Conheça o Teatro do Silêncio em Lajatico na Toscana

Lajatico, na província de Pisa, na Toscana, é terra natal do magnífico Andrea Bocelli e, ali, encontramos um Teatro ao ar livre, muito especial: o Teatro do Silêncio. Vamos conhecê-lo?

0 360

Conheça o Teatro do Silêncio em Lajatico na Toscana

Quando falamos de música italiana muitos nomes nos surgem em mente, mas um dos primeiros, sem dúvida, é o de Andrea Bocelli. O tenor italiano é dono de uma das vozes mais abençoadas do mundo e nasceu em Lajatico, na província de Pisa, na Toscana e, ali, fica um teatro ao ar livre esplêndido: o Teatro do Silêncio. Vamos saber mais? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Vamos conhecer um pouco da História do Teatro

Hoje vamos para a província de Pisa, na Toscana, para conhecermos um teatro localizado em uma pequena cidade chamada Lajatico, terra natal do magnífico Andrea Bocelli: o Teatro del Silenzio (teatro do silêncio). O Teatro é lindíssimo e é, na verdade, um anfiteatro feito a partir da exploração da formação natural da colina que o abriga. Leia também: onde assistir uma ópera na Itália?

A inauguração do teatro

O teatro foi inaugurado dia 27 de julho de 2006, e foi construído por testamento do próprio Andrea Bocelli, que nasceu em Lajatico. A ideia original do lugar era o de receber somente um show por ano, que seria o de Andrea e, por isso, recebeu o nome de Teatro do Silêncio.

A estrutura do teatro

A estrutura do local nos apresenta um “palco” circular, com alguns metros de comprimento, e todo ano a cenografia muda. O teatro é também uma fundação. Nos dias em que o teatro não tem nenhuma apresentação, as arquibancadas são totalmente desmontadas e o palco se transforma em um lago artificial.

A área foi idealizada por Alberto Bartalini, o arquiteto dos sonhos. Para ele, Lajatico e suas paisagens representam os lugares de sua infância e precisavam ser destacadas. Ele idealizou um teatro, onde a atração principal fosse, especialmente, feita ‘de natureza’; um lugar onde a sinfonia mais preciosa fosse a dos ventos, que ‘tocam uma música’ marcante, mas com melodias doces, suaves, refinadas e afinadas.

A ideia de Andrea Bocelli para a construção do teatro

A brilhante ideia do Teatro del Silenzio combina a beleza da paisagem com o requinte musical de Andrea Bocelli, que nasceu nessa mesma cidade. A ideia, no início, não foi muito bem compreendida, mas Alberto conseguiu transferir para o papel o objetivo de Bocceli com maestria.

Aqui, a vista é de um palco natural, e o plano de fundo é a paisagem que parece ter sido pintada a mão. As primeiras ideias foram discutidas em uma viagem de trem para Roma, quando o arquiteto se preparava para dar vida a um sonho. Em 2005 Alberto Bartalini já compartilhava do sonho com seu conterrâneo Andrea e, assim, aceitou o desafio.

No dia 27 de julho de 2006 aconteceu ali o primeiro espetáculo que, claro, foi de Bocelli: “Dedicado aos Grandes Ausentes”, com a obra do Maestro Igor Mitoraj no centro do lago. Desde então o evento se repete todos os anos em Lajatico e é um evento único e inimitável em um cenário natural sem igual no mundo. Muitos nomes famosos já passaram por aquele palco, nome de grandes estrelas da ópera e da música pop, do teatro e das artes. Nomes como: Laura Pausini, Kenny G., Heather Headley, Nicola Piovani, Placido Domingo, Jose Carreras, Toquinho, Orquestra do Maggio Musicale Fiorentino, Elisa, Gianna Nannini, Orquestra do Teatro Carlo Felice de Genova, Luca Tommassini, 2Cellos, Mika, Matteo Bocelli e Dua Lipa.

Informações Úteis

Para saber quando e como assistir aos shows no teatro (que não possui programação fixa), você pode clicar aqui! Lembrando que é necessário comprar ingressos com antecedência e confirmar a presença online, O.K.?! Saiba aqui onde dormir em Pisa! e Como chegar a Pisa a partir de Florença?

Um pouco sobre Lajatico

Com pouco mais de 1.000 habitantes, a cidade é pequena e não é muito conhecida pelo grande público. Lajatico fica em uma colina à esquerda do rio Era, a cerca de 45 km de Pisa, e o município situa-se entre 50 e 628 metros acima do nível do mar. O nome da cidade deriva do nome latino Larius, com o sufixo tipicamente lombardo-aticus. Os primeiros assentamentos nessa zona são da época etrusco-romana, mas a consolidação da atual cidade começou somente no século XII. A vila foi constituída ao redor do castelo pertencente aos condes Pannocchieschi. Já no século XVII, o território foi concedido à família Corsini de Florença até a abolição dos feudos grã-ducais.

Um pouco sobre Andrea Bocelli

Nascido em Lajatico no dia 22 de setembro de 1958, Andrea Bocelli é um dos maiores nomes da música italiana. Andrea Bocelli nasceu em La Sterza, um vilarejo de Lajatico, na província de Pisa. Seus pais, Edi Aringhieri e Alessandro Bocelli, eram proprietários de uma fazenda e também de uma empresa especializada na produção e na comercialização de máquinas agrícolas. Andrea já nasceu com certo nível de deficiência visual. No seu nascimento foi diagnosticado com glaucoma congênito, e, aos seis anos de idade, Andrea entrou em um internato em Reggio Emilia para aprender a ler Braille. Ele perdeu totalmente a visão aos doze anos, após receber uma bolada no meio de uma partida de futebol.

Sua formação

Ele se formou em direito pela Universidade de Pisa e se graduou em Canto Lírico no Conservatório Giacomo Puccini de La Spezia. Durante seus tempos de adolescência, já apresentava seu talento em diversas igrejas de Valdera e nos bares da província. Lançou seu primeiro single em 1982 e, em 1990, assinou um contrato com a Virgin. Em 1992, colaborou com Zucchero Fornaciari, que preparava um espetáculo com outro mestre, Luciano Pavarotti.

Vida pessoal

Andrea foi casado com Enrica Cenzatti, entre 1992 e 2002, com quem teve dois filhos: Amos (1995) e Matteo (1997). Em março de 2012 se torna pai pela terceira vez, dessa vez de uma menina, Virginia, fruto de seu relacionamento com Veronica Berti, com quem se casou em março de 2014.

O evento Music For Hope em Milão

Em 2020, nos ofereceu um verdadeiro presente: se apresentou em um show ‘solitário’ no vazio Duomo de Milão, cantando sucessos que só ganharam mais beleza ainda através de sua voz poética. Visto por mais de 2,7 milhões de pessoas, Andrea homenageou as vítimas e os trabalhadores na linha de frente contra a pandemia da COVID-19, que assolou o mundo todo. A apresentação foi definida como ‘um abraço coletivo a todas as principais capitais do mundo em confinamento por conta do Coronavírus’. O evento se chamou Music For Hope. E foi, de fato, um momento único, histórico, e belíssimo! Caso queira assistir (ou rever) a apresentação, você pode clicar aqui!


Assista esse vídeo e saiba: Roteiro de 10 dias na Toscana? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Conheça o Teatro do Silêncio em Lajatico na Toscana! O teatro do silêncio só reforça que a natureza nos oferece inúmeras belezas e encantos, verdadeiramente, únicos. Se puder conhecer esse lugar esplêndido, não deixe a chance passar, pois vale MUITO a pena! É um lugar único no mundo! Tenha certeza!

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!