Como subir no terraço do Duomo de Florença?
O Duomo de Florença é, indiscutivelmente, um dos mais lindos do mundo e é possível acessar um dos pontos mais altos da cidade através desta Catedral: seus terraços, que nos oferece uma vista privilegiada! Quer saber como? Então vem comigo que vou te ensinar como fazer para subir nos terraços da Catedral de Florença. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Assista a esse belíssimo vídeo de Florença!

Nossa Introdução
Quando falamos de Florença é inevitável que logo nos venha em mente sua arte, o fato de ser a cidade berço do Renascimento, sua cultura e, claro, sua esplendida e única Catedral, que nos apresenta uma das cúpulas mais lindas e fascinantes do mundo! Mas você sabia que a Catedral da capital da região da Toscana também nos apresenta belíssimos terraços com vistas esplêndidas? E mais: você sabia que pode visita-los? Pois é, meus amores! E é pra lá que eu vou te levar hoje: vamos conhecer os terraços da Catedral de Florença. Leia também: as mais lindas vistas panorâmicas de Florença
Conheça um pouco sobre a Catedral
Bom, antes de tudo eu te convido a ler nosso post super especial sobre essa Catedral magnífica, que é uma das mais célebres do mundo e, para ler nosso post, te convido a clicar aqui! É impossível ficar indiferente quando estamos diante desse edifício esplendido, cheio de história e de uma beleza que nos seduz sem nenhum esforço! A Catedral de Florença domina a paisagem do centro histórico da cidade e é fascinante! Oficialmente, a igreja se chama Catedral de Santa Maria del Fiore, foi erguida em 1296, e passou por diversas mudanças até chegar ao seu aspecto atual, aquele que conhecemos hoje. Essa Catedral é IMENSA, e quando eu falo isso, tenha certeza de que não é exagero: essa coisa linda possui 153 metros de comprimento, 90 metros de largura e 90 metros de altura – do piso até lanterna – do térreo até o final da lanterna, sua altura total é de impressionantes, 115 metros! Colossal! Leia também: onde fazer piquenique em Florença?
Atração Especial
A cúpula, claro, é uma atração especial e é famosa no mundo todo. Foi totalmente projetada pelo mestre Filippo Brunelleschi e demorou 16 anos para ficar pronta, sendo construída entre 1420-1436. A obra de Brunelleschi é, até hoje, a maior cúpula de alvenaria existente no mundo e mede 45,5 metros de diâmetro. Foi um verdadeiro feito do ponto de vista arquitetônico, pois inovou tudo que se conhecia, até então, sobre a arte da construção de cúpulas. A vista do alto é de tirar o fôlego e, se eu posso te dar uma sugestão, o melhor horário para subir é no fim do dia, com o pôr-do-sol se aproximando: é de ficar sem palavras, pode acreditar! Observar o sol ‘tingir’ a catedral de dourado e cair sobre a cidade como uma manta de ouro é um momento poético, romântico e que beira o mágico! Leia também: os melhores bate e volta de Florença!
Mas, hoje, nosso foco são os lindos terraços da Catedral. Os terraços não são muito famosos pelo grande público, mas podem ser visitados e também nos oferecem panoramas apaixonantes! O que não é difícil em Florença, não é mesmo?
Os Terraços da Catedral
Antes de sabermos como visitar os terraços, vamos saber o motivo de eles existirem: em 1439, engenheiros e arquitetos notaram que seria necessário reforçar o apoio da Cúpula, já que, por conta de seu peso, poderia ceder. Para evitar acidentes ou qualquer outro tipo de problema, e para reforçar a estabilidade da Cúpula da Catedral, Brunelleschi projetou as chamadas “tribunas mortas” na base do tambor. As tribunas mortas são verdadeiras obras-primas da arquitetura renascentista e é começo do caminho que nos leva até os terraços de Santa Maria del Fiore.
A divisão dos Terraços
Os terraços da Catedral ficam na altura dos telhados dos corredores laterais e, ali, você encontra uma verdadeira varanda contínua, decorada externamente por uma balaustrada de mármore perfurada em quadriboli, que nos lembram daquelas encontradas no último nível da Torre do Sino. Os terraços estão divididos em Norte e Sul e cada um deles mede cerca de 70 metros de comprimento. O local também nos dá a chance de admirarmos, mais de pertinho, alguns detalhes em mármore das rosáceas dos revestimentos da nave principal onde podemos ver pontões, telhados de tijolos e os sótãos da Catedral. Quando estiver por ali, lembre-se de que inúmeros convidados VIPS pisaram ali.
A principal função destes terraços
Na verdade, a principal função destes terraços, era facilitar a passagem dos trabalhadores que faziam a manutenção da Catedral e isso ocorre até hoje. Porém, devido a vista maravilhosa que nos oferece, a partir de 1985 o local foi aberto ao público como atração turística, já que seria um verdadeiro pecado deixar esse local MÁGICO ‘escondido como um segredo’!
As bacias de terracota visíveis ao longo do percurso que vimos quando estamos ali, foram colocadas para que eles pudessem reaproveitar as águas das chuvas, e, claro, para proteger as telhas da ação do clima ao longo dos séculos. Por ali você vê telhas novas e antigas e tudo isso só confirma o carinho e o cuidado que têm as pessoas que possuem a honra de cuidar de um dos lugares mais lindos do mundo!
Vista Panorâmica do Terraço
A vista dos terraços, claro, é esplêndida, e de lá você tem uma vista panorâmica das zonas Norte e Sul, do centro da cidade e das colinas próximas. Quem sobe nos terraços têm acesso, a locais onde tudo parece estar ao alcance de nossas mãos, inclusive os belos detalhes do mármore recentemente restaurado. A rosácea presente ali é do século XIX e fica na fachada central, e, ‘pelos bastidores’, a visão é outra! Você também pode ver de perto a lanterna do Batistério, a cúpula de Brunelleschi e o campanário de Giotto.
Passando de um terraço para outro
Conforme passamos de um terraço para outro, você terá acesso à outra varanda: a varanda interna da contra fachada do Duomo. Daqui você também pode admirar o lindíssimo vitral de Lorenzo Ghiberti, que representa a ‘Assunção’ e a ‘Coroação’; não deixe de prestar atenção nos pisos de mármore embutido de Santa Maria del Fiore: lembre-se de que a visão é outra! Realmente muito especial! Claro que, para fecharmos tudo com chave de ouro, voltamos para dentro da Catedral e podemos observar um andaime cenográfico de madeira onde estão algumas ferramentas de quem? Do mestre Brunelleschi.
IMPORTANTÍSSIMO:
- Só é possível visitar os terraços com os guias da própria catedral, O.K.?! Não se pode subir ali desacompanhado! Para chegar até os terraços, há somente escadas, não há elevadores disponíveis.
- A subida NÃO É ACONSELHADA para pessoas com dificuldades de locomoção, problemas cardíacos, pessoas que sofram com tonturas e/ou claustrofobia.
- Não é autorizado subir com nenhuma mochila, bolsa ou qualquer objeto que não deixe suas mãos livres. Evite levar o celular e dê preferencia para uma máquina fotográfica que você possa pendurá-la no pescoço, O.K.?!
- Se você tem medo de altura: NÃO SUBA! A subida e a descida são feitas por corredores estreitos e escuros, nunca foi adaptado para receber turistas, tenha isso em mente! Ali você encontra 463 degraus e, pra quem tem medo de altura, isso pode ser um problema, então: avalie bem se você tem condições de subir e descer sem nenhum problema, tá bom?!
Lembrete
- Lembre-se de que é necessário fazer reserva com antecedência e é obrigatório estar acompanhado de um guia da própria Catedral! Para comprar ingressos, fazer reservas, verificar horários (que podem ser alterados sem aviso prévio e conforme as estações do ano), você pode entrar no site oficial do Duomo de Florença ou CLIQUE AQUI PARA SITE EM PORTUGUÊS!
Assista esse vídeo e saiba: Onde se hospedar em Florença? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Como subir no terraço do Duomo de Florença? Conhecer Florença do alto é uma experiência única! A cidade é linda de todos os ângulos e poder vê-la de um ângulo especial como esse vai tornar sua viagem inesquecível, pode ter certeza! E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!