Vale a pena visitar as Dolomitas na primavera?

Quando falamos de Dolomitas, logo pensamos no inverno, mas elas são tão especiais que oferecem atrações durante o ano todo e, na primavera, ficam especialmente mais lindas. Hoje vamos saber se vale a pena visitar as Dolomitas na primavera.

0 533

Vale a pena visitar as Dolomitas na primavera?

As Dolomitas são destino certeiro para quem gosta de esquiar na Itália, mas engana-se quem pensa que elas só oferecem atrações incríveis durante o inverno: com uma excelente estrutura turística, as Dolomitas (em todas as regiões onde se localizam), oferecem ótimas opções de passeio durante todas as estações e, claro, durante a estação mais bonita do ano, a primavera! Vamos saber se vale a pena ir para as Dolomitas durante a primavera? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Exemplos de Roteiros Turísticos na Itália!


Assista a esse vídeo incrível das Dolomitas feito através de um drone.

(Fonte Petr Podroužek)


Nossa Introdução

Bom, antes de tudo, para começarmos a falar de Dolomitas na primavera, é necessário que a conheçamos melhor. Para isso, te convido a dar uma olhada neste post: Conheça as Dolomitas! Em resumo, as Dolomitas são uma cordilheira formada pelos Alpes orientais, e fazem parte dos cinquenta lugares italianos que fazem parte da Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. A área a que foi dado tal reconhecimento abrange cerca de 141.903 hectares de território divididos em três regiões: Trentino Alto Adige, Veneto e Friuli Venezia Giulia e cinco províncias: Trento, Bolzano, Belluno, Udine e Pordenone, além do mais inclui dezoito picos que se elevam acima de 3.000 metros de altura acima do nível do mar. Saiba aqui onde se hospedar nas Dolomitas!

Qual a melhor estação para visitar as Dolomitas?

Já famosa pelos amantes do esqui, as Dolomitas podem ser visitadas durante o ano todo e, acredite, durante todo o ano oferece excelentes opções de passeio, para a família toda! No post de hoje vamos explorar as Dolomitas na estação mais bonita do ano, a primavera! Por sua localização, mesmo durante a primavera você encontra alguns resquícios de neve e, em alguns pontos, ainda é possível esquiar!

Novidade para visitar as Dolomitas…

Uma das novidades de 2020 por aqui é a SkyAlps. A SkyAlps é a nova empresa com sede no ótimo aeroporto de Bolzano, e foi criada para renovar as ligações entre o Tirol do Sul e o resto da Itália. A programação de voos já está funcionando e oferece ótimas ligações: voos diários para Roma (exceto aos domingos), um voo semanal para a Calábria e outro voo semanal para a Sardenha (aos sábados).

Internacionalmente, temos um voo semanal para Viena e, futuramente, haverá ligação com Frankfurt (ainda em negociação). Evidente que são aviões menores, com capacidade para até 78 passageiros, mas facilita MUITO chegar às Dolomitas via Bolzano. Foi, realmente, um fato muito importante para conexão das Dolomitas com o resto da Itália.

Bom Saber

  • Este post foi escrito em novembro de 2020, durante a pandemia mundial do COVID-19; a Itália está com algumas restrições de deslocamento e, portanto, não há garantia de voos disponíveis para/de as localidades citadas via SkyAlps.

O que fazer nas Dolomitas durante a primavera?

Aqui nas montanhas a natureza começa a mostrar suas cores, que se mesclam com os restos brancos da neve. Com os dias mais longos e temperaturas amenas, o  ambiente é excelente para se aventurar nos picos mais altos dos Alpes italianos! Se durante o inverno há muitas áreas de esqui, durante a primavera você pode passar férias fantásticas nas encostas ensolaradas sob os raios quentes do sol de março.

Trekking e Caminhadas

Você pode fazer trekking e caminhadas e, tanto pra cima quanto pra baixo, você vai se encantar com os panoramas e com a natureza que se apresenta de forma charmosa e despretensiosa. Para saber mais sobre os parques e trilhas, você pode ler este post: O que fazer nas Dolomitas durante o verão?

As trilhas são seguras e oferecem vários níveis de dificuldade em diversos pontos; muitas delas podem ser feitas também de bicicleta. Por aqui você pode ter uma ‘visão’ da lilás, verde e amarelo: são os prados cobertos de açafrão, grama e dentes-de-leão! Para quer saber mais, acessar mapas, trajetos e outras informações, convido a acessar este link! Ele é bem completo e oferece tudo que você precisa para planejar sua visita!

Eventos nas Dolomitas

Na primavera, a programação das Dolomitas não para! É quando começa uma temporada recheada de eventos, espalhados por várias cidades; há a lendária Festa della Pozza ou também conhecido como “Locknfest”, que acontece a cada dois anos em Plan de Corones, o paraíso das montanhas para os amantes do esqui; você encontra também o Festival de Jazz de Latemar e o evento esportivo Maratona Cortina-Dobbiaco.

Montanhismo

Você também pode fazer um curso de montanhismo, no Italian Alpine Club. Aqui você pode aprender mais sobre esqui alpino e escalada livre em todo o território nacional. Os cursos de escalada, geralmente, começam no início da primavera, assim, se você já estiver por ali, pode investir seu tempo para aperfeiçoar seus conhecimentos, além de fazer belos passeios pelas montanhas e penhascos. ATENÇÃO: os passeios acontecem somente se as condições meteorológicas forem favoráveis, por questão de segurança.

Programação Especial – Agriturismo

O agriturismo Alpinus também oferece uma programação especial para suas hóspedes! Caminhadas, exploração do território e visitas a campos floridos! Há também programação especial para crianças, especialmente durante a Páscoa: é um momento extremamente mágico e os pequenos AMAM!

Excursões

Trentino merece destaque! Eles possuem programas especiais para quem AMA trilhas! Nesse  link Trentino , você pode acessar os mapas do trajeto e saber qual é o melhor período para programar sua viagem!

Algumas opções de excursões nas Dolomitas

Passeios de Moto

Gosta de moto? Então, prepare-se! O passeio pelos lagos é um clássico do turismo motociclistico no Trentino. O percurso tem cerca de 200 quilômetros de extensão, começa em Madonna di Campiglio, atravessa o Parque Natural Adamello Brenta e sobe até Passo Campo Carlo Magno (com seus 1682 m de altitude), oferecendo uma vista panorâmica das Dolomitas de Brenta; depois desce pelo bosque de Val di Meledrio passando por Folgarida e, após uma bela ‘coleção’ de curvas fechadas, você chega a Dimaro, em Val di Sole.

O trajeto segue a leste pela paisagem caracterizada pelos pomares de maçã do Val di Non, chegando até Cles, para então seguir até o Lago Tovel. O lago é rodeado pelos picos imponentes das Dolomitas de Brenta, e oferece águas cristalinas! Depois volte e vá para Tuenno, Denno e Campodenno. De lá siga até o incrível Lago Molveno que oferece excelente estrutura turística com restaurantes, parques, pizzarias, hotéis, etc. Ótima opção para almoçar e começar o caminho de volta!


Assista esse vídeo e saiba: Fazer uma viagem perfeita para Itália? Como funciona a consultoria da Ana Patrícia? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Vale a pena visitar as Dolomitas na primavera?  Pessoal, é evidente que se fossemos colocar TODAS as opções de passeios nas Dolomitas durante a primavera em um só post, eu teria praticamente um livro! Portanto reunimos apenas algumas opções!

Lembrando que, caso queira um roteiro detalhado, fale comigo! Juntos, podemos organizar a viagem dos seus sonhos em uma das localidades mais lindas e celebradas da Itália, as icônicas, belas e incríveis Dolomitas. As Dolomitas podem, tranquilamente, serem visitadas em qualquer época do ano e, acredite, em todas as estações, muda seu panorama e nos encanta de maneira única! Quer conhecer as Dolomitas na primavera? Então, boa viagem!

Está inseguro para viajar?

E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!