Quais são as melhores cafeterias de Florença?
O café italiano é famoso no mundo todo e a história do café na Itália é muito antiga; até hoje o café italiano encanta seus apreciadores e se apresenta de diversas maneiras, gostos e aromas. Hoje vamos para a cidade berço do Renascimento, onde os convido para conhecer – comigo – as melhores cafeterias da belíssima Florença, capital da Toscana. Prontos? Vamos lá! Quais são as melhores cafeterias de Florença? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
A Itália é um dos países que mais consome café no mundo e os italianos são extremamente exigentes quando falamos dessa bebida tão revigorante! Hoje vamos à descoberta das melhores cafeterias de Florença. Não é difícil encontrar lugares incríveis para degustar um bom café na cidade, mas alguns deles merecem destaque! É um amante de um bom café? Então, vem comigo! Conheça também as melhores cafeterias em: Roma, Veneza, Nápoles e Milão. E, finalmente, seguimos para saber quais são as melhores cafeterias de Florença. Prontos? Vamos lá! Saiba aqui como é o café da manhã na Itália!
1) Quais são as melhores cafeterias de Florença? CAFFÈ PASZKOWSKI
Inaugurada em 1846, esta é uma das cafeterias mais famosas de Florença! Clássica, nos oferece um café muito especial e quitutes de enlouquecer até mesmo os donos dos paladares mais exigentes. O local, em 1904, passou para a família polonesa Paszkowski que fez do local uma cervejaria e, nos primeiros anos de 1900, reunia escritores, artistas e outras personalidades importantes. Após a guerra, em 1947, o local foi reformado e passou a funcionar, também, como um pequeno restaurante. A decoração daqui é toda no estilo do início do século XX, e é muito charmosa! Vale a pena conhecer!
- Caffè Paszkowski
- Site Oficial: Caffè Paszkowski
- Onde? Piazza d. Repubblica, 31-35/r.
2) Quais são as melhores cafeterias de Florença? CAFFÈ LE GIUBBE ROSSE
Outro café histórico de Florença é o fantástico Caffé Le Giubbe Rosse. Também na Piazza della Repubblica, foi fundada em 1897 e logo se tornou um sucesso. Também reunia muitos nomes famosos como artistas e poetas e, até hoje, é um lugar muito procurado tanto por locais quanto por turistas. O café daqui é magnífico! Cremoso, saboroso e tirado com perfeição.
- Caffé Le Giubbe Rosse
- Site Tripadvisor: Caffé Le Giubbe Rosse
- Onde? Piazza della Repubblica, 13/r.
3) Quais são as melhores cafeterias de Florença? CAFFÈ GILLI
Inaugurada em 1733 é considerada a cafeteria mais antiga de Florença. É o tipo de lugar histórico, clássico e que encanta, até hoje, quem senta em uma de suas mesas para degustar um dos melhores cafés de toda a Itália! Juro! Sem exagero! Além do café, o local produz seu próprio chocolate e todos eles são uma perdição! Os doces também chamam atenção e harmonizam perfeitamente com o cremoso espresso servido na casa! Vale, DEMAIS, conhecer esse local!
- Caffè Gilli
- Site Oficial: Caffè Gilli
- Onde? Via Roma, 1/R.
4) Quais são as melhores cafeterias de Florença? RIVOIRE
Apesar do carro chefe da casa não ser propriamente o café, o local PRECISA ser visitado! Aqui, em 1872, Enrico Rivoire, de Torino e chocolatier real, abriu a Rivoire como uma fábrica de chocolates. Foi neste local que, praticamente, o chocolate quente se tornou popular! Em 1977 os Rivoires passaram a administração para os irmãos Bardelli, que fizeram questão de manter todas as características artesanais da produção dos produtos disponibilizados aqui, que vai desde a torrefacção do cacau até a embalagem final. As receitas são originais e o cenário no estilo do início do século XX é um presente para nossos sentidos, sem falar do chocolate quente servido na casa: o melhor dos melhores! Embora não consiga vencer a incrível vista para o Palazzo della Signoria que, dependendo do dia, se tinge de dourado com a luz do sol, você precisa conhecer esse lugar!
- Rivoire
- Site Oficial: Rivoire
- Onde? Piazza della Signoria, 5/R.
5) Quais são as melhores cafeterias de Florença? VIVOLI
Em 1929 o senhor Serafino Vivoli fundou uma leitaria que, pouco depois, acabou se tornando um excelente local para encontros de diversos grupos! Vivoli desenvolveu um incrível trabalho junto ao irmão, Raffaello, e em 1932 eles decidiram se aventurar na produção de gelato. Tudo sempre artesanal: o gelo vinha de Saltino, pouco acima de Vallombrosa, onde toda a produção era feita no inverno para poder ser armazenada em caixas especiais até o verão. Até o transporte era especial: o gelo vinha durante a noite, para que não derretesse no trajeto. Piero, filho de Raffaello, foi o responsável pelo sucesso do local e, até hoje, a administração é familiar, oferecendo produtos maravilhosos!
- Vivoli
- Site Oficial: Vivoli
- Onde? Via Dell’Isola delle Stinche, 7r.
Você conhece a história do café?
Quando falamos de Itália, alguns produtos tipicamente italianos nos surgem em mente: a massa, a pizza, o Aperol e, claro, o café! O café é uma das bebidas mais consumidas na Itália e o país possui uma história muito estreita com essa iguaria vinda da Arábia. A história do café na Itália teve início há séculos e tudo por conta de sua privilegiada posição geográfica, que facilitou muito suas relações comerciais com os árabes, responsáveis por disseminar a tradição cafeeira pela península itálica. Um dos centros mais importantes dessa distribuição no século XVI foi Cairo, Egito, de onde diversos comerciantes já exportavam o café para quase todos os lugares do mundo, incluindo a Itália. Leia também: Onde fazer piquenique em Florença?
A verdadeira expansão do café
A verdadeira expansão do café começou durante o Império Otomano, que forneceu diversos países com quantidades imensuráveis do grão. Daqui podemos saltar para o século XVII, onde o conhecido como “vinho da Arábia”, finalmente, fez sua estreia oficial na Europa. Há uma pequena história – mas que, na verdade, nunca foi confirmada e nem desmentida – de que um século antes do café se tornar um famoso na Itália, já era possível encontrar, em Veneza, grãos de Coffea arábica. Os grãos eram vendidos em vários boticários, custava uma pequena fortuna e as eram usados como remédio para diversos problemas. Já no final do século XVII, as cafeterias surgiram com força total por todo o território europeu e se firmaram, também, na Itália! Leia também: o que fazer em Florença com chuva?
Por que o café era ‘o vinho da Arábia’?
O café era chamado de ‘o vinho da Arábia’, porque era a única bebida, além do chá, que os árabes podiam consumir durante o jejum religioso obrigatório. A bebida também era conhecida como a ‘bebida do diabo’, pois ninguém entendia como essa bebida escura e amarga tinha capacidade de oferecer a quem a tomasse energia e revitalização. Claro que, naquela época, não tínhamos os estudos que existem hoje sobre os benefícios (e malefícios!) do café, por isso tantos questionamentos sobre a bebida. Conheça aqui nossa seção sobre Alimentação na Itália!
Algumas curiosidades…
- Na Itália a primeira cafeteria nasceu em Veneza e foi batizada de ‘a bottega do caffè’; o local ficava muito bem localizado, no coração da Piazza San Marco, e foi inaugurado no final do século XVII.
- É muito comum vermos a Itália constantemente na lista dos países que mais consomem café no mundo e, também, é muito famosa por seus cafés saborosos e imponentes, não à toa os cafés italianos detêm diversos prêmios ao redor do mundo em diversas ‘categorias’!
- A primeira cafeteria ‘oficial’ da Itália foi inaugurada em Veneza, em 1615 e, um século depois, em 1720, foi inaugurado – também em Veneza – o famoso Caffè Florian, na Piazza San Marco, que é, até hoje, referência no mundo inteiro e é considerada a cafeteria mais antiga do mundo!
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e conheça o melhor da bela Itália!!!!


Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Quais são as melhores cafeterias de Florença? Tomara um café, comer um doce ou degustar um quitute já é uma delícia, em Florença então: a experiência é única! Bom passeio! Como sempre digo: evidente que Florença possui uma infinidade de cafeterias incríveis! Se, por acaso, você encontrar alguma delas que te atraia: não hesite em entrar e apreciar um bom café, e quem sabe até, um belo docinho! Tenho certeza de que você não vai se arrepender e, além do mais, lembre-se: você está em uma das cidades mais lindas do mundo, então, aproveite!
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!