O que fazer em um dia em Gubbio na Úmbria?

A Úmbria é uma região fascinante que abriga cidades fantásticas, e uma delas é a bela cidade medieval de Gubbio. Hoje vamos saber o que fazer em Gubbio em um dia.

0 107

O que fazer em um dia em Gubbio na Úmbria?

Gubbio é uma verdadeira joia na Região da Umbria; na província de Perugia, a cidade de Gubbio se apresenta de maneira elegante e belíssima. Uma de suas atrações mais bonitas, sem dúvida, é a basílica de Sant’Ubaldo, de onde você pode desfrutar da vista dos Apeninos. Hoje te levo para Gubbio. Vamos ao nosso post do dia? O que fazer em um dia em Gubbio na Úmbria? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!


Vídeo de Gubbio, na Úmbria

(Fonte: Pablo Tibis)


Nossa Introdução

Gubbio, na província de Perugia, na Umbria, é uma cidade medieval incrível. Conhecida como a cidade dos loucos, Gubbio é uma cidade cheia de encantos e, sem dúvida, merece uma visita, mesmo que breve. Que tal uma excursão ao mercado e refeição de 4 pratos? Clique aqui para saber mais!

Mas por que cidade dos loucos?

O símbolo da “loucura” da cidade dá-se por conta da famosa fonte dos “loucos”, que é como chamam a Fonte Bargello – localizada em frente ao edifício homônimo. A Fonte é um belo exemplo da arquitetura gótica da Úmbria e é uma obra do século XVI, embora tenha sida reconstruída na segunda metade do século XIX. Há uma tradição que diz que caso você dê três voltas ao redor da fonte na presença de algum habitante local, e espirrar água em você, você terá direito à “cidadania da loucura”, com certificado e tudo; o certificado está a venda na lojinhas da cidade, mas se quiser aquele “oficial”, basta ir até a Associação Maggio Eugubino acompanhado de um cidadão de Gubbio, pagar 3,50 euros e pronto! Você será, ‘oficialmente’, um “matto” (doido!) certificado! Essa brincadeira toda é uma maneira de manter as tradições da cidade viva. Dito isso, a essa altura, vamos começar, de fato, nosso passeio de um dia pela magnífica cidade de Gubbio. Leia também nosso Post Especial Como Planejar uma Viagem para a Itália?

1) O que fazer em um dia em Gubbio na Úmbria? CONHEÇA O TEATRO ROMANO

Vamos começar nosso tour pelo lindo Teatro Romano, adjacente ao estacionamento logo na entrada da cidade. Este teatro remonta ao século I a.C. e podia receber até 7.000 pessoas para assistirem os espetáculos ali apresentados. Até hoje o local é utilizado para shows, mas somente nos meses de verão. Ao lado você encontra um museu, o Antiquarium, que apesar de pequeno, nos apresenta alguns artefatos encontrados durante a escavação do teatro, incluindo belos pisos com mosaicos de uma Domus Romana. Saindo dali e pegando a Via Ortacci, você pode ver a igreja de São Francisco.

2) O que fazer em um dia em Gubbio na Úmbria? CONHEÇA A IGREJA DE SÃO FRANCISCO E O PALAZZO DEI CONSOLI

A Igreja de São Francisco foi erguida em 1255, nas antigas terras da família Spadalonga. Reza a lenda de que esta família acolheu São Francisco quando, entre 1206 e 1207, ele abandonou a casa de seu pai. Aqui também foi o local onde o Santo vestiu pela primeira vez o hábito que, posteriormente, foi adotado por toda a ordem franciscana. Saindo de lá, aproveite para observar a incrível vista da cidade. É impressionante. Do alto você pode ver muitas casas de pedra e o Palazzo dei Consoli, visível de todos os cantos de Gubbio.

3) O que fazer em um dia em Gubbio na Úmbria? CONHEÇA A FONTE DE BARGELLO

Do Palazzo seguimos para a Fonte já citada no início do nosso post: a Fonte de Bargello, conhecida por muitos como a fonte dos loucos. Ali no Largo del Bargello também encontramos o homônimo Palazzo del Bargello, onde fica a Exposição Permanente da Besta, que celebra a centenária tradição do Palio della Balestra, renovada todos os domingos de maio.

4) O que fazer em um dia em Gubbio na Úmbria? CONHEÇA A PIAZZA GRANDE

Agora vamos para a famosa Piazza Grande que é de uma beleza indescritível! O local funciona, de fato, como um grande terraço panorâmico e, ali, você encontra elevadores gratuitos que ligam a cidade alta à cidade baixa, com saída na Via della Repubblica. A Piazza Grande é onde fica o Palazzo del Pretorio, que é sede da prefeitura, e o magnífico Palazzo dei Consoli, que hoje funciona como Museu Cívico e Galeria de Arte Municipal. O edifício é dividido em três andares e reúne muitos testemunhos históricos e artísticos, todos da época romana e medieval até ao Renascimento. Interessantíssimo por ali são as Tabelas Egubine, que são sete artefatos de bronze onde estão gravados orientações de antigos rituais religiosos estão da Úmbria.

5) O que fazer em um dia em Gubbio na Úmbria? CONHEÇA O DUOMO DE GUBBIO

Seguindo pela Via XX Settembre, pegamos o elevador para descer para a cidade baixa. Ali,  encontraremos o Duomo de Gubbio. O Duomo é a igreja principal da cidade e um verdadeiro tesouro! Ali você encontra diversas obras dos principais artistas locais do século XVI. Também podemos observar dois órgãos da mesma época. A catedral de Gubbio é em pleno estilo gótico e sobre o portal pontiagudo podemos ver um lindo vitral circular, decorado com uma elegante faixa. Em suas laterais, na janela, encontramos os símbolos dos evangelistas: a águia de San Giovanni, o boi de San Luca, o leão de San Marco, e o anjo de San Matteo. Já no centro há o símbolo de João Batista.

O que encontrar dentro da Igreja?

Dentro da igreja, outra janela que vai te surpreender, sem dúvida, é a da abside. O interior da Catedral é em nave única, e se caracteriza por grandes arcos transversais ogivais que sustentam a cobertura. Ao longo da parede do lado direito, você pode ver os resquícios de alguns afrescos do século XIV; ali você também encontra a obra de Imaculada Conceição realizada por Virgilio Nucci e que data do século XVI.

Visite o Museu anexo à catedral

Se quiser admirar outros achados e objetos de culto de valor inestimável, você pode visitar o Museu anexo à catedral. Aqui, uma das atrações mais interessantes é o Barril dos Cânones, que você verá logo na entrada. Trata-se de um barril imponente, capaz de conter até 200 litros de vinho; foram guardados 387 barris de 52 litros cada um, o que equivale a um estoque para um ano inteiro. Esse barril é muito interessante, pois é o inteiramente constituído por argolas de madeira, sem o auxílio de ripas de ferro ou metal, o que o torna um exemplo quase único em toda a Europa. O barril foi construído por monges locais por volta de 1500 e foi usado para armazenar vinho até 1928.


Mapa 01 com as Atrações em Gubbio

Fonte: Google Maps

6) O que fazer em um dia em Gubbio na Úmbria? CONHEÇA O PALAZZO DUCALE

Em frente ao Duomo fica o imponente Palazzo Ducale, construído na segunda metade do século XV a mando do Duque Federico di Montefeltro. Ali também fica um esplêndido pátio interno composto por uma série de arcos redondos sustentados por colunas e capitéis decorados.


Mapa 02 com as Atrações em Gubbio

Fonte: Google Maps

Meu Conselho…

Não deixe de passear pelas ruas sem preocupação em se perder! As casas, lojas, bares e restaurantes são incríveis. Tipicamente medieval, a cidade apresenta, também, uma belíssima arquitetura – durante a primavera, as flores impressionam e nos apresentam uma paisagem incrível. Conheça nossa seção Comer e Beber na Itália!


Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e conheça o melhor da bela Itália!!!!



Conclusão

O que fazer em um dia em Gubbio na Úmbria? Evidente que visitar Gubbio em um dia pode não ser o suficiente, pois a cidade tem muito a nos oferecer, porém é possível conhecer o melhor da cidade passando um dia delicioso em uma das cidades mais incríveis da Úmbria. Quer um roteiro feito especialmente para você nessa cidade única? Fale comigo! Juntos montaremos a viagem dos seus sonhos à Gubbio.

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!