Vamos conhecer o Duomo de Siena?

Siena é uma cidade cheia de encantos e um deles é seu Duomo. Aqui você encontrará a história do Duomo, sua localização e muitas dicas e informações úteis para o seu Roteiro!

0 785

Vamos conhecer o Duomo de Siena?

O Duomo di Siena e belíssimo e digno de visita. Não sabe por onde começar? Então leia esse post especial sobre essa belíssima construção em Siena! Não deixe de colocar em roteiro! Vamos ao nosso Post do dia: Vamos conhecer o Duomo de Siena? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Siena pode ser definida como uma cidade de arte, uma cidade culta, uma cidade de boa comida, uma cidade de Palio. Muitas são suas faces, mas a cidade é única! Fundada sobre três colinas da Toscana, Siena ainda mantém sua aparência e o tempo parece ter parado no século XIII, quando a cidade começou a enriquecer-se com um patrimônio artístico e arquitetônico que sempre legitimou sua glória. Neste período a cidade viveu seu melhor momento e é nesta fase que muitos grandes artistas tiveram a oportunidade de expressar sua arte. Lembramo-nos de Duccio di Boninsegna, Simone Martini, o Lorenzetti, que são, entre outras coisas, os grandes mestres da escola de Siena. Também neste período a cidade foi adornada com monumentos maravilhosos, um deles é certamente o seu Duomo. Saiba aqui onde se hospedar em Siena?

1) Vamos conhecer o Duomo de Siena? SUA LOCALIZAÇÃO

A Catedral de Santa Maria Assunta, o Duomo de Siena, continua a ser uma das mais majestosas e importantes igrejas românico-góticas na Itália; visitar este lugar significa elevar o espírito, abrindo-se para a arte e conhecendo um dos tesouros mais preciosos da cidade. A Catedral de Siena está localizada na praça de mesmo nome localizada acima da Piazza del Campo e abriga uma grande quantidade de tesouros de Donatello, Pisano e Michelangelo, mas também afrescos do famoso Pinturicchio.

2) Vamos conhecer o Duomo de Siena? SUAS ATRAÇÕES

A Catedral é de uma beleza tão impressionante que é suficiente admirar sua parte externa para permanecer profundamente encantado. O interior da Catedral é em forma de cruz latina, com três grandes naves em pilares plurilaterais que suportam as abóbadas azuis com estrelas de ouro. Quando você entra na Catedral fica literalmente atordoado por seu esplendor, seus mármores e suas cores. Branco e verde escuro são as cores que prevalecem também porque recorda as cores da Balzana, o emblema da cidade de Siena. Dois olhos não serão suficientes para descobrir todas as belezas contidas nele, as colunas guardam o motivo de alternar o mármore preto e verde escuro e, então, erguendo a cabeça, você pode ver os bustos de papas e imperadores que viveram no passado e parecem olhar para você.

O Pavimento do Duomo e os Corredores

Aconselho a prestar especial atenção ao pavimento, precisamente porque as mais impressionantes obras de arte da catedral são encontradas aqui, são obras-primas que contam diversas histórias através da utilização de diversas técnicas:  mosaico (La Lupa di Siena), commesso marmoreo e graffitoO piso é muito particular: com seus cinquenta e seis painéis representando cenas sagradas e profanas, criadas por mais de quarenta artistas, incluindo Beccafumi, que criou trinta e cinco deles.

O precioso pavimento da nave e os corredores não são protegidos por qualquer barreira, enquanto as peças mais valiosas da abside e transepto são cobertas com um piso especial que impede a consumação já que muitas pessoas vão passar por eles todos os dias durante as visitas turísticas e missa. Você pode admirar sem proteção apenas durante certo período do ano, geralmente entre os meses de junho e outubro. Os desenhos mais antigos estão localizados perto da entrada e eles são La ruota della Fortuna (a Roda da Fortuna) e La Lupa di Siena (a Loba de Siena) cercados pelos símbolos das cidades aliadas datadas de 1369. Cada painel conta uma história diferente.

A Biblioteca Piccolomini

Do centro da catedral siga para a Biblioteca Piccolomini, que é outro precioso tesouro da Catedral, construída em 1492 pelo Cardeal Francesco Todeschini Piccolomini (mais tarde Papa Pio III), este ambiente foi construído para abrigar uma rica coleção de manuscritos do tio do cardeal Piccolomini, o Papa Pio II.

Este grande salão leva o nome de Biblioteca porque inicialmente foi destinado a acomodar a coleção de manuscritos de Enea Silvio Piccolomini, mas a Biblioteca nunca hospedou os volumes da família Piccolomini; dentro dela também se preserva um tesouro artístico inigualável. De fato, nas paredes, os afrescos de Pinturicchio e seus colaboradores podem ser admirados, entre os quais se destaca o jovem Raffaello Sanzio. Em dez cenas de afresco de excepcional qualidade pictórica, são contados episódios da vida de Pio II, antes e depois de sua eleição ao trono papal, em perfeito equilíbrio entre o erudito humanista e o supremo pontífice.

Outras Belezas da Catedral

Outras belezas que não podem ser negligenciadas nesta magnífica Catedral são a esplêndido escultura de bronzo de São João Batista, obra de Donatello, o Rosone, de Duccio Buoninsegna e o púlpito de mármore de Nicola Pisano. No Altar Piccolomini, localizado na nave esquerda, é possível admirar ainda 04 esculturas feita por Michelangelo: São Pedro, São Paulo, Santo Agostinho e  São Gregorio.

Informações Úteis

Endereço: Piazza del Duomo, 8, 53100 Siena SI, Itália

Site Oficial: operaduomo.siena.it/it/

Horários:
  • segunda-feira – 10:30–17:00
  • terça-feira – 10:30–17:00
  • quarta-feira – 10:30–17:00
  • quinta-feira – 10:30–17:00
  • sexta-feira – 10:30–17:00
  • sábado – 10:30–17:00
  • domingo – 13:30–17:00
Valores dos Ingressos
  • Catedral – De 01/11 a 24/12 e de 11/01 a 29/02 – Gratuito / De 26/12 a 10/01 e de 01/03 a 13/08 – 4,00 euros / Período com piso aberto – 7,00 euros
  • Catedral + Libreria Piccolomini – De 26/12 a 10/01 e de 01/03 a 13/08 – 4,00 euros / De 01/11 a 24/12 e de 11/01 a 29/02 – 2,00 euros
  • Museo dell’Opera e Panorama dal Facciatone – 7,00 euros
  • Cripta – 6,00 euros
  • Batistério – 4,00 euros

Esse Post tem a colaboração especial da nossa parceira e guia da Toscana, Cristiane de Oliveira!

Se precisar de uma guia como a Cristiane, basta nos escrever.
Clique aqui sem compromisso e saiba mais sobre os serviços de guia na Toscana!

Como Chegar a Siena?


Siena está localizada no coração da Toscana, em uma posição central, mas fora das estradas principais.

1) Como chegar a Siena? DE AVIÃO

Siena não tem um aeroporto de voos comerciais e, portanto, para chegar a Siena de avião você tem que descer em Roma (2 horas de carro), em Florença ou em Pisa.

Leia também nossos Posts Especiais sobre Aeroportos na Itália:

2) Como chegar a Siena? DE TREM

Vamos conhecer o Duomo de Siena de trem? O trem leva cerca de uma hora e meia de Florença para Siena e passa frequentemente todos os dias. Se você estiver vindo de Pisa, talvez seja necessário trocar de trem no Empoli. O trem de Roma é um pouco ‘mais inconveniente’ e não tão frequente, você tem que mudar de trem em Chiusi. A estação ferroviária de Siena está localizada a cerca de 1,5 km do centro histórico da cidade.

Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.

3) Como chegar a Siena? DE CARRO

Vamos conhecer o Duomo de Siena de carro? Para aqueles que chegam do sul, existem várias maneiras de chegar a Siena de carro. A estrada mais rápida é a autoestrada del Sole Nápoles-Milão; saia em ‘valdichiana bettolle sinalunga’ e prossiga na junção que leva diretamente a Siena. Para aqueles que chegam do norte de Milão na direção de Roma, saia no pedágio ‘Firenze Impruneta’ e, em seguida, continue no Raccordo Firenze-Siena, que leva cerca de 30 minutos para a cidade. Leia também VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROS

Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na sessão Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.

Vai viajar pela Itália de carro?

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da idéia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?


Assista esse vídeo e saiba: Onde estacionar em Siena? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Vamos conhecer o Duomo de Siena? A riqueza das obras de arte, pertencentes às mais diversas épocas e estilos, fazem da catedral de Siena um verdadeiro museu imperdível. E se você ainda sim se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


para sua viagem perfeita!

CONSULTORIA

Guias 100% customizados e dentro de seu orçamento!

Planejamento de Viagem

MINICURSO

Apenas para inscritos em nossa newsletter!

 

Aproveite melhor suas férias! Aprenda a planejar com segurança e eficiência sua viagem pela Itália. Curso grátis!