Turismo religioso em Roma?
Roma deve a sua grandeza da história antiga a cada pedra da cidade. É considerada uma das cidades mais belas e históricas do mundo, aqui você respira arte, cultura e história, tudo maravilhosa. Cada palácio, cada canto, ricos monumentos históricos, tudo exala charme, é realmente uma das mais famosas cidades italianas no mundo, é o destino preferido dos turistas, que a cada ano, decidem passar umas férias ou até mesmo apenas um dia de viagem. Vamos aprender sobre o Turismo religioso em Roma? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
Entre os recursos artísticos, culturais e históricos, que são as razões dominantes para aqueles que decidem passar umas férias em Roma, nos últimos anos estão surgindo cada vez mais o chamado turismo “espiritual”, que representa uma grande parte do fluxo de turistas que visitam a capital todos os anos. E cada vez mais, são organizados itinerários baseados em ‘espiritualidade e religião’, focando o passeio nos muitos locais religiosos presentes na capital. Saiba mais sobre Turismo Religioso na Itália, clicando aqui!
Sobre Roma
Roma sempre foi considerada o coração do cristianismo, pois é onde está a sede da Igreja Católica, e também porque é o lugar onde a história, fé e arte se combinam em uma síntese única de majestade e beleza. A história milenar desta cidade vive dentro de cada monumento, das basílicas, igrejas, e nossa rota será através da Roma Cristã, uma jornada para descobrir os lugares onde você pode saborear a história dos Homens, papas, santos e artistas que dedicaram suas vidas a Igreja e para difundir a mensagem cristã. Leia também: Quais são as 5 Igrejas imperdíveis de Roma? e Como usar o metrô em Roma?
1) Turismo religioso em Roma? SÃO JOÃO DE LATRÃO E BASÍLICA DE SAN CLEMENTE
O itinerário na Roma cristã tem que começar a partir da catedral de Roma, chamada de “Mãe de todas as igrejas do mundo”, São João de Latrão (San Giovanni in Laterano), que é a conexão ideal entre a era pagã e tempos cristãos. Nascida, na verdade, como uma construção para as reuniões públicas e para a administração da justiça; com a propagação do novo credo, tornou-se uma majestosa estrutura eclesiástica, adaptada para receber um grande número de fiéis.
Sua lindíssima fachada, do século XVIII e o teto de caixotões e pilares do século XVI. Para visitar também, há o claustro adjacente, o trabalho dos mestres romanos mais importantes, o Scala Santa, um destino para os peregrinos de todo o mundo e que, segundo a tradição, foi trazido para Roma por Santa Helena e viajou com o próprio Jesus nos dias da Paixão. Também interessante é a Sancta Sanctorum, que já foi a capela privada dos papas.
Basílica de San Clemente
Continuando o caminho, não muito longe de São João de Latrão, chega-se a Basílica de San Clemente, uma das basílicas mais interessantes e antigas de Roma. Valem uma visita, a basílica inferior e seus afrescos, em particular, a lenda Sistino, o primeiro exemplar no qual o vernáculo italiano foi usado com intenção artística. Leia também O que visitar perto de Roma? Os melhores bate-voltas a partir de Roma.
2) Turismo religioso em Roma? SANTA MARIA MAGGIORE
Neste ponto, outro marco da rota, é a outra basílica papal de Santa Maria Maggiore. A igreja papal de Santa Maria Maggiore fica no topo do Monte Esquilino e é a única a ter preservado a estrutura dos primeiros cristãos primitivos, embora enriquecida por adições sucessivas, e é a maior das igrejas romanas dedicadas à Virgem Maria; é também a mais bem preservada; construída em uma antiga igreja graças ao financiamento de um patrício romano rico que, segundo a lenda, viu a Virgem Maria em um sonho.
Imperdível, é também a bela torre de sinos, com estilo renascentista-românico, e o mosaico no assoalho dos mestres ‘cosmateschi’. Também vale a pena visitar a Capela Cesi, a estátua da Rainha da Paz, a Capela Sforza, o túmulo de Bernini, o Berço de ouro, e o “Presépio”, de Arnolfo di Cambio. Leia também Como chegar a Cássia a partir de Roma? e Como chegar a Assis a partir de Roma?
3) Turismo religioso em Roma? BASÍLICA DE SÃO PAULO FORA DOS MUROS
Continuamos o passeio, visitando outra Basílica de uma beleza especial, se trata da Basílica de São Paulo Fora dos Muros, um antigo templo pagão que contém símbolos esotéricos antigos combinados com os religiosos que são mais contemporâneos. A basílica de São Paulo é a segunda maior basílica em Roma, depois da Basílica de São Pedro, e fica no local onde, segundo a tradição, o apóstolo Paulo teria sido enterrado.
A capela do enterro, que mais tarde foi transformado em uma basílica por Constantino, tornou-se uma das etapas mais importantes da peregrinação por Roma. A fachada é decorada com belos mosaicos, e dentro você notar a famosa sequência de retratos de todos os papas de mosaico e claustro, considerado uma obra-prima do século XII. A Basílica foi, antes da construção da de São Pedro, o local da maior seita do cristianismo. Sob o altar-mor, conhecido como altar papal, está o túmulo do santo.
4) Turismo religioso em Roma? SANTA CECÍLIA E BASÍLICA DE SÃO PEDRO
Atravessando o rio Tibre, deve-se fazer uma pequena parada na Basílica de Santa Cecília em Trastevere, depois seguindo pela Rua Lungotevere teremos a Basílica de São Pedro.
Basílica de Santa Cecília
A Basílica de Santa Cecília está localizada no coração de uma das áreas mais fascinantes de Roma. É a menor basílica de Roma e está localizada no bairro de Trastevere. Um estábulo construído sobre as ruínas de uma casa grande romana, que foi provavelmente apenas habitado pela Santa, padroeira da música, onde foi martirizada em 230.
Basílica de São Pedro
Seguindo pela Rua Lungotevere, o passeio nos leva até a Praça de São Pedro, obra-prima de Bernini e antecâmara dos mais importantes conjuntos arquitetônicos do mundo católico, é claro que falamos da Basílica de São Pedro, que a cada ano recebe milhões de turistas e peregrinos, atraídos pelas belas obras de arte, com profundo significado simbólico de um lugar sem igual. Aqui se pode admirar a magnífica Praça de São Pedro e a famosa Basílica de São Pedro, local de culto na Cidade do Vaticano. SAIBA MAIS SOBRE A BASÍLICA DE SÃO PEDRO
Sobre as belezas da Basílica de São Pedro
Um esplêndido conjunto de 284 colunas dóricas e 88 pilares de Tivoli travertino rodeiam a Basílica de São Pedro, é como ser acolhido em um abraço simbólico, e milhares de fiéis se juntam para vir visitar. A imponente fachada do século XVII, feita por Carlo Maderno, dá a ideia do enorme tamanho da Basílica, até hoje, uma das maiores igrejas do mundo.
A cúpula, projetada por Michelangelo, tem um tamanho que surpreendente e harmonizada, características que são apreciadas na subida, exigente, mas gratificante, que lhe permite admirar de perto, tanto o interior quanto o exterior. Entre as muitas obras-primas mantidas no interior da Basílica, imperdível é a ‘Pietà’, de Michelangelo; o trabalho surpreende pela técnica de séculos e a emoção, juntamente com as Grutas do Vaticano, situado sob o piso da basílica que guarda o túmulo de Pedro e outros papas.
Compre agora seu ingresso para Basílica de São Pedro. Evite fila!!!!
5) Turismo religioso em Roma? CAPELA SISTINA
Evidente que se devem visitar também os Museus do Vaticano, com obras de arte de grande valor, bem como a Capela Sistina, obra maravilhosa onde trabalharam muitos artistas como Michelangelo. SAIBA MAIS SOBRE O MUSEU VATICANO
6) Turismo religioso em Roma? PRISÃO MAMERTINE
Neste ponto, outra visita para ser planejada ao fazer um itinerário religioso é a Prisão Mamertine, escondido dos olhos curiosos, no interior do Fórum Romano. O lugar é considerado a primeira prisão da antiga Roma, é uma prisão de segurança máxima do Império Romano, onde foram presos amargos inimigos do Império. Algumas personalidades que foram presas aqui foram Jugurta, o rei da Numídia e Vercingetorige, rei dos gauleses; a tradição cristã diz que aqui também foram presos, em momentos diferentes, São Pedro e São Paulo. Saiba mais sobre a Prisão Mamertine clicando aqui!
7) Turismo religioso em Roma? CATACUMBAS
Em um passeio da Roma cristã, de respeito, tem que ter uma visita às catacumbas, onde os primeiros seguidores de Jesus foram enterrados. Na famosa Via Appia, em Roma e arredores, há mais de sessenta catacumbas e milhares de túmulos, mas apenas cinco estão abertos ao público; são os de São Calisto, San Sebastiano e Santa Domitilla na área de Appia antiga e os de Priscila e St. Agnes, em Nomentano-Salario. O termo antigo para estes monumentos é ‘Coemeterium’, que deriva do grego e significa “dormitório”, destacando assim o fato de que, para os cristãos, enterro é apenas um momento provisório, aguardando a ressurreição final. QUAIS SÃO AS CATACUMBAS DE ROMA QUE DEVO CONHECER?
Assista esse vídeo e saiba: Quantos dias eu preciso para conhecer Roma? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Turismo religioso em Roma? Se mesmo assim você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem;)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Ana Patrícia, muito obrigada pelo seu roteiro religioso em Roma! O melhor roteiro que já vi!! Parabéns!
Fui em Roma em 2014 e vou voltar no próximo mês. Vou aproveitar para conhecer o que não vi da primeira vez!
Obrigada mesmo!
Abs
Muito obrigada querida!!! :)Lembre de conhecer o nosso canal youtube também:)