ao longo das paredes, onde há uma clara estratificação dos anos da fundação da cidade até o primeiro século d.C. para então chegar a espetacular Capela Santíssimo Crucifixo. A visita com o caminho multimídia proporcionará uma experiência nova e especial. Os visitantes vão encontrar-se andando na antiga prisão de Roma e conhecer, através de um sistema multimídia inovador, São Pedro, que vai lhe contar sua história e a história dos primeiros anos do cristianismo em Roma.
Informações Úteis para visitar a Prisão Mamertina
Vou deixar aqui algumas informações para você visitar a Prisão Mamertina.
Localização
A Prisão Mamertina, está localizada sob a Igreja de São José dos Carpinteiros, que é conhecido pelo nome de São Pedro em Cárcere, alguns dizem que é a prisão mais antiga do mundo, conhecida como Prisão Mamertina, que de acordo com Tito Livio foi construída, provavelmente, sob Anco Marzio, no século VII a.C. e está localizada entre o Capitólio e as ruínas do Fórum Romano, no Clivo Argentário.
Outras Informações Oficiais
- Site Oficial: www.omniavaticanrome.org/it/cards/il-carcer-tullianum
- Custo do bilhete: 10 euros por pessoa;
- Funcionamento: de segunda a domingo das 09:00 às 17:00 (último horário para entrada: 16:30);
- Acessibilidade: por razões logísticas o local não é acessível a pessoas com dificuldades de locomoção.
- Duração da Visita: 40 minutos;
- Reserva: obrigatória;
- No banner abaixo deixo uma dica com um dos nossos parceiros.
Assista este vídeo em nosso Canal do YouTube e conheça o Mercado Central de Roma, um espaço gastronômico maravilhoso!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Vamos visitar a prisão Mamertina em Roma? A prisão representa milhares de anos de história antiga e eventos da Igreja, e acontecimentos dos homens que difundiram o cristianismo na Cidade Eterna e no mundo, tudo isso é possível através da visita a esta parte de história, a Prisão Mamertina em Roma.
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Muito bom!!!
Mas como se faz pra realizar a visita? Onde se compra os ingressos? horário de funcionamento? Quantas horas reservar pra está visita?
Desde já muito obrigada.. suas dicas são as melhores!!
Oi querida, obrigada pelo elogio:).. leia novamente o post que colooquei essas informações especialmente para vc:) Um grande abraço e boa viagem, Ana Patricia
Legal!!!! Nesse link acima para compra dos ingressos, é um fura fila?
Sim querida.. é do site oficial. Abraços, Ana
Ola bom dia quero visitar essa prisao, eu consigo acessar dentro do forum romano? Comprar ingresso lá? Aceita dinheiro? Grato
Ricardo te aconselho a comprar antes online:) mas tb dà para comprar na hora..Abraços, Ana