Quais são as principais localidades do Chianti na Toscana?
A região do Chianti é uma das áreas mais populares da Toscana. A denominação Chianti, não se refere a uma área precisa, mas a uma área montanhosa situada entre as cidades de Florença, Siena e Arezzo. Mas afinal, quais são as principais localidades do Chianti na Toscana? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Assista esse vídeo com imagens belíssimas da Toscana!

(Fonte: Paolo Cavagna)
Nossa Introdução
Chianti não é uma região muito extensa, mas é muito rica do ponto de vista naturalista, preciosa por seu histórico artístico e generosa por sua enogastronomia. Por esta razão, há muitas perspectivas e possibilidades de rotas entre suas colinas, paisagens naturais, vilas medievais e das pequenas cidades onde as tradições folclóricas ainda estão vivas e são atemporais.
Um pouco mais sobre o Chianti…
Além da beleza naturalística, não se esqueça da comida e do vinho da região de Chianti, uma área conhecida por todo o mundo como a “terra do vinho”, onde o protagonista é o Chianti Classico Gallo Nero, acompanhado de outros vinhedos belíssimo como o Brunello di Montalcino, o Vernaccia di San Gimignano e o Nobile di Montepulciano, bem como um azeite extra virgem Toscano extraordinário. Leia também: Como trazer vinhos da Itália para o Brasil?
O Chianti Classico é aquele feito entre Florença e Siena e inclui todos os municípios de Greve, Panzano, Gaiole, Radda e Castellina, para atravessar estas aldeias, deve se percorrer a Chiantigiana, uma das mais belas estradas da Itália, que atravessa Chianti de Florença para Siena.
Gostaria de entender mais sobre vinhos italianos? Então leia nosso Post Especial Quais são os tipos de vinhos italianos? Agora vamos direto ao assunto e veja aqui as principais localidades do Chianti na Toscana.
Que tal um acesso a vinícolas autênticas e fora do circuito turístico habitual? Conheça nossa parceira Dani, do Site: De Carona na Toscana!
Aqui você encontrará uma oportunidade VIP de mergulhar de cabeça na cultura do vinho toscano, conhecendo produtores locais e descobrindo segredos bem guardados.
Para saber mais sobre a Dani e contratar seus serviços, clique aqui e peça já um orçamento sem compromisso!
1) Quais são as principais localidades do Chianti na Toscana? GREVE IN CHIANTI E MONTEFIORALLE
Começamos a partir de Greve in Chianti, este lugar é o coração da zona de produção do Chianti Clássico e vale uma visita. Esta animada cidade é famosa pela sua praça peculiar, que era a cidade do mercado desde aldeias medievais, castelos e fazendas para as colinas circundantes. Para saber mais sobre Greve in Chianti, clique aqui!
Atrações em Greve in Chianti
Greve in Chianti é o lar de muitas igrejas interessantes e paróquias, além disso, a cidade está cheia de castelos e aldeias medievais que serviram de residências nobres. Greve oferece a oportunidade de provar e saborear muitos produtos típicos de Chianti. Sob as arcadas da praça, na verdade, existem muitas lojas de artesãos, bares e restaurantes. Estes incluem a Antica Macelleria Falorni que só oferece produtos tradicionais do Chianti.
Montefioralle
Pertinho de Greve in Chianti tem uma pequena aldeia chamada Montefioralle, a aldeia é famosa, porque foi onde nasceu Amerigo Vespucci; a casa é situada na via principal, e tem o brasão da família. Você pode chegar ao topo da colina de carro, por uma estrada caracterizada por muitas curvas fechadas e tantas vistas deslumbrantes; ou você pode optar por caminhar até lá.
Por que visitar essa pequena aldeia?
Porque faz parte do Club das aldeias mais lindas da Itália e para conhecer mais da Itália autêntica! A aldeia é bem pequena, portanto, se quiser visitar vou deixar a programação, porque não tem muito que se ver na aldeia, somente apreciar o panorama de um pequeno Centro Histórico Medieval.
Assista esse vídeo em nosso Canal do YouTube e conheça comigo Montefioralle!

Entre para a nossa Comunidade Exclusiva no WhatsApp e tenha acesso a tudo o que você precisa para planejar sua viagem com confiança.
Antes de embarcar, você receberá dicas essenciais para organizar cada detalhe. Durante a sua estadia, terá segurança e suporte ao vivo. Além disso, poderá trocar experiências com outros viajantes apaixonados pela Itália, aprendendo com suas vivências e evitando perrengues.
Tudo isso está disponível por menos de R$ 35,00 por mês!
Clique aqui e faça parte da nossa comunidade agora!2) Quais são as principais localidades do Chianti na Toscana? PANZANO IN CHIANTI
A poucos quilômetros de Greve está localizada Panzano in Chianti, populosa cidade de Chianti; desde o século XII, Panzano tem desempenhado um papel importante na defesa dos territórios de Florença. Para saber mais sobre Panzano in Chianti, clique aqui!
Atrações em Panzano in Chianti
O Castelo de Panzano foi, de fato, um baluarte importante na defesa da República de Florença nas guerras entre Florença e Siena. Também neste local encantador, entre as atmosferas antigas e restos medievais há locais para se comer e beber.
É agradável caminhar pela cidade antiga e respirar o ar dos velhos tempos, permanecendo na Praça Principal para um copo de vinho. De fato, em Panzano, existem alguns bares e restaurantes que oferecem degustação de vinhos e produtos locais típicos. Além disso, há a Antica Macelleria Dario Cecchini (antigo açougue) famoso pela sua excelente ‘bistecca alla fiorentina’ (um bife alto e grosso), que é cortado ao lado da Divina Comédia.
Importante!!!
- Se beber não dirija! Fique muito atento porque as leis italianas são severas e escolha o motorista da rodada 😉
- As aldeias são pequenas e você consegue conhecê-las em apenas um dia, porém aconselho que se hospede em um agriturismo para aproveitar bem a experiência na região.
- Clique aqui para 10 Dicas de Agriturismos na Toscana!
3) Quais são as principais localidades do Chianti na Toscana? CASTELLINA IN CHIANTI
Continuando em direção a Siena, fica Castellina in Chianti, com origens antigas, a cidade tem uma rica história que remonta à Idade do Bronze e aos etruscos. Muitos são também os testemunhos da época medieval. Para saber mais sobre Castellina in Chianti, clique aqui!
Atrações em Castellina in Chianti
A posição favorável do cruzamento das quatro Zonas do Chianti fez deste lugar uma importante cidade estratégica e militar, entre Florença e Siena, dos quais permanecem sua bela Fortaleza e a passarela para Via delle Volte.
O Centro Histórico de Castellina foi completamente reestruturado, e é aqui que você pode admirar dois interessantes sítios arqueológicos, o Túmulo de Montecalvario, uma importante prova da era etrusca, que remonta aos séculos VII-VI a.C. e La Rocca, uma torre do século XIV, que está localizada na praça principal e de onde, do topo, você pode admirar a paisagem de Chianti.
Visite também o Castelo Monternano e o Museu Arqueológico de Chianti, no interior da fortaleza. No centro histórico, na Via Ferruccio, você vai encontrar muitos restaurantes, boutiques, lojas e construções históricas como o Palácio Squarcialupi e o Palácio Banciardi. Imperdíveis são os inúmeros bares de vinho, onde podemos saborear vinhos locais.
4) Quais são as principais localidades do Chianti na Toscana? RADDA IN CHIANTI
Deixando a Chiantigiana se chega a outra bela cidade, Radda in Chianti, que mantém a sua aparência medieval original e as paredes ainda protegendo o centro da cidade, que se desenvolve em um labirinto de ruas concêntricas. Para saber mais sobre Radda in Chianti, clique aqui!
Atrações em Radda in Chianti
Radda é uma aldeia muito turística de Siena, importante cidade vitícola, cheia de eventos culturais e folclóricos. A vila tem a aparência medieval característica, com interessantes edifícios históricos e religiosos, como o castelo histórico que há apenas os restos de muralhas e torres.
A cidade inteira está reunida em torno da Igreja de São Nicolau e do Palácio Pretoriana, que data do século XV. Importante é o antigo iglu (feito de pedra) que remonta à cidade aos tempos do Grão-Duque. Você pode visitar as fazendas vizinhas para provar o Chianti e outras iguarias da Toscana e experimentar a atmosfera típica de Chianti e seu melhor vinho.
5) Quais são as principais localidades do Chianti na Toscana? SAN GIMIGNANO
Entre estes belos lugares não poderia faltar San Gimignano, cidade Patrimônio Mundial Cultural e Natural da UNESCO, e passeando por suas ruas não será difícil entender o porquê. Apesar de ser uma cidade pequena, ela irá surpreendê-lo com sua beleza e com sua riqueza de maravilhas arquitetônicas e urbanas. Para saber mais sobre San Gimignano, clique aqui!
Atrações em San Gimignano
Você vai se encantar com a seu Centro Histórico com, por exemplo, a bela Praça de São Agostinho com sua homônima e bela igreja, ou, lugar mais interessante, é o antigo Conservatório de Santa Clara, que abriga o Museu Arqueológico e a Galeria de Arte Moderna e Contemporânea.
Como não ver Praça da Cisterna, maravilhosa, abraçada por torres medievais e casas, você está na praça, com a vizinha Praça do Duomo, que sempre foi o centro da vida da cidade. Você vai se surpreender com o seu piso em azulejo e muitas, muitas torres, verdadeiro símbolo da cidade. Imperdível será também uma visita à Rocca di Montestaffoli, da época medieval, com seus círculos de paredes.
Assista esse vídeo em nosso Canal do YouTube e conheça comigo San Gimignano!

Mapa com as principais aldeias do Chianti

Como Chegar ao Chianti?
Chianti é uma das áreas mais belas e conhecidas da Toscana. Colinas e aldeias empoleiradas caracterizam este território que se estende entre Florença e Siena, há muitos lugares para visitar e muitos quilômetros para se percorrer se você quiser desfrutar o sabor desta região.
Mover-se em uma área tão vasta, embora recolhida, pode ser complicado se você decidir usar o transporte público. Por outro lado percorrê-la de carro, pode ser muito agradável e tornar-se parte integrante da viagem (sempre com um mapa bem detalhado na mão).
1) Como Chegar ao Chianti? DE TREM
Embora a rede ferroviária seja bem desenvolvida na Toscana, ela não alcança as principais cidades de Chianti. As estações ferroviárias de Chianti são, na verdade, apenas duas, Poggibonsi e Castellina in Chianti com partida e/ou chegada a/da Florença ou Siena. A escolha entre os dois, claro, depende do seu itinerário.
Poggibonsi pode ser o seu ponto de partida se você decidir visitar San Gimignano, Monteriggioni e outras localidades na fronteira, antes de passar para o Chianti DOC ou para Siena. Castellina in Chianti, por outro lado, está localizada no coração de Chianti e é o lugar ideal para começar a sua viagem.
Saiba Aqui!
Qual é a diferença dos trens na Itália? Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia também o Post: Como comprar uma passagem de trem na Itália?. Veja as opções de viagens através do site da Trenitalia.
2) Como Chegar ao Chianti? DE CARRO
O carro é definitivamente a melhor maneira de visitar Chianti, porque você pode ser livre para escolher onde e quando fazer sua viagem, mas também para poder desfrutar o melhor da natureza e espetáculos desta área.
A Florença-Siena, estrada que corre ao longo da fronteira entre Chianti e Val d’Elsa, é a conexão mais rápida, sendo uma estrada de alta velocidade, mas não deixe saborear a beleza da paisagem. A saída mais adequada para chegar rapidamente ao coração de Chianti, é a Poggibonsi Norte.
Auto-estradas
A estrada estatal 222, chamada de Chiantigiana, que sobe e desce colinas, atravessa todas as principais cidades de Chianti. É certamente espetacular e muito bonita para percorrer, mesmo que por alguns quilômetros. O panorama ao longo desta estrada muitas vezes pode deixar você sem fôlego.
Deve ter cuidado para ir por ali à noite ou manter uma velocidade reduzida, a fim de evitar atropelar javalis, porcos e veados. A auto-estrada 2 Cassia, corre quase paralela à rodovia. Como passa ao longo da fronteira com a Chianti, convêm ir até Greve e depois pegar a estrada Chiantigiana. Conheça nossa seção Dirigindo na Itália!
Vai viajar pela Itália de carro?
Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa ? Aqui você encontra atendimento em português, para em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12 vezes sem juros no cartão. E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha.
Importante Saber
- Se beber não dirija! Fique muito atento porque as leis italianas são severas;)
- Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! Leia nosso Post: Preciso de Carteira Internacional para dirigir na Itália?
Assista esse vídeo em nosso Canal do YouTube e conheça comigo a Vinícola de um brasileiro que mora na Toscana!

Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Quais são as principais localidades do Chianti na Toscana? Quem atravessa a Toscana deve saber que a beleza testemunha nas obras de arte, mas não é o ponto mais alto da beleza, que está espalhado nas aldeias e no campo, nas praças e becos, refletida na cor das pedras, na ordem de culturas e sabores da enogastronomia. Isso acontece apenas em uma área espetacular desta região maravilhosa, Chianti, que está localizada no coração da Toscana, entre Florença, Siena e Arezzo.
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Olá Ana, confesso que estou viciado no seu blog… rs… Em abril/maio passarei 20 dias por esse país maravilhoso. Lendo seus posts elaborei um roteiro e gostaria da sua opinião a respeito, principalmente no período que ficarei na região da Toscana. Chego dia 14 em Roma e vou para San Felice Circeo encontrar com uma amiga. Dia 15 estarei em Napoles. Dias 16 e 17 Capri. De 18 a 21 Roma. Dia 22 pela manhã alugo um veiculo com destino a Toscana. Agora começam minhas dúvidas. Vou direto para Florenca ou faço um roteiro desde as cidades mais próximas de Roma. Olha o que pensei: 1 ou 2 dias em Florença. 1 dia Pisa (manhã) e Lucca (tarde). 1 dia Chanti. 1 dia Siena (manhã) e San Gimignano (tarde). 1 dia Vald’orcia. 1 dia Arezzo (manhã) e Cortona (tarde). Depois Veneza e Padua, terminando em Milão no dia 4 de maio quando retorno ao Brasil. Ufa! Que comentário enorme… abraços.
Fabiano, te aconselho a se hospedar uma noite em zona de Val d´orcia (1º), outra em zona de Siena (2º) e somente depois em Florença, assim você consegue visitar todo o território sem ter que viajar muito a cada dia. Veja o roteiro de carro na Toscana:) Prosseguir para Veneza Mestre onde poderá deixar tranquilamente o carro e depois ir para Milão.
Obrigada pelo teu carinho..
Ana
Olá Ana. Agradeço pelo retorno. Esse é o post? www.viajandoparaitalia.com.br/italia-central/toscana/uma-semana-em-toscana/
Fiquei com um dúvida. Saindo de Roma para Toscana, Florença seria minha última parada, correto? Abraços.
Sim, para as duas coisas:) Boa viagem, Ana
Bom dia Ana, me apaixonei pelo blog e a cada dica que leio fico bem mais agoniada para ir para Itália, estarei indo lá para outubro… é uma data boa? kkkk na verdade só vou poder ir nesse mês por conta de férias do namorado que não pode escolher o mês para tirar e minha maior vontade é conhecer a Itália mais natureza como Toscana, teria alguma dica de lugares por ai bem cheio de verde? kkk beijos e parabéns pelo Blog eu estou amando !
Olá querida, acho Outubro um ótimo mês..:) não faz nuito frio e nem muito calor.. então vão aproveitar.. Zona verde aconselho a zona do Chianti e de Val d´Orcia:) abraços e boa viagem, Ana
Olá Ana. Vou visitar a região de Chianti de carro a partir de Florença. Como conciliar a direção do carro com a degustação dos vinhos maravilhosos? Seria fácil contratar um motorista por um dia? Qual a sua sugestão?
Bom dia Sebastiao, ou quem dirige nao bebe ou se contrata um motorista..ou se faz um tour em grupo:) Acho sempre melhor n arriscar..
Ana
Bom dia,
É permitido percorrer essas estradas de bicicleta? Pretendo fazer algumas cidades da Toscana de bike.
Att.,
Donizetti
Doni sao estradas de colinas e montanha, portanto pode sim:) Boa viagem, Ana