O que fazer na Itália em 15 dias com Carro?
Vai viajar para a Itália e está pensando em alugar um carro e percorrer as belas estradas do país, mas não tem ideia de que roteiro seguir? Se sim, este post é para você! Hoje vamos dar uma dica de roteiro de O que fazer na Itália em 15 dias com Carro! É um destino fantástico para qualquer tipo de roteiro, é tão rica em atrações turísticas que agrada a todos os viajantes. Tenho certeza que você vai se apaixonar pela Itália! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Exemplos de Roteiros Turísticos na Itália!
Nossa Introdução
A Itália tem uma beleza infinita a oferecer, tesouros artísticos, paisagens encantadoras e delícias culinárias. Enfim, são tantos os motivos para deixar-se encantar pelas maravilhas deste país. Do fascinante cenário dos Alpes no Norte da Itália, passando pelo patrimônio histórico-cultural de toda a península até chegar ao Sul. Vulcões, ilhas de perder o fôlego e praias românticas acompanham o visitante durante sua viagem na Itália. Roma, a mais conhecida e famosa, é apenas uma, perto das inúmeras atrações que aguardam por você, durante seu roteiro pela Itália.
Nosso Itinerário
Bem, pronto para iniciarmos o nosso itinerário de quinze dias na Itália com carro? O roteiro terá 15 dias de duração e nossos destinos serão as cidades principais e arredores. Em algumas cidades dormiremos apenas uma noite, em outras duas e em Roma pernoitaremos por quatro noites! Portanto, ao total serão quinze cidades, incluindo os Bate e Volta, que são as visitas diurnas nos vilarejos e lugares que ficam perto dos locais mais famosos, turisticamente falando. Iremos nos deslocar em um carro alugado, que você pegará em Veneza e devolverá quando chegar em Roma. Leia também: Como se deslocar na Itália?
O nosso tour se iniciará pela cidade de Veneza, a qual você chegará de avião!! “Ah mas eu vou chegar na Itália pelo aeroporto de Milão!”, sem problemas! Chegue em Milão, faça um belo passeio pelos principais pontos turísticos da cidade, pernoite ali por uma noite e depois siga o fluxo normal do nosso roteiro. Lembrando que esta ideia de roteiro que iremos apresentar, pode ser modificada de acordo com os seus gostos e preferência, não fique com a pressão de seguir tudo a risca!
Para se deslocar entre Milão e Veneza, você pode escolher alugar o carro em Milão e já partir para Veneza dirigindo feliz pelas rodovias (a distância que separa as duas cidade é de 265km) ou pegar um trem até Veneza e de lá pegar o carro. Tanto de carro quanto de trem a viagem dura aproximadamente 3 horas. E não se esqueça: Nosso tour é somente uma ideia, você poderá fazê-lo obviamente como preferir, tirando e colocando as cidades que desejar 🙂 Vamos começar! Leia também: O que ver na Itália em 20 dias de carro?
Entre para a nossa Comunidade Exclusiva no WhatsApp e tenha acesso a tudo o que você precisa para planejar sua viagem com confiança.
Antes de embarcar, você receberá dicas essenciais para organizar cada detalhe. Durante a sua estadia, terá segurança e suporte ao vivo. Além disso, poderá trocar experiências com outros viajantes apaixonados pela Itália, aprendendo com suas vivências e evitando perrengues.
Tudo isso está disponível por menos de R$ 35,00 por mês!
Clique aqui e faça parte da nossa comunidade agora!1) O que fazer na Itália em 15 dias com carro? CONHEÇA VENEZA!
PRIMEIRO DIA: Veneza – Chegada no Aeroporto de Veneza de preferência bem cedinho, aqui dormiremos uma noite! Você pode pegar um ônibus ou um táxi para ir buscar o carro (já alugado com antecedência no Brasil), depois fazer o check-in no hotel, onde ficaremos uma noite. Atenção!!!Lembre-se de confirmar se na reserva do hotel está incluso estacionamento. Veneza é uma cidade de cultura e arte, é uma das mais românticas do mundo. Sua originalidade é conhecida por todos, só a sua posição na lagoa já nos leva a compreender a grandeza que a torna tão bela. SAIBA AQUI COMO CHEGAR A VENEZA!
Principais Atrações em Veneza
Vamos passear por essa cidade incrível e apaixonante e conhecer os seus principais pontos turísticos.
A Emoção de Navegar pelo Grande Canal
Quando você estiver navegando pelo Grande Canal, através de um Vaporetto, o famoso transporte da cidade, terá a oportunidade de passar em frente aos magníficos palácios e lindas igrejas, também passaremos embaixo da famosa Ponte Rialto. A linha mais utilizada pelos turistas é a Linha 1, pois é ela que percorre, lentamente, o Grande Canal da estação de ônibus de Piazzale Roma até a Ilha de Lido; tem paradas em alguns pontos turísticos como a Praça São Marcos e a Ponte Rialto.
Piazza San Marco e suas belezas
Descendo do vaporetto, estaremos na praça mais frequentada de Veneza: a típica Piazza San Marco – onde encontraremos atrações como a famosa Basílica de São Marcos, o Palácio Ducal, a Torre do Sino e a belíssima vista da lagoa. Iniciamos com a visita à Basílica de San Marco e o Palácio Ducal, assim evitarmos as longas filas que se formam na entrada – principalmente perto da hora do almoço.
A Basílica de San Marco tem padrão de arquitetura ocidental-oriental, único exemplar em toda a Europa. Só os magistrais mosaicos e os pisos da igreja já justificam a visita! Depois iremos conhecer o Palácio Ducal, teremos uma ideia de como eram os aposentos particulares do doge e também o tribunal da república ducal. Atravessando a famosa Ponte dos Suspiros, acessamos a prisão, de onde fugiu Casanova.
A este ponto me parece obrigatório fazer uma parada para o lanchinho – e se quisermos um capricho não tão econômico, meu conselho é de comer em uma das históricas cafeterias na Praça San Marco, que exala a atmosfera da cidade banhada pelo mar.
Tarde de Compras
O nosso passeio continuará na parte da tarde com a Torre do Relógio e as lojinhas de produtos típicos. Essas lojinhas, chamadas “Mercerie”, ficam nas três ruas comerciais mais famosas de Veneza. Elas nos levam da Praça San Marco até as feirinhas da Ponte Rialto. Aqui os amantes das compras encontrarão tudo o que possam imaginar, e de todos os preços.
Depois desse dia cheio de emoções, chegada em Veneza e passeios por tantos lugares, vá descansar, pois cedinho partiremos para a bela Verona! Leia também: O que fazer em Veneza em um dia? e Como usar o Vaporetto em Veneza?
2) O que fazer na Itália em 15 dias com carro? VERONA!
SEGUNDO DIA: Após um farto café da manhã, deixamos Veneza para pegarmos a estrada para Verona, a cidade que inspirou uma das histórias de amor mais conhecida do mundo, Romeu e Julieta! A distância entre Verona e Veneza é de 103km, você gastará cerca de 1h30 nesse trajeto. Em Verona dormiremos duas noites.
Principais Atrações em Verona
Falando em Romeu e Julieta, um dos pontos turísticos mais badalados da cidade é a “Casa de Julieta”! Você entrará por um portão (infelizmente um pouco desgastado pelo mal uso das pessoas) que te dará acesso ao pátio da casa tida como a residência dos Capuleti. É nesse pátio que estará a famosa estátua da apaixonada Giulieta, e onde os turistas divertidamente fazem o ritual de boa sorte para o amor, colocando a mão no seio da estátua.
Mas o principal ponto turístico da cidade é Arena de Verona, um anfiteatro romano que possui uma conservação excelente e que recebe grandiosos shows de renomados artistas nacionais e internacionais, além de Concertos de Ópera, realmente é um lugar incrível! Depois de conhecer esses lugares maravilhosos é hora de ir para o hotel, descansar pois no outro dia, faremos um passeio por duas cidades próximas de Verona. Leia também: Cinco Atrações Imperdíveis em Verona.
3) O que fazer na Itália em 15 dias com carro? BATE E VOLTA EM PESCHIERA DEL GARDA E SIRMIONE!
TERCEIRO DIA: Depois de uma bela noite de sono e um reforçado café da manhã, é hora de percorrer cerca de 43km e conhecer duas lindas cidades que ficam na região do Lago di Garda! Nessas cidades faremos somente um Bate e Volta, portanto no final do dia retornaremos para Verona.
Principais atrações em Peschiera del Garda
Iremos para Peschiera del Garda, lugar com origens romanas e onde também a união das montanhas e do lago formam uma bela paisagem. Uma característica muito interessante da cidade é que ela é rica em muralhas, fortes e igrejas. Além disso, o centro histórico é repleto de lojinhas para fazer compras, se divertir e talvez agradar o paladar com os deliciosos pratos típicos dessa pequena cidade. SAIBA MAIS SOBRE O LAGO DI GARDA AQUI!
Principais atrações em Sirmione
Sirmione é uma das cidades que possuem vista para o Lago di Garda e um dos pontos turísticos principais é o Castello Scaligero que fica bem no Centro Histórico da cidade e é muito famoso por seu estilo medieval. Um outro ponto muito bonito para se visitar são as Grutas de Catullo, que foi o que restou de uma antiga vila romana. Ela fica bem na ponta da península de Sirmione, é circundada pelas águas do Lago di Guarda, uma verdadeira paisagem cenográfica.
Que tal desfrutar de momentos a beira-mar? Ou quem sabe usufruir de águas termais com propriedades salutares e relaxantes? Pois muito bem, em Sirmione você pode admirar as belas praias de Lido delle Bionde e Giamaica. E sim a cidade possui Termas que oferecem tratamentos de beleza e bem estar para quem deseja usufruir de belos momentos de relax.
Depois de usufruir do belíssimo passeio por essas duas cidades, retorne para Verona, durma e descanse, pois no outro dia Florença te aguarda!!
4) O que fazer na Itália em 15 dias com carro? CONHEÇA FLORENÇA!
QUARTO DIA: Depois do café da manhã bem relaxado, deixaremos a cidade de Verona para seguir viagem pelas estradas da região e alcançar a linda Florença – uma das cidades mais amadas do mundo, orgulho da Itália e da Toscana e que fica a cerca de 234km. Em Florença dormiremos 4 noites e assim que fizer o check-in no hotel e deixar o carro, inicie o passeio por essa cidade maravilhosa.
Principais atrações em Florença no primeiro dia
Iniciaremos nosso passeio a partir da Praça do Duomo, que fica em uma área aberta belíssima, lá você verá Basílica de Santa Maria da Flor, o Campanário de Giotto e o Batistério de São João (San Giovanni). A Catedral de Santa Maria da Flor, ou do Duomo de Florença, é um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade e é considerada uma das mais famosas catedrais do mundo.
Que tal ter uma vista panorâmica incrível de Florença? Pois saiba que Campanário de Giotto, desenhado pelo artista, agora se tornou um destino imperdível não só para apreciar a admirável estrutura, mas também para admirar a vista magnífica da cidade. A visita da Cúpula é possível somente reservando online. Enquanto se for visitar somente a Catedral (Duomo) não é necessário bilhete. SAIBA AQUI ONDE DORMIR EM FLORENÇA!
5) O que fazer na Itália em 15 dias com carro? CONHEÇA MAIS UM POUCO DE FLORENÇA!
QUINTO DIA: Depois de tomarmos café da manhã relaxado, sairemos caminhando novamente pelas ruas de Florença, ande com calma, aprecie cada detalhe dessa cidade que maravilhosamente encantadora.
Principais atrações em Florença no segundo dia
Hoje é dia de visitar a Capela dos Medici, não deixe de visitar os túmulos, pois quem os fez, foi simplesmente Michelangelo. Em seguida vá a Basílica de Santa Maria Novella, nessa mesma igreja estão o crucifixo pintado por Giotto, um crucifixo de madeira esculpido por Brunelleschi e a Trindade de Masaccio.
O Palazzo Pitti também deve ser incluído na rota de passeios, pois muita obra de arte, museus e obras-primas de Rafael e Ticiano estão lá. Que tal passear e se deslumbrar com um jardim magnífico? Os Jardins de Boboli, na residência da família Medici, faz com que todos se apaixonem por seus bosques e esculturas. Gosta de apreciar o Pôr do Sol? Então, vá ao Piazzale Michelangelo para finalizar o dia! Lá você terá uma das mais belas vistas de Florença! Se possível chegue um pouco mais cedo, pois o local geralmente fica lotado ao final do dia, justamente pela cena belíssima entre o sol se pondo e realçando ainda mais a beleza da cidade! Leia também: O que fazer em Florença em dois dias?
6) O que fazer na Itália em 15 dias com carro? FAÇA UM BATE E VOLTA EM PISA E LUCCA!
SEXTO DIA: Depois te ter passeado muito por Florença que tal conhecer algumas cidades próximas e que agregarão mais beleza e alegria a sua viagem? Hoje será o dia de fazer um bate e volta nessas duas cidades que encantam quem as conhece, Pisa e Lucca. A distância de Florença até elas é de aproximadamente 74km, vamos lá?
Principais atrações em Pisa
Acredito que um dos pontos turísticos mais conhecidos do mundo esteja em Pisa, pois é aqui que encontraremos a famosa. Torre torta! Mesmo sendo uma cidade pequena, Pisa possui grande importância para a região da Toscana, pois, atualmente, Pisa se destaca por ser um importante centro industrial e universitário. Além da Torre inclina, visite também a Praça Duomo, o Camposanto e as Lungarni. Ah! Uma curiosidade interessante é que no passado Pisa é berço de nascimento do grande estudioso Galileu Galilei! Leia também: O que visitar em Pisa em um dia?
Principais atrações em Lucca
Ao chegar em Lucca, você já se encantará ao atravessar o seu portão de entrada! Pois ela é uma cidade com características medievais e é cercada por Muralhas, que foram construídas no século XVI. Depois quando você entra na cidade, você poderá admirar suas torres medievais e as mais de 100 igrejas que ainda existem na cidade. Além da Muralhas, é bom destacar duas torres que valem a pena serem visitadas são elas: a Torre Giunigi e a Torre das Horas.
Caminhando pelas ruas da cidade, você encontrará restaurantes com o nome de, por exemplo, Turandot, nome conhecido para os admiradores de ópera! Pois foi em Lucca que nasceu o famoso compositor Puccini, criador de óperas famosíssimas.
Depois desse dia incrível retorne para Florença, pois no outro dia terá mais bate e volta! Leia também: O que fazer em Lucca em um dia?
7) O que fazer na Itália em 15 dias com carro? FAÇA UM BATE E VOLTA A CINQUE TERRE!
SÉTIMO DIA: Amanheceu o dia e depois de tomar um reforçado café da manhã é hora de andar cerca de 165km e depois de 2h30 você chegará a deslumbrante Cinque Terre! Manarola, Riomaggiore, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare, formam essa região incrível que te deixará encantado!
Principais atrações em Cinque Terre
Cinque Terre possui sua costa toda banhada pelo Mar Tireno, que faz parte do Mar Mediterrâneo, e está na região da Ligúria. As cidades ficam nas encostas e oferecem vista espetaculares do mar, inclusive existem passeios que nos surpreendem com toda a sua beleza, como o o roteiro da La Via dell’Amore vai por um calçadão que une Riomaggiore e Manarola e é declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO (junto com o Parque Nacional de Cinque Terre), vale muito a pena desfrutar desse momento! Além disso, trilhas florestais e passeios de barco completam a visita às “Cinco Terras”. Depois de passar o dia nesse lugar maravilhoso, retorne para Florença e descanse! Pois no outro dia partiremos para Montepulciano e durante o trajeto, faremos parada em San Gimignano e Siena! Leia também: Como ir a Cinque Terre a partir de Florença?
8) O que fazer na Itália em 15 dias com carro? PARTIDA PARA MONTEPULCIANO COM PARADA EM SAN GIMIGNANO E SIENA!
OITAVO DIA: Depois de um bom café da manhã, deixaremos Florença e seguiremos viagem para Montepulciano,onde dormiremos por duas noites. Mas durante o trajeto até Montepulciano, faremos uma parada em San Gimignano, (um lindo vilarejo histórico nas colinas de Chianti) que está a 54km de Florença e em Siena, que fica a 43km de San Gimignano. Como a ideia é dormir em Montepulciano, a passagem por essas cidades será rápida, mas com certeza você não vai se arrepender!! CONHEÇA AQUI UM ITINERÁRIO DE CARRO NA TOSCANA!
Principais atrações em San Gimignano
Ao atravessarmos os muros de San Gimignano, voltamos para o século XIII e encontramos um dos melhores exemplos da arquitetura urbana medieval da Europa – por isso merece o título de Patrimônio Histórico dado pela UNESCO.
Considerada a “Manhattan Medieval”, San Gimignano é famosa pelas suas casas, as torres medievais, os muros altos e ruas estreitas. Não podemos deixar de visitar a Praça della Cisterna e a Catedral com a Colegiada – lá é possível apreciar os afrescos de Ghirlandaio e Benozzo Bozzoli. Também passaremos pelo Palácio de Podestà e a Igreja de Santo Agostinho.
Façamos uma pausa para o almoço em um dos restaurantes típicos da aldeia, assim experimentamos os sabores do vilarejo e logo que almoçarmos seguiremos para Siena, visitaremos e seguimos rumo a Montepulciano onde vamos dormir e visitar só no dia seguinte. SAIBA AQUI ONDE DORMIR EM SIENA!
Principais atrações em Siena
Siena é considerada a cidade medieval mais bem conservada da Itália. Com suas ruas estreitas, a magnífica Praça do Campo e suas tradições seculares (como o Pálio, que acontece todo o ano e toma os principais quarteirões da cidade). Iniciemos com a visita da Igreja de São Domenico, que abriga as Relíquias de Santa Catarina (Padroeira da Itália e da Europa), também a Praça do Campo, onde ocorre a famosa competição.
Vamos a pé para a Catedral, uma das maravilhas do Romântico Gótico da Itália. A esta hora será o momento do almoço em um dos restaurantes típicos, para saborear os dotes culinários de Siena. À tarde continuamos com o passeio pelas ruas congestionadas da cidade, até à noite. Então jantaremos e iremos dormir. Amanhã será um novo dia! O QUE FAZER EM UM DIA EM SIENA?
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e siga minhas dicas para não pegar multa dirigindo na Itália!

Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
9) O que fazer na Itália em 15 dias com carro? CONHEÇA MONTEPULCIANO E MONTALCINO!
NONO DIA: O dia amanheceu em Montepulciano e você poderá desfrutar de momentos muito especiais nessa cidade incrível. O cenário que nos lembra um verdadeira fábula, com seu estilo medieval, as praças, as lojinhas e um dos melhores vinhos da Itália, o Vinho Nobile, orgulho da população. Como é uma cidade pequena, aconselho que assim que você almoçar, faça um bate e volta em Montalcino, que fica a 42km de lá, e também te encantará com sua beleza.
Principais atrações em Montepulciano
A cidade possui praças e monumentos encantadores! A Piazza Grande é a praça central da cidade e lá existem lugares que devem ser visitados, a Catedral de Santa Maria Assunta, o Pozzo dei Grifi e dei Leoni e o Palazzo Comunale, que se destaca pela incrível semelhança com o Palazzo Vecchio de Florença. Essa semelhança se justifica pois foi Cosimo di Medici, um dos membros da nobre família fiorentina que solicitou que fosse erguido esse prédio na cidade.
Que tal poder apreciar uma vista panorâmica estonteantemente bela de Montepulciano? Pois saiba que no Palazzo Comunale, depois de comprar o bilhete que custa 5,00 euros, é possível subir a torre e se surpreender com a beleza de uma vista ampla da praça e da paisagem ao redor.
A principal rua da cidade é a il Corso, aqui os turistas fazem a festa, passeando por entre as lojinhas de souvenir, comidas típicas locais, doces, restaurantes e ainda aproveitar de várias adegas em busca do famoso Vinho Nobile. Leia também: Conhecer Montepulciano e o seu fantástico vinho!
Principais atrações em Montalcino
Para você que gosta de desfrutar de bons momentos com uma taça de vinho, se não provou, com certeza já ouviu falar do famoso vinho Brunello de Montalcino, que é produzido na cidade. Mas além disso, a cidade oferece também encantadores cenários para você passear e desfrutar de momentos inesquecíveis. A cidade, mesmo sendo palco das diversas guerras entre Siena e Florença, pouco mudou de meados do século XVI até os dias atuais, mantendo suas características medievais.
A Fortaleza Rocca, que fica no Centro Histórico e foi construída em 1361, hoje em dia, abriga uma enoteca onde é possível fazer degustações e receber informações rica em detalhes sobre os vinhos da região. Palazzo dei Priori, Torre do Relógio e a Piazza del Popolo, também são lugares que podem e devem ser visitados. Gosta de Arte Sacra? Em Montalcino, no antigo convento ao da Igreja de Santo Agostinho, fica o Museu de Arte Sacra, um dos mais importantes da Toscana!
Após ter passado um dia incrível entre tantas construções, monumentos, obras de arte, excelentes vinhos e comida, retorne para Montepulciano e descanse! Pois cedinho partiremos para Assis! Leia também: Vamos visitar Montalcino? A famosa cidade do Brunello!
Dica Especial!
É um apaixonado por vinho e não quer errar no hora de escolher qual comprar? Saiba que temos uma parceira muito especial, a Dani Palhano, especialista em vinhos da região da Toscana que além de te ajudar a escolher um excelente vinho, pode te acompanhar em passeios com degustação em vinícolas maravilhosas de Montepulciano, Montalcino, San Gimignano e muito mais!
Ficou interessado em conhecer vinícolas na Toscana junto com uma especialista? Então peça já um orçamento para nossa parceira Dani!
Clique aqui para solicitar seu orçamento!
Acesse aqui para seguir o perfil da Dani no Instagran!
10) O que fazer na Itália em 15 dias com carro? CONHEÇA ASSIS!
DÉCIMO DIA: Partida para Assis – Depois do café da manhã, deixaremos Montepulciano cedinho e seguiremos para a emocionante Assis, que fica a 87km e gastaremos cerca de 1h20 até lá. Em Assis teremos o dia todo para passear e dormiremos uma noite.
Principais atrações em Assis
11) O que fazer na Itália em 15 dias com carro? PARTIDA PARA ROMA PASSANDO POR ORVIETO!
DÉCIMO PRIMEIRO DIA: Depois de um bom café da manhã, deixaremos Assis e seguiremos para a cidade de Orvieto, que está a 90km de distancia, para um tour de um dia, pois no finalzinho do dia partiremos para Roma. Orvieto é uma cidade majestosa e encantadora, com pouco mais de 1 km de extensão e 800 m de largura, a cidade narra uma história repleta de manifestações artístico-culturais, desde a época etrusca até o nosso milênio.
Principais atrações em Orvieto
Podemos dizer que todo o planalto da colina tufácia representa um conjunto monumental ao livre, onde é possível descobrir tantos tesouros escondidos, além da atmosfera característica da cidade.
Vale a pena conhecer a Catedral, que surpreende pelos mármores coloridos e os mosaicos dourados na fachada. No interior da igreja estão localizadas duas capelas: a Capela do Corporal (onde fica a relíquia do Milagre de Bolsena) e a Capela de São Brício (decorada com afrescos de 1500, obra de Luca Signorelli).
À direita da catedral, na Corso Cavour, surge o Palácio dos Papas, em estilo gótico. A Torre do Moro tem vista para toda a cidade, e garante uma paisagem extraordinária. Bem na entrada da cidade fica o Poço de São Patrício, obra magistral de Antonio da Sangallo (com 62 metros de profundidade, é equipado com dois lances de escada em dupla hélice sobrepostas, e que serviam para o transporte de água). Terminando a visita à cidade de Orvieto, partiremos direto para Roma, a 122km e onde permanecermos o restante de dias da nossa viagem, ou seja, os últimos quatro dias! Leia também: Vamos conhecer Orvieto na Região da Úmbria?
ATENÇÃO!! Chegando em Roma devolveremos o carro no aeroporto, pois Roma possui Zona de Tráfico Limitado e a chance de levar multa é altíssima, portanto NÃO ACONSELHAMOS ENTRAR EM ROMA COM CARRO.
Dica Especial!
Próximo a Orvieto, cerca de 20km, existe a peculiar aldeia Civita di Bagnoregio, conhecida como a “cidade que morre”, pois ela recebeu esse nome por causa do seu destino lento e cruel que a condenou à erosão. Hoje residem pouquíssimas pessoas no local, pouquíssimas mesmo, 10 pessoas no total.
Além dessa condição que já é um atrativo por si só, a cidade ainda possui alguns pontos turísticos interessantes, como a Piazza San Donato e a Gruta de Bonaventura! Ficou curioso em conhecer essa aldeia? Então leia o nosso post, Civita di Bagnoregio, uma das aldeias mais lindas da Itália!
12) O que fazer na Itália em 15 dias com carro? CONHEÇA ROMA (1º DIA – ROMA IMPERIAL)!
DÉCIMO SEGUNDO DIA: Depois de um café da manhã relaxado, vamos iniciar o nosso tour para descobrir as maravilhas da “cidade eterna”. Roma é sem dúvidas uma das cidades mais lindas do mundo, e não dá para descrevê-la em poucas páginas. Mas é justamente por isso que vamos nos hospedar alguns dias a mais nesta cidade incrível, justamente para termos a oportunidade de aproveitar melhor parte de sua grandeza.
Como foi dito, para visitar Roma não vale a pena estar de carro, pois o trânsito caótico arruinaria a viagem, portanto, optamos por usar o metrô e pequenas caminhadas. De qualquer forma, faremos longos passeios a pé, já que cada rua de Roma é um pedaço de história, de arte e de cultura. SAIBA TUDO SOBRE ROMA AQUI!
Escolhendo as Atrações em Roma
Sempre que devemos decidir o que ver em Roma, deparamos com um problema na hora de escolher as atrações, pois são várias. Pois afinal quatro dias voam! E principalmente quando nos programamos para uma atividade agradável como visitar a capital da Itália.
Principais atrações em Roma para o primeiro dia
Na parte da manhã nosso desembarque será na Estação Circo Massimo e daqui começaremos nosso Tour pela famosa Roma Imperial, passando primeiro pelo Circo Massimo e a Bocca della Veritá. Depois de visitarmos essas duas atrações, continuaremos nosso Tour pela Roma Imperial, seguindo agora para visitar: Palatino, Coliseu, Fórum Romano, Campidóglio, Fórum Imperial e Altar da Pátria (Monumento a Vítor Emanuel II da Itália).
Parada para almoçar em um bom restaurante central…
Lembro que a Itália é famosa pela sua comida (Clique aqui e saiba onde comer bem em Roma)e tendo tempo, sempre vale a pena escolher um bom restaurante para degustar uma das comidas mais gostosas do mundo. Mas como estamos com pouco tempo, sugiro sempre um lanche rápido no almoço. Deixe para fazer um belíssimo jantar relaxante à noite. Saiba aqui: O que fazer a noite em Roma?
13) O que fazer na Itália em 15 dias com carro? CONHEÇA ROMA (2º DIA – VATICANO E MUSEUS)!
DÉCIMO TERCEIRO DIA: Vamos tomar um bom café da manhã bem relaxado, pois hoje será um dia cheio, por isso precisamos de muita energia.
Depois de recarregados iremos visitar a Zona do Vaticano conhecendo: Museu Vaticano, Basílica San Pietro, Castel Sant´ Angelo e Trastevere. O Vaticano é a sede da Igreja Católica e consiste de um enclave murado dentro da cidade de Roma, capital da Itália. Com aproximadamente 44 hectares e com uma população de pouco mais de 800 habitantes, é o menor país do mundo.
Tour na parte da manhã…
Na parte da manhã desembarcaremos na Estação de Metrô Ottaviano e iremos a pé até o Museu Vaticano, recomendo comprar os bilhetes com antecedência para não enfrentar quilômetros e mais quilômetros de fila. E depois visitaremos o museu que possui uma das mais importantes coleções de arte do mundo e visitaremos a famosa Capella Sistina e as “Stanze di Raffaello”. A pinacoteca do museu oferece uma pequena, mas preciosa coleção de obras de Raffaello, Tiaziano e Leonardo, tire pelo menos três ou quatro horas para visitar o museu com um pouco de calma.
Continuando nosso tour a tarde….
Seguiremos nosso tour até a Piazza di San Pietro e a majestosa Basílica de São Pedro, meta de peregrinos de todo mundo, é a maior basílica do mundo. A basílica te deixará literalmente maravilhado! E seguiremos a visita passando pelo Castel Sant´Angel, pois é uma imponente fortaleza construída no ano de 139 d.c para ser o mausoléu do Imperador Adriano, mas que ao longo dos séculos foi utilizado por ulteriores razões, como por exemplo refúgio para os papas durante as revoltas políticas.
Curtindo a noite em Trastevere!!!!
Por último nesse maravilhoso dia, aconselho jantar no famoso bairro de Trastevere, pois é um dos bairros mais antigos e pitorescos de Roma. Saiba mais a vida noturna de Roma em Trastevere! e Conheça aqui os 10 melhores restaurantes de Trastevere!
14) O que fazer na Itália em 15 dias com carro? CONHEÇA ROMA (3º DIA – ROMA BARROCA)!
DÉCIMO QUARTO DIA: Hoje é o dia de conhecermos a Roma Barroca! Vamos para a Estação mais próxima do Metrô e desembarcaremos na Estação Flaminio, daqui seguiremos visitando a Piazza del Popolo, Piazza Spagna, Monte Quirinal, Fontana Trevi, Piazza Navona, Panteão e o Teatro Marcelo. A riqueza das construções de arquiteturas incríveis te deixarão encantado(a), a riqueza de detalhes como a Fontana dei Quattro Fiume de Bernini, que fica na Piazza Navona, é incrível, inclusive a Embaixada Brasileira, fica pertinho dela!
15) O que fazer na Itália em 15 dias com carro? CONHEÇA ROMA (3º DIA – ROMA CRISTÃ)!
DÉCIMO QUINTO DIA: Vamos ao nosso último dia em Roma. Primeiro vamos visitar a Roma Cristã, com as três principais e mais importantes igrejas de Roma e depois continuaremos nosso Tour na via mais antiga de Roma, Via Appia. Aconselho reservar um voo a noite, pois assim você terá o dia para aproveitar mais um pouco a capital italiana e depois é somente pegar um transfer ou um táxi e ir para o aeroporto!
Enfim, nesse último dia, visitaremos os outros monumentos considerados “mais importantes” de Roma, e poderemos dizer que a “glória” da cidade eterna realmente se encontra em cada ponto, em cada pequena igreja, fonte, praça ou monumento importante.
Principais atrações da Roma Cristã
Igreja de São João de Latrão (desembarque na Estação San Giovanni), que é considerada a “mãe” de todas as igrejas do mundo, com a Escada Santa: usada por Jesus para entrar na sala de seu interrogatório com Pôncio Pilatos antes da crucificação. Em seguida iremos conhecer a Basílica de São Paulo Extramuros (desembarque na Estação San Paolo Fuori Muori),pois é onde se encontra o túmulo do apóstolo Paulo.
E para terminar esse tour pela Roma Cristão, vamos visitar a Chiesa di Santa Maria Maggiore (desembarque na Estação Termini), construída entre 432 e 440, durante o pontificado do Papa Sisto III, e dedicada ao culto de Maria, Mãe de Deus, cujo dogma da Divina Maternidade acabara de ser declarado pelo Concílio de Éfeso 431.
Tour na Via Appia
Vamos fazer uma parada para o almoço e durante a tarde prosseguiremos para a Via Appia: uma das principais estradas da antiga Roma e a Tomba di San Callisto: Contém a famosa Cripta dos Papas.
E por fim, sobrando tempo (e tendo disposição) podemos fazer uma breve visita as Terme di Caracalla, pois foram construídas entre 212 e 217, durante o governo do imperador romano e são um perfeito exemplo das grandes termas imperiais. Leia também: Quais são as catacumbas que valem a pena visitar em Roma?
Bom Saber
A Via Appia possui quilômetros, por isso para visitá-la é necessário alugar uma bicicleta, pois o ideal seria ter meio dia de tempo livre para fazer esse passeio tranquilamente, mas para quem não tem tempo à disposição, aconselho a reservar um motorista privativo para levá-lo o mais perto possível dos principais monumentos. Ou que tal fazer esse passeio com um Tour em Grupo? Acesse o link a seguir para saber mais: Tour com a Civitatis.
Como chegar a Via Appia com Transporte Público?
A partir da Estação de Metrô Circo Massimo você pegará o ônibus 118 e desembarcar na Porta Sebastiano (Museu delle Mura) depois se faz o tour caminhando ou com uma bicicleta alugada.
Vai viajar pela Itália de carro?
Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.
Não sabe onde alugar o carro?
Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da idéia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )
Importante Saber
Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST: PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?
Assista esse vídeo em nosso Canal do YouTube e descubra como ter a viagem perfeita a para Itália!

Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
O que fazer na Itália em 15 dias com carro? O charme da Itália é o resultado de uma feliz combinação entre história, cultura e gastronomia. Pois apesar do patrimônio geográfico e a natureza magnífica das diversas regiões que encantam a todos nós, os tesouros histórico-culturais e a culinária são os protagonistas que fazem da Itália um país incomparável.
Este roteiro é uma pequena amostra de tamanha beleza. Esta viagem nos dá apenas uma ideia da elegância da Itália. Depois desta primeira experiência, você ficará animado para programar outra viagem – talvez com um pouco mais de tempo para aproveitar melhor o “Bel Paese”, com um ritmo mais lento, curtindo cada lugar.
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Acho qye faltou colocar o casltel sant’elmo de napoli que tem uma vista panoramica incrivel da cidade! Além disso, não podia deixar de fora as ilhas de lá de perto! Como capri e ischia!!!
Oi querida.. obrigada pela excelente dica!! 🙂
Oi Ana, a Itália é minha viagem sonho mas não deixarei Milão fora do roteiro.
🙂 Não deixe de acreditar nos teus sonhos!! E a Itália é realmente um sonho!!
Querida Ana Patrícia,
Em primeiro lugar, quero parabenizar-lhe pelo blog, por demais informativo e uma delícia, como os sabores que rodeiam a extraordinária Itália.
Estarei viajando no final do mês de janeiro e início de fevereiro para a Itália com minha família por 15 dias.
Estou na fase de pensar o roteiro, porém estou com muitas dúvidas…
No início, pensei, partindo de Roma, que é meu destino inicial, ir para o sul da Itália, começando por Nápoles, seguindo para Sorrento e Costa Amalfitana. No entanto, estudando os comentários de outros viajantes que foram no inverno e evitam as regiões praianas, devido ao vento frio do oceano e as atrações fechadas como os bons restaurantes, me fizeram trocar de região, seguindo para o norte e privilegiando as grandes cidades.
Daí pergunto-lhe:
Pensei em um roteiro, saindo de Roma, seguindo para Florença, Bolonha, Verona… daí minha dúvida! Sigo para as Dolomitas ou permaneço na Toscana, pegando um carro em à partir de Verona. (Veneza não mais farei, pois foi minha última rota). Quanto ao frio europeu, o mesmo não mais me intimida, depois de alguns anos só podendo viajar nesse período.
Antecipadamente agradeço sua contribuição a minha angústia, rsss.
Cláudio Mesquita.
Qeurido teu roteiro com as cidades mais de arte para esse periodo está ótimo… (deixa o sul da Itália para o verão/outono italiano). Dolomites nesse periodo é maravilhoso, por isso te aconselho a deixar o interior da Toscana para visitar em um periodo que não seja inverno, primavera e outono seria perfeito.. 🙂 Boa viagem!! Ana Patricia
Querida Ana,
Obrigado por responder tão prontamente ao meu comentário e me dar uma luz na fase de criação do nosso roteiro.
Estamos pensando em fazer essas cidades grandes de trem e alugar um carro, talvez saindo de Verona para as Dolomitas.
Li o seu post sobre dirigir na Itália e confesso que fiquei um pouco assustado com tantas informações, rssss.
Que cidades nas Dolomitas você indicaria para conhecermos?
Você acha que deveríamos ter uma base de apoio na região para fazer os deslocamentos?
Desde já, agradeço sua atenção em nos ajudar!
Cláudio Mesquita
Oi Cláudio, sim, acho mais interessante e menos estressante fazer o tour com trem e pegar o carro em Florença para ir para Dolomites. Veja o meu post sobre Dolomites para conhecer melhor e entender qual poderia ser a tua base de apoio:) www.viajandoparaitalia.com.br/?s=dolomit
Abraços,Ana Patricia
Ana obrigado pelas dicas, meu sonho sempre foi ir para a Italia… meu avo veio de Licusati sul da Italia, então tenho que ir até lá, depois estarei livre para outros passeios. Tem algumas cidades que eu gostaria de colocar na minha rota ( ROMA , VENEZA , ASSIS, FLORENÇA,NAPOLES, E ALGUNS PONTOS DO LITORAL) estou perdido no roteiro, estou programando para ir em Agosto….Será que vc poderia me ajudar um melhor trajeto??Não posso ficar mais de 10dias….obrigado
Antonio bom dia, tudo bem? Deve fazer o tour começando por Venezia, depois Toscana, Assis, e ou ir diretamente para a Campania (Napolés, Costa Amalfitana e Licusani que está mais ou menos a 3 horas de Napoles) e terminar por Roma. Essa seria a melhor solução:) te aconselho a primeira parte fazer com trem e a partir da Toscana seguir com um carro.. a Campania não dará para fazer facilmente com transporte público, será necessário um carro:) para fazer tudo do melhor modo e otimizar o tempo. Grande abraço, Ana Patricia
Ola, Ana
Estou pesquisando hotéis em Roma e vejo que muitos deles tem horario limite para o checkin. Essa regra é fixa?
Minha melhor opção de voo chega em Roma as 23h17, mas os horarios limite vao ate 16h, no maximo 20h do mesmo dia…
Geralmente o check dos hotéis é entre 12 e 14… e se for um hotel com pelo menos 3 estrelas o check a partir do horário oficial pode ser a qualquer momento.. se vc está vendo uma opção com horário limitado provavelmente ou é pousada, ou apartamento um hotel com menos estrelas que não tem recepção 24 horas..
Veja o post : www.viajandoparaitalia.com.br/blog/hospedagens-na-italia-qual-a-diferenca-entre-as-categorias-de-hotel/?swcfpc=1 Abraços, Ana
Quero passar uns 10 duas na Itália com minha filha, será nossa primeira viagem internacional. Qual sua fica?
Te aconselho a se inscrever para receber a newsletter do blog, onde vai acessar o nosso curso basico com as info mais importantes para fazer uma viagem para Italia.Grande abraço, Ana Patricia PS: Veja o post: www.viajandoparaitalia.com.br/blog/qual-e-o-melhor-roteiro-para-ir-pela-primeira-vez-para-italia/?swcfpc=1