Conhecer as Termas de Caracalla em Roma?
O Balneário Antoniniae, mais conhecido como as Termas de Caracalla, foram construídas entre 212 e 217 por Marcus Aurelius Antoninus, conhecido como Caracalla (por causa da túnica gaulês que ele costumava usar). As Termas de Caracalla são um dos maiores e mais bem preservados complexos termais da antiguidade, foram construídas na parte Sul da cidade, ao pé do Aventino e possui plano retangular, típico das grandes termas imperiais. Vamos conhecer as Termas de Caracalla em Roma? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

1) Conhecer as Termas de Caracalla em Roma? CONHEÇA SUA HISTÓRIA
Na reprodução de um dia dos antigos romanos, é preciso preservar um espaço para cuidados com o corpo e as relações que existem dentro das Termas. Os locais eram, não apenas um local para banho, prática de esportes e cuidados do corpo, mas também um lugar para caminhadas e estudo. Leia também Quais são os principais monumentos turísticos de Roma?
Sua Construção
Na verdade, com o império, os monarcas, para manter o povo romano distraído e satisfeito, deram início à construção de imponentes e monumentais salas de banho públicas, um centro vital da vida da comunidade para todos da população. As Termas de Caracalla são um dos raros casos em que é possível reconstruir, ainda que parcialmente, o esquema decorativo inicial. A história fala de enormes colunas e pisos de mármore Oriental colorido, mosaicos de vidro, mármore nas paredes, estuque pintado e centenas de estátuas e grupos colossais, tanto nos nichos das paredes dos ambientes, quanto nos salões mais importantes e jardins.
Essas salas de banhos poderiam servir um número significativo de pessoas e exibir um grande número de obras de arte, muitos das quais ainda são visíveis. Para o abastecimento de água foi criado um aqueduto da Água Marcia e da Água Antoniniana. Restaurada várias vezes, a usina térmica deixou de operar em 537 D.C.. Foram as maiores salas de banhos imperial em Roma, até Diocleciano não as construiu mais, e no século V foram definidas uma das sete maravilhas de Roma.

2) Conhecer as Termas de Caracalla em Roma? SUAS ATRAÇÕES
Descrição dos Ambientes. As Termas de Caracalla tem uma planta semelhante às Termas de Trajano. Em ambos, os lados do edifício principal, há uma série de salas dispostas simetricamente, divididas por salas dispostas sobre o eixo central, compreendendo o Calidarium, um banho de água quente, o Tepidarium, um banho basilical e a grande piscina de água fria (Natatio), onde terminavam as salas de banhos. Entrava-se através de acessos perto da piscina, e a partir dai se podia ir para o vestiário (Apodyterium), depois se podia ir para um grande ginásio, conectado com uma série de salas com banheiras.
Chegava-se, então, na grande sala circular do Calidarium, cobertura em forma de cúpula. Havia grandes janelas que permitiam que o sol aquecesse o ambiente do final da manhã até o pôr do sol. O centro tinha um tanque circular, enquanto outros menores estavam entre os pilares que sustentavam a cúpula. O mesmo caminho ia até o reservatório de água quente, feito da metade oposta do edifício, de qualquer forma, permaneceram idênticas.

Negligências
Nos séculos seguintes, a área passou por períodos de negligência e reocupação parcial, ocupada pelo cemitério e até para abrigar áreas agrícolas. Sempre em função, permaneceu a exploração das ruínas de uma pedreira de materiais valiosos para a reutilização em construções. Nos primeiros anos do século XX, procedeu-se à exploração em torno do perímetro e em parte do subsolo, essas escavações levaram à descoberta das salas, incluindo o grande pórtico ocidental, a Biblioteca e, no subsolo, o Mitreo e, com estudos recentes, identificaram também um moinho de água. Leia também O que visitar perto de Roma? Os melhores bate-voltas a partir de Roma.

Os subterrâneos das Termas
Os subterrâneos das Termas de Caracalla são um grande feito da engenharia e obra-prima da arquitetura romana, que consiste em uma série de salas para os serviços, que formaram uma verdadeira rede rodoviária subterrânea. Em um desses ambientes também se descobriu o maior Mitreo (anfiteatro) de Roma.
Ele remete ao período logo após a construção do spa e é composto por cinco câmaras que se comunicam com o andar superior através de uma escada acessível a partir do exterior, por uma pequena porta. Passando do limiar de mármore, há a área do vestíbulo e outros serviços, entre os quais, se presume, seja a sala de abatedouro de touros; chegando ao salão principal, a cripta sagrada, apoiada por pilares de tijolo, ao longo dos lados de dois bancos altos, com o plano inclinado para a parede, onde se sentavam os fiéis durante as cerimônias. No chão, que ainda mantém a sua cobertura original do mosaico branco com faixas pretas, é enterrado um grande vaso, feito de argila, fechado por um anel de mármore, provavelmente usado para rituais de purificação.
Durante o trabalho de restauração no subterrâneo, foram encontradas duas grandes bacias de granito, que agora estão na Piazza Farnese. Só no Renascimento começou-se a transcrever as descobertas mais valiosas, enquanto as ruínas, logo depois, foram objetos de estudos e pesquisas por parte dos grandes arquitetos da época. Recentemente descobriram-se pisos policromados de mosaico. Uma longa renovação, em novembro de 2012, permitiu a reabertura do Mitreo.

Informações Úteis
Seguem abaixo as informações úteis para visitação das Termas em Roma.
Funcionamento (Dias e os Horários)
Aberto todos os dias, o horário de abertura é às 09h00, do último domingo de Outubro até 15 de Fevereiro, a última entrada é às 15h30 com saída às 16h30. A partir de 16 Fevereiro até 15 Março, a última entrada é às 16h00, com saída às 17h00. De 16 de Março até o último domingo de Março, a última entrada é às 16h30, com saída às 17h30. Já do último domingo de Março até dia 31 de Agosto, a última entrada é às 18h30 com saída às 19h15. O spa fica fechado dia primeiro de Janeiro, primeiro de Maio e 25 de Dezembro. Abre na segunda-feira depois da Páscoa.
Valores
- Comprando no local: 8 Euros (inteira)
- Comprando no site: 10 Euros (inteira)
- Site Oficial: coppculture.it
Como chegar as Termas?
- As Termas de Caracalla estão ao Sul do centro da cidade, ao longo de um corredor de antigos vestígios arqueológicos e atrações que se estendem desde o Fórum Romano, até Coliseu, pela Via Appia (Via Appia Antiga), nos arredores de Roma.
- Metrô: Se você preferir o metrô, então você deve pegar a linha B e descer na estação Circo Massimo. É uma caminhada de cinco minutos a partir dessa estação. Leia também Como usar o metrô em Roma? e Como comprar o Roma Pass?
- Ônibus: Saindo da Estação Termini, há ônibus para o Coliseu, para o Fórum Romano e outros locais romanos de interesse arqueológico no centro de Roma. Se você quiser chegar de ônibus, a linha 118 Roma passa a cada 40 minutos, parando fora das Termas de Caracalla.
Curiosidades
Nas Termas de Caracalla ficaram hospedados os ginastas das competições dos Jogos Olímpicos de Roma, em 1960; também na segunda metade do século XX, a parte central do spa tem sido utilizada para shows e espetáculos de teatro ao ar livre e, principalmente, para a temporada de verão da ‘Opera di Roma’.
Assista esse vídeo e saiba: Como comprar o bilhete do Coliseu online? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Conhecer as Termas de Caracalla em Roma? As Termas de Caracalla, muitas vezes referida como uma das sete maravilhas de Roma, são famosas pela riqueza de sua decoração e pelas obras que a adornavam. As ruínas das salas de banhos, que ainda estão preservadas pela altura considerável de mais de trinta metros de muitos pontos, nos dá uma ideia da magnitude do complexo termal, a segunda em tamanho apenas atrás das Termas de Diocleciano. O que resta das antigas Termas de Caracalla aparece aos nossos olhos ainda tão imponentes e visitá-las significa imaginar e viver a magnificência e grandeza da época.
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!