Uma semana na Toscana?
Este Post nasce a partir de diversas dúvidas de muitos leitores do ” Viajando para Itália”, e hoje vou tentar responder as perguntas mais frequentes que chegam no blog. Veja a seguir quais são: O que fazer em uma semana na Toscana? Itinerário de sete dias na Toscana? Itinerário de carro na Toscana? Quais as principais localidades que devo conhecer na Toscana? Vamos lá? Vamos conhecer um roteiro de uma semana na Toscana? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!! Conheça também nossa Seção sobre Exemplos de Roteiros Turísticos na Itália!
Nossa Introdução
A Toscana é uma das regiões italianas mais visitadas, quem ainda não viu um dos seus muitos cartões postais, com as cidades de arte ou com as colinas de ciprestes? Eu sei o quanto pode ser difícil organizar e planejar uma viagem para uma região como essa e com tanta coisa que vale a pena ser descoberta, por isso vou tentar te ajudar nessa tarefa difícil, O.K.? Existem realmente muitas coisas para ver e conhecer na Toscana, para conhecer essa região de modo completo, precisaríamos de um roteiro de pelo menos um mês, mas se você tem uma semana, vai conseguir conhecer o melhor do melhor da Toscana aqui comigo. Leia também: os cinco castelos imperdíveis na Toscana!
Nosso Itinerário na Toscana
Algumas partes da região podem ser facilmente alcançadas com o transporte público, mas para poder conhecer os pequenos vilarejos você terá que ir com um carro, será uma decisão tua, se faz esse tour com um carro de aluguel ou se fica melhor fazê-lo com um motorista privativo ou com um tour em grupo. O itinerário que abaixo foi feito por mim e por meu marido em 2017, por isso posso garantir que é possível sim, e que após essa semana de tour pela Toscana, você entenderá o porquê essa região é uma das mais famosas do mundo. Realmente é um sonho e vale totalmente a pena fazer esse tour! Conheça também as Rotas do vinho na Toscana
Em média, este itinerário faz 150 km por dia, por isso você poderá fazê-lo tendo como base de pernoites em Florença e Siena (isso para não mudar muitas vezes de hotel) ou você poderá fazer como eu fiz, dormi em três zonas diferentes, assim a viagem não ficou muito cansativa, e aproveitamos mais o dia e as localidades da Toscana.
Onde dormir na região da Toscana?
Escolhi dormir em Agriturismo (hotel fazenda) o que fez o itinerário ficar ainda mais lindo; por exemplo (para a visita de Pisa e Lucca dormimos em um agriturismo na zona de Florença, para visitar as cidades do Chianti, de San Gimignano e de Volterra dormimos na área de Siena, e enfim, para visitar a Val D´Orcia dormimos no pequeno vilarejo de Bagno Vignoni). Deixo aqui o link do hotel que ficamos no Vilarejo de Bagno Vignoni – clique aqui para saber mais! e leia também as minhas dicas com Dez agriturismos (agroturismos) imperdíveis para se hospedar na Toscana!
1) Uma semana na Toscana? VISITE FLORENÇA
Um ou dois dias em Florença – Se você tiver pelo menos uma semana eu recomendo dois dias para conhecer bem Florença, no entanto, se você preferir dedicar mais tempo aos vilarejos, somente com um dia você vai conhecer os monumentos principais, como o Duomo de Santa Maria del Fiore, o Campanário de Giotto, o Batistério de San Giovanni, a Igreja de San Lorenzo, La Piazza della Signoria e a Loggia de Lanzi, e é claro que se você quiser ver a Galeria Uffizi onde conhecerá obras-primas de artistas como Michelangelo, Leonardo da Vinci , Botticelli e tantos outros; e a Galleria dell Academia, onde está conservado o original do David de Michelangelo, precisará ter dois dias inteiros para visitar Florença. Lá você poderá fazer tudo a pé, com o transporte público ou com táxi, mas geralmente é fácil fazer o tour caminhando por Florença. Conheça aqui o Roteiro de 1 dia em Florença!
2) Uma semana na Toscana? VISITE PISA E LUCCA
Um dia para visitar Pisa e Lucca – Este dia pode ser feito com trem, veja o post Como chegar a Pisa e Lucca a partir de Florença, mas para ser aproveitado ao máximo o dia, aconselho que a partir de hoje comece a viagem com um carro. Partiremos cedo para Pisa, onde visitaremos a famosa Praça dos Milagres e a Torre Inclinada de Pisa. Tire um tempo também para visitar o interior do Duomo, o Batistério e Camposanto. Após o almoço, seguiremos para Lucca, onde poderemos fazer uma caminhada por seus belos muros renascentistas. Aconselho alugar uma uma bicicleta para fazer o giro em toda a muralha, é um passeio lindo! Dentro das muralhas, você encontrará o belíssimo Centro Histórico com suas Casas Torres, que você não pode deixar de conhecer e subir em uma das Casas Torre, que custa entre 3 e 5 Euros e você poderá tirar fotos belíssimas lá de cima. Conselho: Pernoite em Florença ou na Zona de Lucca. Saiba aqui onde dormir em Lucca!
3) Uma semana na Toscana? VISITE SAN GIMIGNANO E VOLTERRA
Um dia para visitar San Gimignano e Volterra – Partida para a cidade de San Gimignano, que, graças à sua localização estratégica na Via Francigena, contém uma riqueza única de belas paisagens toscanas. Visite a cidade e depois siga para Volterra. Volterra é a uma cidade de civilização etrusca! Começamos a visita cruzando a Porta Arco, construída 2.350 anos atrás, onde encontrará uma cidade medieval perfeitamente preservada. Conhecerá também a Catedral com obras de Benozzo Gozzoli e Bartolomeo Fra, o Batistério e o Teatro Romano ao lados das Termas. Aconselho pernoite em algum agriturismo na Zona de San Gimigniano ou de Siena onde poderão terminar a noite com um maravilhoso jantar a base de vinho do Chianti (imperdível). Saiba aqui onde dormir em San Gimigano ou Siena.
4) Uma semana na Toscana? VISITE SIENA E MONTERIGGIONI
Um dia para visitar Siena e Monteriggioni – Siena, junto com Florença são consideradas duas principais cidades de arte da Toscana, por isso é fundamental visitas as duas cidades. No centro de Siena você vai se sentir como se estivesse voltando a Idade Média. O centro da cidade está localizado em vários morros por isso você vai subir e descer (use calçados e roupas confortáveis), mas de modo geral você vai encontrar as principais atrações de Siena bem perto uma das outras. Vamos começar o passeio pela famosa Piazza del Campo, importante por por abrigar a cada ano a famosa corrida de cavalos disputada pelos bairros da cidade. A festa acontece no dia 2 de julho e no dia 16 de agosto, por isso se estiver na Toscana nesse período não perca esse grande evento! Não deixe de visitar também o Palazzo Comunale, a Torre del Mangia, o Duomo e o Batistério, o Duomo é uma das Igrejas mais lindas de toda Europa, por isso não esqueça de colocá-la entre os lugares a serem vistos.
Monteriggioni
Em seguida, eu aconselho um tour no pequeno burgo de Monteriggioni, que considero um dos mais lindos da Toscana. O burgo na verdade é um castelo com 15 torres e uma importante muralha, onde você poderá caminhar e apreciar um a vista panorâmica de tirar o fôlego! Esse tour é imperdível!! Aconselho pernoite em algum agriturismo na Zona de Siena.
5) Uma semana na Toscana? VISITE O CHIANTI
Um dia para visitar o Chianti – Neste dia visitaremos as famosas colinas do Chianti entre Florença e Siena, que deve sua reputação acima de tudo, aos seus excelentes vinhos. Você vai visitar lugares como Greve in Chianti, Gaiole, Radda e Castellina in Chianti, que são os pilares do mundo do galo negro, marca de qualidade do consórcio dos produtores do Chianti. Mas, além das vinhas, o Chianti também oferece pequenas igrejas, vilas medievais e castelos imponentes. E a noite, aconselho a desfrutar de um jantar fabuloso servido em uma fazenda onde se poderá provar vinhos e produtos típicos, além do contato com a natureza local e o povo da cidade!
Greve in Chianti
Em Greve in Chianti te aconselho a visitar o Museu del Vino, onde poderá degustar mais de 200 tipos de vinho da região. Mesmo que você não seja amante do vinho, não pode deixar de parar em uma das fazendas para fazer um tour do Vinho!! Seria como ir a Roma e não ir ao Vaticano, O.K.? Aconselho pernoite em algum agriturismo onde poderão terminar a noite com um maravilhoso jantar a base do ótimo vinho do Chianti. Importante: Se for beber não dirija, fique muito atento porque as leis italianas são severas e não queremos estragar essa linda viagem 😉 Conheça aqui a Enogastronomia Toscana!
6) Uma semana na Toscana? VISITE A VAL D´ORCIA
Um dia para visitar a Val D’Orcia – Partida para a região da Val D´Orcia, na Toscana, vamos passar o dia inteiro visitando algumas cidadezinhas onde o renascimento e o medieval se conectam. Todas elas são pequenas e ficam perto uma das outras, por isso em um dia dá para visitar todas com o carro. Val d’Orcia, é uma outra área da Toscana famosa pela sua paisagem deslumbrante e pelos excelentes vinhos tintos. Sabe aquelas fotos de colinas verdes, de ciprestes, de girassóis? Então, é aqui que você vai encontrar aqueles panoramas belíssimos, é aqui que a magia acontece. Roteiro do vinho em Val d’Orcia?
Os Burgos Medievais
Você poderá visitar os famosos burgos medievais da Val D´Orcia, como: Pienza, San Quirico d’Orcia, Montalcino, Montepulcino e de Bagno Vignoni. Eles são super pequenos, graciosos e estão todos em no máximo 50 quilômetros, por isso em dia você consegue ver todos eles. Essa área é conhecida em todo mundo pelos vinhos DOC Brunello di Montalcino e de Montepulciano, por isso percorrendo as ruas desses vilarejos você terá a oportunidade de fazer muitas degustações! Aconselho a dormir em um agriturismo ou em um B&B na romântica cidade de Bagno Vignoni, super romântica e famosa por sua praça alagada!
7) Uma semana na Toscana? VISITE CORTONA E AREZZO
Um dia para visitar Cortona e Arezzo – Caso ainda tenha um dia disponível aconselho para completar o tour da Toscana estas outras duas cidades, menos turísticas em comparação as outras, mas com um grande patrimônio artístico e cultural. Tenho certeza que você não vai se arrepender.
Arezzo
Arezzo é famosa por ser a cidade natal de Piero della Francesca e de Giorgio Vasari, por isso não deixe de visitar a Basílica de São Francesco com as esplêndidas telas de Piero della Francesca, a Igreja de San Domenico com o Crucifixo de Cimabue, a Piazza Grande, entre outros monumentos.
Cortona
Após a visita de Arezzo prosseguiremos para Cortona onde terminaremos o nosso tour pela Toscana com chave de ouro, Cortona, foi palco cênico do filme “Under the Tuscan Sun”, por isso se quiser conhece-la antes da viagem, basta assistir esse filme, O.K.? As atrações principais são o Museu Diocesano com a famosa tela da Anunciação de Beato Angelico, a Piazza della Republica e por fim o Museu dell Accademia Etrusca. Conselho: No final desse tour, dê prosseguimento para Florença onde continuará a viagem pela Itália ou então retorno para o seu país, ou prossiga para Roma ou para visita de outras importantes localidades como Assis, Perúgia, que ficam no caminho para Roma.
Mapa 01 – Roteiro de uma semana na Toscana
Mapa 02 – Roteiro de uma semana na Toscana
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e saiba tudo sobre o país da bota!!!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Uma semana na Toscana? A Toscana apresenta opções bem democráticas para famílias, casais em lua de mel, viajantes solitários, mochileiros, assim como, para todos os orçamentos. É uma região mágica e que deve ser explorada e vivida, e acrescento que o ideal é fazer um tour mais tranquilo, aproveitando ao máximo dessa região. Mas se você tem pouco tempo, com certeza este post vai te ajudar muito!
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
OLA ANA PATRICIA. GOSTAMOS MUITO DO SEU SITE, MAS GOSTARIAMOS DE SABER ALGUMA COISA SOBRE A LOCOMOÇÃO DE PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS, POIS, MEU MARIDO (USA DUAS MULETAS) E EU PRETENDEMOS VIAJAR PARA A ITALIA NO PROXIMO ANO. NOS IREMOS SÓ OS DOIS PORQUE DEVE SER UMA VIAGEM DIFERENCIADA POR CONTA DA CONDIÇÃO DELE. NOSSO PRIMEIRO FOCO SERÁ MESMO A TOSCANA. AGUARDAMOS ALGUMA INFORMAÇÃO PELA QUAL DESDE JÁ FICAMOS MUITO GRATOS. MARIA JULIA E NILSON
Oi Maria, infelizmente a Itália não é muito preparada para pessoas com dificuldades de locomoção, até mesmo por que as cidades são super antigas…. o ideal será vc fazer os deslocamentos de uma cidade para a outra com um carro ou de aluguel ou com motorista privativo e evitar trens para o teu marido ter o minimo possivel de problemas.. se precisar de algum tour basta me enviar um email que faço algo diretamente para vocês.. vai na seção toscana para ver o roteiro que indiquei com carro.. caso você possa dirigir..
Abraços
Ana Patricia
Oi Patricia, tudo bem?
Estou tentando comprar ingressos online para a Galleria Dell’Accademia e Uffizi em Florença para o dia 04 de outubro, primeiro domingo do mês, e não estou conseguindo, pois não há ingressos para essa data. Percebi que todo primeiro domingo do mês não há ingressos para comprar (em setembro e em novembro também não tem). Você sabe por que? É fechado ou a entrada é de graça?
Obrigada. Debora.
OI, todo primeiro domingo do mês quase todos os museus são abertos gratuitamentes.. obviamente tem muita gente, mas é uma boa oportunidade.:)
Abraços
Ana Patricia
Adorei as dicas, quero ter o privilégio de fazer essa maravilhosa viagem.
Obrigada
Obrigada querida! Tenho certeza que fará e que amará 🙂
Abraços da Itália
Ana Patricia
Oi Patricia,
Vou estudar essas dicas, porque é exatamente o tempo que teremos para conhecer a Toscana.
Agora, com a alta desvalorização do real, que dicas você teria para aproveitar os lugares sem gastar muito?
Querido bom dia, a maior parte das cidades italianas podem ser visitadas externamente ou seja sem entradas, isso diminui muitos gastos, por isso te aconselho a aproveitar o teu tempo para viver as cidades em vez de ir somente nos monumentos turisticos que as vezes podem gastar tanto, além disso nas cidades italianas no último domingo do mês, os museus são gratuitos, por isso pode ser outra possibilidade para economizar.. te aconselho a ver esse post www.viajandoparaitalia.com.br/informacoes-uteis/conselhos-para-economizar-durante-a-viagem/quanto-eu-gastaria-em-uma-viagem-na-italia/ onde encontrará dicas para economizar na Itália nas seções Alimentação e transporte.. Grande abraço e boa viagem, Ana Patricia
Oi, Patrícia
Estarei em Veneza no final de junho e de lá gostaria de ficar em um agriturismo na toscana. Vc tem alguma sugestão? Pretendo alugar um carro pois estamos em um pequeno grupo com 4 adultos e duas crianças. Dá pra fazer bate e volta até o aquário de Gênova?
Karine te aconselho a dormir pelo menos uma noite naquela zona para visitar com calma o aquário e de repente Cinqueterre.. 🙂 não tenho conselho para agriturismos.. sinto muito:( Ana
Querida Ana,
Estamos pretendo ir para Itália em agosto passar 1 semana de férias. Queremos ir para Toscana. Como será nossa primeira férias à 3(nossa bebê estará com 13 meses) gostaríamos de um lugar tranquilo e com uma praia perto da nossa acomodação (pode ser hotel ou casa de férias.) O que vc aconselharia para nós?
Alcione se o objetivo é praia então te aconselho ir para a Calabria, Apulia ou Sicilia:) ou máximo Rimini, mas não é um lugar tranqüilo.. 🙂 Abraços, Ana