Conhecer Montepulciano e o seu fantástico vinho!
Conhecer Montepulciano e o seu fantástico vinho! Conhecida por seu requintado vinho Nobile, Montepulciano nos encanta também de outras formas. Hoje vamos apresentar as melhores atrações de Montepulciano!
Conhecer Montepulciano e o seu fantástico vinho!
Que Bacco ilumine este post! Hahaha… O vinho Nobile (Nobre em português) é considerado um dos melhores vinhos do mundo, mas sua cidade natal vai além: história, beleza e cultura fazem parte dessa pequena cidade Toscana. Já degustou um vinho Nobile? Não? Então é porque você ainda não conhecer Montepulciano. Vem com a gente conhecer Montepulciano e o seu fantástico vinho! Não deixe de conhecer também a belíssima Montalcino!
Gostaria de saber mais sobre a Toscana? Então leia nossos Posts Especiais no Viajando para Itália:
- Os cinco castelos imperdíveis na Toscana?
- Uma semana na Toscana?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- Rotas do vinho na Toscana?
- Roteiro do vinho em Val d’Orcia?
- Agroturismo na Toscana
- Castelos para se hospedar na Itália?
Vai chegar diretamente em Florença – Aeroporto Amerigo Vespucci (Américo Vespúcio em português) ? Então não deixe de ler nosso Post sobre “Como ir do Aeroporto Amerigo Vespucci para o Centro de Florença?” com várias opções e dicas;)
E se está pensando em chegar na Itália por Roma – Aeroporto de Fiumicino? Então não deixe de ler nosso Post sobre “Como ir do Aeroporto Fiumicino para o Centro de Roma?” com várias opções e dicas;)
Se você acha que tem muito para conhecer da Itália e não quer pensar em muitos detalhes para organizar essa viagem, leia após as Conclusões: “E agora quem poderá me AJUDAR?”
É sua primeira vez na Itália? Então não deixe de assistir a esse vídeo com dicas imperdíveis para viagem dos seus sonhos. Se inscreva em nosso canal e receba vídeos com temas importantes sobre a Itália.
Depois de assistir ao vídeo não deixe de ler também nosso post “O que fazer antes de viajar para a Itália“ e “Qual o melhor roteiro para ir pela primeira vez para a Itália“.
Conheça aqui nossos parceiros e suas opções de Tours em Grupo em Língua Portuguesa nas principais cidades italianas!
CLIQUE AQUI SEM COMPROMISSO E CONFIRA OS PREÇOS!
Sua História
Bom, vamos começar contando um pouco da história deste lugar belíssimo! Os primeiros registros apontam que a cidade foi abitada na idade etrusca que, durante muitos séculos de guerras entre Siena e Florença, dominaram Valdichiana e Val D’Orcia. A guerra entre Florença e Siena se seguiu até 1232, quando Siena, finalmente, conseguiu conquistar o território. A base da economia local é, além da produção de vinhos, a produção agrícola. O turismo é outro ponto forte da região, já que é uma das mais visitadas por turistas do mundo todo. Mas enfim, vamos conhecer Montepulciano?
Assista a esse vídeo e conheça Montepulciano!
(Fonte: Aer Drone)
1) Conhecer Montepulciano e o seu fantástico vinho! PIAZZA GRANDE
O Centro Histórico da cidade é um espetáculo a parte! Pequena, a cidade possui uma rua principal que leva até a Piazza Grande. Na Piazza, o grande destaque fica com duas atrações: o Duomo, dedicado a Santa Maria Assunta (construída entre 1592 e 1630) e o Poço Medieval. Ali fica também o Palazzo dei Capitano del Popolo. Dentro das enormes muralhas, ficam a Igreja Sant’Agnese com seu imponente portal gótico original, a Fortaleza Del Sangallo e a Porta de Gracciano, restaurada em 1500. Dali, é possível chegar até a Porta di Gracciano onde, à esquerda, é possível ver a coluna de Marzocco, toda feita de mármore.
2) Conhecer Montepulciano e o seu fantástico vinho! PIAZZA SAVONAROLA
Adiante, na Piazza Savonarola, fica a pequena Igreja dedicada a São Bernardo. Do lado direito da rua fica um dos palácios renascentistas mais belos de toda a Itália, o Palazzo Avignonesi del Vignola, uma das maiores famílias produtoras de vinho da cidade. As inscrições que aparecem ali são de origens etruscas e latinas. Belíssimas! Depois continue até o Palazzo Bucelli, onde é possível ver algumas urnas funerárias em seu muro.
Outro destaque da cidade é a Igreja de Sant ‘Agostino, a fachada, imponente, é cheia de detalhes. A Torre dell’Orologio, que bate as horas de hora em hora, fica ali perto e é digna de visita. Um dos bares mais antigos, tradicionais e procurados de Montepulciano é o Café Poliziano. Vive lotado, mas vale a pena a espera! Não deixe de visitar a Igreja de São Francisco outro lindo edifício, o Palazzo Aragazzi. Leia também Roteiro do vinho na Val d´Orcia e as principais vinícolas de Montalcino e de Montepulciano!
3) Conhecer Montepulciano e o seu fantástico vinho! TEMPIO DI SAN BIAGIO
Outro local que merece seu tempo é o Tempio di San Biagio onde, até 1518, ficavam o que restou de uma igreja. Pouco ficou de pé por ali, mas em uma das paredes é possível observar um afresco do século XIII que mostra Nossa Senhora com o menino Jesus. Dizem que, em 1518, a imagem já realizou alguns milagres, por isso foi decidida a construção do templo, em forma de cruz grega, neste local.
VOCÊ SABIA?
Presenteio meus leitores com 30 minutos de Consultoria GRATUITA para a escolha dos Hotéis.
EU QUERO A MINHA CONSULTORIA AGORA
4) Conhecer Montepulciano e o seu fantástico vinho! CHIESA S. MARIA DEI SERVI
Por último não deixe de conhecer a Chiesa di Santa Maria dei Servi, que é a igreja mais antiga da cidade, do século XIII, e que possui diversas obras de arte em seu interior. O destaque principal é uma pintura feita na pedra e intitulada de Madonna della Santoreggia.
5) Conhecer Montepulciano e o seu fantástico vinho! NOBILE
Falar de Montepulciano sem citar o Nobile é uma heresia! O Nobile di Montepulciano tem a denominação de D.O.C.G. (Denominação de Origem Controlada e Garantida) o que significa que o vinho precisa seguir uma série de regras durante todo o processo de produção: desde a colheita das uvas até seu engarrafamento e, inclusiva, sua comercialização. Para fiscalizar esse processo existe um consórcio que faz auditorias constantes em todos os produtores e faz com que todas as regras sejam respeitadas a risca.
Principais Exigências
As principais exigências são: o vinho deve ser feito de, pelo menos, 70% de uva sangiovese (prugnolo gentile) e 30% de outras variedades, é permitido também utilizar uvas brancas, mas a porcentagem não pode ser superior a 5%. O Nobile só pode ser colocado a venda após dois anos de maturação, para vinhos comuns, e 3 anos para os tipo Riserva. Todas as uvas utilizadas no processo devem ser autorizadas pelo consórcio.
Para o vinho ser nomeado Nobile, todo esse processo deve ocorrer na cidade de Montepulciano. Suas melhores harmonizações acontecem com pratos à base de carnes vermelhas assadas, mas é possível também harmonizá-lo com queijos de sabor forte como o pecorino, feito com leite de ovelha, e o Parmigiano Reggiano maturato, ou seja, envelhecido. A temperatura de serviço ideal é de 18 a 20 graus e seu sabor e marcante e seco.
Procurando uma mala especial para transportar os vinhos?
A empresa responsável por estes produtos únicos é a Lazenne e eles entregam em qualquer hotel da Europa. Inclusive você poderá pagar com cartão de crédito, e em Reais! Ficou curioso? Então clique no banner abaixo sem compromisso e conheça todos os acessórios. Você vai se encantar!
Assista esse vídeo e saiba: Qual transporte utilizar na Itália: carro ou trem? Se inscreva em nosso canal e recebe mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)
GANHE um guia de viagem para a Itália clicando no banner abaixo e não deixe de conhecer nossos outros Guias de Viagem Clicando Aqui!
Informação Importante
Escolhemos os nossos parceiros com muita atenção, mas frisamos que o blog “Viajando para Itália” não se responsabiliza por nenhum tipo de problema durante o serviço prestado indicado.
Conclusão
Vinho, belezas e culturas. Montepulciano é capaz de capturar nossos corações sem nem nos rendermos conta, além de nos proporcionar lembranças inesquecíveis! E se mesmo assim você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem;)
Leia também nossos posts especiais:
“Quanto vou gastar em uma viagem para Itália?”
“O que fazer antes de viajar?”
“Exemplos de Roteiros Turísticos”
“Quantos dias eu preciso para conhecer a Itália?”
Leia também nossos posts sobre Aeroportos na Itália:
COMO IR DO AEROPORTO DE ROMA PARA O CENTRO DE ROMA?
COMO IR DO AEROPORTO MALPENSA PARA O CENTRO DE MILANO?
COMO IR DO AEROPORTO DE VENEZA PARA VENEZA CENTRO?
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
“E agora quem poderá me AJUDAR?”
Muita informação não é mesmo ? Se você leu esse artigo e sentiu aquele friozinho na barriga pensando: E agora???? Quem poderá me AJUDAR??? Não se desespere, pois nós temos a solução.
São tantos detalhes para se pensar: dinheiro, passagens, hotéis, restaurantes, opções de passeio, tempo, deslocamento, segurança, clima, família… que as vezes dá vontade até de desistir, não é mesmo? Mas nós TEMOS A SOLUÇÃO OU O SEU DINHEIRO DE VOLTA (estornamos 100%). Para oferecermos essa GARANTIA é porque temos certeza absoluta que irão gostar dos nossos serviços. Veja os depoimentos de quem fez esse serviço conosco.
Para todas essas questões temos a Consultoria de Elaboração de Roteiro, onde otimizaremos seu tempo através do seu perfil.
→ Não, não, não pense que é caro ou fora do seu alcance. Inclusive, provamos a você que é possível gastar bem menos através de um roteiro bem elaborado e personalizado. Continue lendo nosso post.
Vai sobrar dinheiro ?

Otimize seu tempo, conheça mais lugares e poupe seu dinheiro
→ Contratando a Consultoria de Roteiro com antecedência, o nosso serviço será quase gratuito*. E tem mais, você ainda receberá muitos brindes e bônus. Descubra os presentes que você estará recebendo ao longo dessa pré-organização clicando bem aqui!
Clientes que reservam esse tipo de serviço com antecedência (em média 2 a 3 meses) podem economizar mais de 200 Euros com os nossos serviços (que deram um total de, mais ou menos, 90 Euros), ou seja: economizaram na viagem com pequenas mudanças e, só com passagens de trem, dicas de restaurantes, etc,você poupou mais de 200 Euros; além de ter toda a viagem organizada da melhor maneira possível. Entre em contato conosco e saiba mais…
Conheça também nossas indicações:
PASSEIOS EM GRUPO EM LÍNGUA PORTUGUESA NAS PRINCIPAIS CIDADES ITALIANAS? RESERVE AGORA CLICANDO AQUI!
Não deixe de ler:
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália
- Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
- O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
- Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
- Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
- Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
- Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
- Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!
Grande abraço da Itália,
Ana Patricia