Rotas do vinho na Toscana?
A Toscana é famosa por ser uma região que produz alguns dos melhores vinhos do mundo, entre eles, alguns em destaques são: Brunello, Chianti e Nobile, mas a região produz diversos tipos e vinhos e, muitos deles, premiadíssimos. Você gostaria de conhecer as rotas do vinho na Toscana? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
Hoje vamos saber quais são as rotas do vinho da Toscana ou, em italiano, Le Strade del Vino. Há diversas estradas que cruzam as maravilhosas colinas florentinas e seus municípios e todas as cidades são encantadoras, além de haver diversas vinícolas em muitas delas. Próximas a todas essas cidades existem cidades ainda menores, mas não que não deixam nada a desejar quando se fala de beleza e preciosidade! Abaixo fizemos um dos posts mais completos com todas as rotas do vinho das Toscana! Você vai se apaixonar por todas elas! Leia nosso Post Especial: Como trazer vinhos da Itália para o Brasil?.
Que tal um acesso a vinícolas autênticas e fora do circuito turístico habitual? Conheça nossa parceira Dani, do Site: De Carona na Toscana!
Aqui você encontrará uma oportunidade VIP de mergulhar de cabeça na cultura do vinho toscano, conhecendo produtores locais e descobrindo segredos bem guardados.
Para saber mais sobre a Dani e contratar seus serviços, clique aqui e peça já um orçamento sem compromisso!
1) Rotas do vinho na Toscana: NOBILE DE MONTEPULCIANO
Rota do Vinho Nobile de Montepulciano: emerge em uma colina a 605 metros de altura do nível do mar e possui, além de vinhos excelentes, pontos turísticos de enorme beleza e história. Algumas cidades principais da região são: Abbadia, Acquaviva, S. Albino e Cervognano. As cidades ali perto, facilmente acessíveis, são: Val d’Orcia: sendo Pienza, San Quirico, Bagno Vignoni; Amiata. Em pequenas cidades localizadas próximas de Montepulciano, os vinhos são de qualidade excepcional! Leia também sobre a Enogastronomia.
2) Rotas do vinho na Toscana: CHIANTI COLLI FIORENTINI
Rota do Vinho Chianti Colli Fiorentini: Uma das mais belas rotas e que conta com a joia italiana Florença! As estradas são encantadoras e as cidades, indescritíveis! As principais cidades são: Bagno a Ripoli, Barberino Val d’Elsa, Certaldo, Fiesole, Figline Valdarno, Florença, Impruneta, Incisa Valdarno, Lastra a Signa, Montelupo Fiorentino, Montespertoli, Pelago, Pontassieve, Reggello, Rignano sull’Arno, San Casciano Val di Pesa, Scandicci e vai até Tavarnelle Val di Pesa. Gostaria de entender mais sobre vinhos italianos? Então leia nosso Post Especial Quais são os tipos de vinhos italianos?
Importante
- Se beber não dirija! Fique muito atento porque as leis italianas são severas;)
Com o Guia Viajando para a Itália, você terá acesso a informações privilegiadas, como indicações de hospedagens, melhores gelaterias, pizzerias e restaurantes; informações importantes sobre transportes, museus, passeios e atrações imperdíveis; além de sugestões de roteiro para sua viagem.
Tudo o que você precisa para sua viagem ser perfeita, reunido num só lugar!
Clique aqui e saiba mais!3) Rotas do vinho na Toscana: CHIANTI RUFINA E POMINO
Rota do vinho Chianti Rufina e Pomino: Estamos ao Leste de Florença e é aqui onde se apresenta um território encantador! É a casa do Chianti Rufina DOCG e do Pomino DOC, dois vinhos mais do que especiais e cheio de apreciadores espalhados pelo mundo todo. Ambos são seculares e essa região, que se estende até os Apeninos, é generosa com suas vilas antigas, construções do século XVI e igrejas românicas. Fazem parte dessa maravilha: Pontassieve, Pelago, Rùfina, Londa e Dicomano.
Dica
- Experimente, além dos vinhos, os queijos e azeites produzidos na região! São fantásticos! Saiba aqui onde comprar vinhos em Roma, Milão e Florença!
(Fonte: Camera di Commercio di Firenze)
4) Rotas do vinho na Toscana: MONTEREGIO DI MASSA MARITTIMA
Rota do vinho Monteregio di Massa Marittima: Essa rota passa pelascolinas Metallifere, na Alta Maremma Grossetana. Mais centralizado permite chegar a destinos de grande interesse enogastronomico, cultural, artístico, arqueológico e naturalista. Cercada por colinas é uma das zonas mais impressionantes da região. Suas principais cidades são: Monterotondo Marittimo, Follonica, Roccastrada (com destaques para Roccatederighi, Sassofortino, Montemassi), Castiglione della Pescaia, Gavorrano e Scarlino.
5) Rotas do vinho na Toscana: VINO COSTA DEGLI ETRUSCHI
Rota do Vino Costa degli Etruschi: Com praias paradisíacas quase intocadas e paisagem verde, tem uma vida noturna bem agitada. Grandes vinhos são produzidos por aqui; um local de destaque é La California, conhecida como a California italiana, ou ainda, o Bordeaux italiano. Suas principais localidades são: Montescudaio, Guardistallo, Castellina Marittima, Montecatini, Castagneto, Sassetta, Suvereto e Piombino, limite com a Ilha Elba.
(Fonte: toscanachannel)
6) Rotas do vinho na Toscana: COLLI DI CANDIA E DI LUNIGIANA
Rota do Vinho Colli di Candia e di Lunigiana: Repleta de história e natureza é uma das rotas mais bonitas de se fazer. As colinas litorâneas dão um toque de charme e os bosques o frescor! Suas cidades de maior destaque são: Montignoso, Costa Apuana e Lunigiana, Massa, Carrara, Fosdinovo e Pontremoli.
7) Rotas do vinho na Toscana: COLINAS PISANE
Rota do Vinho das Colinas Pisane: Colada com a província de Pisa ficam cidades cheias de fascinação como San Miniato, Palaia, La Rotta, Peccioli, Laiatico, Terricciola, Lari, Crespina, Fauglia, Lorenzana, Casciana Terme, Chianni. Ideal para se percorrer em qualquer época do ano, essa rota possui uma característica especial: suas paisagens mudam constantemente e sempre nos surpreende!
8) Rotas do vinho na Toscana: MEDICEANI DE CARMIGNANO
Rota do Vinho Mediceani de Carmignano: A rota dos cinhos Mediceani de Carmignano nos leva a uma das regiões mais antigas e famosas pela qualidade dos vinhos, além de sua elegância. Desde 1300 produzindo vinhos, em 1716 engarrafou a primeira safra, hoje, DOC. Impressiona o fato de este pequeno território produzir tantas ‘joias’ da enologia mundial. Suas principais cidades são: Carmignano, Poggio a Caiano, Bacheretto, Comeana e Poggio alla Malva.
9) Rotas do vinho na Toscana: VERNACCIA DE SAN GIMIGNANO
Rota do Vinho de Vernaccia de San Gimignano: Patrimônio da UNESCO, suas colinas cobertas por oliveiras, vinhas e campos cultivados enchem nossos olhos com tamanha beleza. San Gimignano é também onde se produz quase todo o açafrão para exportação (e consumo) da Itália. É um passeio belíssimo que, com certeza, vale muito a pena! A vernaccia é um tipo de vinho feito na região que pode ser tanto tinto quanto branco; de sabor suave, é ideal para acompanhar antepastos.
10) Rotas do vinho na Toscana: COLLI DI MAREMMA
Rota do Vinho Colli di Maremma: Com cidades belíssimas e 4 rótulos DOC, conta sua história através da cultura, tradições e paisagens únicas! Vive quase que completamente a base de agricultura e também produz excelentes queijos e azeites. Seus rótulos DOC? Morellino di Scansano, Bianco di Pitigliano, Ansonica e Parrina. Suas principais cidades são: Isola del Giglio, Monte Argentario, Capalbio, Orbetello, Grosseto, Magliano in Toscana, Scansano, Manciano, Sorano, Campagnatico, Roccalbegna e Pitigliano.
11) Rotas do vinho na Toscana? COLLINE LUCCHESI E MONTECARLO
Rota do Vinho Colline Lucchesi e Montecarlo: De beleza única e com muita história, lhe apresentamos as colinas de Lucca (Colline Lucchesi)! Suas trilhas traçadas pela natureza, com um toque do Homem, apresentam casas dos séculos XVI e XIX; as oliveiras e vinhas centenárias, só enriquecem ainda mais toda essa beleza natural! Além disso, as igrejas são espetaculares e suas torres nos fazem voltar no tempo! Fazem parte dessa rota: Pieve Santo Stefano, San Gennaro, Montecarlo e as colinas de Porcari e Altopascio. Ah, o artesanato local é impressionante!
12) Rotas do vinho na Toscana: MONTESPERTOLI
Rota do vinho de Montespertoli: Abençoada pelo clima, terreno e localização, a área de Montespertoli é uma das melhores quando se faça em produção de uvas e vinhos. Com quase três quartos de sua área é dedicada ao cultivo de uvas para produções de vinhos DOCG. O mais famoso deles é o Chianti Montespertoli, claro!:)
13) Rotas do vinho na Toscana: TERRE DI AREZZO
Rota do Vinho Terre di Arezzo: Agora a brincadeira fica séria! No coração da Toscana, a enogastronomia se faz notar em todos os detalhes. Além de possuir artesanatos famosos no mundo todo e propostas gastronômicas típicas e de qualidade, a região sabe como conquistar o turista com um prato de ‘pasta’ e um ‘bicchiere di vino’! 😉
É uma das mais longas rotas e seus quase 200 km apresenta diversas zonas de produção de vinhos sendo eles:
Chianti D.O.C.G., Chianti Colli Aretini D.O.C.G., Colli Etruria Centrale D.O.C., Valdichiana D.O.C. e Cortona D.O.C., Vinsanto del Chianti D.O.C. e Chianti Colli Aretini D.O.C.. Passando por ali é possível ver também plantações de azeitonas, castanhas, tabaco além de bosques belíssimos. Suas cidades, e localidades, mais ilustres são: S.Giovanni Valdarno, Montevarchi, Pergine, Montozzi, Civitella, Valdarno, Valdichiana, Valdambra, Ambra, Pieve di S. Maria in Altaserra, Cortona, Pieve Gropina, Castelfranco e, finalmente, Arezzo.
14) Rotas do vinho na Toscana: MONTECUCCO
Rota do Vinho de Montecucco: Outra das mais famosas rotas percorre uma extensa (e belíssima área!). As sete cidades encantadoras produzem o DOC Montesucco e ficam todas na província de Grosseto. São elas: Cinigiano, Civitella Paganico, Campagnatico, Castel del Piano, Arcidosso, Seggiano e Roccalbegna. É impossível não cair de amores pela região, pelos vinhos e pela gastronomia irretocável! Ah, o azeite fabricado ali também recebe o certificado DOC e é inigualável! Você precisa experimentar! O percurso principal da região passa por: Paganico, Sasso d’Ombrone, Poggi del Sasso, Montecucco, Cinigiano, Porrona, Montenero, Montegiovi, Montelaterone, Castel del Piano e Seggiano.
Procurando uma mala especial para transportar os vinhos?
A empresa responsável por estes produtos únicos é a Lazenne e eles entregam em qualquer hotel da Europa. Inclusive você poderá pagar com cartão de crédito, e em Reais! Ficou curioso? Então clique no banner abaixo sem compromisso e conheça todos os acessórios. Você vai se encantar!
Assista este vídeo em nosso Canal do YouTube e saiba onde se hospedar na Toscana!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Rotas do vinho na Toscana? É bom saber que temos várias opções, não é mesmo? Normalmente se fala somente sobre Montepulciano, Montalcino e algumas outras cidades, mas as rotas do vinho pela Toscana vão além e são todas encantadoras! Qualquer delas que você decidir escolher para conhecer te deixará memórias, e sabores, inesquecíveis no palato e no coração!
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Olá, gostei muito do seu site. Tenho algumas perguntas: A rota de vinhos é gratuita ou é preciso pagar alguma taxa para participação da vindima e degustação? Após o passeio é possível adquirir os vinhos diretamente com as vinícolas, ainda que apenas 1 unidade de cada vinhedo? Agradeço se puder me responder.
Silvana a estrada do vinho é gratuita.. o que se paga é para degustar nas vinicolas.. e se pode comprar nas vinicolas tranquilamente.. Veja como transporte o vinho aqui Abraços